Credibilidade das Universidades públicas

Tomás Ventura

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Gostos
0
Boa tarde a todos. Devido ao exame de matemática e outras variantes coloquei a possibiliade de ir para uma universidade privada e gostava de saber qual a credibilidade destas comparativamente ás públicas.
Muito obrigado.

Cruciatos

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Gostos
4
Boa tarde a todos. Devido ao exame de matemática e outras variantes coloquei a possibiliade de ir para uma universidade privada e gostava de saber qual a credibilidade destas comparativamente ás públicas.
Muito obrigado.
eu conheco gente que anda em publicas e privadas e no final de contas vai dar tudo ao mesmo. mas nas privadas a universidade catolica está muito bem conceituada e com um grande prestigio.

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Gostos
323
Curso
A vida escolherá...
Instituição
Terra
eu conheco gente que anda em publicas e privadas e no final de contas vai dar tudo ao mesmo. mas nas privadas a universidade catolica está muito bem conceituada e com um grande prestigio.
"No final vai dar tudo ao mesmo", não é bem assim, um empregador prefere muito mais um aluno do Técnico por exemplo do que um aluno de uma privada.
Há um enorme preconceito em torno das universidades privadas, mas é a realidade atual em vários cursos a credibilidade das instituições privadas é baixa, mas também é relativo ao curso de que se está a falar...
Gestão na Católica (Privada) é bem mais conceituada que por exemplo a Gestão no Algarve...

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Gostos
323
Curso
A vida escolherá...
Instituição
Terra
Rogério isso é um argumento parvo , as privadas nem têm metade dos cursos do técnico LOL ...
Foi um mero exemplo para constatar a realidade... Mas sem dúvida o argumento é falacioso pois as privadas não têm metade dos cursos que há no IST, como dizes, mas se analisarmos agora por exemplo Direito na privada e Direito na Pública, qual será o curso com taxa de empregabilidade mais elevada?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
237
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
O problema não é esse , a tua pergunta eu esmago com um argumento fácil.
Dizme, qual a faculdade que tem mais empregabilidade ? A que manda para fora 200 alunos por ano ou a que manda apenas 50 ? é um pouco relativo esse tipo de argumento...
Post automatically merged:

E há certos cursos por ai muito bons que se deixaram levar por ter muitas vagas (+ dinheiro de propinas) e depois vamos ver anos depois e começam a ter 10% desemprego etc etc..
Podes até ver o caso de medicina (que para mim é dos melhores cursos que podes fazer) mas neste momento tenho colegas de 5º ano de medicina que não sabem se vão ter emprego/conseguir ir para a especialização que querem porque há demasiada gente a sair para o que conseguem encaixar nas especializações.. (isto é ´só um exemplo)

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Gostos
323
Curso
A vida escolherá...
Instituição
Terra
Podes até ver o caso de medicina (que para mim é dos melhores cursos que podes fazer) mas neste momento tenho colegas de 5º ano de medicina que não sabem se vão ter emprego/conseguir ir para a especialização que querem porque há demasiada gente a sair para o que conseguem encaixar nas especializações.. (isto é ´só um exemplo)
Quanto à medicina, muitos médicos receiam "não ter emprego na especialidade que têm" porque pretendem ficar em Lisboa e Porto onde saí todos os anos uma fornada autêntica de médicos que pretendem quase sempre ficar nas grandes cidades, quando no litoral algarvio e interior de Portugal há uma escassez tremenda de médicos especializados, como digo, é algo que ocorre maioritariamente nas grandes cidades, duvido muito que no interior de Portugal e Litoral haja falta de emprego para médicos especializados.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
1,099
Curso
LCS
Instituição
ULisboa
"No final vai dar tudo ao mesmo", não é bem assim, um empregador prefere muito mais um aluno do Técnico por exemplo do que um aluno de uma privada.
Há um enorme preconceito em torno das universidades privadas, mas é a realidade atual em vários cursos a credibilidade das instituições privadas é baixa, mas também é relativo ao curso de que se está a falar...
Gestão na Católica (Privada) é bem mais conceituada que por exemplo a Gestão no Algarve...
Outro exemplo:
Tenho um amigo dos meus pais q é veterinário e tem uma clínica. Quando é pra contratar novos médicos veterinários, a primeira coisa que ele vê é se vem se privada ou pública. pública, na maioria das vezes, passa a frente. Sabem pq? primeiro, e dito por ele, a facilidade com que se entra na privada (tirando a parte monetária, e não é mentira), e que na área em concreto que ele estudou, os da pública vêm mt mais preparados q os da privada...

