Medicina - NMS ou FMUL

Matrícula
22 Abril 2016
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá!
Tenho quase a certeza que isto já aqui foi discutido, mas como os únicos links que encontro estão a dar erro, decidi abrir um novo tópico.
Alguém me consegue explicar as diferenças entre Medicina na FMUL e Medicina na NMS?
Já agora, sabem da existência algum artigo com as percentagens de sucesso no Harrison para os formados de cada um dos cursos?

Obrigada!! 😉

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Gostos
204
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Olá!
Tenho quase a certeza que isto já aqui foi discutido, mas como os únicos links que encontro estão a dar erro, decidi abrir um novo tópico.
Alguém me consegue explicar as diferenças entre Medicina na FMUL e Medicina na NMS?
Já agora, sabem da existência algum artigo com as percentagens de sucesso no Harrison para os formados de cada um dos cursos?

Obrigada!! 😉
Olá!
Penso que a grande diferença é que na FML o curso é feito por módulos, enquanto que na NMS não, mas isso seria melhor alguém da FML te esclarecer. Se tiveres alguma pergunta em específico sobre a NMS e como funciona, estás à vontade que tento responder o máximo que conseguir! :)

Matrícula
22 Abril 2016
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá!
Penso que a grande diferença é que na FML o curso é feito por módulos, enquanto que na NMS não, mas isso seria melhor alguém da FML te esclarecer. Se tiveres alguma pergunta em específico sobre a NMS e como funciona, estás à vontade que tento responder o máximo que conseguir! :)
Olá! Muito obrigada pela resposta 😊
Então em termos de avaliação, como é que funciona na NMS?
😘

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Gostos
204
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Olá! Muito obrigada pela resposta 😊
Então em termos de avaliação, como é que funciona na NMS?
😘
A avaliação depende muito de cadeira para cadeira, mas assim de um modo geral, tens aulas práticas e a tua avaliação nestas aulas vale entre 30-50% (algumas valem mais, outras menos), e depois tens exame que vale o restante.
Por exemplo, em anatomia, a prática vale 30%, o intercalar sobre anatomia da locomoção vale 20% (se tirares 9,5 ou mais ficas com esta parte feita e não é avaliada em exame oral) e o exame final oral vale 50%. Outro exemplo, no 2º semestre do 1º ano há uma cadeira que se faz por frequências, que é Nutrição e Metabolismo, pelo que ficas com a cadeira feita antes da época de exames. :)

Matrícula
22 Abril 2016
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
A avaliação depende muito de cadeira para cadeira, mas assim de um modo geral, tens aulas práticas e a tua avaliação nestas aulas vale entre 30-50% (algumas valem mais, outras menos), e depois tens exame que vale o restante.
Por exemplo, em anatomia, a prática vale 30%, o intercalar sobre anatomia da locomoção vale 20% (se tirares 9,5 ou mais ficas com esta parte feita e não é avaliada em exame oral) e o exame final oral vale 50%. Outro exemplo, no 2º semestre do 1º ano há uma cadeira que se faz por frequências, que é Nutrição e Metabolismo, pelo que ficas com a cadeira feita antes da época de exames. :)
Ah okok! Obrigada. E o que é que te levou a escolher a NMS?

Matrícula
20 Julho 2015
Gostos
1,411
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá!

Obrigada!! 😉
A melhor abordagem para este "dilema" é veres o funcionamento de cada faculdade (há tópicos específicos para isso - estão nas respectivas universidades). Depois, veres qual te agrada mais (hint: apesar de diferentes, as faculdades acabam por ser idênticas no outcome final).
Tem em conta outros factores como pessoas conhecidas, proximidade de casa, transportes (dependendo de onde moras claro). Prevalecem se calhar mais estes últimso do que outra coisa.

Quanto à média de percentagem é inutil esse documento por vários motivos. O principal é quando tu te inscreveres quase de certeza nem é o Harrison o modelo de exame (será outro completamente diferente). Além disso, as notas do Harrison dependem mais dos alunos do que das faculdades propriamente ditas. As notas variam muito ano a ano. É um indicador pouco fiável.

