Para ser professor de 3ºCiclo/Secundário

a fish

café, suor e lágrimas
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Gostos
4,886
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Licenciatura em Biologia ou Geologia (não sei se tens de tirar um minor na outra área ou se é só 'melhor') e mestrado para ensino de Biologia e Geologia no Secundário (e Ciências Naturais no 3.º ciclo). :)

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Gostos
4,098
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Que licenciatura tiro se quiser por exemplo ser professor de Biologia/Geologia no Secundário ou de Ciências no 3ºCiclo?
Na UA existe uma licenciatura em biologia E geologia. Uma da saídas profissionais será, obviamente, dar aulas no ensino básico e secundário; se assim o desejares :)
Noutras faculdades, julgo que o curso será apenas de Biologia OU Geologia. Nesse caso, mantenho a dúvida que a fish tinha. Não se será necessário licenciares-te num, e efectuares menor noutra.

Matrícula
6 Junho 2017
Gostos
2
Na UA existe uma licenciatura em biologia E geologia. Uma da saídas profissionais será, obviamente, dar aulas no ensino básico e secundário; se assim o desejares :)
Noutras faculdades, julgo que o curso será apenas de Biologia OU Geologia. Nesse caso, mantenho a dúvida que a fish tinha. Não se será necessário licenciares-te num, e efectuares menor noutra.
O que é um menor? Duração?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
357
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
O que é um menor? Duração?
Um menor é uma espécie de mini-curso dentro do teu curso onde usas alguns dos créditos da licenciatura para aprenderes outra área que não a da licenciatura. Ou seja, por exemplo, dos 180 créditos de uma licenciatura dás 120 de biologia e 60 de geologia. Assim tens uma formação base de geologia e uma um pouco mais avançada de biologia.

Matrícula
6 Junho 2017
Gostos
2
Um menor é uma espécie de mini-curso dentro do teu curso onde usas alguns dos créditos da licenciatura para aprenderes outra área que não a da licenciatura. Ou seja, por exemplo, dos 180 créditos de uma licenciatura dás 120 de biologia e 60 de geologia. Assim tens uma formação base de geologia e uma um pouco mais avançada de biologia.
Não sei se percebi,
Por exemplo na licenciatura de Biologia no 3º ano pode-se escolher Ramo de Geologia é isso?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
357
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Não sei se percebi,
Por exemplo na licenciatura de Biologia no 3º ano pode-se escolher Ramo de Geologia é isso?
Isso tem a ver com as universidade e se elas oferecem ou não um minor em geologia. A diferença entre um ramo e um minor é que tu és obrigado a escolher um ramo para acabar a licenciatura mas não és obrigado a fazer um minor. Não sei se existem ramos em geologia, isso já tens que procurar na oferta formativa de cada universidade.

Gostos: _ac0nitum_
Matrícula
6 Junho 2017
Gostos
2
Isso tem a ver com as universidade e se elas oferecem ou não um minor em geologia. A diferença entre um ramo e um minor é que tu és obrigado a escolher um ramo para acabar a licenciatura mas não és obrigado a fazer um minor. Não sei se existem ramos em geologia, isso já tens que procurar na oferta formativa de cada universidade.
Na Universidade dos Açores (na qual pretendo estudar) a licenciatura em Biologia tem um ramo em Geologia no 3º ano...
Isso conta como um minor?

Matrícula
6 Junho 2017
Gostos
2
Se tirar o curso de Biologia na universidade do algarve ( Guia das Provas de Ingresso 2018 - Detalhe de Curso ) posso dar aulas de biologia e geologia ao ensino secundario? visto que o curso é so biologia... Obrigado
Para dar aulas tens de tirar mestrado no ensino de Biologia e Geologia...
Tens de ver os requisitos das várias universidades onde esse mestrado está disponível e ver se esse curso os preenche.
Por exemplo nos Açores no último ano se escolheres Geologia, tens créditos suficiente de Geologia para te candidatares a mestrado... Nesse do Algarve não sei... é veres...
Acho que tens de ter 50 créditos de cada área (Biologia e Geologia), mas é uma questão de veres...

Jpa

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Gostos
162
Como é que há pessoas que querem ser professores, hoje em dia, com estas condições de trabalho...?!

Matrícula
27 Junho 2018
Gostos
2
Para dar aulas tens de tirar mestrado no ensino de Biologia e Geologia...
Tens de ver os requisitos das várias universidades onde esse mestrado está disponível e ver se esse curso os preenche.
Por exemplo nos Açores no último ano se escolheres Geologia, tens créditos suficiente de Geologia para te candidatares a mestrado... Nesse do Algarve não sei... é veres...
Acho que tens de ter 50 créditos de cada área (Biologia e Geologia), mas é uma questão de veres...
Sabes dizer-me onde posso adquirir essa informação? Gostava mesmo de ingressar na universidade do Algarve mas já pesquisei imenso e continuo sem perceber se só com o curso de biologia posso dar aulas a ensino secundario de bio/geo ...

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
173
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Vou vos dar um exemplo , na FCUP se quiseres ir dar aulas de fisica e quimica/fisica , tens de no teu curso de fisica tirar o minor em quimica para depois ires para o mestrado de ensino em fisica e quimica... ou seja deve ser análogo em biologia geologia
Post automatically merged:

Matrícula
27 Junho 2018
Gostos
2
Vou vos dar um exemplo , na FCUP se quiseres ir dar aulas de fisica e quimica/fisica , tens de no teu curso de fisica tirar o minor em quimica para depois ires para o mestrado de ensino em fisica e quimica... ou seja deve ser análogo em biologia geologia
Post automatically merged:
e como é que funciona o minor? por exemplo, estou no curso de biologia, a meio do meu curso inscrevo-me no de geologia? (neste caso para dar aulas de bio e geo)

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Gostos
173
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
não , simplesmente quando vais escolher as cadeiras do ano , tens opção de escolher minor , quer seja em geologia ou noutra area tipo quimica... tens que fazer x cadeiras de y para acabares com licenciatura em biologia com minor em y e depois seres admitido a mestrado de ensino biologia e geologia(y)

Gostos: a fish
Matrícula
27 Junho 2018
Gostos
2
não , simplesmente quando vais escolher as cadeiras do ano , tens opção de escolher minor , quer seja em geologia ou noutra area tipo quimica... tens que fazer x cadeiras de y para acabares com licenciatura em biologia com minor em y e depois seres admitido a mestrado de ensino biologia e geologia(y)
Ah muito obrigada pela ajuda!
Vou escolher o curso de biologia e minor em geologia, para fazer o mestrado e seguir pelo ensino.
Cumprimentos ! :)