Direito - que faculdade escolher

Matrícula
29 Janeiro 2016
Gostos
284
Curso
MIEC
Instituição
FEUP
Acho que não deves generalizar, apenas isso. O grau de dificuldade depende muito de pessoa para pessoa (e ainda lhe acrescem vários fatores). Não estou a dizer que a experiência da tua prima não é válida, muito pelo contrário (e desejo-lhe a maior das sortes para o seu percurso e para o exame), só acho desnecessário esse tipo de comentário porque os alunos que se estão a candidatar a Direito muito provavelmente já fizeram as pesquisas necessárias para chegarem à conclusão de que é efetivamente essa a área na qual querem exercer e sabem bem os sacrifícios que vão ter de fazer para alcançarem aquilo que desejam. Estão no início do percurso então ainda têm muito tempo para se prepararem para o que está por vir. Se nos deixássemos levar pelo que pode ou não acontecer e pela acessibilidade (ou falta dela) das coisas nunca fazíamos nada.
Achei também por bem responder porque o teu comentário foi bastante redutor no sentido de ter dado a entender que Direito apenas tem uma saída, o que, claramente não é verdade ( devo acrescentar ainda que com a saturação da área da advocacia as pessoas devem cada vez mais explorar as outras saídas).
Uma pequena observação: Os exames de acesso ao CEJ (Centro de Estudos Jurídicos) - que é a instituição em que os juízes se formam - é bem mais difícil que o exame de acesso à Ordem dos Advogados.
Ate acho que o harrison (medicina) deve ser mais dificil, eu sei bem que direito tem mais saidas que estas, eu so estava a falar do que sei enquanto advocacia e juizes, as outras saidas nao sei literalmente nada.
Eu, enquanto engenheiro tambem deverei de ter de passar por algo parecido para entrar na OE.
So estava a dizer aquilo para o pessoal que quer ser advogado (e, ja agora, juiz) se comecar a preparar quando entrar na ordem.
A minha prima contou me ate que ha criticos a esses exames dentro da propria ordem e que nos exames dizem ate as respostas...
A serio, peco desculpa a quem ofendi por ter sido tao direto, nao era esse o meu objetivo...
Sigam os vossos sonhos e o que eu digo...

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Gostos
471
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Vao para a Portucalense e a melhor faculdade de direito do Porto.
Ja ouvi muitas criticas em relacao a FDUP, que os stores la sao pouco exigentes e quando os advogados chegam a Ordem nao sabem fazer tantas coisas como os vindos da primeira...
Em termos de prestígio a única faculdade privada de Direito que se compara à FDUC ou à FDUL é mesmo a Católica do Porto...sobretudo nos mestrados que apesar de caros são mesmo muito bons. De qualquer modo acho que não se deve generalizar. A FDUP pode não ser tão exigente como a FDUC ou a FDUL mas tem crescido bastante nos últimos anos e tenho ouvido muitas coisas positivas a respeito. Inclusive, se fores ver a lista de colocados no CEJ nos últimos anos há muitos alunos provenientes da FDUP. Por isso, embora a FDUP ainda não seja comparável a uma FDUC ou a uma FDUL, não posso concordar que a Portucalense seja a melhor faculdade de Direito do Porto. Até porque, como te disse, a única faculdade privada de Direito do país que tem prestígio e é comparável às públicas é mesmo a Católica do Porto.
De qualquer modo acho que a @ramos_isb te pode elucidar relativamente à FDUP.

Matrícula
29 Maio 2017
Gostos
4
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Caro @Pepper456, tal como a @_ac0nitum_ referiu há bastantes alunos candidatos ao CEJ que são provenientes da FDUP. De realçar, que a FDUP é uma faculdade bastante recente, se não é mesmo a faculdade de Direito mais recente do país. Acho que a nível de exigência, o curso de Direito por si só já é exigente e, depois, dependendo da faculdade e da pessoa, a exigência assume outros contornos. O que disseste sobre os alunos da FDUP entrarem na Ordem e não saberem fazer tanto como os da Portucalense, é mentira e os resultados das candidaturas ao CEJ ilustram isso mesmo. Quanto a professores, o que disseste também não se enquadra de todo na realidade. Os professores da FDUP são enormes, exigentes com todos os alunos porque, acima de tudo querem que saiam dali bons juristas. Acho que não importa o protagonismo que eles têm, mas sim o que são capazes de ensinar a todos os alunos. Aliás, não te vou dizer se é mais exigente do que Coimbra porque não estudo lá, mas uma das provas da exigência da FDUP é que fazemos todas as avaliações por exame final, não temos frequências durante o semestre.
Qualquer dúvida dispõe

Gostos: _ac0nitum_
Matrícula
10 Outubro 2018
Gostos
1
Boas, sou aluno de LH, 12° ano, e estou a pensar em opções para licenciatura em Direito
Estou indeciso entre Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto
Não estou preocupado com médias nem exames, apenas com qual poderá ser a universidade com mais a oferecer e onde posso aprender mais e melhor
Alguém pode ajudar-me a perceber quais as melhores opções pff?