1. O Uniarea foi eleito o melhor blog do ano na categoria Educação! Obrigado a todos os que votaram e ao longo dos últimos 3 anos tornaram este projecto possível. Este é um prémio de toda a comunidade. Obrigado! :)
    Fechar Aviso

Medicina Veterinária

Discussão em 'Recursos Naturais' iniciado por Verónica, 1 Fevereiro 2015.

  1. Leonor Martins

    Leonor Martins Membro Caloiro

    Matriculado:
    13 Outubro 2016
    Mensagens:
    1
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa noite, entrei este ano no 12º ano de ciências económicas. No entanto, no final no ano passado percebi que não gosto nada e devia ter ido para ciências tecnológicas, mas tinha medo de não conseguir ter uma boa média. Estou indecisa entre Engenharia Informática e de computadores, em lisboa (que pelo que li, é um bom curso e não tenho de fazer mais exames do que os obrigatórios) e medicina veterinária. Mas se for para medicina veterinária só posso ir para a lusófona ou para a Vasco da Gama, pois essas são as únicas que pedem só biologia. Podiam dizer-me se vale a pena tirar medicina veterinária numa destas universidades, particularmente na lusófona (valorização no mercado de trabalho)? Estou desesperada! Já agora vi num site que em UL aceitam também só biologia, é verdade? Obrigada!
     
  2. carolinans

    carolinans Membro

    Matriculado:
    4 Maio 2016
    Mensagens:
    52
    Gostos Recebidos:
    43
    Curso:
    Medicina
    Em relação à valorização no mercado de trabalho não te sei responder porque não estou na área. Medicina Veterinária, em qualquer universidade pública, é necessário o exame de Biologia e Geologia, bem como o exame de Física e Química; na Lusófona só pedem o exame de Biologia e Geologia e na Vasco da Gama pode ser somente o mesmo ou podes associá-lo com Matemática. Mas penso que primeiro, deves analisar os currículos de cada curso e veres aquele com o qual mais te identificas
     
  3. Ana Laura

    Ana Laura Membro Caloiro

    Matriculado:
    4 Julho 2016
    Mensagens:
    4
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa tarde. Alguém me poderia esclarecer se é possível congelar a matrícula agora e depois "descongelar" para o ano?
     
  4. davis

    davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    11,815
    Gostos Recebidos:
    13,295
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Olá @Ana Laura
    Podes anular a matrícula e fazer reingresso no próximo ano. Como é uma forma de acesso sem limite de vagas tipicamente o ingresso é garantido.
     
  5. Ana Laura

    Ana Laura Membro Caloiro

    Matriculado:
    4 Julho 2016
    Mensagens:
    4
    Gostos Recebidos:
    0
    E pode ser feito em qualquer altura?
     
  6. davis

    davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

    Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    11,815
    Gostos Recebidos:
    13,295
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    A anulação à partida sim, mas sugiro que consultes o regulamento da instituição. O reingresso tem um período de candidaturas próprio, definido pela própria instituição, e que tipicamente será em Julho/Agosto/Setembro.
     
  7. MGO

    MGO Membro Caloiro

    Matriculado:
    4 Janeiro 2017
    Mensagens:
    1
    Gostos Recebidos:
    0
    Olá! Eu sou estudante do 12ºano e está a chegar a altura de decidir o curso... Eu tenho pensado muito sobre isto e ando muito indecisa. As minhas opções são Psicologia e Medicina Veterinária. Em relação a Psicologia, é uma das minhas disciplinas de opção deste ano e eu interesso-me muito sobre os temas relacionados com psicologia por isso, acho que gostava de seguir algo relacionado com isso... Quando falei disso aos meus pais eles não gostaram muito da ideia porque a taxa de empregabilidade é muito baixa. Em relação a Medicina Veterinária, eu gosto bastante de animais e gostava de poder ajudá-los, e se for o que eu fizer da vida ainda melhor. E eu sei que a taxa de empregabilidade deste curso é também bastante baixa... Mas o problema é que eu sou bastante sensível, e se vir feridas muito más ou muito sangue eu desmaio... Eu sei que para m. veterinária não basta gostar de animais, que é preciso fazer-se cirurgias e a minha pergunta é se acham que iniciando eu o curso, se me podia habituar a esta parte ou se como sou assim, é melhor excluir esta opção. Não sei se alguém me pode ajudar, mas fico agradecida!
     
