Estudar na Alemanha

Matrícula
26 Janeiro 2017
Gostos
0
Boa tarde.
Tenho um problema e espero que me consigam ajudar a obter uma resposta.

Tenho 29 anos, moro na Alemanha, Colónia, e quero ingressar numa Universidade. Completei o 12o ano em 2006 através de um curso técnico-profissional, CET nível 4.

A Universidade em que me pretendo matricular nao pede requisitos especiais para o ingresso a um bacharel. Pedem certificado, portfolio, BI, etc.. No entanto, porque sou estrangeiro, pedem-me que faca uma inscricao através da Uni-Assist, uma organizacao que verifica a equivalencia de cursos para estrangeiros.

Eles pedem um documento que deveria ser fácil de obter. Aqui está o link. Eles pedem um papel da Direccao Geral de Ensino Superior em como posso entrar para uma universidade ou uma confirmacao de uma universidade em como eu me posso ingressar ali. Já falei com a DGES e com um par de universidades e eles dizem-me que o único papel que eles me podem passar é se eu de facto entrar para a universidade!

Será que tenho de estudar, por exemplo, geometria descritiva ou alemao, ingressar em um par de universidades, passar os exames nacionais, esperar que haja uma vaga para mim, e que a univerisdade se interesse por mim, para entao ter este papel? No segundo que tenha este papel eu vou dizer "Ok, obrigado. Adeuzinho vou voltar para a Alemanha.". A acrescentar ao ridículo teria ainda de pagar quaisquer custos de admissao, propinas iniciais, administracao, etc.! Acho redundante e contra-produtivo que para estudar na alemanha tenha de estar numa universidade em portugal. Nao pretendo fazer Erasmus.

Eu apenas preciso de um documento em como eu me posso ingressar numa universidade, continuar os meus estudos, em como o 12o ano é suficiente para me ser dada a hipótese de entrar numa universidade.

Muito obrigado pela sua atencao, perdoem o meu teclado sem acentos e tenham um excelente dia!

Em resumo:
Como posso arranjar um papel, da DGES ou uma universidade, em como posso prosseguir os estudos no ensino superior sem ter de entrar para uma universidade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @André da Costa
Realmente a tua situação é algo caricata e o que eles te pedem não faz muito sentido. Já tentaste contactar a universidade em causa e explicar-lhes que para obteres esse documento precisarias de frequentar (ou pelo menos entrar), uma universidade portuguesa?

É que as universidades que tu contactaste deram-te a informação certa, só te conseguem dar um certificado de matrícula se efetivamente entrares e te matriculares.

A alternativa poderá passar por arranjares cá uma instituição que te permita entrar através de um regime como o maiores de 23 anos só para teres esse documento. Com uma privada o processo poderá ser mais rápido e ágil...

Gostos: André da Costa
Matrícula
26 Janeiro 2017
Gostos
0
Hey Davis.

Obrigado pelas sugestoes. Tenho de tentar falar com o máximo de universidades que puder, sim.

Também já pensei que deve haver uma instituicao que perceba esta situacao tao estranha e que me pudesse ajudar. E sim percebo que uma privada poderia ajudar mais rapidamente.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigado pelas sugestoes. Tenho de tentar falar com o máximo de universidades que puder, sim.

Também já pensei que deve haver uma instituicao que perceba esta situacao tao estranha e que me pudesse ajudar. E sim percebo que uma privada poderia ajudar mais rapidamente.
Já falaste com alguém da DGES sobre isto?

Matrícula
26 Janeiro 2017
Gostos
0
Bom dia.

A DGES respondeu:
"Conforme informado telefonicamente, para a emissão do certificado DGES, é necessário ter realizado exames nacionais em Portugal e reunir as condições de acesso a um curso superior." Assim, a DGES nao me vai poder ajudar sem ter de passar um exame qualquer.

A minha namorada falou em Alemao com a uni-assist e desde que tenha um papel em como posso entrar numa instituicao de ensino superior estou bem. Agora vou tentar encontrar qualquer coisa em que me possa inscrever, nem que seja um curso de preparacao ou o ano zero ou nem sei bem.

Alguém conhece alguma maneira de entrar numa universidade facilmente independentemente do curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Alguém conhece alguma maneira de entrar numa universidade facilmente independentemente do curso?
A forma mais fácil para o teu caso é o concurso especial para maiores de 23 anos.

Phil Mantô

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2017
Gostos
1
Boa tarde.
Tenho um problema e espero que me consigam ajudar a obter uma resposta.

Tenho 29 anos, moro na Alemanha, Colónia, e quero ingressar numa Universidade. Completei o 12o ano em 2006 através de um curso técnico-profissional, CET nível 4.

A Universidade em que me pretendo matricular nao pede requisitos especiais para o ingresso a um bacharel. Pedem certificado, portfolio, BI, etc.. No entanto, porque sou estrangeiro, pedem-me que faca uma inscricao através da Uni-Assist, uma organizacao que verifica a equivalencia de cursos para estrangeiros.

Eles pedem um documento que deveria ser fácil de obter. Aqui está o link. Eles pedem um papel da Direccao Geral de Ensino Superior em como posso entrar para uma universidade ou uma confirmacao de uma universidade em como eu me posso ingressar ali. Já falei com a DGES e com um par de universidades e eles dizem-me que o único papel que eles me podem passar é se eu de facto entrar para a universidade!

Será que tenho de estudar, por exemplo, geometria descritiva ou alemao, ingressar em um par de universidades, passar os exames nacionais, esperar que haja uma vaga para mim, e que a univerisdade se interesse por mim, para entao ter este papel? No segundo que tenha este papel eu vou dizer "Ok, obrigado. Adeuzinho vou voltar para a Alemanha.". A acrescentar ao ridículo teria ainda de pagar quaisquer custos de admissao, propinas iniciais, administracao, etc.! Acho redundante e contra-produtivo que para estudar na alemanha tenha de estar numa universidade em portugal. Nao pretendo fazer Erasmus.

Eu apenas preciso de um documento em como eu me posso ingressar numa universidade, continuar os meus estudos, em como o 12o ano é suficiente para me ser dada a hipótese de entrar numa universidade.

Muito obrigado pela sua atencao, perdoem o meu teclado sem acentos e tenham um excelente dia!

Em resumo:
Como posso arranjar um papel, da DGES ou uma universidade, em como posso prosseguir os estudos no ensino superior sem ter de entrar para uma universidade?

Olá André Costa!
Oi Turma
Em primeiro lugar: Obrigado pela admissão!
Em segundo: Aqui vai um video que fizemos, após vários pedidos, sobre como estudar na Alemanha. Em apenas 5 passos!

Esperamos que os ajude!
Caso tenham dúvidas, nos escrevam!

Abraços e sucesso!
Phil, Té & Nelson!

Gostos: davis
Matrícula
26 Janeiro 2017
Gostos
0
Obrigado Phil. O video mostra bastante bem os passos, de uma maneira geral, para quem quer estudar na Alemanha. No entanto nao se aplica propriamente 'a minha situaçao já que quem estudou em Portugal até ao 12o ano nao é obrigado a passar pelo Studienkolleg. Apenas preciso de outros documentos e fazer os exames nacionais.

Obrigado pela resposta e força com o vosso canal!

Matrícula
30 Setembro 2018
Gostos
0
Ola, eu estou no meu primeiro do curso profissional Técnico de Gestão.
Queria saber se vou conseguir entrar em alguma Universidade em Alemanha?
Podem me explicar esse processo sff?