ESMAD Multimédia ou Tecnologias e Sistemas de Informação Para a Web

MatilDiegues

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2018
Gostos
1
Olá! O meu nome é Matilde e precisava de algumas opiniões sobre a licenciatura no curso de Multimédia ou no curso de Tecnologias e Sistemas de Informação Para a Web. Se alguém estuda/estudou em algum destes seria ótimo se me dessem um heads up sobre o que esperar. Se estavam dentro das vossas expectativas ou o que esperar em relação a saídas profissionais ou assim. Anything would be great! Obrigada desde já :)

Matrícula
18 Setembro 2016
Gostos
6
Curso
Tecnologias e Sistemas de Informação para Web
Instituição
ESMAD
Olá! Estou no curso de TSIW (Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web) portanto posso ajudar um bocado quanto ao que o curso oferece.
O curso é mais virado para a programação, seja ela web ou desktop, ou em qualquer plataforma. Em cada semestre vais tendo pelo menos 1 ou 2 cadeiras de programação, cada uma com uma linguagem diferente.Até agora vai do C# e Java para aplicações desktop e em geral programação orientada a objetos, até código mais leve dedicado à web como HTML, Javascript e SVG. Também mais tarde vais ter disciplinas para projetos de Arduino (com C++), Bases de Dados e Modelação de Sistemas (dá jeito para projetos). Para além disso ao mesmo tempo vão te dando umas noções básicas de multimédia, como apresentar um projeto, fazer um pitch promocional, fazer vídeos com efeitos especiais, photoshop, illustrator para criar logótipos e conceitos de Design que te ajudam a criar 'seja o que for' com um aspeto profissional e não como se tivesse sido um puto de 5 anos a fazer tudo à balda.
Já o curso de Multimédia não posso ajudar muito porque não estou muito a par mas parece ser mais dedicado à parte de criação de animações, edição de vídeo, imagem e som.

Na minha opinião, TSIW, embora mais focado na programação, parece ser um curso muito mais abrangente que te vai dar várias opções de carreira no futuro (incluindo nos ramos de multimédia) enquanto Multimédia, embora mais focado para esse tema, te limita mais as opções.

Se tiveres qualquer dúvida é só dizer, espero ter ajudado!

Última edição:
Gostos: MatilDiegues
Matrícula
11 Janeiro 2018
Gostos
1
Olá! Estou no curso de TSIW (Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web) portanto posso ajudar um bocado quanto ao que o curso oferece.
O curso é mais virado para a programação, seja ela web ou desktop, ou em qualquer plataforma. Em cada semestre vais tendo pelo menos 1 ou 2 cadeiras de programação, cada uma com uma linguagem diferente.Até agora vai do C# e Java para aplicações desktop e em geral programação orientada a objetos, até código mais leve dedicado à web como HTML, Javascript e SVG. Também mais tarde vais ter disciplinas para projetos de Arduino (com C++), Bases de Dados e Modelação de Sistemas (dá jeito para projetos). Para além disso ao mesmo tempo vão te dando umas noções básicas de multimédia, como apresentar um projeto, fazer um pitch promocional, fazer vídeos com efeitos especiais, photoshop, illustrator para criar logótipos e conceitos de Design que te ajudam a criar 'seja o que for' com um aspeto profissional e não como se tivesse sido um puto de 5 anos a fazer tudo à balda.
Já o curso de Multimédia não posso ajudar muito porque não estou muito a par mas parece ser mais dedicado à parte de criação de animações, edição de vídeo, imagem e som.

Na minha opinião, TSIW, embora mais focado na programação, parece ser um curso muito mais abrangente que te vai dar várias opções de carreira no futuro (incluindo nos ramos de multimédia) enquanto Multimédia, embora mais focado para esse tema, te limita mais as opções.

Muito obrigada!! Era tudo o que queria ouvir mesmo!

Gostos: DiogoF

Filipe:)

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2018
Gostos
1

Boas!

Gostaria de saber a tua opinião relativamente ao curso, achas difícil? Gostas do curso? Com que média entras-te? Os professores são bons ?

Gostos: MatilDiegues
Matrícula
18 Setembro 2016
Gostos
6
Curso
Tecnologias e Sistemas de Informação para Web
Instituição
ESMAD
Boas!

Gostaria de saber a tua opinião relativamente ao curso, achas difícil? Gostas do curso? Com que média entras-te? Os professores são bons ?
Eu acho que mesmo para quem não teve experiência em qualquer tipo de programação o curso é acessível, visto que logo no 1º semestre do 1º ano tens uma cadeira mais dedicada aos conceitos básicos de programação. A partir do 2º ano começa a ser mais a sério, não só na parte da programação que começa a introduzir coisas como comunicações entre servidores / base de dados , como também na matemática e física. São coisas que um gajo se habitua a fazer mas convém estudar senão espetas-te e vais a recurso. Eu, por exemplo, deixei para trás Matemática II do 2º semestre do 1º ano, portanto estou a fazê-la outra vez agora, isto sem estudo regular não vai a lado nenhum porque precisas de prática nos exercícios. Mas de resto, o curso é porreiro porque tem um bocado de tudo caso estejas indeciso sobre o que seguir na área de Informática / tudo que envolva computadores.

Eu só conheci o curso quando me candidatei na 2ªFase portanto a média foi "mais puxada" do que na 1ª Fase, entrei com 14 de média. A média deve andar pelos 11 - 12 - 13 na primeira fase.

Quanto aos professores, isso vai dependendo do ano, é como em todo o sítio, mas em geral são dedicados e ajudam-te sempre quando for preciso. Têm horários de atendimento / email se precisares de ajuda urgente fora das aulas