UBI Medicina - UBI

• Exames Nacionais: o que acontece antes, durante e depois. Neste Explicador encontras algumas informações úteis e curiosidades.
  • Vouchers para viagens de comboio grátis a partir de segunda-feira. Se estás a acabar o primeiro ano de um Curso Técnico Superior Profissional, Licenciatura ou Mestrado Integrado tens de conhecer o Comboio do Conhecimento
  • Exames Nacionais: todos os alunos vão a exame, com ou sem avaliação final. Sabe mais aqui!
  • Há 6 portuguesas entre as 250 melhores universidades jovens do mundo. Consulta aqui!
Matrícula
20 Janeiro 2015
Gostos
9
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Para te dar uma opinião mais pessoal tenho de te explicar algumas coisas do curso. Entáo, vou tentar ser sucinto e, se depois tiveres outras questões podes colocar.

Curso: Medicina na Covilhã acaba por ser badalado pelas diversas razões. Há gente que adora este método, pela inovação, mas há gente que o repugna. Mas a noção que tenho é que há muita gente que também fala sem saber o que realmente se lá passa.

Basicamente o nosso curso é baseado no estudo fora da faculdade. Tens módulos em vez de cadeiras “clássicas”. Depois, em cada módulo podes ter blocos. Dou-te o exemplo do segundo ano. Existe o módulo de Corpo Humano II, que vale 38 créditos, e depois dentro do módulo tens 5 blocos: Imuno, Cardio, Digestivo, Endócrino e Uro. A matéria é dada por unidades pedagógicas (UPs) que têm a duração de duas semanas. Se tiveres mais curiosidade de saber como isto funciona, e se acabares por concorrer para a UBI, vai ao site da faculdade para perceberes melhor e não caires cá “de para-quedas” como muitos. Tens tutorias em vez de aulas teóricas e teórico-práticas. E, basicamente, numa primeira semana é-te exposta a bibliografia que deves estudar; na segunda semana é suposto apresentares a matéria aos teus colegas de tutoria, com a supervisão do tutor (na prática isto nem sempre acontece porque há tutores que optam por outras formas de abordar a matéria). No final de cada UP tens uma frequência. O nosso curso todo, do 1º ao 6º, é por escolhas múltiplas (a descontar :p). Na minha opinião este método pode funcionar por vezes, mas outras vezes não resulta porque te focas muito na bibliografia e menos na parte das tutorias. Imensa gente falta às tutorias e isso quebra o funcionamento. E depois também depende do tutor que te calhar :p

Isto que te disse até agora é sobre os anos não clínicos (1º e 2º e parcialmente o 3º). Os anos clínicos já vão ser mais semelhantes aos das outras faculdades, especialmente a partir do 4º. O que disser agora já é com base no conhecimento do plano curricular e no que os outros anos me dizem...não na minha experiência!

No 3º ano ainda tens tutorias e Ups, mas já tens mais aulas teóricas. De estágios tens 4 semanas em medicina interna e 2 semanas em cirurgia.

A partir do 4º começam as rotações. Durante o 4º e o 5º o ano é dividido em 3 grupos e o ano percorre de diferente ordem dentro desses grupos. Imagina, um grupo pode começar com cardiologia e outro começar com hematologia (por exemplo). Isso permite reduzir o rácio tutor-aluno e aumentar a eficácia dos estágios. Na minha opinião a principal desvantagem dos anos clínicos é que somos distribuidos pelos hospitais e centros de saúde da região, e alguns, por exemplo Castelo Branco, ficam a cerca de 50 km da faculdade e tens de percorrer essa distância todos os dias. A vantagem é claramente o reduzido rácio tutor-aluno que temos e o grande leque de coisas que podes fazer por causa disso...

A avaliação teórica dos anos clínicos é feita por exame a cada especialidade no final do TRIMESTRE, e não do semestre (é uma diferença em relação às outras faculdades). Mas grande parte da avaliação vai ser notas de estágios e um exame global que fazes no final de cada ano lectivo clínico.

Sobre a faculdade: a nossa faculdade (de Ciências da Saúde) encontra-se na parte mais recente da cidade. É relativamente nova e, quanto às instalações, não me queixo de nada. A localização é boa dado que se encontra ao lado do hospital da Covilhã. Eu pessoalmente gosto da localização dado estar mais afastada da confusão. A faculdade tem tudo o que precisas.

