Economia ISCTE ou ISEG

David Gaspar

Membro Caloiro
Matrícula
19 Dezembro 2017
Gostos
1
Bom dia,

Existe a ideia que o ISEG é mais virado para economia e o ISCTE para gestão mas eu, enquanto futuro estudante de Economia, tenho pesquisado muito e não encontrei dados que justificassem esta ideia. Alguém me consegue explicar porque se diz isso? É que o curso de economia do ISCTE parece-me muito apetecível. Ah e se me puderem falar do curso de economia do ISEG e do ISCTE também agradecia.

Um grande abraço colegas e muito sucesso!!

Última edição:

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Gostos
176
Bom dia,

Existe a ideia que o ISEG é mais virado para economia e o ISCTE para gestão mas eu, enquanto futuro estudante de Economia, tenho pesquisado muito e não encontrei dados que justificassem esta ideia. Alguém me consegue explicar porque se diz isso? É que o curso de economia do ISCTE parece-me muito apetecível. Ah e se me puderem falar do curso de economia do ISEG e do ISCTE também agradecia.

Um grande abraço colegas e muito sucesso!!
Já ouvi a frase, mas nem toda a gente pensa assim. Basta ver que o ISCTE tem uma média de entrada superior à do ISEG quer em Gestão quer em Economia há vários anos. O que queres saber do ISCTE?

Matrícula
19 Dezembro 2017
Gostos
1
Já ouvi a frase, mas nem toda a gente pensa assim. Basta ver que o ISCTE tem uma média de entrada superior à do ISEG quer em Gestão quer em Economia há vários anos. O que queres saber do ISCTE?

É verdade, mas o curso de Economia do ISEG tem muito mais vagas do que o curso do ISCTE.
Gostaria de saber se o curso do ISCTE é muito virado para a matemática e se esta é muito complexa, se os alunos do ISCTE têm mais facilidade em entrar em mestrado no ISCTE e se a nível de empregabilidade em Economia os alunos do ISCTE estão bem servidos tanto nacional como internacionalmente.

Desde já muito obrigado!

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Gostos
176
É verdade, mas o curso de Economia do ISEG tem muito mais vagas do que o curso do ISCTE.
Gostaria de saber se o curso do ISCTE é muito virado para a matemática e se esta é muito complexa, se os alunos do ISCTE têm mais facilidade em entrar em mestrado no ISCTE e se a nível de empregabilidade em Economia os alunos do ISCTE estão bem servidos tanto nacional como internacionalmente.

Desde já muito obrigado!
Sim, no ISEG há mais vagas do que no ISCTE, o que torna impossível saber se a nota no ISEG do aluno que fica em 72.º (número de vagas do ISCTE) é mais alta ou mais baixa do que a nota de entrada no ISCTE. O curso em inglês do ISEG também tem menos vagas do que o do ISCTE ou do que a versão em português do ISEG e não é por isso que tem nota de entrada mais alta.
Há uma outra forma de fazeres a comparação, do teu ponto de vista de candidato aos cursos. Se um curso tem uma nota de entrada mais alta do que o outro, então encontras de certeza no curso com média mais baixa alunos que entraram nesse curso por não terem conseguido colocação no que tem a nota mais alta, mas não o inverso. Não há nenhum colocado no ISCTE que não pudesse ter entrado no ISEG se o preferisse, mas haverá quase de certeza alunos no ISEG que lá entraram e que tinham preferência pelo ISCTE, mas não conseguiram entrar.

Acho que a matemática dos cursos de Economia deve ser a mesma um pouco por todo o lado se for bem dada. Um curso de Economia que fuja à matemática não te vai preparar bem para seres um economista competente.

Acho que o ISCTE não dá preferência na candidatura aos mestrados aos que já lá estão. Os prémios de admissão só são dados a alunos que vêm de escolas acreditadas (Rewarding Excellence), mas há algumas faculdades de economia e gestão em Portugal com acreditações.

A empregabilidade no ISCTE e na Business School é boa. Podes ver no infocursos. Existem dois gabinetes de apoio à empregabilidade no ISCTE, um para toda a universidade e outro específico para a Business School. Acho que a feira de empregabilidade do ISCTE é mesmo a maior das faculdades de economia e gestão de Lisboa (IBS Career Forum - IBS Networking). Na IBS tens dois sites que publicam ofertas de emprego para os alunos, um mais nacional (Página de entrada - IBS Networking) e outro virado para o mercado de trabalho internacional (--ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa--)

Gostos: David Gaspar