Diário do Estudante 2018/2019

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Gostos
11,930
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Ainda por cima estavam a chamar-nos por "História????"... só "História"! :mad:

Se visses certas imagens do cortejo da latada...
Isso é só história, de facto. Aliás, nem percebo por que conturbada razão te submeteste a uma tal abjecção.

Não pode ser pior do que o que a Regra 34 permite...

Creio que a primeira coisa que discuti com vossa excelência no âmbito das artes mais visuais foi exactamente Piet Mondrian.

Matrícula
21 Dezembro 2015
Gostos
1,414
Curso
Ciências da Linguagem
Caros indivíduos frequentadores destes recantos, confesso que por cá não tenho passado muito, posto que surgiu (precisamente na altura em que fugi daqui, há cerca de duas semanas) uma situação médica familiar bastante complicada. É o segundo familiar próximo que acaba por ser internado este ano, e, desta vez, é bastante mais preocupante. Mas senti hoje uma vaga vontade de cá vir, talvez espairecer um pouco, e também inteirar-me de eventuais novidades. Saudações a todos, portanto.

Bem, não sei se fico um pouco ou se volto já a fugir, mas, se não nos falarmos mais, espero que esteja tudo a correr bem convosco.
Que tudo corra o melhor possível, Nemo.
Fica bem e até ao teu próximo regresso - mas não te ausentes de vez.

Matrícula
22 Junho 2017
Gostos
2,897
Curso
MIEGSI
Instituição
UMinho
No meu Windows XP, vou ao menu Start, depois clico em Run, e no campo de texto da janelinha que aparece escrevo “devmgmt.msc”, que é o device manager. Depois vou ao display adapters e desactivo!
Mensagem fundida automaticamente:

(Algo me diz que ficaram na mesma)
Tenho-te a dizer que a tua voz interior que te alertou está a funcionar muito bem. Mas não posso deixar de agradecer o esforço :p
Caros indivíduos frequentadores destes recantos, confesso que por cá não tenho passado muito, posto que surgiu (precisamente na altura em que fugi daqui, há cerca de duas semanas) uma situação médica familiar bastante complicada. É o segundo familiar próximo que acaba por ser internado este ano, e, desta vez, é bastante mais preocupante. Mas senti hoje uma vaga vontade de cá vir, talvez espairecer um pouco, e também inteirar-me de eventuai
(Comi um bocado de texto mas estou com preguiça de voltar a citar. Já disse que detesto escrever no telemóvel?)
Olha quem é ele!
Ainda bem que vieste cá dar um saltinho para desanuviar! Já tinha saudades!
Espero que tudo melhore na tua familia e que todos fiquem bem. Estas situações sao sempre aborrecidas e sobretudo dolorosas, não só para a pessoa em causa como para todos aqueles que com ela se importam.
Quanto a novidades, nao creio que haja alguma bombástica (talvez a viagem do @sтαяℓιgнт cяιsιs ).
De facto, falar de Segurança Rodoviária aos meninos é terrível...
😂😂😂😂
A possibilidade é a origem do desentendimento, mas também da compreensão. São coisas diferentes. Não sei. Neste momento, não me preocupa.
Admiro a tua capacidade de conseguires ainda responder a isso. Já perdi o fio à meada 😂😂
E agora me retiro porque Sistemas de Computação nao se estuda sozinha :p

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Gostos
10,658
Curso
História da Arte
Instituição
FLUC
Isso é só história, de facto. Aliás, nem percebo por que conturbada razão te submeteste a uma tal abjecção.
As praxes do meu curso são giraaaas, é pouquinha gente e damo-nos bem, são todos chill se não quiser fazer alguma coisa e há algum tempo fizemos uma de pijama e podia-mos levar peluches :hearteyes::hearteyes::hearteyes: como a próxima que vamos marcar é só depois das 20h pedimos aos doutores para poder ir de pijama outra vez e eles deixaram :blush:

