Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

• Exames Nacionais: o que acontece antes, durante e depois. Neste Explicador encontras algumas informações úteis e curiosidades.
  • Vouchers para viagens de comboio grátis a partir de segunda-feira. Se estás a acabar o primeiro ano de um Curso Técnico Superior Profissional, Licenciatura ou Mestrado Integrado tens de conhecer o Comboio do Conhecimento
  • Exames Nacionais: todos os alunos vão a exame, com ou sem avaliação final. Sabe mais aqui!
  • Há 6 portuguesas entre as 250 melhores universidades jovens do mundo. Consulta aqui!
Matrícula
31 Maio 2018
Gostos
2
bom dia deparei-me com este exercício e não estou a entender... é da 1ª fase de 2014
Os alunos determinaram um coeficiente de restituição de 0,76 na colisão de uma bola X com o solo e um coeficiente de restituição de 0,65 na colisão de uma bola Y com o solo. Estes resultados permitem concluir que, em cada ressalto,
(A) a percentagem da energia mecânica dissipada na colisão com o solo é menor no caso do sistema bola X +Terra.
(B) cerca de 35% da energia mecânica do sistema bola Y +Terra é dissipada na colisão com o solo.
(C) a energia mecânica inicial é menor no caso do sistema bola Y +Terra.
(D) cerca de 76% da energia mecânica do sistema bola X +Terra é dissipada na colisão com o solo.

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
409
Curso
Engenharia dos juros aka Finanças
Instituição
ISEG
Resposta B
Se a restituiçao é de 0.65 quer dizer que ela ao saltar só volta a ter 65% da energia e portanto 35% da engeria é disspada.

Gostos: Templários
Matrícula
24 Julho 2015
Gostos
1,672
bom dia deparei-me com este exercício e não estou a entender... é da 1ª fase de 2014
Os alunos determinaram um coeficiente de restituição de 0,76 na colisão de uma bola X com o solo e um coeficiente de restituição de 0,65 na colisão de uma bola Y com o solo. Estes resultados permitem concluir que, em cada ressalto,
(A) a percentagem da energia mecânica dissipada na colisão com o solo é menor no caso do sistema bola X +Terra.
(B) cerca de 35% da energia mecânica do sistema bola Y +Terra é dissipada na colisão com o solo.
(C) a energia mecânica inicial é menor no caso do sistema bola Y +Terra.
(D) cerca de 76% da energia mecânica do sistema bola X +Terra é dissipada na colisão com o solo.
Quanto maior for o coeficiente de restituição (quanto mais próximo de 1 estiver) menor é a energia dissipada na colisão. Assim, como o coeficiente de restituição é maior para a bola X, esta dissipa menos energia na colisão com o solo. R:A

Gostos: Templários
Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
409
Curso
Instituição
ISEG
Quanto maior for o coeficiente de restituição (quanto mais próximo de 1 estiver) menor é a energia dissipada na colisão. Assim, como o coeficiente de restituição é maior para a bola X, esta dissipa menos energia na colisão com o solo. R:A
Porque nao pode ser a B? Jurava por tudo que era a B. Tem a ver com "Energia mecanica"?

#Rumoao20

Membro Veterano
Matrícula
2 Maio 2018
Gostos
23
Na reacao de amoniaco
N2 + 3H2 --) 2NH3 delta H = -92 Kj/mol

Com base nesta informacao eu sei que por cada 2 mols de amoniaco formadas se libertam 92 kj certo?

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
409
Curso
Instituição
ISEG
Malta esquecendo agora a parte de como fazer propriamente que isso sei como é que voçes aborda um problema de quimica(aqueles da densidade moleculas etc)
è que eu faço os exercicios sem perceber. Olho para o que pedem vejo o que preciso se nao tiver vejo a formula do que preciso e acabo por sacar tudo sem perceber por isso gostava de saber a vossa tecnica. Se disenham se fazem colunas sei la xD
Obrigado de antemao!

Mymelo

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
413
Curso
12º Ciências e Tecnologias (Festival IAVE)
Malta esquecendo agora a parte de como fazer propriamente que isso sei como é que voçes aborda um problema de quimica(aqueles da densidade moleculas etc)
è que eu faço os exercicios sem perceber. Olho para o que pedem vejo o que preciso se nao tiver vejo a formula do que preciso e acabo por sacar tudo sem perceber por isso gostava de saber a vossa tecnica. Se disenham se fazem colunas sei la xD
Obrigado de antemao!
Eu começo por escrever os dados que me dão, depois coloco a fórmula que me dá o que eu preciso e a seguir penso nas fórmulas que tenho de usar para chegar lá. Isto em exercícios em que tenho que recorrer quase a 4 ou 5 fórmulas. Alguns que é direto e às vezes nem penso muito.

Matrícula
20 Junho 2017
Gostos
18
podem-me explicar porque é que é a A tanto na 5.2 como na 5.3 pff
a 5.2 é A pois como não há forças não conservativas, a resultante das forças é a força peso, que tem sempre o mesmo sentido e cuja intensidade é igual a mg x cos \( \alpha \), onde alfa é o ângulo entre a direção da força peso e o plano, no caso \( \alpha \) = 53º e cos 53º = sin 37º.
a 5.3 é A pois o trabalho da força peso é igual ao simétrico da variação da energia potencial. não há variação da energia potencial do bloco B pois ele não saiu do lugar. a variação da energia potencial do bloco A é igual a \( -mgh \), onde h é a altura inicial (1,2m ao aplicar sin 37º = h/2), logo \( \triangle \)Ep = -12m, pelo que Wp = 12m

Última edição:
Matrícula
20 Abril 2016
Gostos
9
a 5.2 é A pois como não há forças não conservativas, a resultante das forças é a força peso, que tem sempre o mesmo sentido e cuja intensidade é igual a mg x cos \( \alpha \), onde alfa é o ângulo entre a direção da força peso e o plano, no caso \( \alpha \) = 53º e cos 53º = sin 37º.
a 5.3 é A pois o trabalho da força peso é igual ao simétrico da variação da energia potencial. não há variação da energia potencial do bloco B pois ele não saiu do lugar. a variação da energia potencial do bloco A é igual a \( -mgh \), onde h é a altura inicial (1,2m ao aplicar sin 37º = h/2), logo \( \triangle \)Ep = -12m, pelo que Wp = 12m

muito obrigada!

#Rumoao20

Membro Veterano
Matrícula
2 Maio 2018
Gostos
23
num movimento uniforme circular o vetor variacao de velocidade aponta para onde e porquê
Mensagem fundida automaticamente:

Porque não é comum aos dois programas
Mas que parte nao e comum?

num movimento uniforme circular o vetor variacao de velocidade aponta para onde e porquê

Mas que parte nao e comum?

No movimento circular e uniforme da pedra ligada a um cordel em plano horizoental a acelaracao

A tem a mesma intensidade que a acelacao gravitica
B gravitica tem direcao e sentido constantes
C centripeta é nula
D aponta para o centro
eles nas solucoes escolhem a B mas nao devia ser a C porque neste movimento a acelaracao aponta para o centro?

Última edição: