1. O Uniarea foi eleito o melhor blog do ano na categoria Educação! Obrigado a todos os que votaram e ao longo dos últimos 3 anos tornaram este projecto possível. Este é um prémio de toda a comunidade. Obrigado! :)
    Fechar Aviso

Praxes - FLUL

Discussão em 'Tradições Académicas' iniciado por someone, 31 Maio 2017.

1. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Olá olá!

Alguém me pode explicar como funcionam as praxes na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa? Se forem diferentes de curso para curso, como é que são no de Cultura e Comunicação (ou Ciências da Cultura, como quiserem)? Somos obrigados a ir? Isto porque não faço intenções de lá ir e desta forma é preferível não ir do que ir por obrigação e arrepender-me de lá ter ido, na minha opinião.

Ah, e quanto ao traje... podemos usá-lo não indo às praxes, ou como é que é?

Já agora, se quiserem falar sobre o ambiente entre os alunos entre si (em contextos fora da praxe) e a relação professor/aluno, estão à vontade :D

#1 someone, 31 Maio 2017
    Última edição: 8 Junho 2017
  2. Tjsw1000

Tjsw1000 Membro Caloiro

Matriculado:
    30 Maio 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Não ando nem nunca andei na FLUL, por isso não faço ideia como são as praxes, mas acho que deves ir às praxes pelo menos um dia, para veres se não queres mesmo ir às praxes. Mais vale arrependeres-te de teres ido um dia à praxe do que não ires e arrependeres-te de não teres ido.

3. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Percebo o teu ponto de vista, mas por exemplo: se hoje fosse o meu primeiro dia na faculdade/primeira semana, neste momento provavelmente não teria intenções de frequentar a praxe.

4. Mr. Bandito

Mr. Bandito O Quintino Aires, mas em bom

Matriculado:
    2 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    2,576
    Curso:
    Psicologia
    Instituição:
    FPCEUP
    Podes.

someone gostou disto.
  5. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Línguas, Literaturas e Culturas
    Instituição:
    FLUL
    Olá someone!

Na FLUL existe uma Comissão Geral de Praxe e 4 Sub-comissões (Línguas, História, Estudos Europeus e Novos Cursos). Não sei como são as praxes em CC, visto que não pertencem à Sub-comissão onde estou, mas no geral, a Praxe na FLUL é levada tendo em conta o sentido de respeito e orgulho pela instituição, pelo curso, pela sub-comissão. São feitos despiques, jogos, puxam pela tua criatividade e sei que te deixam à vontade para, em qualquer altura, falares com os Doutores e Veteranos se não te sentires à vontade com determinada coisa. A Praxe é facultativa. No entanto, eu aconselho-te a experimentares nem que seja o primeiro dia. Vais lá e se não te sentires à vontade, sais. É tão simples quanto isso e não vais perder amigos ou isolar-te por causa disso, garanto-te.

Quanto ao ambiente entre os alunos, eu considero-o bom. Há grupos no Facebook para partilha de opiniões sobre este e aquele professor, partilha de apontamentos, esclarecimento de dúvidas, etc... Relativamente à relação professor-aluno, há sempre um professor mais sério ou mais fechado mas no geral, eles valorizam muito o teu empenho e trabalho ao longo do ano e na sua grande maioria, estão dispostos a esclarecer-te dúvidas sobre a matéria. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, é só dizeres :)

someone gostou disto.
  6. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Olá @Alexandra S. ! :)

Agradeço a tua mensagem, ainda para mais quando és mesmo da FLUL. Eu sinceramente nunca liguei assim muito às praxes, daí essa minha opinião, mas obviamente que não tenho vontade de me isolar e ainda bem que dizes que isso nada influencia por não ir às praxes. Curiosamente, daquilo que são as "atividades" que costumam haver nas faculdades, aquilo que me desperta mais interesse na faculdade são os núcleos e a tuna. :D Sei que na FLUL pelo menos havia há uns uma tuna mista e outra para cada sexo e quanto aos núcleos, havia o da rádio, jornal (não tenho a certeza), cinema, teatro, etc. Sabes dizer-me quais é que normalmente abrem todos os anos e como funcionam? Tanto pode ser um testemunho mesmo teu ou algo que ouças dizer. Ah, e quanto às tunas, apesar de eu ter interesse, preciso de ter algum "requisito" para entrar? É que eu nunca aprendi a tocar guitarra portuguesa nem tenho aulas de canto, apenas gosto daquele ambiente/tipo de música :eek:

#6 someone, 15 Junho 2017
    Última edição: 15 Junho 2017
  7. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Acredita, não interfere mesmo em nada! E a verdade é que tenho colegas que não foram/ desistiram da Praxe e continuamos a dar-nos todos bem :)
    Na FLUL existem neste momento uma tuna masculina (Inoportuna) e uma tuna feminina (R.A.T.A.). Por aquilo que sei, não é obrigatório teres algum "requisito" para entrar, mas provavelmente eles devem fazer audições no inicio do semestre :)
    Temos um grupo de teatro e penso que estão a tentar implementar novamente o de rádio (not sure). Se fores à AE, eles saberão muito provavelmente informar-te melhor acerca dos núcleos e do seu funcionamento.

