Enfermagem

Discussão em 'Saúde' iniciado por MariaInês, 30 Janeiro 2015.

  1. MariaInês

    MariaInês Membro

    Matriculado:
    30 Janeiro 2015
    Mensagens:
    16
    Gostos Recebidos:
    7
    Instituição:
    IPG
    Olá, eu estou no 12º.
    Estou mesmo inclinada a seguir enfermagem, mas gostava mesmo de saber mais sobre o curso, e a nível de politécnicos e universidades, em principio vou por como 1ª opção a Universidade de Évora... mas gostava de saber qual é realmente o melhor sítio e algumas diferenças.
    Obrigada :)
     
  2. a fish

    a fish pessoa que pode alterar o seu próprio título
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    16 Janeiro 2015
    Mensagens:
    1,936
    Gostos Recebidos:
    4,269
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    FMUC
    Embora algumas Universidades tenham o curso de Enfermagem, na realidade ele é sempre um curso do ensino politécnico. Por exemplo, pegando na UÉvora: http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9500&code=7030
    Digo isto simplesmente para não baseares a tua escolha no facto de uns serem politécnicos e outros universidades, porque são todos politécnicos.
    Boa sorte! :)
     
  3. Micas2903

    Micas2903 Membro

    Matriculado:
    31 Janeiro 2015
    Mensagens:
    27
    Gostos Recebidos:
    20
    Curso:
    Enfermagem
    Instituição:
    ESEP
    Olá Maria Inês :)

    Sou aluna da Escola Superior de Enfermagem do Porto e estou no 1º ano. A escola em si é considerada parte do politécnico mas é a melhor escola de enfermagem do país (como os professores fazem questão de referir vezes e vezes sem conta!) (acho que se candidatou em 2013 para integrar a UP e agora estão à espera da decisão)
    Antes de mais, queria dizer-te que, ao contrário de ti, enfermagem foi algo que escolhi como uma "substituta" da medicina, o curso que realmente queria.
    Não tinha quaisquer expectativas quando comecei e devo dizer-te que fiquei bastante surpreendida!
    O curso em si tem 4 anos (2 teóricos e 2 em contexto hospitalar).
    Até agora tive cadeiras bastante interessantes e outras em que nem sequer pus os pés nas teóricas :p
    Vou falar mais em concreto das UC's da ESEP, embora ache que estas são diferentes de escola para escola. Adorei cadeiras como parentalidade, anatomia e fisiologia. Em anatomia, tínhamos profs do ICBAS a dar-nos aulas e chegamos a ir ao museu anatómico (acho que é assim que se chama :p) ver onde eram feitas as autópsias e tivemos contacto com peças "verdadeiras", nomeadamente os ossos e um corpo (tenho que admitir que foi a melhor aula!). Em parentalidade, fazemos mesmo simulações de contexto hospitalar onde aprendemos a dar banho aos recém nascidos, as consultas nos centro de saúde e todo o acompanhamento às recém mamãs no pós parto. Fisiologia também é bastante interessante porque acabas por perceber como todo o teu corpo funciona :)
    Também tive Introdução à Enfermagem, onde aprendemos a ver a enfermagem de forma completamente diferente e aprendemos a trabalhar com sistemas de diagnósticos e a famosa CIPE (procura no Google)
    Outra cadeira que também me chama bastante a atenção agora no 2º semestre é Introdução à Pratica clínica I, onde vamos aprender os básicos daquilo que iremos fazer no 3º e 4º ano. O 2º ano é muito focado em farmacologia e patologia e vais complementar IPC I com IPC II e III para estares bem preparada para o ano clínico (que é já o seguinte)
    No 3º e 4º vais fazer o chamado ensino clínico e vais atuar já em contexto hospitalar em todas as áreas e mais algumas!

    Devo dizer-te que vejo a enfermagem de forma completamente diferente e, correndo tudo como o esperado, se este ano conseguir medicina, vou com uma imagem renovada de todos os profissionais da enfermagem!

    Alguma coisa, é só perguntares :)
     
  4. davis

    davis "O rapaz do Uniarea"
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    10,685
    Gostos Recebidos:
    11,626
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Poder podes sempre. Ou podes concorrer depois novamente ao concurso nacional de acesso, repetindo os exames nacionais, ou podes também concorrer ao concurso especial de acesso a Medicina por Titulares de grau de Licenciado, embora deixe o alerta que é um concurso muito competitivo.
     
