Mudança de Curso

Mariana_C

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2018
Gostos
0
Falta-me uma cadeira para concluir a licenciatura, existe possibilidade de mudar de faculdade, apenas para realizar a cadeira em falta para que consiga terminar a licenciatura ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,710
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana_C
Falta-me uma cadeira para concluir a licenciatura, existe possibilidade de mudar de faculdade, apenas para realizar a cadeira em falta para que consiga terminar a licenciatura ?
Sim, caso consigas equivalência a tudo o resto. Caso contrário a mudança poderá implicar ficares com mais cadeiras por fazer.

Hank Moody

Membro Caloiro
Matrícula
22 Agosto 2018
Gostos
1
Boas, eu vou pedir transferência para a licenciatura em gestão na FEP mas ainda não foi disponibilizada nenhuma informação sobre o processo de transferência para este ano (o do ano passado só saiu em maio). Tenho usado como referencia o edital do ano passado(???) .(FEP - Titulares de Outros Cursos Superiores (TOCS) e Mudança de Par/Instituição/Curso (MPIC) ). Tenho duvidas sobre os critérios descritos no edital, quando se referem a "Média aritmética simples das classificações obtidas nas unidades curriculares afins concluídas na escola de origem" estão a referir-se a todas as disciplinas a que estou inscrito ou apenas ás que concluí (todas as que tive nota positiva?)? No caso de ser apenas ás que concluí não é estranho valorizarem por exemplo um aluno que só tenha feito uma disciplina com nota de 16 do que um que tenha feito duas ou mais com média de 15? Tendo em conta que o processo de candidatura acabou antes de acabar o 2º semestre, são apenas contadas a disciplinas do 1º? Eu sei que são muitas dúvidas mas quero mesmo entrar na FEP e tenho de me começar a orientar. Obrigado

Matrícula
23 Maio 2017
Gostos
32
o meu ultimo reingresso foi em 15/16 no terceiro ano. Agora em 18/19 voltei a fazer reingresso para o mesmo curso, mas a minha faculdade assume em como estou no 1º ano. o meu curso sofreu algumas alterações em termos de mudança de nome de algumas uc's e entrada de novas. fiz a minha inscrição e mandei requerimento com as uc's que realmente me queria inscrever. isto é legal? mandarem uma pessoa do 3º ano pro 1º? segunda vou à faculdade tratar desta situação, mas queria saber se isto é legal para ir preparada para tudo.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,710
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Joraquell
o meu ultimo reingresso foi em 15/16 no terceiro ano. Agora em 18/19 voltei a fazer reingresso para o mesmo curso, mas a minha faculdade assume em como estou no 1º ano. o meu curso sofreu algumas alterações em termos de mudança de nome de algumas uc's e entrada de novas. fiz a minha inscrição e mandei requerimento com as uc's que realmente me queria inscrever. isto é legal? mandarem uma pessoa do 3º ano pro 1º? segunda vou à faculdade tratar desta situação, mas queria saber se isto é legal para ir preparada para tudo.
Se a universidade alegar que o plano de estudos mudou, e que as tuas cadeiras feitas não têm equivalência com as novas, sim. Mas a algumas deves ter, duvido que o curso tenha mudado assim tão radicalmente...

Matrícula
14 Julho 2016
Gostos
47
Boa noite pessoal,
Entrei este ano num curso mas vi que não era aquilo que eu queria. Visto que já passou o calendário para me inscrever em unidades curriculares isoladas e as respetivas fases de acesso pelo CNA o que devo fazer?
Obrigada desde já 🙂

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,710
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
mas as cadeiras apenas mudaram de nome, e foram as que eu não fiz.
O que é avaliado são os programas das mesmas.
tecnicamente tenho 15 dias pra cancelar a matricula depois da entrada certo?
Esses prazos são definidos pela instituição em causa.
Mensagem fundida automaticamente:

Olá @Beatriz Agostinho
Boa noite pessoal,
Entrei este ano num curso mas vi que não era aquilo que eu queria. Visto que já passou o calendário para me inscrever em unidades curriculares isoladas e as respetivas fases de acesso pelo CNA o que devo fazer?
Quero entrar em História na FCSHN ou na FLUL
Obrigada desde já 🙂
Já só podes mudar de curso no próximo ano. Podes tentar ver se dá para fazeres unidades curriculares isoladas no segundo semestre.

