Estudos Europeus - FLUL VS Relações Internacionais - ISCSP

BeatrizMar

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2017
Gostos
0
Olá a todos,
Estou bastante indecisa sobre as minhas escolhas, por isso estou a pensar em Estudos Europeus na FLUL ou Relações Internacionais no ISCSP , mas gostaria de saber algumas opiniões de alguns alunos, acerca de como são os cursos, se gostam, o que gostam mais ou que gostam menos. Digam-me tudo o que deva saber! Obrigada :D

joana.az

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2017
Gostos
1
Curso
Estudos Europeus
Instituição
FLUL
Olá, Beatriz! Eu estou em Estudos Europeus e vou-te falar um bocadinho do que tem sido a minha experiência até agora.
Estou no segundo ano, ou seja, a meio da licenciatura, e o meu ano foi o primeiro em que o plano de estudos atual foi aplicado - ou seja, estou a ser, digamos, o "ano cobaia". Acho que o curso com esta nova remodelação está muito bom! É um curso onde acabas por explorar muitas variáveis sobre a realidade internacional (digo-te "internacional" e não "europeu" porque é mesmo isso que eu sinto), sejam elas as relações internacionais em si, a economia, o direito, etc.
Acho, contudo, que o curso pode pecar um pouco por estar na FLUL - pelo simples facto da FLUL ser, a meu ver, uma faculdade mais direcionada para os clássicos (História, Arqueologia, etc.), para as línguas (LLC, Tradução, etc.) e para as culturas - e isto acaba por influenciar um bocadinho a estrutura do teu curso. Basicamente, se fosse um curso lecionado noutra instituição, se calhar abordaria assuntos diferentes. Não desvalorizando a FLUL, sublinhe-se!
Contudo, o facto serem abordados várias vertentes da realidade internacional fez-me perceber, no decorrer da licenciatura, o que eu quero mesmo fazer no que toca a mestrado e a trabalho em si. E fez-me, claro, ganhar novas noções do Mundo que antes me eram super gerais e que agora entendo melhor como "funcionam", digamos assim.
É um curso único e acho que vais gostar! Eu pelo menos tenho gostado muito. E também ponderei RI no ISCSP, até coloquei acima de EE na minha candidatura, mas foi aqui que me aceitaram :sweatsmile:

Qualquer outra dúvida que tenhas, não hesites em perguntar!

Gostos: Holka
Matrícula
25 Março 2018
Gostos
49
Instituição
FLUL
Olá a todos,
Estou bastante indecisa sobre as minhas escolhas, por isso estou a pensar em Estudos Europeus na FLUL ou Relações Internacionais no ISCSP , mas gostaria de saber algumas opiniões de alguns alunos, acerca de como são os cursos, se gostam, o que gostam mais ou que gostam menos. Digam-me tudo o que deva saber! Obrigada :D
Olá, Beatriz! Eu estou em Estudos Europeus e vou-te falar um bocadinho do que tem sido a minha experiência até agora.
Estou no segundo ano, ou seja, a meio da licenciatura, e o meu ano foi o primeiro em que o plano de estudos atual foi aplicado - ou seja, estou a ser, digamos, o "ano cobaia". Acho que o curso com esta nova remodelação está muito bom! É um curso onde acabas por explorar muitas variáveis sobre a realidade internacional (digo-te "internacional" e não "europeu" porque é mesmo isso que eu sinto), sejam elas as relações internacionais em si, a economia, o direito, etc.
Acho, contudo, que o curso pode pecar um pouco por estar na FLUL - pelo simples facto da FLUL ser, a meu ver, uma faculdade mais direcionada para os clássicos (História, Arqueologia, etc.), para as línguas (LLC, Tradução, etc.) e para as culturas - e isto acaba por influenciar um bocadinho a estrutura do teu curso. Basicamente, se fosse um curso lecionado noutra instituição, se calhar abordaria assuntos diferentes. Não desvalorizando a FLUL, sublinhe-se!
Contudo, o facto serem abordados várias vertentes da realidade internacional fez-me perceber, no decorrer da licenciatura, o que eu quero mesmo fazer no que toca a mestrado e a trabalho em si. E fez-me, claro, ganhar novas noções do Mundo que antes me eram super gerais e que agora entendo melhor como "funcionam", digamos assim.
É um curso único e acho que vais gostar! Eu pelo menos tenho gostado muito. E também ponderei RI no ISCSP, até coloquei acima de EE na minha candidatura, mas foi aqui que me aceitaram :sweatsmile:

Qualquer outra dúvida que tenhas, não hesites em perguntar!
Olá @Beatriz Mar !

