Línguas, literaturas e culturas ou Estudos portugueses

Teresa18

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2018
Gostos
3
Estou no 12° ano e estou indecisa entre línguas, literaturas e culturas e estudos português. Podem dizer-me, nas vossas opiniões, qual o curso com mais saídas profissionais e qual seria a vossa opção?

Gostos: Magenta
Matrícula
13 Junho 2017
Gostos
4
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FCSH UNL
Olá!
Entrei na fac este ano para LLC e estou a gostar bastante do curso.
Tens de ver o que mais gostas de estudar e o que queres fazer no futuro.
No meu curso e pela minha experiência, LLC incide mais sobre as áreas das línguas, linguística, literatura e estudos literários, leitura de obras e estudos culturais. Aprendes a desenvolver a tua escrita, lês mais obras, fazes ensaios/críticas sobre as obras, tudo isto e mais conciliando com a aprendizagem de línguas.
Não sei muito sobre estudos portugueses, mas diria que LLC te abre muitos caminhos.
Estou na Nova.
Boa sorte! :)

Gostos: Teresa18

Teresa18

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2018
Gostos
3
Olá!
No meu curso e pela minha experiência, LLC incide mais sobre as áreas das línguas, linguística, literatura e estudos literários, leitura de obras e estudos culturais. Aprendes a desenvolver a tua escrita, lês mais obras, fazes ensaios/críticas sobre as obras, tudo isto e mais conciliando com a aprendizagem de línguas.
Não sei muito sobre estudos portugueses, mas diria que LLC te abre muitos caminhos.
Estou na Nova.
Muito obrigada ! 😁

Gostos: annandshane
Matrícula
13 Junho 2017
Gostos
4
Curso
Instituição
FCSH UNL
Ah! Quanto às saídas profissionais, na NOVA FCSH para LLC:
  • Agências de Comunicação Social
  • Organizações de Programação e Gestão Cultural
  • Centros de Documentação
  • Indústrias da Cultura
  • Editores e Livreiros (Edição e Revisão)
  • Empresas de Tradução e Interpretação
  • Consultoria
  • Divisões de Relações Internacionais
  • Instituições Comunitárias e Diplomáticas
  • Organizações de Ensino e Investigação

e para Estudos Portugueses:
  • Bibliotecas e Arquivos
  • Comunicação Social
  • Empresas de Turismo
  • Organizações Diplomáticas e de Relações Públicas
  • Editores e Livreiros

no site Licenciaturas — Universidade Nova de Lisboa

Teresa18

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2018
Gostos
3
Ah! Quanto às saídas profissionais, na NOVA FCSH para LLC:
  • Agências de Comunicação Social
  • Centros de Documentação
  • Indústrias da Cultura
  • Editores e Livreiros (Edição e Revisão)
  • Empresas de Tradução e Interpretação
  • Consultoria
  • Divisões de Relações Internacionais
  • Instituições Comunitárias e Diplomáticas

e para Estudos Portugueses:
  • Bibliotecas e Arquivos
  • Comunicação Social
  • Empresas de Turismo
  • Organizações Diplomáticas e de Relações Públicas
  • Editores e Livreiros

no site Licenciaturas — Universidade Nova de Lisboa
Obrigada, a sério, foste uma boa ajuda 😀

Matrícula
5 Junho 2018
Gostos
4
Olá!
Estou na Nova.
Olá, Anna.
Sou estudante do 12º ano e gostava muito de poder ingressar em LLC, porém estou muito indeciso com a universidade. Não sei qual é a melhor: universidade de Lisboa ou a Nova de Lisboa. Não vivo nem perto de Lisboa e por isso não sei mesmo qual a melhor universidade para mim.
Qual é a tua opinião. O que é que achas da Nova?

Obrigado pela ajuda.

Gostos: Magenta
Matrícula
13 Junho 2017
Gostos
4
Curso
Instituição
FCSH UNL
Olá, Anna.
Sou estudante do 12º ano e gostava muito de poder ingressar em LLC, porém estou muito indeciso com a universidade. Não sei qual é a melhor: universidade de Lisboa ou a Nova de Lisboa. Não vivo nem perto de Lisboa e por isso não sei mesmo qual a melhor universidade para mim.
Qual é a tua opinião. O que é que achas da Nova?

Obrigado pela ajuda.
Olá Francisco!
Creio que o percurso de estudos em LLC na Nova é diferente na Clássica.
Não tenho muito o que falar sobre a Universidade de Lisboa porque estudo na Nova, no entanto, considero a Nova, particularmente a FCSH, muito acolhedora e dinâmica no âmbito de eventos, palestras, etc. É uma faculdade muito direcionada para a investigação.
Eu escolhi ir para a FCSH após ter ido ao dia aberto. Gostei muito do ambiente na faculdade e do plano de estudos do meu curso.
Depende de ti e do que gostas mais.

