O que escolher no 10° ano

Marco L.

#sufarq 2.0 Mod couple <3
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
15,878
Curso
¯\_(ツ)_/¯
Bem logo se vê I guess. Sempre achei FQ e BG os pesos pesados do secundário (até agora).
As I said, é a mais trabalhosa. Mas isto não quer dizer que seja a mais difícil. BG talvez seja (para ter uma nota decente) :sweatsmile:

Gostos: Fargo

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Gostos
6,363
Curso
Ciências e Tecnologias (Rumo ao 12º ano)
+16 (coisa que não consegui, digo já xD). Tive 19 a FQ no 11º e 15 a BG, tipo loladex
Eu já considero 13/14 decente..a cima disso é bom/muito bom (17+)

Não que interesse muito mas também acabei o 11º com 15 a BG xD (porém tive 16 no 10º)

asofias

#sufarq 2.0 Mod couple <3
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Gostos
6,626
Bem logo se vê I guess. Sempre achei FQ e BG os pesos pesados do secundário (até agora).
Achei FQ a disciplina mais complicada. E, apesar da matéria e assim, achei que não era muito difícil ter uma boa nota a matemática no 12º ano. Ao contrário dos outros dois anos, no 12º tinha sempre a matéria em dia e não precisava de andar a "correr". :sweatsmile:

Mymelo

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
765
Curso
?
@Marco L. achas mesmo que Matemática A é a disciplina mais trabalhosa do secundário? Não achei o 10º e o 11º tão complicados, isto preocupa-me acerca do 12º xD
No 10º e 11º os professores de matemática não apertam tanto com os alunos, por causa dos exames de 11º, pelo menos foi esta a minha experiência. No entanto, quando chegas ao 12º eles tornam-se bastante mais exigentes, porque 3/4 do exame é matéria de 12º.

Gostos: Fargo
Matrícula
5 Julho 2017
Gostos
20
Gostaria de frisar que a disciplina de história não te faz decorar cognomes de reis, nem tampouco isso. Estás a entender parcialmente mal a disciplina que é, sim é, essencialmente teórica, de estudo. Não sei se alguma vez pegaste no programa de secundário e num manual, mas vais reparar que o programa é bastante voltado para a reflexão que cabe ao docente exprimir, isso percebe-se em certas abordagens da matéria. Claro que como disciplina, e como área de ciência social, não te vão avaliar em que reflitas e arranjes soluções para as questões atuais, da mesma forma que a um aluno de CT não lhe vão pedir para refletir sobre a cura do cancro. Cinge-se, também, a factos. Obviamente que há maus professores, infelizmente.
Essa ideia do paraquedas é verdade sim em todas as áreas, por diversos fatores, entre eles o certo estigma que se cria com o ensino profissional, e mesmo estereótipos da sociedade.
Talvez não gostem assim tanto mas temos que ser realistas com as nossas capacidades e às vezes optar não por aquilo que queríamos mas por aquilo que conseguimos.
E eu percebi o enriquecedor, o que quis mostrar é que possivelmente isso se poderá cingir a nível monetário. Porque enriquecedor qualquer um dos cursos é, se realmente estiveres interessado na área. É tão relativo à pessoa :p
Nao percebo como podes afirmar que CT é O curso mais enriquecedor...
Se disseses o curso que proporciona mais saidas, eu concordaria, mas agora O mais enriquecedo nao concordo, por exemplo, a mim nada me interessava aprender coisas sobre plantas e isso nao me enriquecia de maneira nenhuma.. Mas por exemplo saber diversas coisas de economia, proporcionam-me uma grande concretizaçao pessoal, e provavelmente a ti nao..
Por isso afirmar que CT é o curso mais enriquecedor, parecendo isso ser um facto, hmm nao me parece correto...
Tudo bem são perspectivas diferentes. Cada um está num curso diferente, e cada um de nós tem opinião diferente acerca do assunto.

Última edição:
Gostos: Bremer Pereira

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Gostos
6,363
Curso
Ciências e Tecnologias (Rumo ao 12º ano)
Tudo bem são perspectivas diferentes. Cada um está num curso diferente, e cada um de nós tem opinião diferente acerca do assunto.
Provavelmente por causa da ideologia que só os crânios é que devem ir pra CT e esses já têm um bom método de estudo, logo fazem qualquer coisa praticamente que envolva estudar com facilidade.