Eu não estou em Estudos Europeus, mas estou na FLUL e também conheço um bocado a "realidade" desse curso através de alguns amigos e do meu ponto de vista pessoal. Não vou acrescentar grande coisa em relação ao que a @joana.az te disse, aliás, tenho a mesma opinião em relação à estrutura do curso de EE. No entanto, deixa-me só acrescentar que em Estudos Europeus, ao contrário do que acontece em Relações Internacionais, tens ainda a possibilidade de fazer um minor (especialização) no último ano, caso queiras, ou então fazes cadeiras escolhidas por ti mesma. Depois do curso, podes ainda fazer um mestrado (na FLUL ou outra instituição), que esteja relacionado com Política e não só.

De qualquer forma, podes cá aparecer na FLUL no dia aberto (9/05), onde poderás assistir a aulas abertas e falar com o pessoal de Estudos Europeus, o que acaba por te dar uma perceção mais direta do curso! ;)

Gostos: BeatrizMar
Matrícula
13 Fevereiro 2017
Gostos
31
Olá @BeatrizMar!
Há cerca de um ano também estava com a mesma dúvida que tu, mas acabei por optar por Relações Internacionais no ISCSP e, pelo menos até agora, não me arrependo.
Tens cadeiras que abrangem um leque enorme de áreas de estudo como História, Geografia, Economia, Direito (privado, político, internacional, europeu), Política, passando também por algumas mais filosóficas e ainda por uma cadeira de análise de dados em que aprendes a trabalhar com um software tipo Excel e a interpretar dados estatísticos. Escolhes também uma cadeira de línguas em cada semestre, podendo escolher entre francês, inglês ou alemão. O ISCSP tem 4 níveis disponíveis para cada língua e no princípio do ano os alunos têm de fazer um teste de diagnóstico a cada uma delas para saberem em que nível se inserem antes mesmo de escolherem qual querem. Em cada semestre tens ainda uma cadeira de outro curso (como Ciência Política, Sociologia, etc), que podes escolher entre uma lista de opcionais que aparece na página dos horários no site do ISCSP.
Os professores são todos muito diferentes e com visões muito distintas do mundo, e acho que isso é um dos meus aspetos preferidos do curso. Por exemplo, vais encontrar desde monárquicos e membros do PSD até membros do Bloco e marxistas, mas todos ótimos professores, garanto-te, e não te tentam impor as suas ideologias políticas.
Em termos de infraestruturas, o ISCSP é uma faculdade bastante moderna. As instalações mudaram-se para o Polo da Ajuda em 2002, por isso ainda tem tudo um aspeto muito "novinho" :tearsofjoy:. As salas são espaçosas e, se a tua turma for muito grande, até vais ter algumas aulas em auditórios. Temos um grande pátio exterior a que por alguma razão chamamos esplanada e a nossa biblioteca podia ter uma maior variedade de livros, admito, mas tem 3 pisos e salas onde podes trabalhar em grupo. Do meu ponto de vista, o ambiente entre alunos também é bastante bom, e os alunos do 2º e 3º ano estão sempre dispostos a ajudar!
Um aspeto menos positivo: normalmente, as turmas de RI têm muito alunos e, por isso, em grande parte das cadeiras és avaliada em regime de avaliação final :pensive:. Mas também há sempre aqueles professores fantásticos que fazem frequências ou trabalhos durante o semestre.

Bem, eu estive aqui a falar como se tu já estivesses lá, mas a minha intenção era só fazer uma espécie de apresentação do curso e da faculdade :tearsofjoy::tearsofjoy:. Estudos Europeus também me parece um curso fantástico e acho que qualquer que seja a tua escolha vai ser acertada. O dia aberto do ISCSP vai ser a 24 deste mês, aconselho-te a vir e ver por ti própria para não te baseares só nas opiniões de quem cá anda :).
Se tiveres alguma dúvida, estou à disposição!