Sobre a cidade: claro que é uma cidade mais parada que as das outras faculdades de medicina. Mas há muita gente que vem para cá com essa núvem em cima de que é uma cidade péssima, e surpreendem-se. Há de tudo o que precisas para te surpreenderes.

Pontos fracos (e isto é a minha pura opinião): primeiros anos do curso. Muita “tralha” para estudar e pouca “recompensa prática”. Depois há aqueles erros de rigor que irritam qualquer um. Quando entrei passava-me quando, por exemplo, via perguntas com duas opções correctas. E isso acontece com alguma frequência :/ Mas pelo que sei, não é só na UBI. Outro ponto fraco que muitos não valorizam mas que a mim me prejudica é o facto de a biblioteca da FCS e a própria FCS fecharem às 20H. Para quem estuda à noite, ficas praticamente sem locais para estudar dado a Covilhã não ter assim tantos recursos. Eu, que costumo estudar em bibliotecas, muitas vezes acabo por ter de ficar em casa à noite. Vantagens: eu acho que a vantagem na nossa faculdade é clara: temos um bom rácio tutor-aluno (às vezes chega a ser 1:1 e não passa dos 3:1). Isso permite-te ter muito contacto e sais de cá à partida com um bom suporte prático assegurado. Eu diria que o facto de sermos metade do número de alunos da maioria das restantes faculdades é uma mais valia também. De resto, às vezes há algum estereótipo em relação a estarmos afastados. Mas na minha opinião tudo cá chega. Temos na mesma palestras, congressos, um núcleo activo, actividades da ANEM, etc. E, se tiveres vontade, ninguem te impede de participar em actividades noutras cidades!

Acabei por fazer testamento, desculpa :p

24/8/2016: edição pela moderação para adicionar o plano de estudos detalhado da UBI. Obrigado, @MedFCS-UBI!

Olá :)

Têm aqui o plano de estudos do MIM na FCS.
Nota: O ano está dividido em trimestres, e as UC são anuais. No entanto, algumas UC duram o ano inteiro, outras duram 1 trimestre ou parte dele.
No entanto, o plano não está muito explícito, pois apenas mostra os vários módulos (UC), e não os blocos que existem dentro de alguns módulos. Por isso, aqui vai o plano de estudos mais completo (se não existirem alterações para 2016/17):

1º ano
- Módulo de Corpo Humano ( : dos Sistemas às Moléculas) I:
  • Bloco de Biologia Celular;
  • Bloco de Aparelho Locomotor;
  • Bloco de Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos;
  • Bloco de Competências Básicas I/LaC 1;
- Módulo de Iniciação à Medicina:
  • Bloco de Gestão de Unidades de Saúde;
  • Bloco de Comunicação em Biomedicina;
  • Bloco de Física Aplicada à Medicina;
  • Bloco de Introdução à Anatomia e Fisiologia;
  • Bloco de Introdução ao Profissionalismo;
  • Terminologia Médica;
  • Estágios em Hospitais e Centros de Saúde;
- Módulo de Epidemiologia Geral e Saúde Comunitária;
- Módulo de Arte da Medicina;

2º ano
- Módulo de Corpo Humano ( : dos Sistemas às Moléculas) II:
  • Bloco de Sangue e Sistema Imunitário;
  • Bloco de Aparelho Cardio-respiratório;
  • Bloco de Aparelho Digestivo;
  • Bloco de Endocrinologia e Metabolismo;
  • Bloco dos Aparelhos Nefro-urinário e Reprodutor;
  • Bloco de Competências Básicas II/LaC 2;
- Módulo de Cuidados de Saúde Primários I:
  • Estágio em Centros de Saúde;
- Módulo de Antropologia e Sociologia;
- Módulo de Bases Psicológicas da Medicina;

3º ano
- Módulo de Introdução à Patologia:
  • Bloco de Farmacologia;
  • Bloco de Microbiologia;
  • Bloco de Anatomia Patológica;
  • Bloco de Introdução à Patologia/Atividades em Meio Clínico;
  • Bloco de Competências Pré-Clínicas/LaC 3;
- Módulo de Medicina Preventiva;
- Módulo de Deontologia e Direito Médico;
- Módulo de Geriatria;

