Diário do Estudante 3 - Ano lectivo 2017/2018

casodafruta

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
31 Agosto 2015
Gostos
3,070
Curso
Contabilidade
Instituição
IPCA
Impor esta redução de vagas, sem claros incentivos que levem os alunos a estudar nas restantes universidades, só abrirá a porta a isso. Acho que algumas instituições mais bem colocadas irão beneficiar claramente disto (UC, UA, UMinho, UBI, por aí), mas não me admiraria ver determinadas instituições a manter o mesmo número de alunos no próximo ano, mesmo com as tais mais 5% das vagas, apesar desta imposição.
Concordo plenamente!
Desde que essas universidades privadas não tenham incentivos por parte do Estado e, claramente, haja algum tipo de incentivo para a mobilidade nas restantes (incluindo as mais bem colocadas) é, na minha opinião, uma medida acertada. No entanto, não podemos afirmar, com certezas absolutas, que tal virá a acontecer e, nesse sentido, o modelo de redução continua a ter um problema mesmo tentando resolver o já existente.
Pelo que entendo, vão deslocar fundos das instituições de Lisboa e Porto para que abram mais vagas em outras, implicando um esforço financeiro e de gestão maior para estas últimas.

Gostos: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,286
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O que recomendam para quem não gosta de sujar as mãos e adora burocracia e papelada com teoria? Em termos de engenharia.
Qualquer uma. São poucas as saídas das engenharias que vais literalmente sujar as mãos ou mexer nalguma coisa.
@davis se eu quisere melhorar notas de disciplinas de 10º ano é só repetir as disciplinas no ano que vem?
Só poderias repetir como interna se repetisses o 10º ano. Caso contrário as melhorias deverão ser realizadas via os respectivos exames.
Desde que essas universidades privadas não tenham incentivos por parte do Estado e, claramente, haja algum tipo de incentivo para a mobilidade nas restantes (incluindo as mais bem colocadas) é, na minha opinião, uma medida acertada.
Os alunos do ensino privado podem ter acesso à bolsa de estudos.

Lua Martins

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Gostos
5,641
Curso
Artes Visuais | 12º
Instituição
Por aí também...
Em Desenho comecei a praticar exames. Já sabia que a gestão do tempo era um grande desafio, mas agora... au. Em história ou geometria é fazer o que o exercício pede e chega. Em Desenho é difícil saber quando parar. :rolleyes:

O professor de Desenho tem uma personalidade tão "intelectual" que a nós já nem nos surpreende mas cada vez que o vemos falar com pessoal do 10º percebemos o quão perdidos eles estão. Foi lá uma miúda da aula ao lado fazer uns exercícios simples de perspectiva na mesa de luz e ele começa a falar de igrejas renascentistas de Florença e de como tudo na pintura era uma ilusão porque a realidade também é uma. Depois aponta para mim e diz que na verdade não existo. #NemoIsProud

Matrícula
2 Fevereiro 2018
Gostos
3
Curso
12º Ciências e Tecnologias
Consegui obter 170 pontos certos nos exames de físico e química, e biologia e geologia em 2017, coincidência é terem sido notas iguais nos dois exames.,só que na segunda fase. Na primeira tive 155 a Físico e Química e 147 a Biologia. O que é ridículo porque para a primeira fase matei-me a estudar escrupulosamente tudo por detalhe e não relaxava nem nada... Já para segunda fase já tinha ido para fora do Algarve de férias, só surfava, ia à praia, descansava, saía à noite e quando soube das notas da primeira fase, a uma semana antes da segunda, decidi repetir, e continuei a mesma rotina que levava nas férias, dando uma vista de olhos rápida (30 minutos a 1hora por dia) nos resumos que já tinha feito para a primeira, resultado cheguei aos exames super relaxado, bronzeado com aquele mood de férias e consegui a porcaria dos 17 valores que preciva na primeira fase sem ter-me esforçado, é isso que me irrita...

Mas pronto o fator chave é mesmo relaxarem no meio de tanto stress, se eu soubesse que ia ser assim, tinha descontraído para a primeira fase e não me sobrecarregaria com tanto estudo...

Gostos: Angelzz
Matrícula
13 Outubro 2017
Gostos
63
Em Desenho comecei a praticar exames. Já sabia que a gestão do tempo era um grande desafio, mas agora... au. Em história ou geometria é fazer o que o exercício pede e chega. Em Desenho é difícil saber quando parar. :rolleyes:

O professor de Desenho tem uma personalidade tão "intelectual" que a nós já nem nos surpreende mas cada vez que o vemos falar com pessoal do 10º percebemos o quão perdidos eles estão. Foi lá uma miúda da aula ao lado fazer uns exercícios simples de perspectiva na mesa de luz e ele começa a falar de igrejas renascentistas de Florença e de como tudo na pintura era uma ilusão porque a realidade também é uma. Depois aponta para mim e diz que na verdade não existo. #NemoIsProud

Estranho.

