Não sei que área escolher !!

Discussão em 'Ensino Básico' iniciado por Catarinansmraposo, 10 Agosto 2017.

1. Catarinansmraposo

Catarinansmraposo Membro Caloiro

Matriculado:
    10 Agosto 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    Acabei o 9 ano e matriculei-me em Línguas e Humanidades pois história é a minha paixão,mas tenho vindo a chegar á conclusão que afinal também tenho bastante interesse em biologia e química disciplinas que não terei se for para Humanidades o que além de me deixar muito triste tem me deixado apreensiva pois tenho medo de chegar ao 12 ano e perceber q afinal História não é aquilo q quero fazer, mas sim biologia ou química. Já pensei em mudar para Ciências porque se quisesse ir para a faculdade em História não seria tão complicado como estar em Humanidades e ir para biologia mas não me vejo a estar sem História 3 anos. Além disso sei que em Humanidades não teria tantas dificuldades como terei em Ciências mas isso é o menos ... só que não não sei mesmo o que fazer

2. CarolinaJS

CarolinaJS Membro Veterano

Matriculado:
    6 Maio 2016
    Gostos Recebidos:
    98
    Olá! Fui aluna de ciências e vou dar te o meu parecer em relação ao secundário em geral. Nada se faz sem gosto. Eu fui para ciências porque odiava as disciplinas do lado de línguas e não me arrependo nada. Sempre fui boa aluna quer a química, quer a matemática e tal levou-me a escolher a minha área. Aconselho-te a pensares bem nos prós e nos contras dos dois cursos. Podes amar química, mas se detestares ( estou só a dar um exemplo) física a tua nota à disciplina de fq não vai ser assim tão alta... Outro exemplo é a "temível" matemática. Se odiares matemática e tiveres dificuldades aconselho-te mesmo a ires para línguas...

Portanto para rematar, pega no plano de estudos das duas áreas e vê qual é que adaptas melhor e sim, vai pensando aquilo quer queres um dia mais tarde, embora te diga que o curso que os alunos de 9 ano dizem querer não vai ser o mesmo no final de 12ano ( claro que há exceções mas anyway)

Se tiveres alguma duvida apita!

3. Catarinansmraposo

Matriculado:
    10 Agosto 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    --- Post atualizado ---

Olá! Exacto o meu problema é gostar de muita coisa e também ter notas para ir para uma das áreas apesar de saber que na área de ciência teria que me aplicar mais para ter os resultados q pretendo e ser bastante indecisa. É verdade que prefiro química á física e que as minhas notas são melhores numa do que na outra mas não há grande diferença. A matemática do 10 ano assusta-me apesar de ter 4 mas nada que não se resolva se me aplicar. O problema é mesmo eu gostar de muita coisa e não querer tomar a decisão de deixar disciplinas que gosto por ter de me restringir a uma área.
    Sobre o plano de estudos acho que me encaixo melhor em Línguas mas também não sei, estou mesmo perdida ...
    Obrigada pela ajuda a sério

CarolinaJS gostou disto.
  4. Beatriz Dias

Beatriz Dias Membro

Matriculado:
    29 Dezembro 2015
    Gostos Recebidos:
    28
    Olá, Catarina! ^~^

Se estás indecisa, é porque tens gosto pelas duas áreas. O que te dá esse gosto em ambos os casos? Tenta diferenciar esse gosto para poderes ter isso em conta. Podes ter interesse pela parte de LH e pela parte de CT e não te conseguires imaginar num futuro relacionado com uma delas, por exemplo. Uma coisa é certa: quando escolheres uma área, nada te impede de aprender acerca do que seria considerado da outra área. Portanto, se conseguisses encontrar essa diferença, podias aprender num ramo pelo gosto que tens às disciplinas e aprender no outro pelo gosto, mas também pelo objetivo final de seguir algo relacionado com isso na tua vida profissional.

Também deves considerar as dificuldades que poderás (e irás) ter nos dois cursos. Pensa no teu percurso até ao momento e vê o que foi que te trouxe mais dúvidas, onde tiveste mais dificuldades em acompanhar o ritmo das aulas e projeta isso para o ensino secundário. Será que o curso X também me vai trazer essas complicações? E até que ponto conseguiria eu dar a volta à situação?

