Praxe ISCAP

Matrícula
19 Setembro 2018
Gostos
2
Se ainda vais entrar este ano no ISCAP fica a agradecer por não tires sido sujeito ao primeiro dia de praxe, se vais concorrer no ano letivo 2019/2020 fica um conselho não apareças no dia de apresentação aos novos alunos, dia onde acontece a palestra e depois desta e de seres guiado por um cordão de pessoas trajadas para o auditório, uma sala onde as janelas foram tapadas para o ambiente ficar escuro, e onde és trancada, depois de algum tempo onde o calor começa a sentir, vão te perguntar se queres sair, como é lógico aqueles que como eu ouviram todos os elogios tecidos pelo corpo de docentes e até mesmo pelo presidente da instituição a praxe decidiram experimentar, a partir do momento em que os alunos que não queria pertencer a praxe saíram a sala ficou completamente escura iluminada por velas que se encontravam em cima de uma mesa onde uma rapariga é um rapaz estavam sentados, não esquecendo os membros da praxes que se encontravam no meio dos alunos, começaram os gritos para te colocares de quatro sem os joelhos no chão e sim com as mãos e assim fomos mantidos durante um período de tempo até a água começar a cair-me pela cara pelo calor que se fazia e deixar de sentir as pernas, ao ponto de quando a tal rapariga que se encontrava na mesa nos ter mandado levantar, ter desmaiado.
Não digo para não entrares no ISCAP apenas te aconselho a não ires ao primeiro dia de praxe, mas gosto de salientar todo o apoio por parte da associação de estudantes e em especial ao seu presidente João Cruz, que desde o momento em que ficou ocorrente da situação de disponibilizou a 100% para ajudar ,e também a alguns elementos do corpo docente que também indignos com a situação se disponibilizaram para entender o que se tinha passado para eu e outras pessoas termos desmaiar.
Para mim praxe não é humilhação e sim integração, e por isso aconselho-te a não ires ao primeiro dia de praxe no ISCAP
E para aqueles que queriam despir o traje para falar comigo, eu não precisa de conversas no dia seguinte mas sim de ações no momento em que pela primeira vez em 18 anos desmaiei

Última edição:
Matrícula
29 Janeiro 2016
Gostos
284
Curso
MIEC
Instituição
FEUP
Se ainda vais entrar este ano no ISCAP fica a agradecer por não tires sido sujeito ao primeiro dia de praxe, se vais concorrer no ano letivo 2019/2020 fica um conselho não apareças no dia de apresentação aos novos alunos, dia onde acontece a palestra e depois desta e de seres guiado por um cordão de pessoas trajadas para o auditório, uma sala onde as janelas foram tapadas para o ambiente ficar escuro, e onde és trancada, depois de algum tempo onde o calor começa a sentir, vão te perguntar se queres sair, como é lógico aqueles que como eu ouviram todos os elogios tecidos pelo corpo de docentes e até mesmo pelo presidente da instituição a praxe decidiram experimentar, a partir do momento em que os alunos que não queria pertencer a praxe saíram a sala ficou completamente escura iluminada por velas que se encontravam em cima de uma mesa onde uma rapariga é um rapaz estavam sentados, não esquecendo os membros da praxes que se encontravam no meio dos alunos, começaram os gritos para te colocares de quatro sem os joelhos no chão e sim com as mãos e assim fomos mantidos durante um período de tempo até a água começar a cair-me pela cara pelo calor que se fazia e deixar de sentir as pernas, ao ponto de quando a tal rapariga que se encontrava na mesa nos ter mandado levantar, ter desmaiado.
Não digo para não entrares no ISCAP apenas te aconselho a não ires ao primeiro dia de praxe, mas gosto de salientar todo o apoio por parte da associação de estudantes e em especial ao seu presidente João Cruz, que desde o momento em que ficou ocorrente da situação de disponibilizou a 100% para ajudar ,e também a alguns elementos do corpo docente que também indignos com a situação se disponibilizaram para entender o que se tinha passado para eu e outras pessoas termos desmaiar.
Para mim praxe não é humilhação e sim integração, e por isso aconselho-te a não ires ao primeiro dia de praxe no ISCAP
E para aqueles que queriam despir o traje para falar comigo, eu não precisa de conversas no dia seguinte mas sim de ações no momento em que pela primeira vez em 18 anos desmaiei
Nao denuncias isso ao ME? isso e abuso...