Não pode ser pior do que o que a Regra 34 permite...
Creio que a primeira coisa que discuti com vossa excelência no âmbito das artes mais visuais foi exactamente Piet Mondrian.
Eu não me lembraria disso :sweatsmile:

Gostos: Ana Noronha

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Gostos
11,930
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Que tudo corra o melhor possível, Nemo.
Fica bem e até ao teu próximo regresso - mas não te ausentes de vez.
Obrigado! De vez também não me ausentaria. :wink:

Olha quem é ele!
Ainda bem que vieste cá dar um saltinho para desanuviar! Já tinha saudades!
Espero que tudo melhore na tua familia e que todos fiquem bem. Estas situações sao sempre aborrecidas e sobretudo dolorosas, não só para a pessoa em causa como para todos aqueles que com ela se importam.
Quanto a novidades, nao creio que haja alguma bombástica (talvez a viagem do @sтαяℓιgнт cяιsιs ).
Agradeço imenso.

É mentira!?

Admiro a tua capacidade de conseguires ainda responder a isso. Já perdi o fio à meada 😂😂
(Eu fui reler...)

s praxes do meu curso são giraaaas, é pouquinha gente e damo-nos bem, são todos chill se não quiser fazer alguma coisa e há algum tempo fizemos uma de pijama e podia-mos levar peluches :hearteyes::hearteyes::hearteyes: como a próxima que vamos marcar é só depois das 20h pedimos aos doutores para poder ir de pijama outra vez e eles deixaram :blush:
Hmm.

Eu não me lembraria disso :sweatsmile:
Ninguém se lembraria disso, aliás.

Gostos: crebeloo

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Gostos
11,930
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Sorry eu sei que odeias a praxe mas eu poda ficar muuuuuito tempo a falar de tudo então já tiveste sorte :innocent:
Hm.

Correcto. Ninguém tem memória de elefante.
Considero-me mais um camelo, embora o termo "dromedário" seja mais apropriado aos animais que costumamos conhecer como camelos.

Gostos: crebeloo
Matrícula
22 Junho 2017
Gostos
2,897
Curso
MIEGSI
Instituição
UMinho
As praxes do meu curso são giraaaas, é pouquinha gente e damo-nos bem, são todos chill se não quiser fazer alguma coisa e há algum tempo fizemos uma de pijama e podia-mos levar peluches :hearteyes::hearteyes::hearteyes: como a próxima que vamos marcar é só depois das 20h pedimos aos doutores para poder ir de pijama outra vez e eles deixaram :blush:
Quem me dera que houvesse esse ambiente por estes lados.
Noutro dia estava a falar com uma amiga minha que está em Medicina em Coimbra e ela disse que havia um ambiente fantástico com os doutores. As fotos dela com a madrinha são adoráveis; numa delas estão a abraçar-se. Pouco me lembro dos engenheiros do meu curso, mas abraçá-los não estaria no top3 de coisas que lhes faria…
É verdade, verdadinha.
Jura! Mesmo assim eu tinha preguiça de reler porque já se tinha perdido a linha de pensamento e já, portanto :sweatsmile:

Última edição:

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Gostos
10,658
Curso
História da Arte
Instituição
FLUC
Uma das coisas que aprendemos em Tempo, Espaço e Memória é sobre diversas fontes históricas. Uma delas são registos paroquiais, onde se assinalam baptismos, casamentos, e mortes. Hoje a professora mostrou-nos a seguinte semi-novela:
Documento 3a)
Coimbra, 1756, Março, 9 - Assento de batismo de António dado como filho de pais incógnitos
Aos nove dias do mês de Março de mil setecentos sincoenta e seis anos bautizou o padre Joam Henriques de Carvalho cura nesta minha Igreja de São Pedro de Coimbra a Antonio filho de pais incógnitos, o qual trouxe a bautizar Angelica Maria parteira moradora a Santo Antonio da Pedreira desta freguesia, foi padrinho Feliciano Marques Perdigão morador em casa do Reverendo Dr. Antonio Dinis de Araujo desta freguesia de que fiz este assento que assignei dia mês e era ut supra. O Prior Dr. José Rodrigues Mendes (assinatura)
AUC, Registos Paroquiais de Coimbra, freguesia de S. Pedro, batismos, 1737-1760, fl. 192v.

