Para ser Professor do Ensino Básico: Educação Básica ou Ciências da Educação?

carlos.fcpb

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2016
Gostos
1
Olá,

Gostava de ser Professor do Ensino Básico e 2ºciclo.

Será que com uma Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos mais um Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclo do Ensino Básico dá para me candidatar para ser Professor, ou terei que fazer uma Licenciatura em Educação Básica obrigatoriamente!?

Cumprimentos.

Matrícula
23 Fevereiro 2017
Gostos
0
Olá!

Sou finalista do curso de Educação Básica na ESE Porto. Para te candidatares a professor terás, obrigatoriamente, que ingressar na licenciatura de Educação Básica e posteriormente fazer o mestrado em Pré-Escolar ou Pré Escolar e 1ºCiclo ou Português e História do 2º Ciclo ou Matemática e Ciências do 2ºCiclo.

Espero ter esclarecido.

margaridamorim

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Gostos
0
Olá! Tenho andado a pesquisar as diferenças entre o curso de Educação da UM e o de Ciências da Educação da UC mas não consegui perceber concretamente quais são as diferenças entre as saídas de cada um e para que ramo estão mais ligadas. Alguém sabe quais as diferenças do curso em si e das saídas profissionais?
Obrigada!!

Matrícula
28 Junho 2015
Gostos
6
Olá! Tenho andado a pesquisar as diferenças entre o curso de Educação da UM e o de Ciências da Educação da UC mas não consegui perceber concretamente quais são as diferenças entre as saídas de cada um e para que ramo estão mais ligadas. Alguém sabe quais as diferenças do curso em si e das saídas profissionais?
Obrigada!!
Os cursos são muito semelhantes.

Matrícula
2 Agosto 2017
Gostos
34
Olá!

Sou finalista do curso de Educação Básica na ESE Porto. Para te candidatares a professor terás, obrigatoriamente, que ingressar na licenciatura de Educação Básica e posteriormente fazer o mestrado em Pré-Escolar ou Pré Escolar e 1ºCiclo ou Português e História do 2º Ciclo ou Matemática e Ciências do 2ºCiclo.

Espero ter esclarecido.
Olá, o curso de educação básica era uma opção minha, como é que é a nível de disciplinas e carga horária? podes falar um pouco sobre ele

a fish

café, suor e lágrimas
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Gostos
4,762
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Para ser professor de Ciências Naturais no 2ºCiclo o que é preciso tirar depois de ser licenciado em Educação Básica?
Um mestrado de ensino do 1.º ciclo e 2.º ciclo (com disciplinas especfícas que abranjam Ciências Naturais).

Matrícula
31 Janeiro 2017
Gostos
1
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Soares Basto
Olá.
Quero ser Educadora de Infância no meu futuro. Estava a pensar candidatar-me ao curso de Educação Básica uma vez que dá acesso ao pré-escolar e ao primeiro ciclo.
No entanto, falaram-me em ciências da educação e disseram que era um curso mais abrangente. A minha dúvida é se ciências da educação dá para ser Educadora de Infancia ou é melhor optar por Educação Básica!
Obrigada

Matrícula
28 Janeiro 2018
Gostos
3
Olá Ana,
Se queres mesmo ser educadora de infância acho que deves seguir educação básica. Apesar de ciências da educação ser um curso mais abrangente, educação básica é mais direcionado para o que pretendes. Ao longo da licenciatura irás ter várias ipp's ( iniciação à prática profissional) tanto com pré-escolar como ensino básico, nomeadamente um estágio de observação. Contudo, existe também , um ipp no terceiro ano(pelo menos na minha faculdade, não sei se todas têm todas a mesma oportunidade) de 5 e 6 ano, onde o objetivo é o mesmo (observar). Assim, poderás ter uma melhor perspetiva pós-primário, caso te interesse também.
Bem-vinda ao fórum.

Última edição:
Matrícula
28 Janeiro 2018
Gostos
3
Olá, o curso de educação básica era uma opção minha, como é que é a nível de disciplinas e carga horária? podes falar um pouco sobre ele
Olá Diana,
Em relação à carga horária, dependerá da faculdade que pretendas ir. Contudo, não é demasiado pesada, é comparável a um horário de ensino secundário (12ªAno). É uma questão de te informares. Agora, a nível de disciplinas, o curso é composto por algumas unidades curriculares que são consideráveis mais "gerais" como Desenvolvimento da Linguagem, Técnicas de Comunicação Oral e Escrita (em que aprendes conceitos gramaticais dados em Português) e Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático, Comunicação Matemática (aqui vais ser aprender alguns conceitos elementares de matemática, mas nada de assustador ou que exija conhecimentos prévios).
Por outro lado, tens disciplinas que fazem mais jus ao nome do curso, nomeadamente Temáticas Contemporâneas da Educação.
É importante salientar, mais uma vez, que tanto a carga horária como as unidades curriculares que irás ter ao longo do ano podem sofrer alterações em cada instituição. Esta é apenas a minha experiência.
Espero ter ajudado!

Última edição:
Gostos: Dianaatigre

MarcoGomes

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2018
Gostos
2
Curso
Educação Básica
Instituição
UMa
Olá.
Quero ser Educadora de Infância no meu futuro. Estava a pensar candidatar-me ao curso de Educação Básica uma vez que dá acesso ao pré-escolar e ao primeiro ciclo.
No entanto, falaram-me em ciências da educação e disseram que era um curso mais abrangente. A minha dúvida é se ciências da educação dá para ser Educadora de Infancia ou é melhor optar por Educação Básica!
Obrigada
Acho que o melhor para ti vai ser educação básica, porque além de teres cadeiras de várias disciplinas, vais ter também muitos estágios ao longo do curso o que vai permitir aplicares melhor os conhecimentos e a lidar com as crianças, e depois tens que tirar o mestrado, porque sem este infelizmente não dá para ser nem educador nem professor.