Medicina - Médias 2017/2018 - Colocações e discussão

• Exames Nacionais: o que acontece antes, durante e depois. Neste Explicador encontras algumas informações úteis e curiosidades.
  • Vouchers para viagens de comboio grátis a partir de segunda-feira. Se estás a acabar o primeiro ano de um Curso Técnico Superior Profissional, Licenciatura ou Mestrado Integrado tens de conhecer o Comboio do Conhecimento
  • Exames Nacionais: todos os alunos vão a exame, com ou sem avaliação final. Sabe mais aqui!
  • Há 6 portuguesas entre as 250 melhores universidades jovens do mundo. Consulta aqui!

Acham que a média de medicina este ano (2017) vai descer?

• Manutenção (subida ou descida média inferior ou igual a 1 décima)

Votes: 180 44.8%
  • Subida (em média 2 décimas)

Votes: 67 16.7%
  • Subida (em média mais de 3 décimas)

Votes: 23 5.7%
  • Diminuição (em média 2 décimas)

Votes: 106 26.4%
  • Diminuição (em média mais de 3 décimas)

Votes: 26 6.5%

• Total voters
    402
Status
Não está aberto para novas mensagens.

Marta_PV

Membro Caloiro
Matrícula
14 Dezembro 2015
Gostos
2
Olá! Vou candidatar-me a Medicina. No entanto, a minha nota de candidatura é de 177,9. Acham que há probabilidade de entrar em algum lado, excepto nas ilhas? Acham que a média irá subir, devido à subida nos exames?

Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
526
Sei que já foi discutido no ano passado, e nao sei se já nao foi perguntado este ano mas quando falam em "subida de 2 décimas" é 179,3 para 179,5 ou 17,93 para 181,3 ?
--- Post atualizado ---
No ano passado havia um tópico chamado "Apostas para as médias de Medicina | 2016"
onde as pessoas apostavam (Uau que surpresa xD) a média do ultimo colacado de cada instituição. Era fixe repetirem. Eu so nao o crio porque tem que se fazer uma tabela toda xpto e tal e eu nao sei.. Fica a ideia (Que nem era minha, so me lembrei) :)

Gostos: gui5000
Matrícula
26 Junho 2017
Gostos
22
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Já saíram as estatísticas relativas à "Distribuições de Classificações por Tipo de Aluno", e as notas que rondam os 19 diminuiram, enquanto as notas que rondam os 18 aumentaram. Por isso, pelo exame de matemática não vão haver grandes alterações nas médias... penso que subirão pelo exame de FQ e BIO, mas provavelmente não sobem mais de duas décimas.

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Gostos
10,614
Curso
Medicina
Já saíram as estatísticas relativas à "Distribuições de Classificações por Tipo de Aluno", e as notas que rondam os 19 diminuiram, enquanto as notas que rondam os 18 aumentaram. Por isso, pelo exame de matemática não vão haver grandes alterações nas médias... penso que subirão pelo exame de FQ e BIO, mas provavelmente não sobem mais de duas décimas.
Onde viste? Podias colocar aqui, por favor?
--- Post atualizado ---
Onde viste? Podias colocar aqui, por favor?

Gostos: Gimnser

anavaz2

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Gostos
4
Acham que na ubi a média pode subir muito? É que por exemplo de 2015 para 2016, enquanto que a maioria das faculdades desceu algumas décimas, a ubi só desceu 3 centésimas, ou seja, a diferença não foi muito acentuada. Lá em 2015 o último candidato entrou com 178,0, acham que este ano pode passar a nota de 2015?