Aqui estão os planos de estudos de LLC na FCSH e na FLUL:
Línguas, Literaturas e Culturas — Universidade Nova de Lisboa
Línguas, Literaturas e Culturas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Boa sorte e se precisares de mais orientações, dispõe! :)

Matrícula
5 Junho 2018
Gostos
4
Olá Francisco!
Creio que o percurso de estudos em LLC na Nova é diferente na Clássica.
Não tenho muito o que falar sobre a Universidade de Lisboa porque estudo na Nova, no entanto, considero a Nova, particularmente a FCSH, muito acolhedora e dinâmica no âmbito de eventos, palestras, etc. É uma faculdade muito direcionada para a investigação.
Eu escolhi ir para a FCSH após ter ido ao dia aberto. Gostei muito do ambiente na faculdade e do plano de estudos do meu curso.
Depende de ti e do que gostas mais.

Aqui estão os planos de estudos de LLC na FCSH e na FLUL:
Línguas, Literaturas e Culturas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Boa sorte e se precisares de mais orientações, dispõe! :)
Obrigado pela tua disponibilidade em responderes-me.
Gostava de seguir a área do ensino. Talvez estudos portugueses e franceses ou estudos ingleses e franceses. Achas que a nova é uma boa opção?
Tenho receio de me arrepender.

Mais uma vez, muito obrigado.

Gostos: Jéssica Pinto
Matrícula
13 Junho 2017
Gostos
4
Curso
Instituição
FCSH UNL
Obrigado pela tua disponibilidade em responderes-me.
Gostava de seguir a área do ensino. Talvez estudos portugueses e franceses ou estudos ingleses e franceses. Achas que a nova é uma boa opção?
Tenho receio de me arrepender.

Mais uma vez, muito obrigado.
Na FCSH só tens o curso de Estudos Portugueses. Sei que incide bastante no português e tem algumas cadeiras conjuntas com LLC, mas não sei se é muito direcionado para o ensino.
Na licenciatura de LLC podes combinar o Português com outra língua como o Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e também podes seguir o ramo do ensino (com a licenciatura (e com o mestrado, se for do teu interesse)).
Eu, por experiência, considero LLC uma melhor opção.

Podes comparar o plano de estudos de LLC com Estudos Portugueses, bem como as saídas profissionais no site:
Estudos Portugueses — Universidade Nova de Lisboa

Tudo bem. Boa sorte na tua escolha!

Matrícula
5 Junho 2018
Gostos
4
Na FCSH só tens o curso de Estudos Portugueses. Sei que incide bastante no português e tem algumas cadeiras conjuntas com LLC, mas não sei se é muito direcionado para o ensino.
Na licenciatura de LLC podes combinar o Português com outra língua como o Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e também podes seguir o ramo do ensino (com a licenciatura (e com o mestrado, se for do teu interesse)).
Eu, por experiência, considero LLC uma melhor opção.

Podes comparar o plano de estudos de LLC com Estudos Portugueses, bem como as saídas profissionais no site:
Estudos Portugueses — Universidade Nova de Lisboa

Tudo bem. Boa sorte na tua escolha!
Obrigado pela tua atenção.

Teresa18

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2018
Gostos
3
Olá!
Estou na Nova.
Olá! Muito obrigada pela tua resposta, vou mesmo tentar entrar em LLC. Outra pergunta é se posso entrar com o exame de francês que fiz no 11 ano. Sabes se tenho mais hipóteses com o de português ou

Matrícula
25 Março 2018
Gostos
23
Instituição
FLUL
Olá! Muito obrigada pela tua resposta, vou mesmo tentar entrar em LLC. Outra pergunta é se posso entrar com o exame de francês que fiz no 11 ano. Sabes se tenho mais hipóteses com o de português ou
Olá!

Podes entrar com o exame de Francês, independentemente da tua escolha final ser LLC na FCSH ou na FLUL, pois esta última também oferece LLC. Tens as mesmas hipóteses de entrar quer uses Francês ou Português, não há exame que "valha" mais que o outro, contudo tens de ter em atenção que, se a tua nota de Francês for mais baixa que a de Português, é a de Português que conta automaticamente na candidatura...

Deixa-me apenas alertar-te também que, caso estejas mesmo preocupada a nível de médias a ver se entras ou não, na FLUL existem 200 vagas, sendo que a média do último colocado tem sido mais baixa que na FCSH, pelo menos nos últimos três anos.

Matrícula
10 Dezembro 2016
Gostos
9
Olá!! Consideras a Nova, no geral, muito direcionada para a investigação?
Eu estou indeciso entre Filosofia e LLC, mas também entre a Nova e a Universidade de Lisboa. Prefiro muito mais a Nova em termos de ambiente, mas não sabia se era muito direcionada para a carreira académica, que é o que mais me atrai, ou só para o mercado de trabalho empresarial. Achas então que para quem quer investigação/ensino, a Nova é a mais indicada?