4º ano
- Módulo de Clínica Médica e Cirúrgica I:
  • Bloco de Medicina Preventiva;
  • Bloco de Nefrologia;
  • Bloco de Urologia;
  • Bloco de Hematologia;
  • Bloco de Endocrinologia;
  • Bloco de Cardiologia;
  • Bloco de Respiratório;
  • Bloco de Digestivo;
  • Bloco de Ginecologia e Obstetrícia;
  • Bloco de Genética Médica;
  • Bloco de Competências Clínicas I/LaC 4;
- Módulo de Cuidados de Saúde Primários II:
  • Bloco de Cuidados de Saúde Primários - Centros de Saúde;
  • Bloco de Atividade Física;
  • Bloco de Dor;
  • Bloco de Competências Clínicas I/LaC 4;
- Módulo de Medicina Legal e Toxicologia;

5º ano

- Módulo de Clínica Médica e Cirúrgica II:
  • Bloco de Gestão e Liderança;
  • Bloco de Sistema Locomotor;
  • Bloco de Sistema Nervoso;
  • Bloco de Oftalmologia;
  • Bloco de Otorrinolaringologia;
  • Bloco de Dermatologia;
  • Bloco de Psiquiatria;
  • Bloco de Pediatria;
  • Bloco de Doenças Infeciosas;
  • Bloco de Urgência e Emergência;
  • Cursos;
  • Bloco de Competências Clínicas II/LaC 5;
- Módulo de Cuidados de Saúde Primários III:
  • Bloco de Cuidados de Saúde Primários III;
  • Bloco de Competências Clínicas II/LaC 5;
- Módulo de Ética Médica e Bioética;

6º ano
- Módulo de Prática Clínica:
  • Bloco de Saúde Pública;
  • Bloco de Medicina Interna;
  • Bloco de Cirurgia;
  • Bloco de Medicina Intensiva;
  • Bloco de Saúde da Criança;
  • Bloco de Saúde da Mulher;
  • Bloco de Medicina Geral e Familiar/Cuidados de Saúde Primários IV;
  • Bloco de Saúde Mental;
  • Cursos;
  • Bloco de Competências Avançadas/LaC 6;
- Dissertação;

Boa sorte a todos os candidatos ;)

Editado por um moderador:
Matrícula
14 Julho 2015
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Boa tarde. Tenho como uma das opções de candidatura o curso de medicina na covilhã. No entanto pelo que percebi, lá não existem aulas teóricas e isso fez-me um bocado de confusão e gostava que me explicassem isso. Isso só acontece nos três primeiros anos do curso ou é durante o curso todo? Como é o ambiente académico nessa cidade e as praxes? Obrigado desde já :) :)

Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Boa tarde. Tenho como uma das opções de candidatura o curso de medicina na covilhã. No entanto pelo que percebi, lá não existem aulas teóricas e isso fez-me um bocado de confusão e gostava que me explicassem isso. Isso só acontece nos três primeiros anos do curso ou é durante o curso todo? Como é o ambiente académico nessa cidade e as praxes? Obrigado desde já :) :)
Na covilha as aulas funcionam como tutorias. Nos 2 primeiros anos somos divididos em turmas que sao distribuidos por varias salas. Depois em cada turma sao formados grupos que partilham a mesma mesa durante as aulas.
Na primeira semana o professor fala sobre o que temos de estudar e vai passando pelos topicos da materia. Cada grupo fica depois encarregue de preparar uma parte da materia para depois na semana a seguir a expor para a turma.
Resumindo: 1ª semana- O professor fala sobre a materia a saber; 2ª semana- Os grupos falam entre todos sobre o que estudaram e o professor vai corrigindo os erros. Na sexta feira da 2ª semana tens teste.
Portanto, vais tendo testes de 2 em 2 semanas à mesma disciplina e estes valem 50% da avaliaçao. No final de cada disciplina fazes ainda um exame integrado com a materia toda que deste que vale os outros 50%