    BiaMafra e Ana Teixeira gostam disto.
  5. sofiapoliveira

    sofiapoliveira Membro Caloiro

    Matriculado:
    8 Fevereiro 2015
    Mensagens:
    1
    Gostos Recebidos:
    1
    Boa tarde Maria Inês,
    eu sou aluna do 1º ano de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viseu. Obviamente que só te posso falar do que conheço, mas deixa-me já dizer-te que o curso de Enfermagem é sempre um curso politécnico, em qualquer escola do país, e que isso não é uma desvantagem!
    Depois de acabar o 12º, estive um ano sem estudar e sempre muito indecisa em relação ao curso que queria seguir. Perto da altura da candidatura decidi-me finalmente e concorri a Enfermagem, na minha cidade,Viseu! A vontade de mudar de cidade quando entrasse no ensino superior sempre esteve presente mas reconhecendo a boa (óptima) escola de Enfermagem que tinha ao pé de casa não arrisquei. Estou super contente com o curso, com a escola, com os professores, com os planos de estudo, com os colegas. Estou completamente satisfeita com a minha escolha. Quero dar-te a oportunidade de conheceres um pouco melhor o funcionamento do nosso curso em Viseu para que possa fazer uma escolha mais sensata com o máximo de informação possível. Deixo-te já link da nossa Escola para que possas explorar à tua maneira: www.essv.ipv.pt . Aqui, em 4 anos de curso, o 1º é de teóricas (quase completamente): Anatomia, Microbiologia, Patologia, Fundamentos de Enfermagem, Psicologias e outras... todas as bases que precisas para os anos seguintes e ainda um "Projecto Individual" em que durante uma parte do 2º semestre "trabalhas" em assessoria num lar de idosos e no final apresentas reflexões que foste recolhendo, para um primeiro contacto com a profissão (já em Fundamentos de Enfermagem, no 2º semestre, tens também algumas práticas). Nos 3 anos seguintes és estagiária em ambiente hospitalar, nos diversos serviços (com preparação teórica primeiro, claro). Podemos dizer que é um curso bastante prático, mas onde não se desvaloriza a teórica. E a meu ver, é uma motivação. A ideia que se vai transmitindo, de várias partes e em vários sentidos, é que os alunos da ESSV vão muito bem preparados para onde quer que vão no final do curso.
    Falando também um pouco da cidade, podes contar, se for uma possível escolha tua, com uma cidade muito acolhedora, bonita, organizada e acessível (não é por mais nada que é considerada a Melhor Cidade para Viver do país). O feedback dos colegas que vem de fora para estudar connosco é sempre muito positivo!
    Estou, como já disse, muito contente com a minha escolha e sei finalmente o que quero fazer grande parte da minha vida. Apesar de ter parecido uma escolha tardia e um quanto precipitada saio todos os dias das aulas com um "arrepiozinho" na barriga por saber que estou num curso tão "valioso" e de tal grandeza. Vai surpreender-te de certeza!
    Espero que faças a tua escolha brevemente e que seja a melhor para ti!
    Cumprimentos,
    Sofia
     
    Mari_Mari gostou disto.
  6. Ana Catarina

    Ana Catarina Membro Caloiro

    Matriculado:
    23 Março 2015
    Mensagens:
    4
    Gostos Recebidos:
    1
    Quero seguir enfermagem, mas não sei que universidade escolher. Qual é a melhor?
     
  7. Margarida Pereira

    Matriculado:
    9 Abril 2015
    Mensagens:
    13
    Gostos Recebidos:
    4
    Boa tarde, entretanto vou ter de escolher uma área para entrar no 10º ano: ciências, línguas e humanidades ou ingressar num curso profissional.
    Desde sempre que o meu sonho é ser enfermeira e nos últimos tempos tenho pesquisado, procurado informações e médias, com muito afinco.
    As minhas dúvidas são: a área das ciências pode ajudar-me mais tarde no curso de enfermagem, mesmo que seja com pequenas noções? Com que média consigo entrar em enfermagem? Alguém que frequente o curso de enfermagem me sabe dizer quais as melhores universidades para o curso e quais as médias das tais universidades?
    Obrigada, mesmo :)
     
  8. Micas2903

    Micas2903 Membro

    Matriculado:
    31 Janeiro 2015
    Mensagens:
    27
    Gostos Recebidos:
    20
    Curso:
    Enfermagem
    Instituição:
    ESEP
    Depende muito da zona onde vives, se estas disposta a ser "deslocada", mas a melhor é a ESEP, no Porto. A média ronda os 14,8.
     
    BiaMafra gostou disto.
  9. Micas2903

    Micas2903 Membro

    Matriculado:
    31 Janeiro 2015
    Mensagens:
    27
    Gostos Recebidos:
    20
    Curso:
    Enfermagem
    Instituição:
    ESEP
    Olá :)
    Em relação à primeira pergunta, ciências É, SEM DÚVIDA ALGUMA, uma mais valia se quiseres ingressar num curso do ensino superior relacionado com esta área! Vais aprender todas as bases teóricas para conseguires aprender o que vier a seguir! Em enfermagem vais precisar bastante da Biologia e da Quimica, disciplinas que tens em ciências.

    Enfermagem faz parte do politécnico, não integrando diretamente uma universidade. A melhor escola é a ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto) e a média ronda os 14,8 (a mais alta do país)
    O melhor mesmo é consultares o site da dges e assim tens acesso a todas as informações que precisas!
     
