Exames no Superior

Matrícula
25 Agosto 2016
Gostos
23
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
Eu por exemplo era avaliado ao longo do semestre para obter nota interna (testes, trabalhos, relatórios...), se tivesse nota >9.0 interna era aprovado a ir a exame que era obrigado a ter >9.5 para ter a cadeira feita. Isto era igual em todas as cadeiras.

Informem-se bem de como funciona a avaliação na vossa universidade, porque umas têm exames outras não

S

someone

Guest
Informem-se bem de como funciona a avaliação na vossa universidade, porque umas têm exames outras não
Como assim? Pensei que existissem em todas... ou referes-te à obrigatoriedade dos exames numa faculdade x para concluir uma cadeira?

Eu queria saber mais concretamente na Universidade de Lisboa (clássica) e na Universidade Católica. Infamous, se não for incómodo, informa-me sff se estás na de Lisboa, pois é nessa que tenho interesse.

Matrícula
25 Agosto 2016
Gostos
23
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
É assim, pelo que sei a avaliação varia de dois modos:
- Frequências (Avaliação ao longo do semestre) e que caso não aproves vais a exame.
- Exames, precisas na mesma de obter nota ao longo do semestre (normalmente é nota minima de 8/9, caso não consigas isto nem a exame vais e a cadeira é reprovada), mas a tua aprovação está dependente do exame final quer tenhas 20 na nota interna ou 10, precisas de >9,5 em exame final.

Eu estudo na Universidade Católica, a menos que as regras variem em relação à faculdade (Business School, Biotecnologia, ICS...) fazemos por exames.

S

someone

Guest
É assim, pelo que sei a avaliação varia de dois modos:
- Frequências (Avaliação ao longo do semestre) e que caso não aproves vais a exame.
- Exames, precisas na mesma de obter nota ao longo do semestre (normalmente é nota minima de 8/9, caso não consigas isto nem a exame vais e a cadeira é reprovada), mas a tua aprovação está dependente do exame final quer tenhas 20 na nota interna ou 10, precisas de >9,5 em exame final.

Eu estudo na Universidade Católica, a menos que as regras variem em relação à faculdade (Business School, Biotecnologia, ICS...) fazemos por exames.
Na Católica depois como é que "pesa" cada uma das notas? Isto porque imagina que tens praí um 18 na cadeira pelo semestre e depois tiras um 10 no exame, ou vice-versa.

E por acaso não há nenhum meio em que se aprove apenas via frequências feitas durante o semestre e que depois não tenhamos de ir necessariamente a exame? Ou que pelo menos temos de ir, mas já só precisemos de ter uma nota mínima como no secundário (por ex. quando se vai a exame de PT ou MAT com 11 e "só" precisamos de tirar 5,5... Ou isso já é sonhar demasiado alto? :p

Matrícula
25 Agosto 2016
Gostos
23
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
Na Católica depois como é que "pesa" cada uma das notas? Isto porque imagina que tens praí um 18 na cadeira pelo semestre e depois tiras um 10 no exame, ou vice-versa.

E por acaso não há nenhum meio em que se aprove apenas via frequências feitas durante o semestre e que depois não tenhamos de ir necessariamente a exame? Ou que pelo menos temos de ir, mas já só precisemos de ter uma nota mínima como no secundário (por ex. quando se vai a exame de PT ou MAT com 11 e "só" precisamos de tirar 5,5... Ou isso já é sonhar demasiado alto? :p
Varia das cadeiras, podes ter 70% exame 30% nota interna, 60/40 (o normal) e já tive 50/50.

É como digo na minha faculdade és obrigado, não interessa a tua nota interna (logo que seja >8/9 (varia com a cadeira), não é nada difícil a não ser que nem aos testes vás sequer) vais a exame e és obrigado a ter >9.5, já me aconteceu ir a 18 de interna e um exame correr mal e ter que ir a recurso por ter tirado 8 em exame. É chato mas pronto, é vida xD

S

someone

Guest
Varia das cadeiras, podes ter 70% exame 30% nota interna, 60/40 (o normal) e já tive 50/50.

É como digo na minha faculdade és obrigado, não interessa a tua nota interna (logo que seja >8/9 (varia com a cadeira), não é nada difícil a não ser que nem aos testes vás sequer) vais a exame e és obrigado a ter >9.5, já me aconteceu ir a 18 de interna e um exame correr mal e ter que ir a recurso por ter tirado 8 em exame. É chato mas pronto, é vida xD
Pois, é isso que temo... mas pronto. Se tiver de fazer, assim farei xD

Maria_Fer

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2016
Gostos
0
Ola! Caso esteja inscrita em avaliação final e falte ao exame de época normal, posso ir a recurso na mesma?
Estudo na faculdade de psicologia e ciências da educação de Coimbra
Se alguém me puder ajudar, agradeço.

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,678
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Ola! Caso esteja inscrita em avaliação final e falte ao exame de época normal, posso ir a recurso na mesma?
Estudo na faculdade de psicologia e ciências da educação de Coimbra
Se alguém me puder ajudar, agradeço.
Sim, podes. No entanto, deves verificar na unidade curricular se há diferença na metodologia de exame. Há faculdades que têm, por exemplo, exame na época normal escrito e época de recurso com exame oral.

Lume

Membro Veterano
Matrícula
18 Agosto 2017
Gostos
98
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FEUP
Boa noite,

Não tive nota positiva numa cadeira, tenho exame esta semana. Se faltar ao exame posso repetir?

Obrigada
Depende das regras da cadeira. Geralmente, se chumbas na primeira fase de exames a uma cadeira podes voltar a fazer o exame na fase de recurso, ou seja, sim.

Matrícula
23 Abril 2016
Gostos
0
Olá tenho uma dúvida
Na minha universidade temos de ter no mínimo 7,5 na frequência.
A minha dúvida é imaginemos que tiro 6, vou a exame ou automaticamente para recurso? :/
Obrigada!

Lume

Membro Veterano
Matrícula
18 Agosto 2017
Gostos
98
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FEUP
Olá tenho uma dúvida
Na minha universidade temos de ter no mínimo 7,5 na frequência.
A minha dúvida é imaginemos que tiro 6, vou a exame ou automaticamente para recurso? :/
Obrigada!
Acho que chumbas é só consegues fazer no ano seguinte. Só se o exame e/ou recurso substituir a nota de frequência tbm. Mas é melhor informares te com o professor dessa cadeira.

Última edição:
Matrícula
10 Setembro 2017
Gostos
0
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
Isla Gaia
Boa tarde , reprovei na cadeira de introdução ao direito com 8 na frequência. O método de avaliação é tirar mínimo 10 para passar. Posso fazer o exame?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
361
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Acho que sim, vai ser o primeiro que vou fazer. Mas tenho que me informar na faculdade.
Se o exame é de recurso podes fazê-lo e tens que ter 9,5 para passares à cadeira. Normalmente os métodos de avaliação costumam ser divulgados pelos regentes das cadeiras no início de cada semestre. Normalmente estão na plataforma elearning/moodle da tua faculdade.