Matemática

mariana87

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2018
Gostos
3
Olá Mariana e bem-vinda ao fórum!

Deixa-me começar por ser muito claro em relação a uma coisa: Matemática não é um curso para génios! É um curso que requer esforço e dedicação, sim, mas não requer genialidade ou um talento sobrenatural. Se gostas de Matemática e foste bem sucedida até agora no secundário, não tenho razões para acreditar que não consigas fazer um curso de Matemática com sucesso (e não como a pior aluna do curso!).

Sobre o curso de Matemática e o de Matemática Aplicada, recomendo que leias as informações que dei no tópico sobre Matemática e faças as perguntas que ainda tiveres depois; há lá muitas coisas úteis e não é fácil repetir tudo aqui. Podes encontrar o tópico aqui: Matemática
Obrigada, a sério :)

Gostos: Alfa

mariana87

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2018
Gostos
3
Não tens de agradecer! Lê o tópico que te sugeri, deve ser muito esclarecedor para ti ;) Estou disponível para responder a quaisquer questões!
Só mais uma coisa! Tenho algumas dúvidas em relação à forma como vou estudar. No secundário é fácil porque o manual está cheio de exercícios. Na faculdade dão nos os exercícios?

Alfa

E o Ómega
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Gostos
17,505
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Só mais uma coisa! Tenho algumas dúvidas em relação à forma como vou estudar. No secundário é fácil porque o manual está cheio de exercícios. Na faculdade dão nos os exercícios?
Sim, habitualmente os professores disponibilizam folhas de exercícios. Em muitas disciplinas do primeiro ano também é comum existirem muitos livros disponíveis nos quais podes encontrar mais exercícios.

Mas atenção, é importante salientar que, ao contrário do que acontece no secundário, simplesmente fazer exercícios pode ser insuficiente para realmente compreender a matéria. Terás de te habituar a compreender a parte teórica da matéria e não apenas a praticá-la com exercícios.

Gostos: mariana87

lol2798

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2017
Gostos
4
O que achas do curso? , se é bom, perspetivas de emprego. Basicamente uma opinião geral do curso.
Agradeço desde já.
Acabei agora o primeiro ano, por isso em termos de emprego não te posso ajudar muito, em relação às cadeiras são muito teóricas, não é como no secundário que é quase tudo mecânico onde quase nem tens que pensar, vais ter bastantes exercicios claro, mas tens muita teoria , mas se fores um aluno que está atento nas aulas, não deixa acumular matéria e se comprares ou arranjares as sebentas que os stores dão e fores fazendo os exercicios que lá estão consegues tirar boas notas. Os professores, em principio, se entrares, deves ter os mesmos que eu, são professores muito acessiveis, muito simpáticos. E disponibilizam tudo em termos de powerpoints, e dão te exercicios também para fazer, com as resoluções.

lol2798

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2017
Gostos
4
Obrigado pela resposta, só mais uma coisa, há alguma coisa relacionado com informática/computação neste curso?
Não tens computação "hardcore" como tens em LCC ou MIEI, mas tens duas cadeiras de computação, no primeiro ano, em que te ensinam a programar mais para analise de funções e estatistica, e para resolução de problemas complexos relacionados com matemática

lol2798

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2017
Gostos
4
Em relação às saidas a minha sugestão seria, ires ao site da uminho pesquisares pelo curso, e nessa secção hás de encontrar o mail da diretora de curso assim podes enviar-lhe um mail e ela poderá esclarecer te muito melhor do que eu em relação às saidas e até em relação aos restantes anos do curso

Gostos: franscisco55
Matrícula
21 Julho 2017
Gostos
14
Em relação às saidas a minha sugestão seria, ires ao site da uminho pesquisares pelo curso, e nessa secção hás de encontrar o mail da diretora de curso assim podes enviar-lhe um mail e ela poderá esclarecer te muito melhor do que eu em relação às saidas e até em relação aos restantes anos do curso
Ok, thx

Matrícula
27 Dezembro 2017
Gostos
6
Ainda estou muito indeciso quanto ao ensino superior,mas queria saber se na FCUP podia fazer a licenciatura em matematica e o mestrado em fisica?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
176
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Dar dá , mas não te aconselho... Ao contrário já vi fazerem.. tiram licenciatura em fisica com minor em mat , e depois vao para mestrado de mat

Matrícula
12 Junho 2017
Gostos
28
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Ainda estou muito indeciso quanto ao ensino superior,mas queria saber se na FCUP podia fazer a licenciatura em matematica e o mestrado em fisica?
Olá Luis, também podes tirar licenciatura em Matemática com complementação em física :).
Se quiseres saber algo sobre o curso de Matemática na FCUP estou disponível! O mesmo para o resto das pessoas que estejam interessadas.

Matrícula
27 Dezembro 2017
Gostos
6
Dar dá , mas não te aconselho... Ao contrário já vi fazerem.. tiram licenciatura em fisica com minor em mat , e depois vao para mestrado de mat
Achei os temas do mestrado muito bons mas se é assim dificil então prefiro não fazer
Post automatically merged:

Olá Luis, também podes tirar licenciatura em Matemática com complementação em física :).
Se quiseres saber algo sobre o curso de Matemática na FCUP estou disponível! O mesmo para o resto das pessoas que estejam interessadas.
Muito obrigado,o curso é muito dificil?Tenho medo de ser muito dificil e acabar por desistir o que é chato e quanto as saidas profissionais?

Marco L.

#sufarq 2.0 Mod couple <3
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
15,892
Curso
¯\_(ツ)_/¯
Achei os temas do mestrado muito bons mas se é assim dificil então prefiro não fazer

Muito obrigado,o curso é muito dificil?Tenho medo de ser muito dificil e acabar por desistir o que é chato e quanto as saidas profissionais?
Qualquer caminho que sigas vai ser difícil. O secundário também não te vai ser nada fácil, portanto... não tentes fugir a tudo o que é difícil :sweatsmile:

Matrícula
12 Junho 2017
Gostos
28
Curso
Matemática
Instituição
FCUP

É como qualquer curso, é preciso trabalho e dedicação mas qualquer pessoa que se empenhe faz o curso por isso não te preocupes com isso, tens é que estar mentalizado que é algo bastante diferente do secundário. Ah e mesmo que sintas dificuldade, se a razão for essa para desistires, não o faças.
Acerca das saídas não te posso falar muito visto que me encontro na licenciatura neste momento mas garanto-te que o que não falta é trabalha para nós matemáticos, cada vez mais somos procurados! Faz o que gostas e vais acabar por ser recompensado :)

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
176
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP

Dificil é o que é bom , resumidamente ... se for fácil toda a gente o faz.