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Gostos
204
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Ah okok! Obrigada. E o que é que te levou a escolher a NMS?
Nem sei bem, sempre tive mais interesse pela NMS, mas algumas razões foram: Anatomia num semestre, começar os anos clínicos no 3º ano, proximidade à baixa de Lisboa, conhecia uma pessoa que estava na NMS, enquanto na FML não conhecia ninguém, tinha uma amiga minha que também estava inclinada para a NMS, gostei mais do plano de estudos da NMS... e provavelmente outras razões que não me lembro de momento.

Mas tal como o @Droggy disse, vê os tópicos sobre cada faculdade, e no final de tudo saímos médicos de qualquer uma delas. :) Experimenta também ir ao Open Day das duas faculdades, não sei quando costuma ser mas fica atenta ao site de cada faculdade

Matrícula
22 Abril 2016
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
A melhor abordagem para este "dilema" é veres o funcionamento de cada faculdade (há tópicos específicos para isso - estão nas respectivas universidades). Depois, veres qual te agrada mais (hint: apesar de diferentes, as faculdades acabam por ser idênticas no outcome final).
Tem em conta outros factores como pessoas conhecidas, proximidade de casa, transportes (dependendo de onde moras claro). Prevalecem se calhar mais estes últimso do que outra coisa.

Quanto à média de percentagem é inutil esse documento por vários motivos. O principal é quando tu te inscreveres quase de certeza nem é o Harrison o modelo de exame (será outro completamente diferente). Além disso, as notas do Harrison dependem mais dos alunos do que das faculdades propriamente ditas. As notas variam muito ano a ano. É um indicador pouco fiável.
Tenho que ir investigar então, muito obrigada!

Nem sei bem, sempre tive mais interesse pela NMS, mas algumas razões foram: Anatomia num semestre, começar os anos clínicos no 3º ano, proximidade à baixa de Lisboa, conhecia uma pessoa que estava na NMS, enquanto na FML não conhecia ninguém, tinha uma amiga minha que também estava inclinada para a NMS, gostei mais do plano de estudos da NMS... e provavelmente outras razões que não me lembro de momento.

Mas tal como o @Droggy disse, vê os tópicos sobre cada faculdade, e no final de tudo saímos médicos de qualquer uma delas. :) Experimenta também ir ao Open Day das duas faculdades, não sei quando costuma ser mas fica atenta ao site de cada faculdade
Muito obrigada!

Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,818
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá!

Obrigada!! 😉
Olá, Margarida!
Como já aqui disseram, na FMUL, o ensino está organizado por módulos. Este semestre, por exemplo, tivemos um módulo constituído por Anatomia Clínica, Farmacologia, Histologia, Bioquímica e Fisiologia. O objetivo é criar a maior interligação possível entre diversas cadeiras. Por exemplo, havia vários dias em que abordávamos o mesmo tema a Fisiologia e a Histologia. Em termos de avaliação, normalmente, cada módulo tem apenas um exame teórico e diversos exames/testes práticos.
Recomendo também que vejas os tópicos de ambas as faculdades, que têm muita informação. Se tiveres dúvidas sobre a nossa faculdade, podes colocá-las à vontade.

TrunkWill0

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2018
Gostos
185
Olá a todos,
sou um novo membro e tenho algumas questões cujas respostas já procurei no forum mas continuo um pouco (a favor) confuso.
Qual é melhor em termos de ensino, condiçoes, "estagios", etc (qual devo escolher)- NMS ou FMUL?
Tendo em conta as aulas teoricas, as aulas praticas, os trabalhos e os "estagios" qual é melhor comprar - iPad, Mac (daqueles portateis bem leves) ou Hibrido?
TY :D

Alguém ajuda?

Última edição:

anaritanm

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2018
Gostos
6
Olá! Bem estou também muito confusa sobe por NMS ou a FMUL em primeira opção. @LFTBAS gostaria de esclarecer algumas coisas sobre a FMUL. Estive no Dia do Candidato e fiquei fascinada pela faculdade, no entanto, conheço uma pessoa que está no primeiro ano e que adorou o ambiente, as pessoas e a faculdade em si mas está a achar anatomia muito mais difícil comparando com a NMS o que está a dificultar o seu aproveitamento. Sempre estive convicta que a minha escolha seria a FMUL mas cada vez fico mais preocupada se nao vou aguentar tanto pormenor (pois sendo dado tudo num semestre na NMS não podem perguntar tanta coisa). Qual foi a tua experiência pessoal? Achaste a gincana um bicho de sete cabeças como dizem? Muito obrigada, beijinhos 😘

