Mestrado Integrado em Arquitetura

Matrícula
6 Novembro 2018
Gostos
0
Sou aluna de Arquitetura na UL, estando neste momento a frequentar o 2º ano. Quando me candidatei à universidade nunca tive dúvidas que era o curso que eu queria. No entanto, com o passar do tempo, comecei a perceber que o curso realmente não é aquilo que pensava ser.

Sendo que estou agora a frequentar o 2ºano, tenciono ficar apenas até terminar os 3 anos de licenciatura.
No entanto tenho um problema: o curso é mestrado integrado. O que posso fazer? Tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

1) Apenas com a licenciatura, poderia/conseguiria na mesma trabalhar na área?

2) Quando terminar os 3 anos, pensei em congelar a matrícula para ver se consigo entrar no mercado de trabalho apenas com a licenciatura. Se não conseguir, poderei descongelar a matrícula e acabar o mestrado normalmente?

3) Tendo ficado "a meio" do mestrado de arquitetura, o que sou considerada, tendo em conta que não sou Arquiteta por não ter frequentado os 5 anos? Já ouvi falar que a licenciatura se chama "Licenciatura em Desenho Arquitetónico", mas o que isso faz de mim? Técnica de algo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,717
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana Vidal
2) Quando terminar os 3 anos, pensei em congelar a matrícula para ver se consigo entrar no mercado de trabalho apenas com a licenciatura. Se não conseguir, poderei descongelar a matrícula e acabar o mestrado normalmente?
Sim, podes. Basta não renovares a matrícula após o 3º ano e depois reingressas.
3) Tendo ficado "a meio" do mestrado de arquitetura, o que sou considerada, tendo em conta que não sou Arquiteta por não ter frequentado os 5 anos? Já ouvi falar que a licenciatura se chama "Licenciatura em Desenho Arquitetónico", mas o que isso faz de mim? Técnica de algo?
Ficas licenciada em Estudos de Arquitetura. O que podes fazer com isto já não te consigo ajudar.

Matrícula
27 Julho 2016
Gostos
61
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
1) Apenas com a licenciatura, poderia/conseguiria na mesma trabalhar na área?

1) Não é impossível, mas muito muito dificilmente. Os arquitectos que fizeram 5 anos já têm alguma dificuldade em encontrar emprego na área, imagina se deixares o curso a meio, fazendo só 3 anos.

3) Depois dos 5 anos tens de fazer estágio para poderes entrar na OA, therefore com 3 anos de estudos não creio que poderás entrar na ordem mesmo conseguindo um estágio. As empresas que procuram arquitectos já querem pessoal com alguns conhecimentos de construção e de programas de desenho digital (Archicad, Revit, AutoCAD, SketchUp, etc). Therefore, não sei o que uma pessoa com três anos do curso poderia fazer na área (desenhos e detalhes construtivos esquece) e no início da tua carreira não há assim muito por onde fazer, porque nem para o terreno/obra/estaleiro te poderiam levar por causa da falta de conhecimentos.

Se por exemplo tiveres história, geometria, desenho, ou afins na tua faculdade, poderias eventualmente ir dar aulas de História da Cultura e das Artes, ou GDA, ou Desenho, ou até Educação Visual no básico - mas desconheço o que terias de fazer para dar aulas numa escola - sei que eu no básico e secundário tive arquitectos a darem-me aulas nessas disciplinas.

Gostos: davis