Engenharia Química

Matrícula
21 Março 2016
Gostos
28
Eu também vou para Engenharia Química na FEUP e não acho que seja preciso um computador específico. Eu cá tenho um ASUS comprado há dois anos :)

mto27

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2017
Gostos
0
Olá! Sou aluna do 12.º e estou a ponderar escolher Engenharia Química na FEUP. Alguém que frequente esse curso e me possa dizer algo mais relativamente ao plano de estudos e à experiência em geral do curso? Obrigada!

Matrícula
16 Maio 2017
Gostos
4
Olá! Sou aluna do 12.º e estou a ponderar escolher Engenharia Química na FEUP. Alguém que frequente esse curso e me possa dizer algo mais relativamente ao plano de estudos e à experiência em geral do curso? Obrigada!
Olá, o meu irmão tirou esse curso com mestrado em processos e produtos. Se achares útil coloca algumas perguntas e depois eu tento arranjar-te respostas.=)

Gostos: mto27

mto27

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2017
Gostos
0
Olá, o meu irmão tirou esse curso com mestrado em processos e produtos. Se achares útil coloca algumas perguntas e depois eu tento arranjar-te respostas.=)
Olá, obrigada! Por alguns testemunhos e opiniões que vejo na net, percebi que o curso é muito focado na Matemática e na Fisica, para além (obviamente :D ) da Química, o que não acontece em cursos como Química, por exemplo. Confirma-se?
E quanto às saídas profissionais? Pondero precisamente optar pelo mesmo caminho (processos e produtos) e gostava de saber, mais concretamente, o que se pode fazer nessa área...

Obrigada!

Micas23micas

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2017
Gostos
4
Olá, obrigada! Por alguns testemunhos e opiniões que vejo na net, percebi que o curso é muito focado na Matemática e na Fisica, para além (obviamente :D ) da Química, o que não acontece em cursos como Química, por exemplo. Confirma-se?
E quanto às saídas profissionais? Pondero precisamente optar pelo mesmo caminho (processos e produtos) e gostava de saber, mais concretamente, o que se pode fazer nessa área...

Obrigada!
Olá! Desde já peço desculpa pela demora a responder.
Quanto às tuas perguntas, de facto o curso é muito à base de física e matemática ( o nome engana =P), mas todas as engenharias têm a matemática como base, e a física deve-se ao facto de trabalhares com processos físicos aliados à indústria química.
Relativamente às saídas profissionais, esta área oferece-te oportunidades em várias indústrias tais como a indústria farmacêutica, alimentar e química que engloba tintas, produtos cosmética, produtos de limpeza, etc. Para além disto podes sempre seguir o ramo empresarial, a partir do qual podes, por exemplo, estar associada à venda de produtos ou simplesmente estares mais ligada à contabilidade.
Espero ter ajudado!!
Boa sorte!
--- Post atualizado ---
Sou aluna do 12º ano e quero ir pra Engenharia Química. FEUP ou IST?
Olá, neste momento estou a estudar biotecnologia mas tenho um irmão que tirou o curso na FEUP. Da perspetiva de quem está por fora ( eu) e de quem estudou na FEUP ( irmão) penso que a melhor opção é a FEUP não só pelo prestígio mas também pela qualidade de ensino e abertura de emprego que proporciona.

Gostos: mto27
Matrícula
4 Agosto 2016
Gostos
105
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá Rita. Pontos a favor do Porto:
- Alojamento mais barato;
- Melhor espírito académico que Lisboa.

Pontos a favor de Lisboa:
- De longe, a cidade mais desenvolvida do país, com tudo o que isso acarreta;
- Melhores perspetivas futuras, mais e melhor emprego que no Porto e melhor remunerado.

O ensino é bom e semelhante tanto na FEUP como no IST. Na minha opinião, e conhecendo bem o Porto, eu optava por Lisboa, pelas perspetivas a longo prazo e por ser a capital.

Gostos: davis

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
193
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá,
Eu estudo engenharia química. A nível de rankings de reputação as universidades estão mais ou menos niveladas. A FEUP é a que lidera os rankings (como em qualquer outra engenharia) mas as outras não ficam muito atrás. Pensa também em que cidade gostavas de viver. Se tiveres dúvidas, pergunta :)

Matrícula
16 Dezembro 2017
Gostos
4
Olá! Eu sou aluna do 12º ano de Ciências e tecnlogias. Queria entrar no IST em engenharia química, mas neste momento a minha média é de 15,8. No final deste ano, penso que a média vá subir, mas pouco. Em 2017 a nota do último colocado foi 161,5 e reparei que desde 2014 tem subido bastante. Em princípio, este ano vou repetir o exame de FQ, já que a nota do exame foi 11,8; tendo ficado com 14,74 à disciplina. Escuso de perguntar se a nota do último colocado vai subir este ano, pois provavelmente vai mesmo. A questão é que se eu não entrar no IST, terei de ir para Aveiro, mas, apesar de gostar muito da cidade, penso que em Lisboa terei muitas mais oportunidades no futuro. O que acham?