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,621
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Olá a todos,
sou um novo membro e tenho algumas questões cujas respostas já procurei no forum mas continuo um pouco (a favor) confuso.
Primeiro:
Com uma média interna (no pior dos cenários) de 18,1 e com 170 a exame de FSQ, 189 a exame de BG se tiver cerca de 180 a MAT que fazendo a media 50%exames 50%secundario dá 18,0 (volto a salientar no pior dos cenarios) acham suficiente para entrar em Medicina na FMUL ou na NMS?
Segundo:
Qual é melhor em termos de ensino, condiçoes, "estagios", etc (qual devo escolher)- NMS ou FMUL?
Terceiro:
Tendo em conta as aulas teoricas, as aulas praticas, os trabalhos e os "estagios" qual é melhor comprar - iPad, Mac (daqueles portateis bem leves) ou Hibrido?
TY :D
Mensagem fundida automaticamente:

Alguém ajuda?
O pessoa que conheço das duas nao se queixa mas talvez a NMS seja um pouco mais inovadora.
um mac ou hibrido talvez

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Gostos
903
Curso
Engenharia física
Instituição
FCUP
Olá! Bem estou também muito confusa sobe por NMS ou a FMUL em primeira opção. @LFTBAS gostaria de esclarecer algumas coisas sobre a FMUL. Estive no Dia do Candidato e fiquei fascinada pela faculdade, no entanto, conheço uma pessoa que está no primeiro ano e que adorou o ambiente, as pessoas e a faculdade em si mas está a achar anatomia muito mais difícil comparando com a NMS o que está a dificultar o seu aproveitamento. Sempre estive convicta que a minha escolha seria a FMUL mas cada vez fico mais preocupada se nao vou aguentar tanto pormenor (pois sendo dado tudo num semestre na NMS não podem perguntar tanta coisa). Qual foi a tua experiência pessoal? Achaste a gincana um bicho de sete cabeças como dizem? Muito obrigada, beijinhos 😘
Muitos amigos meus fizeram a gincana e todos passaram por isso, não é assim o bicho de sete cabeças que todos dizem, mas é óbvio que tens de estudar bastante...

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,818
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Hey! :blush: Bem, o meu ano foi aquele que apanhou a gincana pela primeira vez, sendo que a primeira gincana que fizemos (1º semestre do 1º ano) trouxe alguns problemas, de facto - a taxa de reprovação foi relativamente elevada, o que não é de estranhar, tendo em conta que os critérios de avaliação utilizados nessa altura foram bastante exigentes. Contudo, isso já não se verificou na gincana do meu 2º semestre do 1º ano e, atualmente, diria que o nível de exigência a anatomia até devia ser um bocadinho mais elevado (não é difícil passar nesse exame). Por isso, acho honestamente que não vale a pena estares muito preocupada com anatomia.

Última edição:

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,113
Estando a semanas dos últimos exames do curso,
Anatomia é, de longe, a cadeira mais difícil de passar. Contudo, isto não significa que seja a mais difícil do curso. A tua preparação, a tua maneira de "derrubar" objectivos é que aumenta exponencialmente. A sebenta de anatomia que tens para estudar e que parece um calhamaço, agora é uma brincadeira, já que tens 5 dessas para estudar, mas fazes isso com muito mais facilidade.
Daí que ser o bicho-papão não é exactamente mau, mas sim uma preparação para o futuro.

Não escolhas a NOVA porque anatomia é (pelo que dizem) mais fácil. O curso são 6 anos, há muitos melhores argumentos a favor da NOVA que esse. Assim como há todos outros tantos a favor da FML.

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,818
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Estando a semanas dos últimos exames do curso,
Anatomia é, de longe, a cadeira mais difícil de passar. Contudo, isto não significa que seja a mais difícil do curso. A tua preparação, a tua maneira de "derrubar" objectivos é que aumenta exponencialmente. A sebenta de anatomia que tens para estudar e que parece um calhamaço, agora é uma brincadeira, já que tens 5 dessas para estudar, mas fazes isso com muito mais facilidade.
Daí que ser o bicho-papão não é exactamente mau, mas sim uma preparação para o futuro.

