Exame português 2019

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
396
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa tarde,alguém sabe se o exame de português de 2019,ainda vai abordar os conteúdos comuns aos dois programas?
Em princípio, penso que sim. A Física e Química A houve 2 anos de transição, por isso, é perfeitamente válido que haja pelo menos 2 anos de transição no caso de Português.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,390
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Em princípio, penso que sim. A Física e Química A houve 2 anos de transição, por isso, é perfeitamente válido que haja pelo menos 2 anos de transição no caso de Português.
Confirmo, vai mesmo haver 2 anos de transição.

Gostos: fi94
Matrícula
10 Setembro 2018
Gostos
5
Confirmo, vai mesmo haver 2 anos de transição.
Obrigado pelo esclarecimento!Tenho só mais uma dúvida!eu acabei o secundário em 2016/2017 fiz os exame de port e tive 12 este ano repti e tive a mesma nota.Para o ano se melhorar a nota do exame,essa nota substitui a minha CFD?Já agora português é uma das provas de ingresso

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
396
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Obrigado pelo esclarecimento!Tenho só mais uma dúvida!eu acabei o secundário em 2016/2017 fiz os exame de port e tive 12 este ano repti e tive a mesma nota.Para o ano se melhorar a nota do exame,essa nota substitui a minha CFD?Já agora português é uma das provas de ingresso
No teu caso, este era o último ano que terias para melhoria da CFD no diploma. No entanto, continuas a poder melhorá-la apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, ou seja, a melhoria de classificação da disciplina apenas aparecerá na ficha ENES.

Gostos: davis
Matrícula
10 Setembro 2018
Gostos
5
No teu caso, este era o último ano que terias para melhoria da CFD no diploma. No entanto, continuas a poder melhorá-la apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, ou seja, a melhoria de classificação da disciplina apenas aparecerá na ficha ENES.
Então por exemplo se este ano tirar 14 a português a minha média de secundario para o acesso ao ensino superior altera!?

Gostos: fi94
Matrícula
10 Setembro 2018
Gostos
5
Boa tarde, alguém me poderia dizer quais são as obras que poderão sair no exame de português de 2019?
Boa noite o exame de português vai conter os conteudos comuns dos dois programas.
Eu estive a ver o programa e as obras em comum são:
-Os Lusíadas
-Os Maias
-Sermão de Santo António aos peixes
-cesário Verde
-Frei Luís de Sousa
-Fernando Pessoa:Heterónimo,Ortónimo e a Mensagem

tomas24

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2017
Gostos
0
Boa noite o exame de português vai conter os conteudos comuns dos dois programas.
-Os Lusíadas
-Os Maias
-cesário Verde
-Frei Luís de Sousa
Obrigado! Pensei que pudesse sair Amor de perdição

Matrícula
10 Abril 2017
Gostos
64
Obrigado! Pensei que pudesse sair Amor de perdição
No caso d'Os Maias, pode sair qualquer excerto de um romance de Eça de Queirós no Grupo I da Parte B, tal como está escrito num artigo de um jornal (Escolas livres para optar por qualquer obra de Eça)
"Qual a obra [de Eça de Queirós] que sairá no exame? Segundo Filomena Viegas, presidente da Associação de Professores de Português, "o que está em causa é o autor e, desde que tenha sido estudado, qualquer obra pode ser usada no exame". A dirigente frisa que já nos exames deste ano [2018] o Instituto de Avaliação Educativa, que elabora as provas, deu indicações nesse sentido.”

OU podes ter que escrever um texto expositivo sobre a obra de Eça que estudaste!
Como por exemplo:

Tendo em conta a sua experiência de leitura de um dos romances de Eça de Queirós, caracterize duas personagens do romance que leu.
Comece por indicar, na folha de respostas, o título do romance por si selecionada.
A sua exposição deve incluir:
  • uma introdução ao tema, no qual explicite o romance selecionado;
  • um desenvolvimento no qual desenvolvas uma característica notória de cada uma das duas personagens do romance selecionadas, fundamentando através de um exemplo significativo para cada personagem;
  • uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.
Sugestões:
Apresentamos aqui alguns exemplos de pares de personagens para alguns romances:
Os Maias – Carlos da Maia e Maria Eduarda;
A Ilustre Casa de Ramires – Gonçalo Ramires e André Cavaleiro;
A Cidade e as Serras – Jacinto e José Fernandes;
O Primo Basílio – Jorge e Basílio;
A Relíquia – Teodorico Raposo e Dona Patrocínio;
A Capital – Artur Corvelo e Melchior.

Gostos: tomas24
Matrícula
15 Setembro 2018
Gostos
1
Olá
Li em algum sítio que no exame de portuguê a realizar em 2019 não pode sair Amor de perdição, crónica de D.João 1 nem poesia trovadoresca. Alguém pode me pode confirmar?

Matrícula
13 Agosto 2016
Gostos
3
Como livro de preparação para português, qual é o que tem melhores resumos, o da raiz ou da porto? É que estou muito indecisa em relação ao que deva comprar.

Matrícula
10 Abril 2017
Gostos
64
Não pode sair o Ano da morte de Ricardo Reis do Saramago?
Tanto tempo a lê-lo para não sair no exame :/
É assim... O tema do estudo de uma obra de José Saramago é comum aos dois programas. Na parte A do Grupo I pode sair dois excertos em opção do Ano da Morte de Ricardo Reis e do Memorial do Convento; e na parte C pode sair um texto expositivo na qual tenhas que desenvolver 2 características da obra de José Saramago que estudaste (no teu caso, o Ano da Morte de Ricardo Reis). Por isso, por segurança, aconselho-te a estudares o Ano da Morte de Ricardo Reis!

-Os Lusíadas
-Os Maias
-cesário Verde
-Frei Luís de Sousa
E as rimas de Camões e a obra de José Saramago que estudares!

Gostos: brod56