5. The Simpson's Girl

Matriculado:
    22 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    18
    Curso:
    Ciências e Tecnologias 11ºano
    Olá!
    A um ano estava mais ou menos como tu: muito boas notas a tudo, mas com a mesma pergunta a martelar-me o espírito.
    Decidi-me por ciências, primeiro porque desde miúda que sempre disse que queria ser enfermeira, depois porque adoro biologia e matemática e depois por causa da empregabilidade (se bem que este ultimo tópico é bastante discutível).
    Acho que, quando temos de escolher uma área, devemos pensar no impacto a longo prazo e naquilo que queremos ser.
    Apesar do meu amor por História e Geografia, não me arrependo nada de ter escolhido Ciências. Para mim e para outros colegas meus, é um privilégio descobrir como funcionam todos os mecanismos que regem o universo onde vivemos, até aqueles que não se conseguem ver, mas aviso-te: não é um curso fácil mas, se estudares e souberes fazer bem as coisas, também não é difícil, diz antes que é trabalhoso.
    Mas se a tua verdadeira paixão é história o melhor é seguires em frente. Se chegares ao final do secundário e perceberes que não é aquilo que queres, podes repetir o secundário, sempre sem encarar os 3 anos para trás como perda de tempo, mas sim como um adquirir de experiência, mas o mais natural é chegares a essa conclusão (se tiver de ser, claro) antes do 12ºano.
    Já agora, nunca consideras-te economia? Tens Matemática e História, é quase como se fosse uma mistura dos dois cursos...

6. Catarinansmraposo

Matriculado:
    10 Agosto 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    Olá, Catarina! ^~^

Se estás indecisa, é porque tens gosto pelas duas áreas. O que te dá esse gosto em ambos os casos? Tenta diferenciar esse gosto para poderes ter isso em conta. Podes ter interesse pela parte de LH e pela parte de CT e não te conseguires imaginar num futuro relacionado com uma delas, por exemplo. Uma coisa é certa: quando escolheres uma área, nada te impede de aprender acerca do que seria considerado da outra área. Portanto, se conseguisses encontrar essa diferença, podias aprender num ramo pelo gosto que tens às disciplinas e aprender no outro pelo gosto, mas também pelo objetivo final de seguir algo relacionado com isso na tua vida profissional.

Também deves considerar as dificuldades que poderás (e irás) ter nos dois cursos. Pensa no teu percurso até ao momento e vê o que foi que te trouxe mais dúvidas, onde tiveste mais dificuldades em acompanhar o ritmo das aulas e projeta isso para o ensino secundário. Será que o curso X também me vai trazer essas complicações? E até que ponto conseguiria eu dar a volta à situação?[/QUOTE]

Olá Beatriz! Obrigada pela resposta !

Bem em História é tudo mesmo e em Biologia e Química fascina-me descobrir como todo funciona, como é que é tudo feito.
    O problema é que me vejo em mais do que uma área e o que gostava de fazer mesmo era investigação, ou a estudar e descobrir coisas e isso encaixa-se nas duas, quer dizer mais em CT porque em LH só queria mesmo investigação histórica.
    Pois eu sei, se fosse por ai Ciências dar-me-ia mais trabalho, pois tenho mais facilidade com línguas e geografia mesmo que não despertem tanto o meu interesse , mas acho que esse trabalho a mais que CiÊncias me daria não seria nada que eu não conseguisse dar a volta se me empenhasse e gostasse realmente.
    Mais uma vez obrigada pela ajuda!!!

7. Beatriz Dias

Beatriz Dias Membro

Matriculado:
    29 Dezembro 2015
    Gostos Recebidos:
    28
    Tem atenção porque o curso de LH não é só história e o curso de CT não é só biologia e química! Tens de considerar tudo mesmo, apesar de serem as disciplinas com as quais mais te identificas.

Estas foram as únicas áreas que te despertaram interesse?

8. Catarinansmraposo

Matriculado:
    10 Agosto 2017
    Gostos Recebidos:
    1

Olá! Obrigada pela ajuda!

