EEE no estrangeiro ou em Portugal

mrpg19

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2018
Gostos
0
Olá, chamo-me Marta, estou atualmente no 12º ano e tenho média de 19,8, mas devo acabar o secundário com 19,5.
Ainda não estou muito convicta em relação ao curso que quero seguir, mas por enquanto o curso que mais se enquadra com o que quero é engenharia eletrotécnica.
Recentemente surgiu a oportunidade de estudar no Reino Unido, na Univ Southampton mas gostava de saber as vossas opiniões.
Não sei se o investimento que é necessário vale a pena, não só em termos de "reputação" mas também de conhecimentos adquiridos...ficarei melhor servida na FEUP?

Obrigada :)

Combinatory

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
55
Instituição
ISEG
Na minha opiniao,vale o que vale, acho que ficas melhor servida na FEUP nem que seja porque em termos de "reconhecimento" a universidade de southampton nao é muito melhor por assim dizer que a do Porto. Se essa opurtunidade de estudar no Reino Unido mas numa que tu possas escolher devias mesmo ponderar. Mas é como diz o outro se fores dos melhores alunos tanto acabas na Nasa na FEUP com na de Shoutampthon. Espero ter ajudado e tem em atençao que é só uma opiniao. Deves seguir o coraçao e o que achas que te sentirias melhor a fazer!

mrpg19

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2018
Gostos
0
Na minha opiniao,vale o que vale, acho que ficas melhor servida na FEUP nem que seja porque em termos de "reconhecimento" a universidade de southampton nao é muito melhor por assim dizer que a do Porto. Se essa opurtunidade de estudar no Reino Unido mas numa que tu possas escolher devias mesmo ponderar. Mas é como diz o outro se fores dos melhores alunos tanto acabas na Nasa na FEUP com na de Shoutampthon. Espero ter ajudado e tem em atençao que é só uma opiniao. Deves seguir o coraçao e o que achas que te sentirias melhor a fazer!
Sim, estou a perceber o que queres dizer...
Por um lado gostava de ir para fora por causa da experiência que era, mas por outro tenho algum receio que não seja benéfico academicamente.
Obrigada!

Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
1
Curso
Biomedical Sciences
Instituição
King's College London
Olá Marta. Eu estou a estudar no King's College London. Em primeiro lugar a vantagem de estudar no Reino Unido é que as tuas propinas são financiadas por um empréstimo do governo, que se chama Student Finance, que só pagas quando acabares o curso e estiveres a ganhar acima de £21 000 por ano (e que neste momento está a ser debatido no parlamento subir para £25 000). Por outro lado, os custos de vida aqui são mais altos que em Portugal, por isso, o investimento não passa tanto pelas propinas, que terás que pagar quando já tiveres meios para isso, mas por pagar a renda e outras despesas em geral.
Outra vantagem de estudar no Reino Unido é que o teu curso é inteiramente em Inglês, pelo que não só melhoras muito o teu nível de Inglês a nível pessoal, como no final o diploma serve como certificação de proficiência na lingua inglesa, pelo que podes usar como equivalente a um diploma de Cambridge ou IELTS.
Em termos de reputação, apesar das universidades portuguesas serem excelentes em termos de reputação e nível de ensino, as universidades inglesas e americanas são as que estão no topo dos rankings mundiais.
Foi por estas razões maioritariamente que eu escolhi vir estudar para Londres. Para ser sincero, com a média que tu tens, quase que entras na universidade/curso que quiseres, apesar de agora ser um bocadinho tarde para mudar porque as candidaturas para os cursos que começam em Setembro fecharam em Janeiro. Pode ainda haver algumas vagas no Clearing por isso se mudares de ideias deves ver nos sites das universidades e no site da UCAS.
Se tiveres qualquer outra questão é só dizer. :)

Gostos: Luís V
Matrícula
19 Agosto 2017
Gostos
15
Curso
Melhoria exames/Ex-aluno medicina (1ºano)
Olá, chamo-me Marta, estou atualmente no 12º ano e tenho média de 19,8, mas devo acabar o secundário com 19,5.
Ainda não estou muito convicta em relação ao curso que quero seguir, mas por enquanto o curso que mais se enquadra com o que quero é engenharia eletrotécnica.
Recentemente surgiu a oportunidade de estudar no Reino Unido, na Univ Southampton mas gostava de saber as vossas opiniões.
Não sei se o investimento que é necessário vale a pena, não só em termos de "reputação" mas também de conhecimentos adquiridos...ficarei melhor servida na FEUP?

Obrigada :)
Na minha opinião não vale a pena sair de Portugal. Se fores boa e gostares do que fazes vais ter sucesso.

Em termos de conhecimentos adquiridos eu também tive durante algum tempo a mesma dúvida, mas cheguei à conclusão que não há nenhuma vantagem em ir estudar para o estrangeiro.