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Gostos
4,122
Curso
Direito
Instituição
FDUC
@PedroMartinsSantos

O conhecimento, como qualquer pessoa culta saberá, não é apenas património de uma área, seja ela qual for. O mundo tem diversas dimensões, logo, o conhecimento também tem de estar ramificado para procurar saber mais sobre cada uma delas.
É inquestionável que as áreas ligadas à Matemática e às ciências naturais têm, neste momento, uma procura maior por parte do mercado de trabalho. Isso reflecte-se não só em mais oferta de emprego, mas também em melhores vencimentos. São áreas que estão directamente ligadas à produção de um variado leque de bens e cuja investigação científica se traduz, diretamente, em grandes progressos económicos e até sociais.
Ora, este facto em nada traz demérito às humanidades e às ciências sociais. É verdade que os vencimentos nesta área são menores, assim como a oferta de emprego. Porém, os grandes progressos na Humanidade não poderiam ter sido realizados se não fossem elas. O Homem não tem apenas uma dimensão biológica nem exata; tem também uma dimensão social, de contacto com os outros e com o meio. A História, por exemplo, estuda esse contacto ao longo dos milénios sob o ponto de vista político, económico, social e cultural. O conhecimento histórico está, assim, muito longe de estar caduco. As informações que possuímos sobre o passado, todas elas, são fulcrais para o nosso futuro.
Assim sendo, adianta saber as rotas de comércio no século XIII? Claro que sim! Como podes pensar a economia de hoje sem observar os seu primórdios? De que serve hoje saber o modo de vida dos caçadores-recolectores? Serve para saber como o Homem se organizava primitivamente, como se alimentava. Contribui para o nosso conhecimento da nossa própria espécie. É parte da nossa cultura.
O mesmo se passa com muitas outras áreas. A Filosofia é fulcral para melhorar a capacidade de pensar e para nos demonstrar o pensamento dos grandes sábios. A Sociologia estuda mais analiticamente as dinâmicas sociais e contribui imenso para a prossecução de políticas públicas, por exemplo; a Ciência Política estuda um fenómeno absolutamente fulcral para as sociedades desde os primórdios.

Por isso, julgo que se devem valorizar as pessoas que escolhem as Letras, fomentar o seu estudo, encorajar e levar a novas descobertas no âmbito. É fulcral para a nossa cultura, para a nossa forma de ver o mundo e também de o conhecer. Se, como sociedade, não as valorizarmos, elas vão perder imensa visibilidade. E todos temos imenso, imenso a perder com isso.

Mário Aguiar

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Gostos
0
Daqui a dois dias vou fazer as matrículas para mim ,tou inclinado para CeT devido à parte da tecnologia mas acabei o nono com três a matemática tendo em conta que não estudei o ano todo e passei sem nenhuma negativa !
E sei que no décimo tenho que marrar e acredito que consiga o que acham?

Jpa

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Gostos
164
É assim, se fores para Ciências terás de trabalhar muito. Principalmente a Matemática, uma vez que podes ter algumas bases que não estão muito consolidadas. Toda a gente consegue, mas é preciso mesmo mexer o cu.

Gostos: Mário Aguiar

Fargo

Membro Veterano
Matrícula
4 Junho 2017
Gostos
122
Curso
Aguardando o 12º - CT
Daqui a dois dias vou fazer as matrículas para mim ,tou inclinado para CeT devido à parte da tecnologia mas acabei o nono com três a matemática tendo em conta que não estudei o ano todo e passei sem nenhuma negativa !
E sei que no décimo tenho que marrar e acredito que consiga o que acham?
A realidade é que marrar no secundário é cansativo e ao contrário do básico que costuma ser mais linear nestas coisas podes acabar por marrar muito e as coisas correrem mal, assim sendo é fácil perceber como podes ficar desmotivado.
Mas CT é mesmo assim, se achas que queres seguir o ramo da tecnologia não tens outra solução se não ir para CT e recomendo-te que vás, mas tem em mente que é díficil.
Em relação à matemática, apesar da tua nota de nono, essa pode acabar por ser uma disciplina em que te safes bem no décimo ano desde que trabalhes. Há outras disciplinas (AKA Física e Química e Biologia e Geologia, no caso de escolheres esta última prepara-te xD) que até podem ser bem mais complicadas.