Gostos: fi94

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
400
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Lamento imenso que o teu primeiro contacto com a praxe tenha sido algo desse tipo. Acredita, isso não é praxe.
Aconselho-te a leres a informação relativa a estas situações no site da DGES e, até, a denunciares essa situação, para que futuros colegas teus não tenham que passar por isso:
https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/praxe-violenta-e-abusiva
Praxes Abusivas | DGES

Última edição:
Matrícula
12 Julho 2017
Gostos
9
Fui praxada no ISCAP e posso dizer que ninguém obriga ninguém a nada, aliás quando uma pessoa se está a sentir mal e pede para sair, nunca nenhum membro da Comissão de Praxe disse que não. Todos os anos acontecem desmaios e nunca em situação alguma, a Comissão de Praxe não prestou auxílio, algo que talvez não saibas mas eles pedem voluntários todos os anos para a enfermaria para ajudarem nestas situações. A praxe no ISCAP não é abusiva como em certas faculdades, não te mandam rebolar em terra nem sujar a cara, só te mandam pôr de 4 e olhar para o chão (coisas bem mais softs). Vocês quando têm fome e estão com fraqueza podem sempre pedir para comer, que é maioritariamente a origem dos desmaios, não comerem à bastantes horas e nunca a CP vos disse não a isso, vocês é que na maior parte das vezes não perguntam por vergonha. Em relação ao calor, se achas que com a sweat tens calor numa sala, imagina nós deste lado vestidos com o traje, que temos imensas reuniões em salas desse tipo e somos muito mais que vocês. Não nos queixamos por andar de traje em dias com 35 graus, a correr e a proteger-vos (é uma das nossas funções que provavelmente também não sabias) para que este ano seja um dos melhores da vossa vida. Quando te dizem que despem o traje para falar contigo, é simplesmente uma expressão, não é para teres medo, é no sentido que falam contigo pondo a praxe de lado, sem qualquer tipo de problema. Apesar de tudo, respeito a tua opinião, embora tenha um ponto de vista completamente diferente. Tenho imensa pena que te tenhas sentido assim no teu primeiro dia, não era de todo essa a intençao. O primeiro dia é sempre um choque porque é o primeiro contacto que tens com a praxe, por isso aconselho-te a experimentares mais um dia, vais ver que vais estar bem mais preparada e que nem tudo é tão mau como pensas. Qualquer apoio que necessites, não hesites em dizer, estamos cá uns para os outros, independentemente se andas na praxe ou não.

Matrícula
14 Maio 2015
Gostos
105
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Malta, se há gente a desmaiar todos os anos, algo de muito errado está a passar-se aí.
Outra cena, a frase "A praxe no ISCAP não é abusiva" é contraditória a "só te mandam pôr de 4 e olhar para o chão".

Gostos: Margarida 286
Matrícula
12 Julho 2017
Gostos
9
Malta, se há gente a desmaiar todos os anos, algo de muito errado está a passar-se aí.
Outra cena, a frase "A praxe no ISCAP não é abusiva" é contraditória a "só te mandam pôr de 4 e olhar para o chão".

Quando não se sabe não se fala, principalmente quando nem sequer experimentaste a praxe no iscap. Não considero praxe abusiva comparada com o resto das faculdades em que os caloiros são obrigados a rebolar na terra e a andarem todos sujos, isso para mim é praxe abusiva, é pedir para comer e beber e n deixarem, é tirarem te a palavra e escolherem por ti. Tais coisas não acontecem no iscap. Nós não estamos de 4, horas como em algumas faculdades, estamos quanto muito uns 5 minutos e não é de 4, é de cocaras, eles é que chama posição de 4. Volto a repetir que quando não se sabe, não se fala. Fica a dica.

Matrícula
14 Maio 2015
Gostos
105
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Se assim fosse, não existiam estes fóruns para troca de ideias, opiniões e experiências. Obrigado por partilhares a tua experiência.

Gostos: davis
Matrícula
23 Maio 2017
Gostos
32
fui praxada pelo iscap, senti me mal no primeiro dia e os trajados foram os primeiros a darem me bolachas e agua. o primeiro dia é sempre assim e só fica quem quer. muita gente que ficou comigo saiu logo.

Margarida 286

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2018
Gostos
2
Lamento imenso que o teu primeiro contacto com a praxe tenha sido algo desse tipo. Acredita, isso não é praxe.
Aconselho-te a leres a informação relativa a estas situações no site da DGES e, até, a denunciares essa situação, para que futuros colegas teus não tenham que passar por isso:
https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/praxe-violenta-e-abusiva
Praxes Abusivas | DGES
Eu fiz questão de apresentar queixa na faculdade, falar com o diretor, com a associação de estudantes e até mesmo com o "presidente" da praxe e também fiz a queixa formal na dges para ter a certeza de que não acontece com mais ninguém
Mensagem fundida automaticamente:

Nao denuncias isso ao ME? isso e abuso...
Fiz questão de denunciar aquilo que me aconteceu quer na própria faculdade quer para a dges nem que seja para não acontecer com mais ninguém

Gostos: fi94
Matrícula
18 Setembro 2018
Gostos
1
Olá, estou a procura de alguém que faça parte da Comissão de Praxe do Iscap, é urgente! Quero entrar na praxe e não sei com quem falar x)

Margarida 286

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2018
Gostos
2
Olá, estou a procura de alguém que faça parte da Comissão de Praxe do Iscap, é urgente! Quero entrar na praxe e não sei com quem falar x)
o melhor é perguntares a alguém que conheças e que faça parte da praxe, e se calhar ires com essa pessoa um dia à praxe e falares com os doutores