Medicina - Livros

TMOP

Membro Veterano
Matrícula
6 Maio 2016
Gostos
677
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
De qualquer das maneiras, obrigada :)
Não quero dar certezas porque sou da FMUL, mas pelo que sei de amigos na FMUP lá normalmente usa-se para Anatomia um atlas (comum a praticamente todas as faculdades, o Netter) e o livro de texto recomendado é o Gray's Anatomy.
Para EMC creio que é o Alberts.

EDIT: Alguém da FMUP que me corrija se estiver em erro

Última edição:

Sofia M.

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2017
Gostos
142
Não quero dar certezas porque sou da FMUL, mas pelo que sei de amigos na FMUP lá normalmente usa-se para Anatomia um atlas (comum a praticamente todas as faculdades, o Netter) e o livro de texto recomendado é o Gray's Anatomy.
Para EMC creio que é o Alberts.
Obrigada :)

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,739
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Goodman na big picture, mas não é um livro que te vá ser útil no futuro, e no 2º ano não há muito tempo para ele. Não vale o investimento num livro de farmaco.
Voltando ao 2º ano, adoptaria a estratégia do 3º: ir imprimindo os capítulos de cada aula e ler (quer do Katzung, mais pequeno para o 2º, e no 3º tentar ir para o Goodman).
Mais a recomendação do costume: acompanhar com slides+desgravadas

Again: olhando para o 2º ano, sobretudo o 1º semestre, #yolo, anatomia e histologia are back, "theres's no time"
Katzung estava fixe para o 1º semestre com as farmacocenas (farmacodinamicas e cineticas)
Resumindo, as desgravadas e os slides são suficientes? Disseram-me que o Katzung era bom para o 2º ano e o Goodman para o 3º, mas, pelo que percebi, não há tempo suficiente para estudar fármaco pela bibiografia recomendada.

Gostos: droque

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,018
Resumindo, as desgravadas e os slides são suficientes? Disseram-me que o Katzung era bom para o 2º ano e o Goodman para o 3º, mas, pelo que percebi, não há tempo suficiente para estudar fármaco pela bibiografia recomendada.
Eu estudei:
No 2º ano, 1º semestre: Katzung + desgravadas (nota final do módulo: 14)
No 2º ano, 2º semestre: só vi tabelas (17)
No 3º ano: Goodman + slides + apontamentos meus da aula nos slides (17)

São suficientes as desgravadas e os slides no 2ºA 1ºS, mas na véspera da TP tenta ler o capítulo do Kaztung da aula (mesmo que não tenhas um prof chatinho, adianta trabalho). Eu sei que não há tempo, mas pelo menos as primeiras de introdução à farmaco achei que vale a pena. As últimas de AINEs e sobretudo ABs é que fica mais complicado.

2ºA 2ºS.. humm... eu não gostava de farmaco e não sabia estudar e naquele semestre desleixei farmaco, portanto, limitei-me a ver tabelas, por acaso safei-me bem

3ºA 1ºS: gostei imenso de farmaco, apliquei-me imenso, e li várias vezes os capítulos dessa aula do Goodman vi e revi todas as aulinhas. Há muito tempo, só há fármaco e fisiopat esse semestre, o resto é... peanuts...

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,739
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Eu estudei:
No 2º ano, 1º semestre: Katzung + desgravadas (nota final do módulo: 14)
No 2º ano, 2º semestre: só vi tabelas (17)
No 3º ano: Goodman + slides + apontamentos meus da aula nos slides (17)

São suficientes as desgravadas e os slides no 2ºA 1ºS, mas na véspera da TP tenta ler o capítulo do Kaztung da aula (mesmo que não tenhas um prof chatinho, adianta trabalho). Eu sei que não há tempo, mas pelo menos as primeiras de introdução à farmaco achei que vale a pena. As últimas de AINEs e sobretudo ABs é que fica mais complicado.

2ºA 2ºS.. humm... eu não gostava de farmaco e não sabia estudar e naquele semestre desleixei farmaco, portanto, limitei-me a ver tabelas, por acaso safei-me bem

3ºA 1ºS: gostei imenso de farmaco, apliquei-me imenso, e li várias vezes os capítulos dessa aula do Goodman vi e revi todas as aulinhas. Há muito tempo, só há fármaco e fisiopat esse semestre, o resto é... peanuts...
Thanks)

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,018
Vale a pena comprar o Moore? Ou é melhor ter em pdf? (tendo em conta que é só meio semestre)
Tendo em conta que ultimamente é o bicho papão e o estudo vai ser quase exclusivamente por aí, sim.
Tenta ver nos usados ou depois vende, que há sempre pessoal a comprar.
NOTA: Eu não compraria até ver quais são as condições de anatomia do próximo ano, se há alguma coisa que vá mudar (não ouvi nada sobre isto, mas sabe-se lá)
--- Post atualizado ---
esqueci-me: 1º semestre do 2º ano: TABELAS DO MANEL ANTÓNIO
Melhor cena de sempre

Matrícula
3 Abril 2017
Gostos
0
Viva aos PDF's! xD Já agora quem quiser o Netter e o Lehninger em PDF diga :p Eu tenho ambos, quer em PDF quer ao vivo e a cores, mas sinceramente é mais prático ter em PDF para o caso de querermos estudar fora de casa.
--- Post atualizado ---
podes mandar para mim?

é para a minha afilhada 1 ao UC

Editado por um moderador:

CURIOUSMED

GIF Master
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Junho 2015
Gostos
2,207
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Já não tenho pdf's de nada. Apaguei já que não preciso deles. Basta pesquisarem o nome do livro + pdf e voilá

Matrícula
3 Fevereiro 2016
Gostos
56
Boa noite! Estou a pensar comprar um livro de imagiologia, qual aconselham? Queria comprar um para ver se o tema deixa de ser chinês.. ;)

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,018
Estou agora no 3º ano.
O nosso livro recomendado é o Pisco de Imagiologia. Mas é uma Radiologia muito teórica.
O que aconselho mesmo é explorares alguns recursos que existem:
A FMUC tem um excelente DVD de imagiologia (o senhor é super monótono, mas percebes)
No youtube: o canal "strong medicine" tem um excelente playlist de RX toriax (que é o q mais vais ver na medicina)
Se pesquisares "radiopedia" no google, vais ter um site com imensas imagens, com explicação de sinais de cada patologia. está excelente!

Gostos: droque
Matrícula
3 Fevereiro 2016
Gostos
56
O nosso livro recomendado é o Pisco de Imagiologia. Mas é uma Radiologia muito teórica.
O que aconselho mesmo é explorares alguns recursos que existem:
A FMUC tem um excelente DVD de imagiologia (o senhor é super monótono, mas percebes)
No youtube: o canal "strong medicine" tem um excelente playlist de RX toriax (que é o q mais vais ver na medicina)
Se pesquisares "radiopedia" no google, vais ter um site com imensas imagens, com explicação de sinais de cada patologia. está excelente!
Muito obrigado pela tua resposta!!

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Gostos
281
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Pessoal, bioquímica do styer, lehninger ou editora lidel ? :p pode ser inglês ou português