Não escolhas a NOVA porque anatomia é (pelo que dizem) mais fácil. O curso são 6 anos, há muitos melhores argumentos a favor da NOVA que esse. Assim como há todos outros tantos a favor da FML.
Pode ser a que dá mais cabo da cabeça por causa do stress que desencadeia (nesse sentido, anatomia foi para mim, de longe, a cadeira mais difícil até agora), mas não acho que seja a mais difícil de passar... Atualmente, o pessoal não precisa de saber muito de anatomia para passar na gincana

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,113
Pode ser a que dá mais cabo da cabeça por causa do stress que desencadeia (nesse sentido, anatomia foi para mim, de longe, a cadeira mais difícil até agora), mas não acho que seja a mais difícil de passar... Atualmente, o pessoal não precisa de saber muito de anatomia para passar na gincana
Sim, reescreveria que depois do teórico de II.II., a 1ª gincana é a mais difícil de passar. Salvo raras excepções, os chumbos que existem são no 1º ano. O 1º semestre do 2º é também diabólico.

Nunca se precisou de saber muito. Precisa-se sim, é de saber alguma coisa sobre (quase) tudo, e não dizer barbaridades. No geral, o pessoal faz da gincana/oral um bicho papão, em que é preciso saber tudo...

A cadeira mais difícil de passar é Medicina II neste momento. O semestre passou foi gineco. O outro foi Medicina I, o outro foi outra coisa qualquer. O obstáculo que está à nossa frente é sempre o maior. Desde que haja esforço e empenho, as coisas fazem-se.

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Gostos
6,818
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Sim, reescreveria que depois do teórico de II.II., a 1ª gincana é a mais difícil de passar. Salvo raras excepções, os chumbos que existem são no 1º ano. O 1º semestre do 2º é também diabólico.

Nunca se precisou de saber muito. Precisa-se sim, é de saber alguma coisa sobre (quase) tudo, e não dizer barbaridades. No geral, o pessoal faz da gincana/oral um bicho papão, em que é preciso saber tudo...

A cadeira mais difícil de passar é Medicina II neste momento. O semestre passou foi gineco. O outro foi Medicina I, o outro foi outra coisa qualquer. O obstáculo que está à nossa frente é sempre o maior. Desde que haja esforço e empenho, as coisas fazem-se.
Isso já não é bem assim. Agora já podem passar com 0-5 valores numa estação, por exemplo... desde que se consigam safar nas outras estações, daí ter escrito "atualmente"... facilitaram um bocado as coisas. Ainda há uns dias atrás ouvi um rapaz do 1º ano a dizer que tinha passado, mas não sabia como porque tinha respondido "não sei" várias vezes :confused: O exame de II.II é que continua a não fazer milagres

Bem, isso (Medicina I e II) ainda está longe da minha realidade. "Contento-me" por enquanto com biopat e neuro :sweatsmile:

TrunkWill0

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2018
Gostos
185
boa tarde a todos,
Eu tinha a duvida se devia usar mac ipad ou hibrido pois algumas pessoas preferem mac mas outras dizem que mais tarde é melhor usar ipad pois é mais pequeno pa por no bolso da bata quando se esta no hospital. Quanto a conparacao NMS com FMUL ja reparei ao ler todos os posts sobre este tema que nao ha acordo e q ambas sao boas em diversos pontos por isso a minha questao é: qual das duas é mais inovadora e melhor em termos de "estagio" ir a hospitais e isso?

Última edição:

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Gostos
2,113
boa tarde a todos,
Acham que com media de 18,0 (na pior das hipoteses) chega para entrar na NMS ou na FMUL? Eu tinha a duvida se devia usar mac ipad ou hibrido pois algumas pessoas preferem mac mas outras dizem que mais tarde é melhor usar ipad pois é mais pequeno pa por no bolso da bata quando se esta no hospital. Quanto a conparacao NMS com FMUL ja reparei ao ler todos os posts sobre este tema que nao ha acordo e q ambas sao boas em diversos pontos por isso a minha questao é: qual das duas é mais inovadora e melhor em termos de "estagio" ir a hospitais e isso?
Ipad no bolso da bata só o mini, 9.7" não é nada prático.