  8. JoanaV88

    JoanaV88 Membro Caloiro

    Matriculado:
    5 Março 2017
    Mensagens:
    1
    Gostos Recebidos:
    1
    Boa tarde,

    eu sou licenciada em ciência alimentar e tenho mestrado em segurança alimentar, no entanto sempre quis mudar para medicina veterinária. Agora tenho 27 anos e sinto-me frustrada por ter dedicado anos a um curso em que não me sinto realizada só porque supostamente tinha saída (o que foi um engano). Neste momento ainda não consegui encontrar trabalho na área, tenho trabalhado em lojas.
    Tenho pensado em candidatar-me a medicina veterinária como detentora de grau mas tenho um pouco de receio por um lado devido à minha idade e por outro de acabar o curso e ficar na mesma situação.
    Agradecia se me pudessem dar uma opinião se alguém passou pelo mesmo e já agora qual será a melhor universidade, a UTAD ou a FMV.
     
    Margot gostou disto.
  9. Maria*

    Maria* Membro Caloiro

    Matriculado:
    9 Abril 2015
    Mensagens:
    4
    Gostos Recebidos:
    3
    Boa noite :) em relação a sensibilidade com feridas e sangue, não te posso mentir como estudante de Veterinária que para todos os alunos é sempre um choque, mesmo aqueles que teoricamente nem são sensíveis, mas como em tudo é uma questão de habito... eu no teu caso optaria por fazer um pequeno "estágio" num Veterinário com o intuito de testar esse lado. Porém até as pessoas mais sensíveis conseguem facilmente superar. Apesar de Veterinária não ser apenas clínica....
     
  10. luísa_3

    luísa_3 Membro

    Matriculado:
    31 Maio 2017
    Mensagens:
    12
    Gostos Recebidos:
    3
    Olá,
    Eu gostava de estudar Medicina Veterinária mas estou indecisa entre estudar na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa ou estudar no Instituto se Ciências Biomédicas Abel Salazar no Porto, será que alguém me poderá indicar as diferenças entre estes dois cursos e qual será melhor?
     
  11. not_ sure

    not_ sure Membro Caloiro

    Matriculado:
    11 Junho 2017
    Mensagens:
    5
    Gostos Recebidos:
    1
    Boa noite, estou a pensar mudar de curso para med. vet. Alguém que esteja neste curso me pode facultar um link da dropbox do curso caso exista ou alguns recursos para me dar algumas luzes relativamente à teoria?

    Obg!!
     
  12. SmartPill

    SmartPill Membro Veterano

    Matriculado:
    15 Fevereiro 2017
    Mensagens:
    237
    Gostos Recebidos:
    163
    Curso:
    MICF + Mestrado Integrado em Medicina
    Instituição:
    NOVA Medical School
    E também podem trabalhar em segurança e qualidade alimentar e indústria farmacêutica de medicamentos de uso veterinário (corrijam-me).
    Curiosidade: no caso das áreas clínicas, vocês especializam-se no final do vosso mestrado integrado?

    Acho que é importante ressalvar que muita vezes esse "ser facilmente impressionável" ao ver alguém ou algum animal numa situação de crise tem um pouco a ver com uma questão de conhecimento e autoconfiança porque naturalmente (ainda) não sabemos como ajudar. Com a prática, os conhecimentos e a maturidade pode ser ultrapassado.
     