    Mari_Mari gostou disto.
  10. a fish

    a fish pessoa que pode alterar o seu próprio título
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    16 Janeiro 2015
    Mensagens:
    1,936
    Gostos Recebidos:
    4,269
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    FMUC
    A ESEP é a melhor porquê? ;)
    (a média não é argumento, lamento :p)
     
    BiaMafra e Fábio A. gostam disto.
  11. Micas2903

    Micas2903 Membro

    Matriculado:
    31 Janeiro 2015
    Mensagens:
    27
    Gostos Recebidos:
    20
    Curso:
    Enfermagem
    Instituição:
    ESEP
    Por si só, claro que não mas também influência!
    Temos protocolos com o ICBAS, sendo que são os profs de lá que nos leccionam cadeiras como Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Microbiologia e fazemos mesmo uma visita ao Museu Anatómico e temos contacto com peças cadavéricas.
    Para além disso, existe ainda o facto de que o nosso edifício está praticamente "colado" ao hospital São João e temos contacto quase diário com todo o ambiente hospitalar.

    Tenho colegas que vieram de transferência do Minho e de Aveiro e dizem que, realmente notam uma diferença assustadora a nível de exigência e mesmo de conteúdos.

    Claro que também é uma questão de gosto!
     
  12. Margarida Pereira

    Matriculado:
    9 Abril 2015
    Mensagens:
    13
    Gostos Recebidos:
    4
    Olá! Muito obrigada pela resposta, já fiquem com uma noção. Sou da zona centro e a escola de enfermagem que tenho perto de mim é a EssLei, em Leiri, pelo que quando chegar a hora da decisão irei concorrer para essa e para mais algumas :) Obrigada mais uma vez.
     
  13. catia_31

    catia_31 Membro Caloiro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    7
    Gostos Recebidos:
    2
    Boas! Este é o meu primeiro post aqui no fórum e provavelmente o que vai parecer mais maluco e absurdo but well.. cá vai.
    Eu fiz o ensino secundário pelo curso de Linguas e Humanidades, media final de 13.4, prova de ingresso de Português 13.8. Entrei para uma licenciatura em Turismo que foi desde o inicio a minha 1 opção e estou neste momento a acabar o 1 ano. O problema é: de a uns tempos para ca arrependo-me mt de nao ter ido para Medicina mas bem, todos sabemos que no 10 quase ninguém sabe o que quer ser e caga um bocado para aquilo, dai a minha média de nojo reflexao de 10 e 11.
    será que é possivel se eu tivesse explicações ou algo do género a uma das provas que pedem e tirasse uma nota brilhante conseguisse entrar no Porto? Ou alguma maneira de conseguir fazer isso e subir a média? Provavelmente a resposta é não... mas voltar ao 10 ano e perder 4 anos está completamente fora de questão! mas também não quero ficar com este sentimento.
     
  14. alexandracf

    alexandracf Membro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    84
    Gostos Recebidos:
    72
    O problema é que não é uma prova de ingresso para Medicina são 3 : Matemática A, Biologia e Geologia e Fisica e Quimica A . E isso torna as coisas mais dificeis, já que nunca tiveste aulas
     
  15. catia_31

    catia_31 Membro Caloiro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    7
    Gostos Recebidos:
    2
    Tem de ser as 3? Quanto vale cada uma para a entrada? Isto é, eu qd entrei foi 70% de média e 30% exame. Wual é a fórmula para medicina?
     
  16. davis

    davis "O rapaz do Uniarea"
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    10,685
    Gostos Recebidos:
    11,626
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Os 3 exames nacionais são obrigatórios, é o único curso no país que pede 3 provas de ingresso. Os exames têm um peso de 50%.
     
  17. catia_31

    catia_31 Membro Caloiro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    7
    Gostos Recebidos:
    2
    Como é feito esses 50%? A média dos 3 exames e o valor que dá é o que vai fazer por 50% ou é de outra maneira?
     
  18. Tatiana

    Tatiana Membro Caloiro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    1
    Gostos Recebidos:
    0
    Davis, a minha questão é um pouco parecida com a da Catia...
    Neste momento frequento o fim do 1º ano em Enfermagem, gostaria de saber se há alguma forma de conseguir entrar em Medicina, visto que não tive média para concorrer no ano passado...
     
  19. davis

    davis "O rapaz do Uniarea"
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    10,685
    Gostos Recebidos:
    11,626
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    É a média dos 3 exames, sim.
    A melhor forma é concorreres novamente através do concurso nacional de acesso. No entanto sugiro que leias e acompanhes este tópico:
    Formas alternativas de entrar em Medicina
     
  20. catia_31

    catia_31 Membro Caloiro

    Matriculado:
    19 Maio 2015
    Mensagens:
    7
    Gostos Recebidos:
    2
    Sejamos sinceros, as minhas hipóteses são muito poucas ne? Eu este semestre tive uma cadeira em que o programa era Mat A de 11 (funções) mas de resto não sei nada. Já para não falar de fq, para mim das 3 é a pior...
     
Loading...