Matemática Aplicada ou Engenharia Mecânica

Joana2000

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2018
Gostos
1
Boas, estou no 12º ano e tenho média de 17 estou bastante indecisa sobre o que vou seguir para o ano. Sinceramente a única coisa que eu sou capaz de estudar sem ser na véspera é matemática e alguns tópicos de física (mecânica, fluidos, campo gravítico), visto que são assuntos que me interessam. A única coisa que eu estou certa é que quero algum curso que tenha matemática, e que me dê a hipótese de ficar com um mestrado no fim, quer seja por mestrado integrado ou não, e obviamente que tenha saídas profissionais. Já ponderei engenharia mecânica mas tenho receio que tal como muita gente diz que seja mais um mundo de homens (e depois não ter ofertas de emprego por ser do sexo oposto, visto que infelizmente isso ainda acontece). Também já poderei qualquer uma das matemáticas mais aplicada do que pura, talvez com um minor em física. Será que matemática aplicada com o minor tem saídas sem ser investigação ou ensino? Não será muita matemática? Onde é que o ensino é melhor para estes cursos fct, ist ou fcul? Obrigada.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Já pensaste em Engenharia Fisica? Vais ter matemática e Fisica e entre outros assuntos(alguma programação) dentro desse curso. Desemprego se tiveres com preocupação a taxa de desemprego penso que em qualquer faculdade é 0% ou é lá perto...

Gostos: Luís V
Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Engenharia mecanica IST sem duvida. Matematica aplicada IST sem duvida. A minha opiniao é que com matematica aplicada tens emprego de certeza mas se gostas tanto e se houver média podias tentar fisica tecnologica.
Engenharia fisica como o Marco Ramos referiu tive um conhecido que fez e disse que em nada correspondeu ás expectativas. Mas pode ser um caso isolado.

Joana2000

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2018
Gostos
1
Já pensaste em Engenharia Fisica? Vais ter matemática e Fisica e entre outros assuntos(alguma programação) dentro desse curso. Desemprego se tiveres com preocupação a taxa de desemprego penso que em qualquer faculdade é 0% ou é lá perto...
Engenharia física está no meu top seis de escolhas, mas já li aqui na uniarea que esse curso está mais direcionado para a ótica. Já fui ver o plano curricular mas grande parte das cadeiras não sei o que são ou que topicos abordam. Será o curso mesmo mais virado para a ótica?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Pois tem muitas pessoas assim, ou porque achavam que ia ser facil ou então achavam que iam brincar aos engenheiros.. Mas se ele gostava de matemática e física aquele era o curso para ele... se ele não gostava do curso a culpa é de quem ahaha? Isso é como dizer que medicina é uma merda só porque não conseguiste acabar o curso ou porque não foi o que tavas à espera .

Joana2000

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2018
Gostos
1
Engenharia mecanica IST sem duvida. Matematica aplicada IST sem duvida. A minha opiniao é que com matematica aplicada tens emprego de certeza mas se gostas tanto e se houver média podias tentar fisica tecnologica.
Engenharia fisica como o Marco Ramos referiu tive um conhecido que fez e disse que em nada correspondeu ás expectativas. Mas pode ser um caso isolado.
Também ja tnha ponderado essas opções mas precisaria de ter brutas notas nos exames este ano e por isso estou a tentar ter opções mais realistas em cima da mesa. Sabes porque é que o curso não correspondeu às expectativas dele?

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Pois tem muitas pessoas assim, ou porque achavam que ia ser facil ou então achavam que iam brincar aos engenheiros.. Mas se ele gostava de matemática e física aquele era o curso para ele... se ele não gostava do curso a culpa é de quem ahaha? Isso é como dizer que medicina é uma merda só porque não conseguiste acabar o curso ou porque não foi o que tavas à espera .
Pode ser da propaganda que fazem ao curso, muitas vezes enganosa.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Engenharia física está no meu top seis de escolhas, mas já li aqui na uniarea que esse curso está mais direcionado para a ótica. Já fui ver o plano curricular mas grande parte das cadeiras não sei o que são ou que topicos abordam. Será o curso mesmo mais virado para a ótica?
Não , nem por sombras , só se tu o quiseres no 4º e no 5º(1º semestre) escolher as cadeiras da parte de otica quantica , otica nao linear , lasers e etc etc ... Mas por exemplo eu vou para a area de micro/nano tecnologias e fabricação que é uma das opções que te podes especializar no 4º e 5º ano do curso... Nos 3 anos da licenciatura o foco é mesmo a fisica e a matemática com alguma programação e electrónica

Concordo que exista hoje em dia muito disso , mas que tipo de propaganda ouviste fora das faculdades e depois o teu amigo falou-te com a experiência de lá já ter estado ?