  13. Dianateixeira

    Dianateixeira Membro Caloiro

    Matriculado:
    6 Agosto 2015
    Mensagens:
    8
    Gostos Recebidos:
    6
    Curso:
    Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
    Instituição:
    UTAD
    Em Portugal, medicina veterinária não tem um Harrison nem um internato como medicina humana.
    Acabamos por não fazer todos os animais obviamente. Optamos por cães e gatos ou equinos ou vacas ou exóticos/selvagens ou investigação etc etc uma vez que seria muito difícil conciliar todos e, também não seriamos tão bons profissionais se o fizéssemos. Neste caso não há uma especialidade oficial, mas sim um médico que teve a formação geral, mas faz mais uma espécie.
    Basicamente quem quer tirar uma especialidade de forma oficial e mais concreta (oftalmologia em pequenos animais ou cirurgia em equinos, por exemplo) após o termino do mestrado integrado pode fazê-lo por sua conta no Colégio Europeu.
    Penso que este artigo pode ajudar a perceber:
    O futuro passa por aqui - Veterinaria Atual
     
    #73 Dianateixeira, 19 Junho 2017
    Última edição: 21 Junho 2017
  14. Jessica005

    Jessica005 Membro Veterano

    Matriculado:
    15 Junho 2017
    Mensagens:
    114
    Gostos Recebidos:
    58
    Vi o tópico de Medicina e achei muito interessante nunca vi semelhante para veterinária então decidi criar.
    Quais os palpites de médias de acesso este ano? Para que faculdade estão a pensar concorrerer?
    Os que já estão no curso o que estão a achar?contem as vossas experiências:p
     
  15. Verónica

    Verónica Membro Caloiro

    Matriculado:
    30 Janeiro 2015
    Mensagens:
    5
    Gostos Recebidos:
    2
    Olá! Estou a estudar veterinária na FMV da Universidade de Lisboa (acabei o 1º ano). Não sei como funciona o curso no Porto mas posso-te responder a eventuais questões que tenhas sobre o curso/faculdade :)
     
  16. papaformigas

    papaformigas Membro Caloiro

    Matriculado:
    28 Setembro 2015
    Mensagens:
    9
    Gostos Recebidos:
    2
    Dado que nunca encontrei um ranking dos melhores cursos de Medicina Veterinária nas Universidades Públicas Portuguesas decidi fazer um ranking das melhores universidade que ministram o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária baseado em muitas informações que me enviam e que igualmente encontro na internet de fontes oficiais e de comentários de ex-estudantes. Faço a justificação do lugar que posiciono cada universidade com base no tipo de ênfase e ofertas que cada uma oferece. À medida que for recebendo mensagens vou atualizando o ranking. É um ranking pessoal apenas que partilho com todos visto que não existe um. Espero que seja útil para todos.

    Última atualização: 27 Julho 2017

    1º LUGAR: UTAD
    Curso certificado pela European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT) até Novembro 2022
    Visto que o curso na UTAD é acreditado e reconhecido em toda a Europa, todos os graduados no MIMV poderão trabalhar em toda a Europa sem ter de realizar quaisquer exames para exercer a sua profissão dentro do espaço europeu.

    Duração do curso MIMV: 6 anos (11 Semestres)
    Plano de estudos: https://goo.gl/67NKMH

    Tem programas únicos no país, como:
    • 24/7 (Uma semana de serviço hospitalar em o aluno tem de estar 24h disponível para qualquer caso que apareça, em qualquer area);
    • Extramuros (Alguns médicos veterinários espalhados pelo país que são nomeados "profs", os quais os alunos tem de acompanhar).
    • Serviço hospitalar regular e vários estágios curriculares avaliados por professores da UTAD.
    • O CHRAS - centro bastante ativo de recuperação de animais exóticos e selvagens que colabora com a Associação de Estudantes de MV na realização de eventos neste âmbito, bem como no programa de voluntariado para alunos do MIMV
    • Opcionais como patologia ou fisiologia de animais de laboratório, exóticos e selvagens;
    • Varias entidades universitárias da faculdade de MV promovem regularmente cursos, congressos, especializações com especialistas nacionais e internacionais ao longo do ano de modo a formarem os recém médicos veterinários e darem formação a alunos.
    • Custo de vida na cidade de Vila Real é relativamente baixo com quartos a rondar os €100-120/mês; a nível de alimentação boa comida a bons preços. A cidade tem excelentes infra-estruturas viárias (A4), de saúde (Hospital de Vila Real), divertimento (bares, discotecas, desportivas, etc), etc.