Eu desde miúda que sonhava ser veterinária mas isso mudou desde o 5 ano quando comecei a ter história.... mas agora que acabo o 9 ano a ideia poder fazer uma grande descoberta cientifica ou simplesmente trabalhar em laboratório a investigar tem me chamado bastante a atenção, mas mesmo assim o meu grande bichinho amante de história está sempre cá e a minha vontade de conhecer mais e mais o passado e investigar sobre ele aumenta....
    Concordo contigo, temos que pensar no impacto a longo prazo e naquilo que queremos ser, e é nisso que tenho pensado cada vez mais mas também se torna complicado quando se quer ser tudo um pouco ahahah
    Imagino, é isso que me cativa mais em CT!
    Por acaso nunca considerei porque acho que é uma área que não tem nada a ver comigo quer em profissões quer em "personalidade", porque o que me faz ir para CT é Biologia e Quimica (apesar de gostar de matemática e ter 4 ) e para LH é História.

Obrigada pela ajuda a sério.
    --- Post atualizado ---

9. The Simpson's Girl

Matriculado:
    22 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    18
    Curso:
    Ciências e Tecnologias 11ºano
    Como já alguém disse, CT não é só Biologia e Química, também tens Geologia, Matemática e Física, mas tem a vertente de ser uma área muito plástica, podemos fazer muita coisa, em áreas diferentes. Por exemplo, no teu caso já vi que aquilo que gostas mesmo é da vida de laboratório, da experiência e do método, alem de gostares muito de história. Se seguires CT podes por exemplo seguir Conservação e Restauro ou História da Ciência. Não tens de abdicar de uma pela outra, pelo menos a longo prazo.
    Pessoalmente, aquilo que me cativou nas ciências foi o lado prático, não a investigação, que requer verdadeira paixão e muita paciência, mas também podes matricular-te em CT e fazer a experiência , até porque podes mudar de curso até ao final do 1ºPeriodo

Beatriz Dias gostou disto.
  10. Gonçalo Santos Silva

Gonçalo Santos Silva Spammer Profissional

Matriculado:
    4 Junho 2016
    Gostos Recebidos:
    4,708
    Curso:
    Ciências e Tecnologias- Rumo ao 11º ano
    Eu fui para CT por gostar ainda mais das disciplinas de CT do que de LH, também posso dizer que adoro química e não gosto de física e consegui acabar a disciplina com 15 tendo sido o teste com a nota mais alta a física.

Dito isto, o que aconselho à @Catarinansmraposo é que: Pensa em que área gostarias de trabalhar no futuro, assim como tu também tenho uma paixão por História mas nunca me veria a trabalhar nisso por exemplo.

11. LBlackMoon

LBlackMoon Membro Dux
    Colaborador Editorial

Matriculado:
    27 Fevereiro 2016
    Gostos Recebidos:
    3,341
    Curso:
    Direito (09/17)
    Instituição:
    FDUC (09/17)
    Olá Catarina!! Ouve aqui este "velhote".. :p

Tal como tu, eu tenho uma predileção por História. História é a paixão da minha vida, eu não tenho a menor dúvida. Mas não foi isso que me levou a escolher Humanidades.. Eu também gostava de Geografia, de Filosofia e de Literatura. Fui feito para aquele curso, disso eu estava completamente certo. Cheguei, inclusive, a ponderar seguir História no Ensino Superior.. Vontade não falta, mas há momentos na vida em que só podemos fazer uma coisa ao mesmo tempo e escolhi Direito, não por ter mais saída ou ser mais "prestigiante", mas sim porque também é uma área de que gosto genuinamente e que me permite desempenhar diversas e interessantes profissões.

No teu caso, julgo que deves parar, sentar e pensar muito bem: tu gostas de BG, certo, mas há algo que te mova no curso de Ciências e Tecnologias para além disso? Vês-te a ter Matemática A? Geo.Descritiva ou FQ? Se sim, pode ser uma opção e no fim, se optares mesmo por História, a disciplina de Português permite-te entrar; Mas, por outro lado, será que o que te move mesmo é o mesmo que me moveu a mim? :) Em relação a História tenho a certeza que sim, mas e a Geografia, MACS, hipoteticamente Literatura ou outra língua estrangeira?

