Medicina dentária privada para pública

sofs20_21

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Gostos
0
Olá, vou candidatar-me à faculdade para o ano e a minha primeira opção seria Medicina Dentária.
No entanto a minha média neste momento está um pouco baixa para entrar numa universidade pública. Se por acaso fizesse o 1o ano numa privada seria "fácil" mudar para uma pública? ou seria melhor entrar noutro curso na universidade pública e depois mudar para medicina dentária? (se sim, qual é o curso que me possibilita fazer isto?)
obrigada!!

Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
1,401
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Se por acaso fizesse o 1o ano numa privada seria "fácil" mudar para uma pública?
ou seria melhor entrar noutro curso na universidade pública e depois mudar para medicina dentária? (se sim, qual é o curso que me possibilita fazer isto?)
Para seres colocada num curso numa universidade pública, tens sempre que concorrer pelo concurso nacional de acesso, com a tua média final (média de secundário + provas de ingresso). Por isso, entrando num curso qualquer, para te candidatares a outro, só terias essa opção, concorrer novamente. A parte das transferências não sei bem como funciona e ainda menos entre privada e pública. Ajudinha, @davis ? :p

No entanto, há outra hipótese que é fazeres um curso qualquer do teu agrado (presumo que a tua área de interesse seja dentro do mundo da saúde), acabares esse mesmo curso e concorreres como licenciada ou mestre (dependendo se é licenciatura ou mestrado integrado) a medicina dentária numa universidade pública, uma vez que a candidatura é por critérios que já não implicam a tua média de secundário.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Para seres colocada num curso numa universidade pública, tens sempre que concorrer pelo concurso nacional de acesso, com a tua média final (média de secundário + provas de ingresso). Por isso, entrando num curso qualquer, para te candidatares a outro, só terias essa opção, concorrer novamente. A parte das transferências não sei bem como funciona e ainda menos entre privada e pública. Ajudinha, @davis ? :p
Isso seria aplicado a Medicina, em que não há mudanças de curso. :p Em Dentária, e todos os outros, é possível concorrer via o concurso próprio de mudança de curso, sendo que cada instituição é livre de definir os critérios de selecção dos seus alunos nesta fprma de acesso.

Gostos: Sofia C.
Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
1,401
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Isso seria aplicado a Medicina, em que não há mudanças de curso. :p Em Dentária, e todos os outros, é possível concorrer via o concurso próprio de mudança de curso, sendo que cada instituição é livre de definir os critérios de selecção dos seus alunos nesta fprma de acesso.
Então, esses critérios podem permitir essa transferência entre instituições, mesmo que uma seja privada e outra pública, certo? Thanksss! :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então, esses critérios podem permitir essa transferência entre instituições, mesmo que uma seja privada e outra pública, certo? Thanksss! :)
Certo, se o aluno cumprir os critérios que a instituição defina para concorrer.

Gostos: Sofia C.