E acredita que a área das tecnologias é a menos afectada por isso ahaha

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Eu nao ouvi nenhuma, foi o que a moça em questão me disse sem especificar. Isto porque eu pensei em ir para lá.
Obvio que eu tambem tenho amigos em cursos iguais uns felizes outros indignados portanto é como o vento.
Mas vou lhe tentar perguntar porque ficou decepcionada.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Okok , não me leves a mal mas falar à toa nunca curti... Mas outra coisa te digo muita gente desiste deste tipo de curso que andamos aqui a falar porque acham que as coisas lhes vão cair do céu , e que vai ser facil fazer os cursos , e que nunca vão perder/falhar nada e depois quando isso acontece desistem!...
O mais importante será sempre ir para o que gostamos por no fim se fores para algo que não gostas não vai ser bom de nenhuma forma.

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Okok , não me leves a mal mas falar à toa nunca curti... Mas outra coisa te digo muita gente desiste deste tipo de curso que andamos aqui a falar porque acham que as coisas lhes vão cair do céu , e que vai ser facil fazer os cursos , e que nunca vão perder/falhar nada e depois quando isso acontece desistem!...
O mais importante será sempre ir para o que gostamos por no fim se fores para algo que não gostas não vai ser bom de nenhuma forma.
Que eu saiba em momento algum falei á toa até porque primeiro nao detalhei e segundo fiz uma referencia de um caso e disse que podia ser isolado portanto acho que te ficou mal a frase. Segundo nao referi,mais uma vez, em momento algum falei em desistencias nem veio isso á conversa. Terceiro pelo que percebi, podendo estar errado, é o teu curso logo é normal que o queiras enaltecer eu faço o mesmo com o meu em certos aspetos. Por fim Joana eu quando e se conseguir falar com ela digo te o que me disse. Aconselho te tentar encontrar outros testemunhos de pessoas que efetivamente tenham acabado o curso e/ ou dia aberto da faculdade ou faculdades em causa.
Se fores boa qualquer curso te faz bem.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Calma não é preciso te chateares... Como viste no primeiro resposta que fiz neste post apenas dei-lhe uma ideia nada mais , visto que ela gostava de física e matemática e não sabia o que fazer , se ia para matemática e fazia um minor em física e etc etc , eu apenas achei que seria uma boa ideia ela ir investigar o que era engenharia fisica quer seja do tecnico ou de outra faculdade (nova ou fcul)... Tu é que parece que quiseste cortar logo a ideia pela raiz visto que mostraste logo a tua opinião da grandiosidade do IST e logo aseguir quiseste mostrar que (engenharia) fisica tecnologica é que é melhor do que qualquer outra (engenharia) fisica do país.
Mas eu é que quis dizer isto "é normal que o queiras enaltecer eu faço o mesmo com o meu em certos aspetos ", visto que nem falei do meu curso nem da minha faculdade apenas dei uma idea de um curso que ela possa seguir na área da matemática e física

Se fores boa qualquer curso te faz bem.
Concordo e assino por baixo.

Joana2000

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2018
Gostos
1
Até que é uma boa ideia ir ao dia aberto, tenho que me informar a cerca disso. Obrigada pelas vossas respostas tem sido uma grande ajuda. Sabem como é o ambiente na FCUL? Sei que não temos manuais como é que fazemos os professores dão algumas sebentas ou temos de ser nós a arranjar materiais de estudo?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Fala com pessoas da FCUL ! se precisares até te consigo arranjar uns contactos...
Sim vai a dias abertos das 3 faculdades que falaste em cima ... vai te ajudar muito a decidir o teu dilema

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Até que é uma boa ideia ir ao dia aberto, tenho que me informar a cerca disso. Obrigada pelas vossas respostas tem sido uma grande ajuda. Sabem como é o ambiente na FCUL? Sei que não temos manuais como é que fazemos os professores dão algumas sebentas ou temos de ser nós a arranjar materiais de estudo?
Sou suspeito dado que já lá andei. O ambiente é muito bom. Tudo pessoas amigas e ajudam se uns aos outros.
Mais uma vez há pessoas que fogem á regra xD

Até estive em matematica aplicada lá portanto se é uma das escolhas podes ir com fé vais adorar.

Mas já agora Marco em que faculdade estás? Se for na fct gostava de te fazer umas perguntas

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
250
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Para veres como a minha intenção não era vender peixe , sou da FCUP/FEUP (porto) e estou no curso de engenharia fisica. Não fui de todo dar a ideia à rapariga de ir para engenharia só porque era desse mesmo curso , inda por cima a rapariga pelo que vejo só quer meter opções em lisboa, ou seja , nunca iria tentar "vender o meu peixe" assim...
Mas se precisares de fazer perguntas faz :)

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,589
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
sou da FCUP/FEUP (porto) e estou no curso de engenharia fisica. Não fui de todo dar a ideia à rapariga de ir para engenharia só porque era desse mesmo curso , inda por cima a rapariga pelo que vejo só quer meter opções em lisboa, ou seja , nunca iria tentar "vender o meu peixe" assim...
perguntar se é da fct nada tem a ver com vender peixes. Era mesmo sobre a fct sendo assim nao é nada.