Matrícula
14 Julho 2015
Gostos
14
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Na covilha as aulas funcionam como tutorias. Nos 2 primeiros anos somos divididos em turmas que sao distribuidos por varias salas. Depois em cada turma sao formados grupos que partilham a mesma mesa durante as aulas.
Na primeira semana o professor fala sobre o que temos de estudar e vai passando pelos topicos da materia. Cada grupo fica depois encarregue de preparar uma parte da materia para depois na semana a seguir a expor para a turma.
Resumindo: 1ª semana- O professor fala sobre a materia a saber; 2ª semana- Os grupos falam entre todos sobre o que estudaram e o professor vai corrigindo os erros. Na sexta feira da 2ª semana tens teste.
Portanto, vais tendo testes de 2 em 2 semanas à mesma disciplina e estes valem 50% da avaliaçao. No final de cada disciplina fazes ainda um exame integrado com a materia toda que deste que vale os outros 50%
Obrigado desde já pela resposta imediata!! Fiquei um pouco menos assustado com o teu esclarecimento. E como funciona no 3 ano e a partir daí? E as praxes e ambiente académico, podes me dizer qualquer coisa? Obrigado

Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Obrigado desde já pela resposta imediata!! Fiquei um pouco menos assustado com o teu esclarecimento. E como funciona no 3 ano e a partir daí? E as praxes e ambiente académico, podes me dizer qualquer coisa? Obrigado
Eu acabei agora o 2º. No 3º ano ja tens mais seminarios e assim e testes todas as semanas. A partir do 4º sao os anos clinicos e ja é tudo em ambiente hospitalar com algumas aulas a faculdade
A praxe so dura 1 mes e cumpre o requisito que é integrar. Uns gostam, outros nao, eu pessoalmente nao acho grande piada à praxe na covilha.

Última edição:

cmariazv

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
Gostos
9
Eu acabei agora o 2º. No 3º ano ja tens mais seminarios e assim e testes todas as semanas. A partir do 4º sao os anos clinicos e ja é tudo em ambiente hospitalar com algumas aulas a faculdade
A praxe so dura 1 mes e cumpre o requisito que é integrar. Uns gostam, outros nao, eu pessoalmente nao acho grande piada à praxe na covilha.
Nas outras universidades quanto tempo dura +/- ??

Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Nas outras universidades quanto tempo dura +/- ??
Depende das universidades e dos cursos. A praxe é diferente em todo o lado. Ja estudei no porto e a praxe era o ano todo, no inicio do ano todos os dias e depois passou a ser 1 ou 2 vezes todas as semanas

a fish

café, suor e lágrimas
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Gostos
4,804
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Caros colegas,
Há uns meses um colega mais vosso colega do que meu colega ( :p ) falou-me num congresso dos alunos da UBI, a decorrer lá para Outubro ou Novembro, e que este ano seria sobre Infertilidade e afins. Podem-me dar mais informações, site ou simplesmente desmentir? :p Obrigada!

EDIT; é isto, não? MedUBI - Fotos da cronologia | Facebook já há mais informações nalgum lado? :)

Última edição:
Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Caros colegas,
Há uns meses um colega mais vosso colega do que meu colega ( :p ) falou-me num congresso dos alunos da UBI, a decorrer lá para Outubro ou Novembro, e que este ano seria sobre Infertilidade e afins. Podem-me dar mais informações, site ou simplesmente desmentir? :p Obrigada!

EDIT; é isto, não? MedUBI - Fotos da cronologia | Facebook já há mais informações nalgum lado? :)
Acho que ainda nao sairam mais informações acerca do congresso. Quer-me parecer que so depois do inicio das aulas é que se vai saber mais sobre isso.
Vai haver tambem outro congresso organizado pelo centro hospitalar caso te interesse: CMBI2015

Última edição:
Gostos: a fish
Matrícula
27 Junho 2015
Gostos
8
Na semana de 14 de setembro não há aulas propriamente ditas? Ou é só praxe?
Obrigada :)

EDIT: Já agora onde se faz a matrícula para o curso de Medicina?