    2º LUGAR: Universidade de Évora
    Curso ainda não foi avaliado para acreditarão pela European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT).

    Duração do curso MIMV: 6 anos (11 Semestres)
    Plano de estudos: https://goo.gl/7QSCKm

    • Curso com uma forte componente pratica;
    • Aulas são dadas em meio rural a 10 km da Universidade o que favorece contacto com animais e natureza;
    • Por estar inserido em meio rural os animais de grande porte são os mais estudados bem como os exóticos e selvagens;
    • Hospital Veterinário da Universidade;
    • Parceria com o Hospital Veterinário da Muralha, um dos melhores do pais para todo quase todo o tipo de animais.
    • A Associação de Estudantes organiza uma serie de workshops e congressos para recém graduados e formação avançada para médicos já formados.
    • Custo de vida em Évora relativamente mediano com quartos a rondar os €150-210/mês;

    3º LUGAR: Universidade de Lisboa (FMV)
    Curso certificado pela European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT) ate Novembro de 2017
    Visto que o curso na FMV é acreditado e reconhecido em toda a Europa, todos os graduados no MIMV poderão trabalhar em toda a Europa sem ter de realizar quaisquer exames para exercer a sua profissão dentro do espaço europeu.

    MIMV 6 anos (11 Semestres)
    Plano de estudos: https://goo.gl/gLcLVR

    • Curso com ênfase para os mamíferos domésticos, sejam os de companhia (cães, gatos, cavalos), os de produção (pequenos e grandes ruminantes, suínos) e, por vezes, os exóticos;
    • Centro de grandes animais muito deslocado da área da faculdade;
    • Hospital Escolar Veterinário;
    • Núcleo FAUNA (um núcleo científico da Associação dos Estudantes da FMV) organiza todos os anos um sem fim de atividades (entre elas o seu Congresso Internacional, muito bem reputado e com oradores internacionais excelentes) sobre animais exóticos, selvagens e em conservação;
    • Atribuição de Bolsas de estudos;
    • Centro de Investigação em Saude Animal;
    • Universidade de grande reputação a aturar desde 1830, no entanto, a sua localização citadina não favorece uma forte componente pratica, que acho essencial no curso, como existente em cidades do interior, em meio rural, como a UTAD ou Univ Évora.
    • Custo de vida em Lisboa é o mais alto com quartos a rondar os €200-350 ou mais/mês;

    4º LUGAR: Universidade do Porto (ICBAS)
    O curso foi reprovado pela European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT) em Novembro 2016.

    Duração do Curso MIMV: 6 anos (11 Semestres)
    Plano de estudos: https://goo.gl/itmjtD

    • Curso muito teorico não havendo muito contacto com animais;
    • Curso com ênfase para animais de companhia e pequenos animais;
    • Hospital Veterinário de pequenos animais;
    • Centros de investigação e saúde animal;
    • Centro de grandes animais muito deslocado da área da universidade;
    • Muito embora a media de entrada seja alta nesta universidade existe uma forte taxa de alunos a pedir transferência para outras universidades, com incidência para a UTAD e Univ. Évora.
    • Custo de vida no Porto é a par com Lisboa dos mais altos com quartos a rondar os €200-350 ou mais/mês;

    5º LUGAR:
    Universidade dos Açores
    Curso ainda não foi avaliado para acreditarão pela European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT).

    Duração do Curso Preparatórios de MIMV: 2 anos (4 Semestres)
    Plano de estudos: https://goo.gl/gLcLVR

    • Curso preparatório dos dois primeiros anos (4 semestres) do MIMV sendo que depois de concluídos os estudantes migram para continuar e terminar os estudos na FMV da Universidade de Lisboa;
    • Dado que se insere num ambiente insular único, pequeno e acolhedor propicia o estudo e o contacto direto com todos os estudantes e professores de forma informal;
    • Quem para lá vai ao fim de dois anos não deseja mais sair dos Açores;
    • Custo de vida relativamente mediano com quartos a rondar os €140-180/mês.
     