Documento 3b)
Coimbra, 1762, Outubro, 20 - Assento de batismo de Joaquim dado como filho de pais incógnitos
Aos vinte dias do mês de Outubro de mil setecentos sessenta e dois baptizou de minha licença o Padre João Henriques Carvalho tesoureiro nesta Igreja a Joaquim filho de pais incógnitos a quem veio trazer aqui a Angélica solteira parteira moradora à Pedreira desta freguesia forão padrinhos o Frei Manoel da Cruz econimo nesta Igreja de S. Pedro, Madrinha a Senhora do Socorro por quem tocou o mesmo baptizante de que fiz este acento que assignei. Dia mês e hera ut supra. O Prior Thesoureiro Joze de Moraes Lopes (assinatura)
AUC, Registos Paroquiais de Coimbra, freguesia de S. Pedro, batismos, 1761-1781, fl. 42v.

Documento 3c)
Coimbra, 1777, Dezembro, 22 - Requerimento de Filipe Saraiva de Sampaio solicitando a realização do matrimónio com Ana Vicência e a legitimação de seus dois filhos
(...) Diz Felipe Saraiva de S. Payo e Mello desta cidade que ele se acha gravemente doente, e porque teme se aumente a sua moléstia de sorte que não possa fazer o que lhe dita a sua consciência, que há de receber por sua legitima sua mulher a Ana Vicência natural desta cidade e por que para haver de se fazer necessário consentimento de V. Ex.ª e que dê Comissão para o sacerdote o receber que só assim ficara descansada a sua consciência e V. Excelencia como Bom Pastor deve acodir com a sua Benção e semelhantes necessidades = P. o V. Excelencia Reverendissima seja servido mandando que qualquer sacerdote os receba para se evitar tanto escandalo que tem dado E. R. M. = Despacho: Damos Licença ao Reverendo Padre Frei Manoel da Piedade 2º confessor do Convento de Santa Clara e no seu impedimento o Reverendo Prior de S. Christóvao desta cidade para solenizar o Sacramento do Matrimónio que o suplicante pretende celebrar com a suplicada da estando prezentes como testemunhas os Reverendos Padres Cónegos Nuno Pereira Coutinho e Manoel Coutinho Pereira Forjaz. Coimbra 22 de Dezembro de 1777 (...) Diz Felipe Saraiva de S. Payo e Mello Fidalgo da Casa de S. Magestade que no tempo em que era viúvo teve a Antonio Saraiva S. Payo e Mello e a Joaquim Saraiva de S. Payo e Mello filhos naturais de Ana Vicencia, filha de Jose Simoes da Silva e de Antonia de S. Bento todos da freguesia da Se aos quais se lhe fez assento de baptismo por filhos de pais incógnitos porem como agora se acha casado com a sobredita sua mulher como consta em despacho e certidão junta sirvasse mandar que o reverendo da freguesia de S. Pedro declara nos assentos dos baptismos serem filhos do suplicante em beneficio do dito Matrimonio para por ele se haverem por legítimos filhos = Assim o observe o Reverendo Parocho fazendo novos assentos nos quaes incorporara por treslado o theor deste requerimento e do incluzo com o despacho de Sua Excelencia Reverendissima e da Certidão do Requerimento tornando a entregar tudo ao suplicante e pondo nota nos primeiros assentos com expreção das folhas que forem respectivas a estes segundos que mando se fação. Coimbra de Junho o 1º de 1778 Teixeira = E não se continha mais nos ditos dois requerimentos e despachos que fielmente aqui tresladei e reconheço ser tudo verdadeiro o que juro in verbo sacerdotis. Coimbra de Junho 4 de 1778. O Prior Lourenço Joze de Moraes Lopes (assinatura) < Por despacho do Senhor Bispo Conde vai o assento do Batismo de Joaquim a folha 248v.deste livro athe duzentas e sincoenta> AUC, Registos Paroquiais de Coimbra, freguesia de S. Pedro, batismos, 1761-1781, fl. 210v.- 211v.