Gostos: CatMar

CatMar

Membro Veterano
Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
102
Desde já boa sorte a todos os candidatos!
Acham que na UBI é possível que a média suba para valores acima de 18,00?
Pelo que eu estive a ver e se nao me enganei, este ano houve mais alunos a tirar acima de 16,5 quer a biologia quer a matematica nos exames comparativamente com o ano passado. E tendo em conta as notas do exame de fisico quimica do ano passado, é muito provável que as médias subam... acham que pode subir mais do que 2,5 décimas?

tiguidias98

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2016
Gostos
288
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Honestamente, penso que, sendo os valores das médias semelhantes aos do ano passado, não permitem tirar nenhuma conclusão sobre as médias de medicina deste ano, há muito mais factores a considerar, como os gostos das pessoas, as prioridades das pessoas em querer ficar perto de casa, a qualidade do ensino, o nr de candidatos, o nr de vagas, entre outras coisas... Infelizmente este vai ser mais um ano a sofrer até ao momento em que cai aquele mail da DGES na nossa conta de e-mail

Matrícula
20 Agosto 2015
Gostos
7,836
Curso
Eng. Biológica
Instituição
IST
Sei que já foi discutido no ano passado, e nao sei se já nao foi perguntado este ano mas quando falam em "subida de 2 décimas" é 179,3 para 179,5 ou 17,93 para 181,3 ?
--- Post atualizado ---
No ano passado havia um tópico chamado "Apostas para as médias de Medicina | 2016"
onde as pessoas apostavam (Uau que surpresa xD) a média do ultimo colacado de cada instituição. Era fixe repetirem. Eu so nao o crio porque tem que se fazer uma tabela toda xpto e tal e eu nao sei.. Fica a ideia (Que nem era minha, so me lembrei) :)
Durante o fim de semana depois abro um tópico para 2017.

Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
526
Honestamente, penso que, sendo os valores das médias semelhantes aos do ano passado, não permitem tirar nenhuma conclusão sobre as médias de medicina deste ano, há muito mais factores a considerar, como os gostos das pessoas, as prioridades das pessoas em querer ficar perto de casa, a qualidade do ensino, o nr de candidatos, o nr de vagas, entre outras coisas... Infelizmente este vai ser mais um ano a sofrer até ao momento em que cai aquele mail da DGES na nossa conta de e-mail
ou então quando sair uma fuga e o pessoal entrar em pânico aqui no uniarea. bons velhos tempos.....não mesmo!

Mariana Fonseca

Membro Veterano
Matrícula
24 Março 2015
Gostos
598
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá. A minha média final (já contabilizando os exames) é de 18,31. Dará para entrar na UM?
Tens a certeza que essa será a tua média de candidatura? pelo menos para medicina as notas de candidatura a centésima nunca poderá ser igual a 1.

Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
526
Não descem. Ou mantêm ou sobem!
Achas que sobem muito? Será que lisboa (ambas) passam o 18? (É que eu estou com 17,9 e queria muito a clássica..)
--- Post atualizado ---
Também acho que sim! Mas será que é possível subir mais que duas décimas? Mal por mal era bom que as médias se mantivessem xD
se subirem mais do que duas décimas os Açores por exemplo chegam ao 179,5 isto é um cenário muito improvável certo?

CatMar

Membro Veterano
Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
102
Achas que sobem muito? Será que lisboa (ambas) passam o 18? (É que eu estou com 17,9 e queria muito a clássica..)
--- Post atualizado

se subirem mais do que duas décimas os Açores por exemplo chegam ao 179,5 isto é um cenário muito improvável certo?
Eu acho difícil que os Açores cheguem a esse valor(para mim as ilhas também estao fora de questão) ... o problema é no continente... na ubi se sobe mais do que 2 décimas e atingir os 18,00, ultrapassa os valores de 2015... alem disso na ubi a ultima vez acima dos 18 foi em 2011... sinceramente acho que as medias sobem, só espero que não atinjam valores extremamente altos ao ponto de haver subidas de 2 décimas. É difícil não pensarmos nisto mas também não vale a pena andarmos angustiados com as previsões porque na realidade só se sabe mesmo em setembro. O que está feito está feito, agora é esperar que agosto passe rapido xD

Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
13
Bom dia, quero candidatar-me a medicina com regime especial de emigrante, por isso vou candidatar-me a 7% das vagas, juntamente com outros na minha situação. Sendo que tenho média de 15,6 e tive 14,4 nos exames de biologia e fq e 15,9 no de matemáticq quais são as minhas hipóteses de entrar numa faculdade de medicina em Lisboa (que vou colocar em primeiro lugar) e de entrar nas outras que existem no país?