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Gostos
3,948
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Concordo plenamente!
Desde que essas universidades privadas não tenham incentivos por parte do Estado e, claramente, haja algum tipo de incentivo para a mobilidade nas restantes (incluindo as mais bem colocadas) é, na minha opinião, uma medida acertada. No entanto, não podemos afirmar, com certezas absolutas, que tal virá a acontecer e, nesse sentido, o modelo de redução continua a ter um problema mesmo tentando resolver o já existente.
Pelo que entendo, vão deslocar fundos das instituições de Lisboa e Porto para que abram mais vagas em outras, implicando um esforço financeiro e de gestão maior para estas últimas.
Mas a verdade, caro amigo, é que as universidades privadas recebem também elas dinheiros públicos. É lamentável, já que é absolutamente desejável uma distinção entre aquilo que está sujeito apenas e só ao interesse público e aquilo que poderá estar sujeito a outros interesses que não aqueles de padrões genericamente públicos e imparciais.
Mas ainda quanto a esta retirada de vagas de Lisboa e Porto (que inicialmente critiquei, por achar que, diretamente, não vá resultar de uma adesão de plena vontade dos alunos aos institutos do Interior) tenho ainda algumas dúvidas. Imagine-se um curso da área de Humanas que não tenha mais de 70 vagas, como História. Como é que eles vão reencaminhar os alunos para o Interior se, em várias uiversidades do Interior não existe oferta da licenciatura em História? Se se considerar Coimbra como sendo interior, podem aumentar-se, talvez, as vagas lá. Mas duvido imenso que o Minho (ou tampouco os Açores) se possam considerar Interior. Neste caso o que se faria? Mais vale, julgo, deixar as vagas como estão em cursos mais pequenos.
Outro problema se coloca, por exemplo, com Direito: se quiserem, podem aumentar as vagas do Minho; mas as de Coimbra não dão para aumentar mais, diria eu. A própria faculdade não aguenta infraestruturariamente esse acréscimo. O curso é enorme.

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Gostos
1,692
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
A própria faculdade não aguenta infraestruturariamente esse acréscimo. O curso é enorme.
Isto só me fez lembrar uma realidade... 230 alunos num curso... 2h em pé ou sentados no chão a ouvir uma teórica... 2h em pé ao microscópio numa prática... 10 alunos a colher uma história clínica...
E melhor que tudo, e não diretamente relacionado, a falta de vergonha por a entrada de uma das melhores faculdades do país ser por uma bomba de gasolina...

Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
798
Curso
Ciências e Tecnologias (11º. Ano)
Instituição
Algures, por aí...
e ele começa a falar de igrejas renascentistas de Florença e de como tudo na pintura era uma ilusão porque a realidade também é uma. Depois aponta para mim e diz que na verdade não existo. #NemoIsProud
Pensei na inexistência do mundo físico #Descartes

Gostos: Lua Martins

Mymelo

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
175
Curso
Tive 13,7 no suposto 'teste' formativo de Geologia!! Sinto-me orgulhosa :D
Bom trabalho!

Olá! Como estão todos?

Hoje fiz teste de Português, correu-me bem. No entanto, não sei se dá para manter o 17 do último teste, mas, no mínimo, 15 devo conseguir!
Agora é Química!

Gostos: Ana Noronha
Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
798
Curso
Instituição
Algures, por aí...
Olá! Como estão todos?
Vou ter teste de Ef escrito e vou ter que preparar uma banca improvisada para Inglês, como se fosse vender material de escritório, ahahah
Hoje fiz teste de Português, correu-me bem. No entanto, não sei se dá para manter o 17 do último teste, mas, no mínimo, 15 devo conseguir!
Eu na composição do meu teste, inspirei-me e cheguei ao ponto de incluir uma coisa referente ao 2º imperativo categórico de Kant :tearsofjoy::tearsofjoy:
Força!!

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Gostos
3,948
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Isto só me fez lembrar uma realidade... 230 alunos num curso... 2h em pé ou sentados no chão a ouvir uma teórica... 2h em pé ao microscópio numa prática... 10 alunos a colher uma história clínica...
E melhor que tudo, e não diretamente relacionado, a falta de vergonha por a entrada de uma das melhores faculdades do país ser por uma bomba de gasolina...
Sim, é verdade. Em Direito temos que ir para o Colégio de Jesus para ter aulas porque os Gerais não aguentam toda a gente. E muitos têm que ficar de fora das aulas porque as salas do Colégio são muito pequenas. Foram feitas para cursos pequenos como Geologia. Não aguentam 100 alunos de direito por turma.
Realmente, a Universidade de Coimbra tem vários problemas destes. A maior parte da infraestrutura é antiga e tem dificuldades em comportar cursos tão grandes. Direito só deveria, por defeito, receber 155 para corresponder às capacidades do edifício dos gerais, julgo.

Mymelo

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
175
Curso
Vou ter teste de Ef escrito e vou ter que preparar uma banca improvisada para Inglês, como se fosse vender material de escritório, ahahah

Eu na composição do meu teste, inspirei-me e cheguei ao ponto de incluir uma coisa referente ao 2º imperativo categórico de Kant :tearsofjoy::tearsofjoy:

Força!!
Yikes teste escrito de EF, já não faço isso desde o básico (e agradeço não os ter de fazer).

A nossa composição foi sobre a solidão mais especificamente sobre o isolamento dos idosos e as zonas rurais. Malditas 300 palavras como limite! Queria escrever muito mais! :tearsofjoy:

Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
798
Curso
Instituição
Algures, por aí...
Yikes teste escrito de EF, já não faço isso desde o básico (e agradeço não os ter de fazer).
Qmd ._. acho que em toda a minha vida fiz um no 8º... A stora não quis repetir porque as notas, enfim.
... E depois agora, no secundário...
A nossa composição foi sobre a solidão mais especificamente sobre o isolamento dos idosos e as zonas rurais. Malditas 300 palavras como limite! Queria escrever muito mais! :tearsofjoy:
Nós tínhamos que comentar "O amor é um luxo caro." (ou muito caro, já nem sei) e por acaso o limite era de 300 também :tearsofjoy::tearsofjoy: nem sei se ultrapassei ou não, mas se não, deve ter sido a primeira vez :sweatsmile:

Matrícula
29 Abril 2016
Gostos
5,416
Curso
Ciências e Tecnologias - 12º ano

Ohh, eu adorava os testes escritos de EF! Ficava toda contente por ter menos uma aula... :tearsofjoy:

Gostos: Ana Noronha