Qualquer que seja a tua escolha, lembra-te que nada está perdido. Humanidades não te dará acesso a cursos da área de BG.. Mas o curso de CT, pela presença da disciplina de Português, pode dar-te acesso a algumas áreas humanísticas, nomeadamente História ;) Agora só tens que ver o que é mais importante para ti!

Qualquer coisa, estamos aqui para ti! Não hesites em perguntar ;) :D

12. Catarinansmraposo

Matriculado:
    10 Agosto 2017
    Gostos Recebidos:
    1

Olá olá !! Obrigada pela resposta e pela ajuda :)

Sim eu acho que me vejo mais uma rapariga de letras não sei bem explicar, mas foi como disse este ano percebi q também me interesso por ciências e química mais do que pensava.
    Mas tenho chegado à conclusão que se História é mesmo o que eu quero fazer vou seguir LH e vou tentado saciar o meu gosto por química e biologia de outra maneira q não seja profissionalmente, não sei bem ahahah

A minha preocupação foi achar q me faltava algo, ou como disse chegar ao 12 e perceber que não era aquilo que eu queria, porque se fosse para CT esse problema nao seria tão grande pois tenho um maior leque de oportunidades.
    Até pensei fazer BG como aluna externa mas também ainda não sei.
    Mas eu acho que já me decidi, acho que vou continuar em Línguas e Humanidades porque História é mesmo o que eu quero!

Obrigada mais uma vez
    --- Post atualizado ---

Olá !!
    O meu problema é gostar de muitas e serem em áreas diferentes....
    Uau, parabéns
    O meu outro problema era esse ahaha eu vejo-me a fazer muita coisa porque gosto de tudo um pouco, mas acho que vou ficar em LH porque História é mesmo aquilo que eu amava fazer!

Obrigada pela ajuda !

13. LBlackMoon

LBlackMoon Membro Dux
    Colaborador Editorial

Matriculado:
    27 Fevereiro 2016
    Gostos Recebidos:
    3,341
    Curso:
    Direito (09/17)
    Instituição:
    FDUC (09/17)
    Por vezes temos interesses académicos e profissionais diferentes. Não obstante ser uma pessoa das Ciências Sociais desde sempre, adoro Ondas e Propagação. Sei que nunca farei nada relacionado com Física, mas tenho interesse académico naquilo. Agora a área na qual tenho todo o interesse académico e profissional são as Ciências Sociais, o que não invalida que faça umas pesquisas noutro âmbito de vez em quando ;)
    Fico muito contente que tenhas essa motivação por História e que equaciones seguir mesmo a nível superior. Se tiveres alguma dúvida ou assim, pergunta à vontade. Mas tenho a certeza que serás uma excelente aluna :D

E, quando quiseres, nada te impede de veres umas coisas de BG. ;) Eu passarei a vida a ler História e quem sabe se não tirarei a licenciatura mais tarde :D

14. Gonçalo Santos Silva

Gonçalo Santos Silva Spammer Profissional

Matriculado:
    4 Junho 2016
    Gostos Recebidos:
    4,708
    Curso:
    Ciências e Tecnologias- Rumo ao 11º ano
    Então, segue em frente!! Boa sorte!

15. Christian Diad

Christian Diad Membro Caloiro

Matriculado:
    23 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Acabei o 9 ano e escolhi o curso de humanidades por gostar de historia ( embora nao queira seguir nenhum curso relacionado a tal ) tambem gosto de gestao de empresas, de biologia, informatica e ate astronomia.. Trabalhar na nasa.. Mas nao sou bom a mat nem a fq..
    A minha duvida era se caso tivesse notas altas a nas disciplinas de humanidades ( macs..) posso entrar em um desses cursos que acabei de dizer.. A mim disseram que com Macs posso entrar em administração de empresas ( nao sei se e o mesmo de gestao de empresas ) mas prontos sera que posso com humanidades entrar em um desses ou ate outros parecidos?

16. davis

davis "O rapaz do Uniarea"
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    11,626
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Desde que realizes os exames pedidos como prova de ingresso podes entrar em qualquer curso.

