1. O Uniarea foi eleito o melhor blog do ano na categoria Educação! Obrigado a todos os que votaram e ao longo dos últimos 3 anos tornaram este projecto possível. Este é um prémio de toda a comunidade. Obrigado! :)
    Fechar Aviso

Católica Direito - Católica Porto

Discussão em 'Universidade Católica Portuguesa' iniciado por Specter, 14 Abril 2016.

1. Specter

Specter Membro Veterano

Matriculado:
    14 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    662
    Curso:
    Gestão Hoteleira
    Instituição:
    ISAG
    Boas!

Está quase na hora de decidir o que quero estudar nos próximos anos e como tal ando a analisar as minhas opções, no entanto penso que não vou conseguir entrar em Direito na estatal por algumas décimas e já que não quero fazer nenhum gap year tenho que escolher uma faculdade privada - recomendaram-me a Universidade Católica do Porto.

Já li imensa informação no site da faculdade de direito da Católica mas gosto de segundas opiniões imparciais e honestas - como é estudar Direito na Católica do Porto? É um ensino exigente? Tem qualidade?

Durante estes três anos de secundário somos aterrorizados com frases do género "para ir para a privada mais vale ficares em casa!", "a privada não tem credibilidade nenhuma!", "vais pagar tanto para ir para o desemprego?" - isto vindo de professores, infelizmente, ainda esta segunda-feira na reunião de entrega de avaliação a minha diretora de turma disse uma frase do género a todos os pais presentes.

Por favor, digam-me tudo que têm a dizer sobre o curso, principalmente no que toca à sua credibilidade para as empresas. Li que 94% dos mestres formados em Direito na Católica do Porto estavam a trabalhar, sendo que 96% trabalhavam na área. Não serão estes números enganadores? Um advogado pode sempre trabalhar por conta própria...

O mestrado é integrado? Quanto tempo dura o curso mais o mestrado (se este não for integrado)? Existe estágio?

Desculpem tanta pergunta, mas quero ficar bem esclarecido!
    Obrigado!

#1 Specter, 14 Abril 2016
    Última edição: 14 Abril 2016
  2. lawgirl

lawgirl Membro

Matriculado:
    13 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    18
    Curso:
    Direito
    Boas!
    Quanto ao curso são 4 anos, o mestrado não é integrado e tem duração de 2 anos. Já no que diz respeito ao estágio, faz-se na ordem dos advogados (num escritório de adv. e depois tem-se aulas na ordem) para quem quer exercer advocacia, tem a duração de cerca de 18 meses e tem que se ser licenciado para tal.
    Quanto às privadas, as opiniões divergem muito. Eu tirei o curso numa privada e não tenho razões de queixa.. já quanto às estatais.... tenho a impressão que deixam muito a desejar. Em relação ao ensino, direito é um curso exigente seja em que faculdade for.

Specter gostou disto.
  3. Specter

Specter Membro Veterano

Matriculado:
    14 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    662
    Curso:
    Gestão Hoteleira
    Instituição:
    ISAG
    Obrigado por responderes. Se não é indiscrição, onde tiraste o curso? Esclareceste-me bastante!

Mais opiniões pessoal, por favor!

4. BrunaS98

BrunaS98 Membro Dux

Matriculado:
    28 Maio 2015
    Gostos Recebidos:
    2,148
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    Católica Porto
    Olá! Não sei se te faz jeito, neste momento, mas conheço algumas pessoas em Direito, na UCP do Porto. Foi a primeira faculdade de direito a norte de Coimbra, por isso conta com alguma história e consideração perante os empregadores. Ouço que é bastante exigente, não saem de lá com médias altas, mas o reconhecimento perante o mundo de trabalho é incrível, tal como as soft skills que vais desenvolvendo lá. Acho, sinceramente, que é uma boa opção :)

Specter gostou disto.
  5. Specter

Specter Membro Veterano

Matriculado:
    14 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    662
    Curso:
    Gestão Hoteleira
    Instituição:
    ISAG
    Olá, obrigado pela resposta! Já me andei a informar, mesmo na própria faculdade, e sinceramente adorei o plano curricular e na minha opinião aprende-se mais sobre o que é ser um jurista na vida real do que na FDUP, por exemplo.

Fiz o pré-requisito, que já agora não é difícil, e passei, agora só falta a candidatura. No entanto se acabar por entrar na pública, quer no Minho quer no Porto vou optar por uma destas, financeiramente é muito mais acessível.

Porém nas privadas não são burros, sabem que o pessoal tem de esperar até setembro pelos resultados das públicas e metem data limite de candidatura até finais de Julho, revelando os resultados nesse mesmo mês e tendo de se fazer a matrícula dias depois. No meu caso não sei se entro já publica mas se o exame de história correr bem devo conseguir, mas desperdiço logo um ano de propinas de uma estatal só na inscrição, matrícula e pagamento da primeira mensalidade obrigatória na Católica.

6. BrunaS98

BrunaS98 Membro Dux

Matriculado:
    28 Maio 2015
    Gostos Recebidos:
    2,148
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    Católica Porto
    Se entrares na pública, tens um dia depois das colocações para avisares a Católica e seres reembolsado :)

Ted e Specter gostam disto.
  7. LBlackMoon

LBlackMoon Membro Dux
    Colaborador Editorial

Matriculado:
    27 Fevereiro 2016
    Gostos Recebidos:
    3,528
    Curso:
    Direito
    Instituição:
    FDUC
    Boas pessoal!

Será que alguém que esteja/tenha tirado o curso de Direito na Católica do Porto me poderia dar umas luzes sobre o mesmo? Estou na FDUC, e é uma ótima faculdade: mas sinto que gostava de ter um curso com maior interdisciplinaridade e desenvolvimento de capacidades práticas, sem negligenciar a formação teórica de elevada qualidade. Acham que poderia ser produtivo mudar para lá? Poderiam falar um pouco do curso?

Desde já, o meu muito obrigado. :)

Loading...