Última edição:
Matrícula
14 Julho 2016
Gostos
47
Recebi agora mensagem da UM referente à colocação pelo concurso nacional, já estava na UM este ano, e fui colocado também lá noutro curso por mudança, e é esse que pretendo frequentar, no entanto o nr de aluno que me mandaram referente ao curso em que entrei agora pelo CNA, é o mesmo que o meu nr de aluno atual.. Isto é normal? até o meu plano de estudos na página tem o nome desse curso.
A
É normal, já que és a mesma pessoa, logo o número de aluno deve-se manter. Quando fores matricular já esclareces a tua situação.
Então se utilizarmos o CNA e estivermos matriculados num curso não há problema? O n de aluno mantém se?

Matrícula
21 Julho 2017
Gostos
2
Boa noite! Entrei para a ESE (politécnico) no Porto pois pensava ser um dos cursos ideais para mim, passado algum tempo percebi que não era de todo...gostaria de saber se alguém sabe como funciona a transferência, pois neste momento gostaria de ir para o instituto politécnico da guarda. Terei de fazer um ano lectivo e só depois mudar? Ou existe outra forma? Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,710
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Francisca Batalha
Entrei para a ESE (politécnico) no Porto pois pensava ser um dos cursos ideais para mim, passado algum tempo percebi que não era de todo...gostaria de saber se alguém sabe como funciona a transferência, pois neste momento gostaria de ir para o instituto politécnico da guarda. Terei de fazer um ano lectivo e só depois mudar? Ou existe outra forma?
Só podes pedir mudança de curso/transferência no fim deste ano lectivo. As condições variam de faculdade para faculdade, no caso do IPGuarda podes ver aqui:
IPG - Politécnico da Guarda

Burunow

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Gostos
0
Boa Noite!
Este é um assunto que me está a causar um certo nível de confusão porque recebo várias opiniões de várias pessoas com quem eu falo e acabo por ficar muito confuso.
Neste momento estou no curso de 'Ciências e Tecnologias da Informação e da Documentação" no meu primeiro ano. Acabei de passar do secundário e inscrever-me e consegui entrar no tal curso como alternativa, porém, não é este curso que eu quero e pretendo mudar de par instituição e curso no final do primeiro ano. Eu estou a tirar CTDI no ISCAP e pretendo mudar-me para 'Engenharia Informática' no ISEP ou para 'Engenharia Informática e Computação" na FEUP, até agora tudo bem, mas então o que me acaba por causa confusão é: O que é que eu necessito para executar esta mudança de curso e instituição?

Muitos me dizem que preciso de várias coisas como, média de exames nacionais, outros dizem-me que necessito apenas das classificações mínimas exigidas no site do DGES, outros falam-me de créditos e eu acabo por ficar numa imensa confusão.

Alguém consegue ajudar-me e esclarecer-me esta dúvida??

Desde já obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,710
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Burunow
O que é que eu necessito para executar esta mudança de curso e instituição?
Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso e/ou através do concurso próprio de mudança de curso. Neste último cabe a cada instituição definir os seus critérios de seriação dos seus alunos, datas e regulamento de acesso, pelo que terias de ver em cada uma das que estás interessado.

Para o ISEP:
P.PORTO ~ Instituto Politécnico do Porto

Para a FEUP:
FEUP - Mudança de par instituição/curso - 2018/2019

alexaczt

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2018
Gostos
1
Boa noite, tenho uma dúvida. Se eu pretender mudar de curso/faculdade dentro da mesma universidade e não conseguir equivalências a quase nenhuma cadeira, entro no 1° ano outra vez o vou para o 2° como se continuasse no meu, mas fico com as cadeiras de 1° em atraso?