LBlackMoon gostou disto.
  17. Marco Esperança

Matriculado:
    28 Maio 2017
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Ciências e Tecnologia
    Olá @Catarinansmraposo. Sou de CT, pelo que estarei mais à vontade no esclarecimento de dúvidas dessa área. Subscrevo totalmente o que disse o @LBlackMoon, mas apenas gostaria de acrescentar apenas mais alguns pontos, que na minha opinião são importantes. São os seguintes:

- Por comparação (e pelo que os meus colegas de Humanidades me dizem), História A é basicamente a Matemática A de CT, ou seja, é a disciplina mais exigente (o @LBlackMoon corrija-me se estiver errado ;))
    - Em relação a Química, posso te dizer que vais começar com uma matéria exigente, que envolve alguns cálculos (coisa que no Básico não estamos assim muito habituados na Química). No entanto, com o treino e o acumular de experiência na resolução de exercícios, tudo vai te parecer menos confuso e as peças do "puzzle" irão começar a encaixar-se. Os testes desta disciplina são quase de Português, surgindo muitas perguntas de escolha múltipla sobre a matéria, mas sobretudo na interpração de casos concretos, com a aplicação da matária que deste (experiências, etc.).
    - Relativamente a Biologia, posso te dizer que normalmente os alunos no 11.º costumam tirar melhores notas pois a matéria do 10.º ano envolve mais o estudo de animais e plantas, contrariamente ao 11.º, em que dá se bastante importância à Biologia Humana;
    - Em Matemática A, a matéria do 10.º ano não tem muito a ver muito com a do 9.º ano (obviamente que precisas das bases dos anos anteriores), sendo que usas mais os conhecimentos do 9.º ano no 11.º.

Espero ter ajudado :). Se tiveres mais dúvidas, podes contar comigo ;)

18. LBlackMoon

LBlackMoon Membro Dux
    Colaborador Editorial

Matriculado:
    27 Fevereiro 2016
    Gostos Recebidos:
    3,341
    Curso:
    Direito (09/17)
    Instituição:
    FDUC (09/17)
    Marco, pessoalmente, não diria que é a mais exigente. Mas isso é a minha opinião pessoal, sempre gostei muito de trabalhar em História. Porém, tens razão quando dizes que é o que equivale a Matemática A em Ciências.. É a disciplina específica trienal. :)
    Em termos de trabalho, diria que Geografia é mais exaustivo por causa da escolha múltipla. Em História, há uma maior interdisciplinaridade. Pelo menos com o meu professor (que foi o melhor do mundo) ensinou-nos noções de Economia, de Finanças.. Permitiu-nos analisar os dados da melhor maneira. E por isso diria que, em História, o necessário é ter a capacidade de trabalho e a plasticidade mental para apreender as coisas todas. Se se tiver capacidade de articulação, de compreensão, e de interpretação de várias fontes e ainda espírito curioso e de investigação científica, tem-se tudo para ser bom em História. :) ;)

19. DiogoFilipeMon

DiogoFilipeMon O Oráculo

Matriculado:
    14 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    944
    Curso:
    Meme expert
    Instituição:
    Internet
    Eu não acho Matemática A a disciplina mais exigente... Depende mesmo do tipo das coisas que tu és bom e do esforço que tu colocas numa certa disciplina... Por exemplo eu sou bom e trabalho muito em matemática por isso este ano a professora no final do período deu-me 19 e em português não sou bom (nada mesmo) e não me dou muito ao trabalho de estudar para português logo a professora (por favor) deu-me um 14 (para ir com 13 a exame )... por oposição tenho um colega meu que tira 13~14 a matemática e 19 a português pelas mesmas razões que eu, só que trocadas... Ou seja tudo isto para dizer que discordo com a tua comparação de ser a disciplina mais exigente, a disciplina mais exigente varia de pessoa para pessoa, mas isto é só a minha opinião :p

20. Marco Esperança

Matriculado:
    28 Maio 2017
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Ciências e Tecnologia
    Naturalmente, que quando digo a disciplina mais exigente, estou a dar a minha opinião. Isso depende de pessoa para pessoa como tu disseste e bem. :)
    --- Post atualizado ---
    @LBlackMoon, naturalmente que um bom professor(a), ajuda muito a gostarmos da disciplina. Eu, por exemplo, não gostava muito de Português no básico, no entanto, tive uma excelente professora este ano, que tornou Português uma das disciplinas que mais gosto. :)

Loading...