Última edição:
Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Na semana de 14 de setembro não há aulas propriamente ditas? Ou é só praxe?
Obrigada :)

EDIT: Já agora onde se faz a matrícula para o curso de Medicina?
Ola, na primeira semana vais ter seminarios de introduçao ao curso em que te explicam o funcionamento disto mas nao tem nada a ver com as cadeiras que depois vais ter. As praxes nao têm nada a ver com as aulas e vais te-las depois do horario escolar,
Na segunda semana ainda nao vi o horario dos caloiros mas ja devem começar a serio com aulas de biologia celular e molecular e arte da medicina.
As matriculas de medicina sao no mesmo sitio dos outros cursos todos da Ubi, ou seja, no polo 1 que fica mesmo na cidade. Vai la haver gente a ajudar, estudantes inclusive

Matrícula
27 Junho 2015
Gostos
8
Ola, na primeira semana vais ter seminarios de introduçao ao curso em que te explicam o funcionamento disto mas nao tem nada a ver com as cadeiras que depois vais ter. As praxes nao têm nada a ver com as aulas e vais te-las depois do horario escolar,
Na segunda semana ainda nao vi o horario dos caloiros mas ja devem começar a serio com aulas de biologia celular e molecular e arte da medicina.
As matriculas de medicina sao no mesmo sitio dos outros cursos todos da Ubi, ou seja, no polo 1 que fica mesmo na cidade. Vai la haver gente a ajudar, estudantes inclusive
Muito obrigada! Só mais uma coisa: sendo a primeira semana apenas seminários, não existe controlo de presenças, certo? Existe algum tipo de "programa" para essa semana, assim sendo?

Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Muito obrigada! Só mais uma coisa: sendo a primeira semana apenas seminários, não existe controlo de presenças, certo? Existe algum tipo de "programa" para essa semana, assim sendo?
Nao creio que haja presenças. O programa vai ser mesmo para vos integrar. Eu se fosse caloiro iria porque no inicio é tudo diferente e é bom receber umas indicaçoes. A praxe tambem começa ja nessa semana e é bom para conhecer os teus novos colegas e futuros amigos.

Matrícula
27 Junho 2015
Gostos
8
Nao creio que haja presenças. O programa vai ser mesmo para vos integrar. Eu se fosse caloiro iria porque no inicio é tudo diferente e é bom receber umas indicaçoes. A praxe tambem começa ja nessa semana e é bom para conhecer os teus novos colegas e futuros amigos.
Ok, obrigada. :)

gervasium

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2015
Gostos
5
Como as aulas da primeira semana não estão inseridas em nenhuma unidade curricular, mesmo que se marque presença não vão contar para nada. No entanto, como já foi dito, essa semana existe por uma razão. Aprendes como vão funcionar as aulas, como são feitos os exames (hands-on), dão-te uma visita guiada à faculadade, começas a não te perder lá dentro e, se tencionares aderir à praxe, a primeira semana é geralmente mais "divertida" e quase essencial à restante experiência.

Matrícula
27 Junho 2015
Gostos
8
Boa tarde.
A pergunta pode parecer estúpida, mas eu não faço ideia: a Faculdade de Ciências da Saúde tem cantina junto? É que como o mapa que a Universidade disponibliza na internet mostra Residências UBI e Cantinas separado das faculdades fiquei com essa dúvida.
Já agora, fiquei colocada lá, há alguma coisa em particular que eu deva saber ou assim? E sim, sou de longe!
Obrigada desde já! :)

Gostos: Beatriz F.
Matrícula
23 Julho 2015
Gostos
18
Curso
Medicina
Instituição
FCS UBI
Boa tarde.
A pergunta pode parecer estúpida, mas eu não faço ideia: a Faculdade de Ciências da Saúde tem cantina junto? É que como o mapa que a Universidade disponibliza na internet mostra Residências UBI e Cantinas separado das faculdades fiquei com essa dúvida.
Já agora, fiquei colocada lá, há alguma coisa em particular que eu deva saber ou assim? E sim, sou de longe!
Obrigada desde já! :)
Ola, sim a faculdade de medicina tem cantina e podes almoçar la e a comida é geralmente boa.
Parabens por teres ca entrado, se puder ajudar com alguma duvida em particular diz

Gostos: DianaS
Matrícula
30 Agosto 2015
Gostos
1,477
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Boa noite.

Para o ano que vem, vou-me candidatar ao curso de medicina. Contudo, tenho algumas dúvidas relativamente à universidade que deva escolher.

Alguém me poderia falar um pouco sobre o curso de medicina na UBI? (Como se processa, ambiente académico, instalações, ...)
É que muitas pessoas vêm esta universidade como a última opção a colocar no ato da candidatura e eu não entendo o porquê. Muitos até falam que o método de ensino difere do das universidades clássicas… Algum conselho?

Obrigado :)

Gostos: gui5000