    #76 papaformigas, 7 Julho 2017
    Última edição: 27 Julho 2017
  17. Inês Barroca

    Inês Barroca Membro Caloiro

    Matriculado:
    31 Julho 2016
    Mensagens:
    6
    Gostos Recebidos:
    4


    Olá! Em relação a essas vertentes para as quais cada universidade se vira, também já ouvi isso (excepto a parte da UTAD ser virada para exóticos, que duvido baaastante), também tenho colegas de outras faculdades que já me disseram que não é nada assim. Até porque temos todos que ter o mesmo plano de estudos e passar pelas mesmas coisas, ainda que haja cadeiras com nomes diferentes. Posso-te apenas dizer que em termos de qualidade, em relação às públicas, a ideia com que tenho ficado é que a UTAD é a melhor ou das melhores.
     
  18. Joana_Rita

    Joana_Rita Membro

    Matriculado:
    30 Julho 2016
    Mensagens:
    23
    Gostos Recebidos:
    13
    Olá! Tenho-me visto com a mesma dúvida que tu. Este ano vou-me candidatar a MV e procurei bastante sobre o assunto.
    O que te sei dizer é aquilo que uma professora me soube esclarecer sobre o assunto.
    Lisboa também inclui animais de quinta, mas é mais virada para os pequenos porque a uni está inserida num ambiente e necessidade mais citadina, além de pior acesso a animais de grande porte ( pelo q fui informada os animais de quinta ainda estão a uma boa distância do polo principal).
    Por outro lado, em Évora, pelo q eu pesquisei, a maioria das aulas dá-se no polo de Mitra a 10km do centro onde eles têm bastantes animais de quinta. Torna-se portanto mais fácil promover o contacto com os animais.
    Em relação ao Porto não sei muito. Contudo vejo-me obrigada a lembrar que a UTAD está situada numa região rural onde se conservam espécies únicas como o burro e a vaca transmontana, fazendo-me acreditar que essa uni seja boa para estudo aninais de grande porte.

    Como já foi referido em cima todas as uni são obrigadas a dar todo o tipo de animais. Contudo acredito q a possibilidade de aprofundar um assunto ou uma especialidade varia de uni para uni pois cada instituição têm as suas valência. Umas têm uma melhor clínica, outras melhores lab, outras melhores ranchos com mais animais e mais perto.
    Infelizmente a informação concreta e limpa é difícil de achar e também eu tenho tido algumas dificuldades nas minhas pesquisas.
    Só espero ter ajudado alguma coisa ao partilhar o pouco que sei e que fui informada.

    Boa sorte!
    --- Post atualizado ---
    No meu caso em especial tenciono-me candidatar a Évora por ser uma cidade pequena, livre das confusões Lisboetas, e pelo 'fácil' contacto com animais de grande porte q eu procuro.

    Contudo há uma dúvida q me intriga e acho q este tópico é o ideal para a colocar.
    Porque é que a Universidade de Évora em MV são só 5 anos enquanto em outras são 6? Deve-se a alguma desvalorização?
    Desde já obrigada.
     
    Laura Nogueira gostou disto.
  19. luísa_3

    luísa_3 Membro

    Matriculado:
    31 Maio 2017
    Mensagens:
    12
    Gostos Recebidos:
    3
    Eu ouvi dizer que na FMV não têm muita componente prática e que não vos preparam muito bem nesse sentido, achas que é verdade? Que expectativas de emprego podemos ter no final do curso?
     
  20. papaformigas

    papaformigas Membro Caloiro

    Matriculado:
    28 Setembro 2015
    Mensagens:
    9
    Gostos Recebidos:
    2
    Olá Joana o Curso em Évora, pelo que pude me informar, tem a duração de 11 meses ou seja 6 anos como as demais!
     
Loading...