Documento 3d)
Coimbra, 1777, Dezembro, 27 - Assento do casamento de Filipe Saraiva de Sampaio com Ana Vicência Joaquina
< Filipe Sarayva e Mello com D. Anna Vicencia Joaquina> No dia 27 do mês de Dezembro deste anno de 1777. Por ordem e despacho de Sua Excelência, o Senhor Bispo, se receberam matrimonialmente na cama Filipe Sarayva de Sampayo e Mello por estar gravemente doente com D. Ana Vivencia Joaquina, e os recebeu R. Padre Fr. Manoel da Piedade segundo confessor do Mosteiro de Santa Clara por despacho do S. Bispo, a que assistiram como testemunhas presentes os Reverendos Conegos Nuno Pereira Coutinho e Manoel Coutinho Pereira Forjaz, em que também assisti e por ser verdade fiz este assento que assignei, dia, mês era ut supra. Prior Nicolao da Sylva dos Santos (assinatura) Manoel Coutinho Pereira Forjaz (assinatura) AUC, Registos paroquiais de Coimbra, Freguesia de S. Cristóvão de Coimbra, Casamentos, 1773- 1860, fls. 7v.

Documento 3e)
Coimbra, 1777, Dezembro, 12 - Correção do assento de batismo de António, após o casamento de seus pais. Por despacho do Muito Reverendo Senhor Dr Provizor deste Bispado que se acha a fl. 210 do livro seguinte. Abri este assento de que se faz menção a fl. 292v. que Antonio foy baptizado aos nove dias do mês de Março de mil setecentos sincoenta e seis pello Reverendo João Henriques de Carvalho Cura desta Igreja posto por filho de pais incógnitos, e aqui, em virtude do Despacho mencionado foi declarado filho legitimo em consequência do Matrimonio de Felipe Sarayva S. Payo e Mello Fidalgo da Casa de S. Magsetade e de D. Vicencia Joaquina, aquele assistente na Rua de Sob Ripas e aquela da Rua do Quebra Costas desta Cidade. Neto paterno de Antonio Sarayva de S. Payo e Mello, natural de Montemor-o-Velho, e de D. Felipa Luisa Coutinho, natural de Villa Nova de Anços, e Materno de Joze Simois da Silva e de Antonia de S. Bento da Rua do Quebra Costas desta cidade, de que fiz este assento. Aos vinte e sete de Dezembro de 1777. O Prior Lourenço Joze de Moraes Lopes (assinatura). AUC, Registos Paroquiais de Coimbra, freguesia de S. Pedro, baptismos, 1761-1781, fl. 239v.

Documento 3f)
Coimbra, 1777, dezembro, 27 - Correção do assento de batismo de Joaquim, após o casamento de seus pais
Aos vinte dias do mês de Outubro de mil e setecentos sessenta e dois baptizou de minha licença o Padre João Henriques de Carvalho tesoureiro nesta Igreja a Joaquim filho de Felipe Sarayva de S. Payo e Mello Fidalgo da Casa Real morador na Rua de Sob Ripas desta Cidade e de sua segunda mulher D. Ana Vicencia Joaquina Sarayva da Rua do Quebra Costas desta mesma cidade, neto paterno de Antonio Sarayva de S. Payo e Mello Fidalgo da Casa Real, natural de Montemor-o-Velho e de sua mulher D. Felipa Luisa Coutinho natural de Villa Nova de Anços e Materno de Jose Simois da Silva e de Antonia de S. Bento, da mesma Rua do Quebra Costas; forão padrinhos o Padre Manoel da Cruz e Nossa Senhora do Socorro desta Igreja por quem tocou o mesmo baptizante de que fiz este assento que assinei Dia mês e hera ut supra. O Prior Lourenço José de Moraes Lopes. AUC, Registos Paroquiais de Coimbra, freguesia de S. Pedro, batismos, 1761-1781, fls. 249v.- 250.

