Média medicina

Catarina8334

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2018
Gostos
1
Olá, eu estou 11°ano e gostava muito de tirar medicina, mas infelizmente no ano passado não me apliquei como devia e acabei o 10° com média de 14.2, acham que se me continuar a esforçar durante este ano e der o meu máximo nos exames ainda consigo a média que preciso?

Matrícula
4 Abril 2017
Gostos
60
Curso
CT
Instituição
Secundária
Olá, eu estou 11°ano e gostava muito de tirar medicina, mas infelizmente no ano passado não me apliquei como devia e acabei o 10° com média de 14.2, acham que se me continuar a esforçar durante este ano e der o meu máximo nos exames ainda consigo a média que preciso?
Depende como é óbvio da universidade em que estejas interessada, mas eu diria que é perfeitamente possível.
Atenção que para passares de média de 14 para média de 18 (padrão para medicina) terás de trabalhar mais e melhor no 11º ano.
O meu conselho (como aluno com média de 19 no 11º ano) é que acompanhes sempre as aulas, qualquer dúvida que tenhas perguntar imediatamente para não ser esquecida. Em casa, fazer todos os dias um pequeno apanhado do que trabalhaste durante o dia; não precisas de gastar muito tempo, eu diria que 45 minutos bem organizados chegam e sobram se tiveres método.
Não stressar também é importante. Conheço e vivencio muitos casos de alunos com domínio completo da matéria e falham nos testes por falta de confiança e pânico excessivo nos exercícios mais criativos/diferentes do que foi trabalhado.
Tendo tudo isto dito, não desistas do teu sonho, porque o 10º ano é uma gota no oceano que é o secundário e a vida futura!

Catarina8334

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2018
Gostos
1
Obrigada pela resposta, e pelos conselhos, estou mesmo a esforçar-me por cumprir todas as coisas que disseste, espero que seja suficiente! Mais uma vez obrigada!

Gostos: brod56
Matrícula
6 Março 2017
Gostos
62
Curso
Ciências e Tecnologias 12º Ano
Obrigada pela resposta, e pelos conselhos, estou mesmo a esforçar-me por cumprir todas as coisas que disseste, espero que seja suficiente! Mais uma vez obrigada!
Conselho: Deixa os resumos e derivados de lado. Empenha-te a teres os exercícios do livro sempre todos feitos (no caso de FQ e Mat) para teres mais tempo para fazeres exercícios de exame e testes que as editoras mandam, etc (recursos em abundância na área de apontamentos da uniarea). O segredo está em fazer muitos exercícios. Boa sorte!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Gostos
8,536
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Por acaso não concordo assim muito com isso... Acho que é importante ter a teoria bem consolidada, sobretudo a BG, e também a FQ. Olhando para trás, vejo que devia ter dado bastante mais atenção à teoria de FQ por exemplo, coisa que não fiz (ou que comecei tardiamente). Mas sem dúvida que praticar muito também é preciso! Tem de se arranjar uma forma de conjugar a teoria e a prática. :)

Matrícula
18 Julho 2018
Gostos
26
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Por acaso não concordo assim muito com isso... Acho que é importante ter a teoria bem consolidada, sobretudo a BG, e também a FQ. Olhando para trás, vejo que devia ter dado bastante mais atenção à teoria de FQ por exemplo, coisa que não fiz (ou que comecei tardiamente). Mas sem dúvida que praticar muito também é preciso! Tem de se arranjar uma forma de conjugar a teoria e a prática. :)
FQ é só saber aplicar fórmulas.
A teoria depois pode ser derivada do conhecimento obtido a aplicar as fórmulas.

Gostos: Rodrigo Martins

Marco L.

~(físiq wannabe)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
19,271
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUP/FEUP
FQ é só saber aplicar fórmulas.
Discordo um bocado disto. Os exames estão cada vez menos chapar fórmulas (felizmente, embora continue a não gostar da estrutura deles). Além disso, como é que se entende as fórmulas sem saber a teoria por detrás dela? As grandezas são só letras e valem tanto como todas as outras?

Matrícula
18 Julho 2018
Gostos
26
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
A partir do momento que tu não usas calculadora gráfica no exame é óbvio que eles vão aumentar a carga teórica e diminuir a carga dos cálculos.
Quando digo saber aplicar as fórmulas é ler o texto retirar os dados essenciais e usar a fórmula mais adequada para descobrir o valor em falta.
Na parte química requer sim um estudo aprofundado da teoria mas no fundo volta tudo a ser tudo resolvido à base de fórmulas.

Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
1,323
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Conselho: Deixa os resumos e derivados de lado. Empenha-te a teres os exercícios do livro sempre todos feitos (no caso de FQ e Mat) para teres mais tempo para fazeres exercícios de exame e testes que as editoras mandam, etc (recursos em abundância na área de apontamentos da uniarea). O segredo está em fazer muitos exercícios. Boa sorte!
A partir do momento que tu não usas calculadora gráfica no exame é óbvio que eles vão aumentar a carga teórica e diminuir a carga dos cálculos.
Quando digo saber aplicar as fórmulas é ler o texto retirar os dados essenciais e usar a fórmula mais adequada para descobrir o valor em falta.
Na parte química requer sim um estudo aprofundado da teoria mas no fundo volta tudo a ser tudo resolvido à base de fórmulas.
Física requer também muito estudo teórico... E mesmo assim, tem partes da matéria um bocado complicadas de se entenderem, especialmente para aquilo que é o nível de raciocínio de um aluno de 16/17 anos. Agora olhando para trás, posso também simplificar a questão, mas sei que na realidade não é assim. 15 pontos muito frequentes em perguntas de exame para, basicamente, esbarrar matéria em perguntas de desenvolvimento, por exemplo. Se uma pessoa não estudar a teoria lá se vão os 19s ou 18s.. (isto pelo menos no mundo de quem pretende ter uma média bem elevada para cursos como Medicina ou várias Engenharias!, etc).

BG então, esquece, são MUITOS apontamentos teóricos e muitos exercícios.

Da minha visão sobre o exame de FQ, agora cada vez mais, (algumas) perguntas estão cada vez mais rebuscadas, e não são tão diretas de se aplicar fórmulas, como eram há alguns anos atrás, but I get your point @JoaoTS.

Gostos: JoaoTS
Matrícula
3 Agosto 2017
Gostos
46
Já agora algum conselho para português ? Estou no 12º e também pretendo seguir medicina, no entanto estou com receio do exame e da propria disciplina (que é a que tenho nota mais baixa). Faço os exercicios do manual, de exame, testes intermédios e as respostas são sempre ao lado do que está nos critérios:sleepy: ... Este ano percisava de ter no mínimo 16, mas continuando assim vai ser mesmo muito difícil! Alguma dica\testemunho ?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Gostos
8,536
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Já agora algum conselho para português ? Estou no 12º e também pretendo seguir medicina, no entanto estou com receio do exame e da propria disciplina (que é a que tenho nota mais baixa). Faço os exercicios do manual, de exame, testes intermédios e as respostas são sempre ao lado do que está nos critérios:sleepy: ... Este ano percisava de ter no mínimo 16, mas continuando assim vai ser mesmo muito difícil! Alguma dica\testemunho ?
Eu costumava apontar tudo sobre as interpretações dos poemas que fazíamos nas aulas, explicando todos os versos mesmo. Depois fazia uns mini resumos com características dos autores e etc. e procurava mais textos com interpretações. :)

Gostos: tigs
Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
1,323
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Português também foi sempre a disciplina que menos gostei ou que não tinha lá grandes notas. O que me vale é que no 12º ano tive uma prof espetacular (E SIM, até mesmo em disciplinas que não gostamos tanto, ter um professor que nos motive e ensine bem faz TODA a diferença) e acabei com 17. Acho que tive 16 no 10º, 17 no 11º e 17 no 12º. Como sabia que o exame me podia lixar, porque não era a melhor pessoa para interpretações de poemas e obras cheias de 2ºs sentidos, fiz o máximo de exames nacionais que pude (quase até aos primórdios, de 1990s), estudei bem a teoria e tentei estar o máximo atenta no exame (é super importante, pelo menos, dominar a gramática, porque aí ainda é das poucas partes do exame que dá pra levar pontos garantidos).
Só precisava de 15,5 pra não descer a nota final, e voilà, foi mesmo a nota que tive no exame ahahah

Conselho principal: não menosprezes português, em relação à matemática! matemática é SUPER importante, sim, mas conheço muitos casos mesmo, de pessoas que estudaram muito pouco pra português, em detrimento de outros exames e tiveram notas muito muito aquém daquilo que é a sua nota de disciplina. Mas mesmo descidas lixadas. E não convém perder pontos na média do secundário à pala de português.. pode fazer toda a diferença no final.

Gostos: tigs
Matrícula
4 Abril 2017
Gostos
60
Curso
CT
Instituição
Secundária
Não posso concordar. Os meus resumos foram essenciais para ter conseguido subir a nota interna no exame de Biologia deste ano, aliás tarde percebi que não adiantava fazer muitos exercícios se a teoria não estava bem consolidada.
O mesmo se aplica para matemática (sim!, é importante escrever as fórmulas várias vezes, entendê-las, analisá-las antes de as aplicar) e para português (aqui acho que é mais ou menos consensual).

Matrícula
6 Março 2017
Gostos
62
Curso
Ciências e Tecnologias 12º Ano
Não posso concordar. Os meus resumos foram essenciais para ter conseguido subir a nota interna no exame de Biologia deste ano, aliás tarde percebi que não adiantava fazer muitos exercícios se a teoria não estava bem consolidada.
O mesmo se aplica para matemática (sim!, é importante escrever as fórmulas várias vezes, entendê-las, analisá-las antes de as aplicar) e para português (aqui acho que é mais ou menos consensual).
O meu método era resolver o máximo de testes possíveis, e se surgisse alguma dúvida por falta de conhecimento, tirava 5 minutos e via o necessário para responder á pergunta em questão. Mas cada um tem o seu método mais apropriado, claro :)

Gostos: brod56