Gostos: inêslopezz666

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
193
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá! Eu sou aluna do 12º ano de Ciências e tecnlogias. Queria entrar no IST em engenharia química, mas neste momento a minha média é de 15,8. No final deste ano, penso que a média vá subir, mas pouco. Em 2017 a nota do último colocado foi 161,5 e reparei que desde 2014 tem subido bastante. Em princípio, este ano vou repetir o exame de FQ, já que a nota do exame foi 11,8; tendo ficado com 14,74 à disciplina. Escuso de perguntar se a nota do último colocado vai subir este ano, pois provavelmente vai mesmo. A questão é que se eu não entrar no IST, terei de ir para Aveiro, mas, apesar de gostar muito da cidade, penso que em Lisboa terei muitas mais oportunidades no futuro. O que acham?
O pessoal que sai do curso em Aveiro arranja sempre boas oportunidades de trabalho. Sim, o IST tem melhor reputação, eu também queria ir para lá mas como tive imensos problemas pessoais nessa altura, o exame de matemática correu-me mal e não deu para entrar em Lisboa. O departamento de química é dos melhores departamentos da universidade e a UA é uma universidade em crescimento principalmente na área das engenharias. Se tiveres alguma dúvida pergunta :)

Matrícula
16 Dezembro 2017
Gostos
4
O pessoal que sai do curso em Aveiro arranja sempre boas oportunidades de trabalho. Sim, o IST tem melhor reputação, eu também queria ir para lá mas como tive imensos problemas pessoais nessa altura, o exame de matemática correu-me mal e não deu para entrar em Lisboa. O departamento de química é dos melhores departamentos da universidade e a UA é uma universidade em crescimento principalmente na área das engenharias. Se tiveres alguma dúvida pergunta :)
Obrigada por teres respondido! De qualquer modo, vou-me candidatar ao IST, se não conseguir entrar, vou para Aveiro :)
Já agora, podias falar um pouco sobre o curso, se não te importasses?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
193
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Obrigada por teres respondido! De qualquer modo, vou-me candidatar ao IST, se não conseguir entrar, vou para Aveiro :)
Já agora, podias falar um pouco sobre o curso, se não te importasses?
Eu ainda estou no primeiro ano, então ainda não te sei muito bem responder. "Engenharia química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais." é a definição da Engenharia química. Uma das coisas que engana um pouco o pessoal é o pensar que este é um curso exclusivamente de química. O curso também tem vários elementos de física e de informática e principalmente de matemática. A maioria das cadeiras destas áreas são as chamadas "bases de engenharia". Ou seja, são cadeiras que existem em EQ e na maioria das outras engenharias também. E também tens muitas cadeiras de química. Este curso acentua-se mais nas áreas da termodinâmica, cinética química, transferências de calor e de massa, mecânica de fluidos, entre outros. Basicamente, é a aplicação da química à grande escala.

Matrícula
16 Dezembro 2017
Gostos
4
Eu ainda estou no primeiro ano, então ainda não te sei muito bem responder. "Engenharia química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais." é a definição da Engenharia química. Uma das coisas que engana um pouco o pessoal é o pensar que este é um curso exclusivamente de química. O curso também tem vários elementos de física e de informática e principalmente de matemática. A maioria das cadeiras destas áreas são as chamadas "bases de engenharia". Ou seja, são cadeiras que existem em EQ e na maioria das outras engenharias também. E também tens muitas cadeiras de química. Este curso acentua-se mais nas áreas da termodinâmica, cinética química, transferências de calor e de massa, mecânica de fluidos, entre outros. Basicamente, é a aplicação da química à grande escala.
Obrigada mais uma vez por teres respondido! Parece ser um curso interessante. Espero conseguir boa nota no exame de fq este ano!

Gostos: tiagopaiva
Matrícula
13 Março 2017
Gostos
0
Bom dia, como o final do ano letivo está mesmo aqui à porta e eu já sei o curso que quero tirar,engenharia quimica. Mas estou em dúvida entre duas univeridades. Aveiro ou Coimbra?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
193
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Bom dia, como o final do ano letivo está mesmo aqui à porta e eu já sei o curso que quero tirar,engenharia quimica. Mas estou em dúvida entre duas univeridades. Aveiro ou Coimbra?
Penso que não haja grande diferença entre as duas Universidades mas penso que a de Aveiro é um pouco melhor. Isto porque o departamento de química é dos melhores departamentos da Universidade quer a nível da Investigação quer a nível do ensino. O ambiente é muito bom e a faina (praxe) de EQ está muito bem organizada. Penso que também deves tomar em conta o fator localização. Mas penso que caso escolhas uma ou outra vais estar bem servida.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
39
Sim eu faria o que o tiagopaiva diz , teria em conta em termos de localização entre essas duas que tas indecisa!