Mas claro, é um exemplo isolado, de uma área concreta. Cada área tem das suas....
Post automatically merged:

quando no litoral algarvio e interior de Portugal há uma escassez tremenda de médicos especializados, como digo, é algo que ocorre maioritariamente nas grandes cidades, duvido muito que no interior de Portugal e Litoral haja falta de emprego para médicos especializados.
EXATO! É ridícula a farta de especialidades no hospital de Faro, sendo Faro a capital do Algarve!!!!! Todos os dias lá vem o helicóptero do INEM buscar pessoas para hospitais de Lisboa que já têm as especialidades necessárias..........

Gostos: Rogério Pedro

Cruciatos

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Gostos
4
Por exemplo direito na Católica (privada) é a terceira mais prestigiada do país à frente da universidade do Porto, neste caso em direito...

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Gostos
445
Em Portugal as universidades e politécnicos privados não têm grande prestígio, diria que a excepção é a Católica. Eu pessoalmente penso que não ingressaria numa universidade privada, isto não significa que os estudantes das privadas sejam inferiores em alguma medida.

Gostos: Luís Todo Bom

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Gostos
466
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Essa é uma pergunta que vai fazer com que cada um de nós puxe a brasa à sua sardinha ahaha. Mas é indiscutível que a Fduc como faculdade de Direito mais antiga do país têm um nome que impõe respeito e possui bastante prestígio. Até porque é sabido que a formação dos juristas é bastante exigente aqui. Exigente o bastante para que as entidades empregadoras saibam que um 12 da FDUC equivale a um 15/16 na UMinho, por exemplo. Honestamente acho que se fores boa naquilo que fazes o nome da faculdade acaba por não fazer assim tanta diferença. Além disso, é inegável que a FDUP, apesar de ser uma faculdade de Direito "bebé", se tem vindo a desenvolver muito nos últimos anos! E a FDUL partilha grande parte da doutrina da FDUC, pelo que acaba por ser similar. Costumam dizer que o ensino em Coimbra é antiquado, conservador, tradicionalista e excessivamente teórico, mas posso dizer-te, como aluna que está agora no segundo ano, que não é bem assim. Primeiro, é relevante referir que o Direito é em si teórico e que enquanto jurista tens a função de mediar entre o abstrato e geral que é o Direito e o mundo real da mundivivência humana, em que os problemas são sempre concretos e específicos - o que remete para a necessidade de dominares a teoria. De qualquer modo, o ensino em Coimbra não é exclusivamente teórico e expositivo. É importante que saibas resolver casos práticos e ensinam-te a fazer precisamente isso, resolvemos muitos casos práticos por escrito e é uma parte fundamental dos nossos exames. A única coisa que não fazemos é simulações de julgamentos e afins.
Acho que se queres vivenciar uma cidade centenária com um ambiente académico inegavelmente único e vir ver onde tudo tudo começou, então a FDUC é, efetivamente a opção correta. O facto de poderes aprender com figuras de relevo da realidade jurídica nacional também é bastante aliciante. No ano passado estava indecisa entre a FDUP e a FDUC e apesar de ter média suficiente para entrar no Porto em ambas as fases optei por colocar Coimbra como primeira opção e não me arrependi. Claro está que às vezes fico um bocadinho revoltada com a disparidade de notas entre esta faculdade e outras faculdades de Direito do país, mas compreendo a exigência.
Relativamente à Católica do Porto, é a única faculdade privada em que tiraria Direito, dado que é a única faculdade privada com prestígio na área (não que quem se forme noutras privadas em Direito seja pior jurista por isso). Aliás, os mestrados da Católica em Direito são mesmo muito bons, pelo que gostava mesmo muito de poder lá tirar o mestrado ahahaha :)
Desculpa o missal, espero ter sido esclarecedora.