Matrícula
1 Setembro 2016
Gostos
56
Este ano está tudo baralhado. Embora com pouca influência, o nº de alunos com notas acima dos 16 a Português desceu bastante. A Matemática também houve uma descida, mas ligeira. Em relação a 2015, em 2016, tanto na Biologia como na FQ há uma subida do nº de alunos com mais de 16, mas se compararmos 2016 com 2017, há uma descida acentuada. Temos pensar que no ano passado as notas de ingresso não desceram muito, apesar de matemática ter sido bastante pior que 2015 e biologia mais baixo que 2014, possivelmente, porque muitos dos colegas que não entraram em 2015, acabaram por entrar no ano passado. Por tudo isto, parece-me que embora possa haver uma subida das médias, não será muito significativa porque os que não entraram no ano passado e repetiram este ano os exames não terão obtido grandes notas, tendo em conta o panorama deste ano. Acho que qualquer colega com nota nos 180 pode estar descansado que entra no continente. Claro que há sempre os factores que não se podem ver nos números, as preferências de cada um, o nº de alunos que se candidata a medicina, etc, portanto há que esperar.
--- Post atualizado ---
Estou atentar convencer-me do que escrevi antes, para ver se passo uma verão descansado, à sombra do meu 181,2.

Matrícula
3 Janeiro 2017
Gostos
0
Olá!
Com Contingente Especial para Candidatos com Deficiência Física ou Sensorial e média de 169,7 é possível entrar em medicina no ICBAS? Quais são as minhas hipóteses?
--- Post atualizado ---
Normalmente os candidatos por Contingente Especial para Candidatos com Deficiência Física ou Sensorial vêm o seu processo aprovado? Ou são mais os que não conseguem?

Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
526
Este ano está tudo baralhado. Embora com pouca influência, o nº de alunos com notas acima dos 16 a Português desceu bastante. A Matemática também houve uma descida, mas ligeira. Em relação a 2015, em 2016, tanto na Biologia como na FQ há uma subida do nº de alunos com mais de 16, mas se compararmos 2016 com 2017, há uma descida acentuada. Temos pensar que no ano passado as notas de ingresso não desceram muito, apesar de matemática ter sido bastante pior que 2015 e biologia mais baixo que 2014, possivelmente, porque muitos dos colegas que não entraram em 2015, acabaram por entrar no ano passado. Por tudo isto, parece-me que embora possa haver uma subida das médias, não será muito significativa porque os que não entraram no ano passado e repetiram este ano os exames não terão obtido grandes notas, tendo em conta o panorama deste ano. Acho que qualquer colega com nota nos 180 pode estar descansado que entra no continente. Claro que há sempre os factores que não se podem ver nos números, as preferências de cada um, o nº de alunos que se candidata a medicina, etc, portanto há que esperar.
--- Post atualizado ---
Estou atentar convencer-me do que escrevi antes, para ver se passo uma verão descansado, à sombra do meu 181,2.
Acho que com essa nota podes estar descansado quanto à entrada em Medicina no continente.
--- Post atualizado ---
acho que as médias deste ano não deveram ultrapassar as de 2015 quanto muito igualam. mas há uma duvida, no ano passado a clássica ficou abaixo da nova. acham que este ano vai acontecer o mesmo?

anonimo luigi

Membro Veterano
Matrícula
30 Abril 2017
Gostos
334
Vocês entraram em pelo menos uma universidade portuguesa em medicina, com um mínimo de nota de candidatura de 17,7 valores.
Se tiverem um pouco menos que isto, podem ter sorte e entrar à mesma neste curso.
Ouçam bem as minhas palavras.
--- Post atualizado ---
Acho que com essa nota podes estar descansado quanto à entrada em Medicina no continente.
--- Post atualizado ---
acho que as médias deste ano não deveram ultrapassar as de 2015 quanto muito igualam. mas há uma duvida, no ano passado a clássica ficou abaixo da nova. acham que este ano vai acontecer o mesmo?
Verdade.
Com média de 18,12 é provável que entre no continente e até numa universidade prestigiada.

Gostos: Ricardo Vidal
Status
Não está aberto para novas mensagens.