Ensino Artístico e Profissional - Exames a realizar

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Joana Barata
Realizei o exame de português em primeira fase onde obtive 10 valores, e o de biologia e geologia em segunda onde obtive 14 valores (só realizei este pk me disseram que entrou uma nova legislação em que os alunos do ensino profissional so precisam de realizar o exame de portugues e um dos exames de ingresso que as faculdades requerem— e também gostava de verificar isto).
É verdade, podes confirmar aqui:
http://uniarea.com/es-do-profissional-ou-artistico-estas-sao-as-novas-regras-de-acesso/

• So preciso mesmo de um exame vindo do profissional? ( como descrevi acima)
Ler artigo acima.
• tenho de me candidatar de forma diferente?
Não.
•Como a Universidade sabe que venho de um curso profissional e se sabe que a minha media é diferente do ensino regular e que supostamente so fiz um dos exames devido a essa legislação?
Pela ficha ENES.
• Como sei a minha media para ingressar, pois pelos vistos também é diferente ( nota: a minha media final de curso é 17)
Ler artigo acima.
• obviamente só posso concorrer à segunda fase este ano... mas para o ano poderei concorrer à primeira fase de ingresso com a nota da segunda fase caso não entre este ano, ou só posso concorrer na segunda fase também?
Na 1ª fase de candidaturas só podem ser usados como prova de ingresso exames nacionais das primeiras fases de exames.
• o nosso currículo conta no momento de ingresso? (Pergunto isto porque no meu curso tive módulos de hipologia e sanidade equina e portanto já tenho alguma experiência em cuidados veterinários equinos, assim como uma formação de ferradores e médicos veterinários sobre patologias equinas... logo seria uma mais valia para entrar em medicina veterinária, penso eu)
Pelo concurso nacional de acesso, não. Podes ter preferência habilitacional em alguns cursos do ensino politécnico.

Gostos: Mafalda Sousa

Joana Barata

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
Gostos
2
Gostos: davis
Matrícula
16 Maio 2017
Gostos
5
Boas @davis,

Fui à 1ªfase e como vim do profissional, realizei o exame de português e a prova de ingresso do curso que quero que é marketing.
Entretanto chumbei às duas, fui à 2ª fase e realizei novamente o de português(pq o meu curso tem como prova de ingresso também Português), e tirei positiva.
A minha questão é, deveria ter realizado também o de economia para agora poder entrar na universidade?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Catarina Parreira
Fui à 1ªfase e como vim do profissional, realizei o exame de português e a prova de ingresso do curso que quero que é marketing.
Entretanto chumbei às duas, fui à 2ª fase e realizei novamente o de português(pq o meu curso tem como prova de ingresso também Português), e tirei positiva.
A minha questão é, deveria ter realizado também o de economia para agora poder entrar na universidade?
Não era preciso. Na 2ª fase de candidaturas (e 3ª) será considerado na CFCEPE o teu exame de economia da 1ª fase.

Matrícula
16 Maio 2017
Gostos
5
Que boa noticia @davis! Andei meses à espera disto, inscrevi-me apenas no de português sem pensar nas consequências, e só hoje parei para pensar... e cheguei à conclusão que tinha que recorrer a ti ahah obrigada ;)

Gostos: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Que boa noticia @davis! Andei meses à espera disto, inscrevi-me apenas no de português sem pensar nas consequências, e só hoje parei para pensar... e cheguei à conclusão que tinha que recorrer a ti ahah obrigada ;)
Neste caso não teve qualquer consequência. :p Boa sorte!

Diogo Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2017
Gostos
0
Tenho umas dúvidas em relação a entrar na universidade para quem tem um curso profissional.
Como já li neste artigo, És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea , é preciso realizar o exame de português e o da prova de acesso para poder concorrer a universidade e ter equivalência.

Ou seja, se tiver uma média de 170 valores no final do curso, e média de 140 nos exames fico com uma média final de por volta de 16,1 ( CFCEPE = (7*170+3+140)/10 ).

Agora minha dúvida é a seguinte essa é a média que posso usar e comparar com as dos anos anteriores para ver se consigo entrar?
É que pelo que vi em cada universidade a média final e a da prova de ingresso tem pesos diferentes, alguém me pode explicar como isso funciona?

Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Diogo Jesus
Agora minha dúvida é a seguinte essa é a média que posso usar e comparar com as dos anos anteriores para ver se consigo entrar?
É que pelo que vi em cada universidade a média final e a da prova de ingresso tem pesos diferentes, alguém me pode explicar como isso funciona?
Não, essa é a tua CFCEPE, ou seja, a tua média do secundário para efeitos de acesso. Para chegar à nota de candidatura tens de pegar nesse valor, e a nota dos exames pedidos como prova de ingresso, e fazer o respectivo cálculo. O peso de cada componente varia conforme a instituição.

Sugiro que vás estando atento aqui ao site, porque podem haver novidades em breve para os alunos do profissional:
Acesso ao superior dos alunos dos cursos profissionais e artísticos poderá ser mais acessível | Uniarea

Matrícula
19 Junho 2017
Gostos
0
Boa tarde! Eu no ano letivo de 2016-2017 acabei o meu curso profissional, e por lei sou obrigado a fazer o exame de português + o de ingresso (HCA) no meu caso. Tenho o 12° ano feito mas não os exames porque não passei. E fui como externo por ser do profissional. A minha dúvida é : para o ano que vem, sou obrigado a fazer o exame de português na mesma ou posso só realizar o exame de ingresso? Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marcelo Viana
Boa tarde! Eu no ano letivo de 2016-2017 acabei o meu curso profissional, e por lei sou obrigado a fazer o exame de português + o de ingresso (HCA) no meu caso. Tenho o 12° ano feito mas não os exames porque não passei. E fui como externo por ser do profissional. A minha dúvida é : para o ano que vem, sou obrigado a fazer o exame de português na mesma ou posso só realizar o exame de ingresso? Obrigado!
Podes usar na CFCEPE um exame realizado no ano anterior, sim.

marlenecs8

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2017
Gostos
1
Boa tarde. Recentemente li umas noticias relativas aos exames a realizar pelos alunos do profissional no ano de 2018. Resumidamente dizia que apenas era necessário a realização dos exames utilizados como prova de ingresso contrariamente aos 2 obrigatórios, de português e outro à escolha. Gostaria de saber se têm alguma informação relativa a este tópico pois irei realizar os exames e neste momento não sei para quais me preparar.Obrigada

Gostos: Joana Barata

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
14,109
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @marlenecs8
Boa tarde. Recentemente li umas noticias relativas aos exames a realizar pelos alunos do profissional no ano de 2018. Resumidamente dizia que apenas era necessário a realização dos exames utilizados como prova de ingresso contrariamente aos 2 obrigatórios, de português e outro à escolha. Gostaria de saber se têm alguma informação relativa a este tópico pois irei realizar os exames e neste momento não sei para quais me preparar.Obrigada
Isso é apenas uma proposta, ainda não foi aprovado nada:
Acesso ao superior dos alunos dos cursos profissionais e artísticos poderá ser mais acessível | Uniarea

Teremos de esperar pelo Guia Geral de Exames 2018 para ver se há alterações.

Matrícula
11 Julho 2017
Gostos
2