Indecisão entre Engenharia Informática e Artes e Multimédia com percurso em Animação

Roris

Membro Caloiro
Matrícula
27 Dezembro 2018
Gostos
0
Olá!
Penso ser uma boa ideia começar por me introduzir e ao meu percurso escolar atual, estou no 12º ano em Ciências e Tecnologias com Geometria Descritiva, comecei com uma grande ambição de ir para engenharia informática no técnico, mas ao ver que não tinha resultados para tal, e honestamente também pelo facto de pesquisar um pouco sobre o curso e preferir algo um pouco mais prático, decidi focar os objectivos em ir para a FCUL.
No entanto, continuo sem conseguir os resultados que queria, e embora provavelmente consiga entrar em Engenharia Informática (a minha média no final do 11º foi 14,3 e precisaria no ano passado de 14,4 para entrar).
Sinto realmente que Matemática para mim é muito difícil, este ano no primeiro teste obtive um 15,5 e no segundo um 8,8, não me sinto seguro na disciplina, e honestamente não me sinto bem a ter mais anos de Matemática e Cálculo e Mecânica na faculdade, tenho-me vindo a sentir deprimido nessas disciplinas e a ansiedade e o stress estão a fazer-me desgostar cada vez menos desta área, e isso em combinação com pais que em vez de ajudarem e serem compreensivos, só tentam exigir mais de mim e gritar comigo sem reconhecer que existem algumas coisas que não sou capaz de fazer, e que não tenho as mesmas capacidades que algumas pessoas têm (em especifico o meu primo, pessoa a quem eles constantemente me comparam por ter muito boas notas), já me está a desgastar muito, e para entrar

Relativamente a Artes, sempre adorei desenhar, e tive imenso interesse pelo assunto, se passarem pelo meu histórico do YouTube verão milhares de vídeos e tutoriais sobre o assunto e diversas técnicas de desenho, não tive desenho obviamente por estar em ciências no 10º, 11º e 12º, e considero que desenho medianamente, nem bem nem mal e não sei muitas técnicas avançadas de desenho, mas não deixo de me sentir extremamente atraído pelo assunto, tanto desenho tradicional como digital, e penso que animação seria uma conjunção fantástica do meu amor por computadores e tudo o que seja digital, com a arte.

Tendo sido aluno de Ciências com Geometria Descritiva, bastar-me-ia acabar este ano (que como está encaminhado me levaria a uma média de 15/15,5 devido a Aplicações Informáticas e Química), e repetir o exame de Geometria Descritiva para ter uma nota um pouco superior a 17 que tive na primeira vez, um 18 ou um 19, e facilmente poderia entrar no curso de Artes e Multimédia em Belas Artes.
Embora goste muito de programação, o aspecto visual de criar animações e design e arte atrai-me muito, para além do estilo de vida que teria, vivendo na Lapa provavelmente seria bastante agradável Belas Artes no Chiado, adoro a zona, e com um horário mais leves e disciplinas bastante mais interessantes, penso que poderia abordar bastantes hobbies que sempre quis (adorava aprender guitarra acústica por exemplo), e não me vejo só mais feliz na faculdade, mas também no futuro, embora goste de programação, acho que também gosto muito de ter algo visual à minha frente, e até poderia trabalhar como artista conceptual ou animador de videojogos, vejo muitas possibilidades na área que decerto adoraria abordar.
Os meus maiores receios seriam Desenho, como conseguiria adapatar-me às disciplinas de Desenho sem ter tido a disciplina no secundário, e também abordar os meus pais relativamente à nova ideia de curso.

Gostava de pensar o que acham disto, estou mesmo muito indeciso e um pouco perdido, gostava de saber a opinião, e talvez se houverem outras pessoas na mesma situação que eu, adoraria que este tópico se tornasse um lugar para revelarem as vossas preocupações e podermos discutir todos juntos um pouco sobre o assunto, obrigado!

Matrícula
5 Dezembro 2015
Gostos
2,229
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Hey @Roris ,

Lendo o teu post, acho que tens a decisão tomada, só tens medo de a assumir e comunicar com os teus pais.

Engenharia Informática é muito mais do que programar e envolve imensa teoria e prática matemática mesmo nas coisas mais fundamentais (como teoria da computação) pelo que é algo que vais ter para sempre. Ainda mais, as cadeiras que te poderiam interessar seriam as de animação e computação gráfica que, em licenciatura no Técnico, só tens uma. Posso dizer-te que embora tivéssemos feito algumas coisas giras, tudo foi com vista em aplicar leis físicas, álgebra e outros conceitos matemáticos pelo que não sei se seria muito a tua praia.

Good luck!