Documento 3g)
Coimbra, 1756, novembro, 10 – Assento de óbito de D. Inês Luísa de Castro, mulher de Filipe Saraiva de Sampaio
Aos dez de Novembro de mil setencentos e sicoenta e seis fallleceo com todos os sacramentos, D. Ignes Luiza de Castro, casada com Fillepe de Saraiva de S. Paio, morador nesta freguesia e esta sepultada na igreja do collégio de S. José dos Marianos. Disserão que fez testamento. E por verdade fiz este assento dia, mes e anno ut supra. O cura Joseph de Campos. AUC, Registos paroquiais de Coimbra, freguesia da Sé, óbitos, 1746-1774, fl. 52v.

Para quem não tem tempo e / ou paciência:

"Aos nove dias do mês de Março de mil setecentos sincoenta e seis anos bautizou o padre Joam Henriques de Carvalho cura nesta minha Igreja de São Pedro de Coimbra a Antonio filho de pais incógnitos, o qual trouxe a bautizar Angelica Maria parteira"
"Diz Felipe Saraiva de S. Payo e Mello Fidalgo da Casa de S. Magestade que no tempo em que era viúvo teve a Antonio Saraiva S. Payo e Mello e a Joaquim Saraiva de S. Payo e Mello filhos naturais de Ana Vicencia"
"Aos dez de Novembro de mil setencentos e sicoenta e seis fallleceo com todos os sacramentos, D. Ignes Luiza de Castro, casada com Fillepe de Saraiva de S. Paio"

Adoro História, catching those bastards :tearsofjoy:

Mais um Hm e começo a cantar as musicas de curso :rage:
Considero-me mais um camelo, embora o termo "dromedário" seja mais apropriado aos animais que costumamos conhecer como camelos.
Não há nada de errado em ter duas bossas. Bom para ti.

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
4,638
Curso
Ciências e Tecnologias 12º. Ano
Sempre adorei a disciplina e agora que estou num curso onde se aprende a verdadeira gramática - chamemos assim - estou a amar/venerar!
Só tenho a dizer que a "gramática" que se dá em 12 anos é all lies.
Tell me...
Hoje a aula teve muita risada ahaha
Portanto, procrastinar o estudo de uma cadeira estudando para outra. #UniLife
Claramente eu #ups

-
Estava com um sono na aula de matemática que fui novamente à máquina de cafés no intervalo a seguir xD Mas acho que isto tudo do binómio de Newton e isso nem é muito mau...
A Português... Bem, a aula teve mais risada que o habitual... Demos Cesário, sim, e numa das respostas a ditar, que foi sobre a burguesia que tinha poder sobre os mais frágeis ou coisa do género, a stora comentou "Hum, onde é que já vi isto?", mas a comentar, como se estivesse a referir aos dias de hoje... E a minha amiga "Aqui, stora!! Estrofe [número da estrofe]!" :sweatsmile: E depois, por causa da palavra "Burrico" começaram a falar numa música pimba e até foram-na procurar. A stora depois, no fim, ditou o sumário e foi engraçado, porque fê-lo de forma bem lenta :tearsofjoy::tearsofjoy:
A Psicologia continuámos com os Estádios Psicossexuais e houve uma altura em que, creio eu, na altura em que estávamos a falar no Estádio Anal, que a stora perguntou o que retia as fezes, ou algo assim, e um colega meu disse "Ânus", mas depois há quem tenha começado a rir e foi... Confuso?... De qualquer maneira o nome era outro, era esfícteres ou que raio era, nem sei... E depois esse mesmo colega disse que até que nem se importaria de usar fraldas porque acha que ir à casa de banho dá trabalho... Depois relatos da stora quando dava aulas no 2º. ciclo, a irmã que tirou Ensino Básico, miúdos da pré com brincadeiras e assim... Oh, bem, mas até que gostei da aula!
À tarde tive uma visita que incluía uma menina pequena. Normalmente as crianças de 3/4 anos, quando olham para mim, só observam e não vão muito ter comigo... O que hoje aconteceu foi que a menina foi logo ter comigo e seguia-me e tudo xD Queridinha ahaha
Depois de jantar vou ver se faço umas revisões de Geometria no Espaço, para ver a porcaria que estou a ser :')

Como foi o vosso dia? :)

Matrícula
22 Junho 2017
Gostos
2,897
Curso
MIEGSI
Instituição
UMinho

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Gostos
2,241
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Meh, apesar de tudo acho que EMC está a ser a minha disciplina favorita até agora. E Histologia é linda! :hearteyes:
Verdade, mas depende muito do stor. Eu adoro as aulas práticas de EMC e Histologia em parte porque os meus professores são espetaculares. Já alguns professores das teóricas de EMC não são tão assim :(

Rarael

👽
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Fevereiro 2016
Gostos
4,756
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
Universidade do Porto
Hoje apanhei o comboio errado e passei sensivelmente umas 2 horas só em estações e apeadeiros.
Mais 2 horas de economia. Ninguém aguenta né?

Quote apaixonada do dia:

Why not say something's on my mind if I feel love
But when the moment's right I freeze
That's I know my heart is his

Matrícula
23 Julho 2018
Gostos
1,787
Hoje apanhei o comboio errado e passei sensivelmente umas 2 horas só em estações e apeadeiros.
Mais 2 horas de economia. Ninguém aguenta né?

Quote apaixonada do dia:

Why not say something's on my mind if I feel love
But when the moment's right I freeze
That's I know my heart is his
Omg esse quote Rafael 😍😱😱

Gostos: Rarael

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
4,638
Curso
Ciências e Tecnologias 12º. Ano
Quase um mesito depois, já me estou a sentir morta, que bom :)::
De manhã estava um gelo e tive apoio de matemática. Basicamente houve um momento em que o stor ficou espantado porque um exercício considerava que uma charrete podia levar oito pessoas... Depois tentaram esclarecer um exercício que o próprio professor ficou confuso. E depois num exercício que já tinha feito, fiz um doodle xD
Em Educação Física, foi NOVAMENTE Futsal, ou seja, novamente o galinheiro... Estavam uns a tirarem fotos a nós o que foi um bocado ??????????????????????????????????????????????????????? mas isso lá se resolveu.
A aula de Biologia até foi soft e entretanto recebi umas mensagens das professoras de inglês, as que foram comigo para o projeto de Erasmus+... Bom, parece que há novamente o projeto, mas aqui... E já vi que calha na mesma semana em que estão os testes e tudo isso marcado '-' Para além de ser a que está mais a par das coisas, também sou a delegada e supostamente vou ter que falar com os meus colegas e com os professores por causa disto. Raios. É que se já entre os professores tivessem falado nisso... Mas não... Bem, quero ver quando há aquelas reuniões que é com os professores e delegado e subdelegado de turma. É que vou ter que falar disso... Só precisava de um certo apoio, mas enfim :')
Descobri que afinal Geometria só sairá no segundo teste e eu tinha começado a estudar -.- Sempre a estragarem-me os planos. Tenho que organizar a vida agora esta tarde e neste fim-de-semana... Mas antes de entrar em erupção e vou tentar acalmar-me. Talvez um bocado de música ou escrita. Já há uns dias que queria escrever...
Quero ver se mais ao final do dia terei Formação Musical ou não.

Como está a ser o vosso dia?

Gostos: Moonpie