someone gostou disto.
  8. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Obrigada mais uma vez pela tua resposta, sendo assim hei de entrar em contacto com a AE a ver se me dizem mais alguma coisa ;)

Já agora, como estás em LLC, escolheste alguma cadeira daquelas que são comuns ao curso de CC? Se sim, o que me consegues dizer, tanto de positivo como negativo? E como é que é normalmente na FLUL a avaliação das cadeiras (no geral)? Para concluirmos uma certa cadeira temos que passar sempre pelo exame ou fazendo apenas a frequência+trabalho? E o exame conta a 100% para a nossa nota final ou basta termos uma nota mínima?

Desculpa tanta pergunta, mas infelizmente ao que parece neste fórum não há mesmo quase ninguém da FLUL and I dont know why :p

9. Margot

Margot Membro

Matriculado:
    28 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    51
    Tenho amigos na FLUL e penso que o normal é: vais às aulas, fazes um teste, fazes um trabalho, tens a nota final

someone gostou disto.
  10. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Ora essa, pergunta à vontade :)

Uma das cadeiras que eu escolhi foi Comunicação Intercultural e eu gostei imenso. Debates assuntos como descriminação, racismo, esterótipos e publicidade, falas na importância da diversidade cultural, analisas textos de vários autores sobre o assunto, vês filmes... Eu gostei :)
    Cultura Clássica, nunca tive, mas uma colega minha tem e ela gosta também. Incide sobre a Grécia Antiga e Roma.
    PPE (Produção do Português Escrito) só irei ter no próximo ano mas, apesar de ser uma cadeira trabalhosa, ajuda-te muito a desenvolver a tua argumentação escrita.
    A avaliação na FLUL é feita da seguinte forma:
    Em todas as cadeiras há avaliação contínua (1 frequência + 1 trabalho ou 2 frequências). Varia de professor para professor mas por norma é assim que acontece (há professores que te podem pedir mini trabalhos para além das frequências também). Se no final do semestre chumbares (nota inferior a 10) vais a exame (aka recurso). Precisas de ter no mínimo 7 para te poderes inscrever para recurso e só podes fazer 2 recursos por ano (se tiveres estatuto de Trabalhador-Estudante podes fazer os recursos que quiseres).
    Os exames são feitos da seguinte forma:
    Final do 1º Semestre: É dedicado unicamente a Exames de Língua (escritos e orais). Se chumbares a uma cadeira (que não seja uma língua) no 1º Semestre, farás o teu exame no final do º Semestre.
    Final do 2º Semestre: Exames de Língua (escritos e orais) e Exames a todas as outras cadeiras. Se quiseres fazer melhorias (aí não há limite, podes fazer o nº de melhorias que quiseres) também é nesta altura. A nota que tens no recurso é a nota com que ficas à cadeira.

11. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Daquilo que dizes, C. intercultural parece interessante, mas só terei no 3° ano se sempre for para CC. As outras é que vou ter no 1° e daquilo que vi pela net, fiquei com a impressão que tinha algumas semelhanças com português, em algumas partes da gramática e escrita, não sei se estou certa.

Então imagina, entro na FLUL e tiro por exemplo 10 a todas as cadeiras. Já não preciso de ir a exame? O mesmo é válido para as cadeiras de línguas?

Sendo assim, por outro lado, consideras que é relativamente complicado termos uma boa nota durante o semestre, já que depois não somos obrigados a ter de passar pelo exame? É que daquilo que vejo, o pessoal universitário teme sempre a época de exames e daquilo que entendo na FLUL não dão grande relevância... (Se bem que o pessoal da FLUL e os que ainda vão para lá agradecem, acho eu :D)

Olha, uma dúvida que por acaso já tenho há algum tempo... Em relação à bibliografia, andei um dia a consultar os planos de estudo e reparei que para cada cadeira há à volta de uns 8 livros por bibliografia... Temos de lê-los todos? I mean, é um bocado complicado estudarmos isso tudo, se tivermos em conta 8 para as 5 cadeiras por semestre embora eu tenha a noção de que não me esperam facilidades.

12. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Exacto: se tirares 10 a todas as cadeiras estás dispensada do exame (incluindo cadeiras de língua). Podes é querer fazer exame para melhorares a tua nota mas isso é algo que fica ao teu critério e não é obrigatório.
    A nossa época de exames é em Janeiro (Exames de Língua do 1º Semestre) e em Julho. Há sempre pressão na medida de que aquela é a última oportunidade para concluíres a cadeira naquele ano, mas varia muito de pessoa para pessoa e daquilo que me tenho apercebido, não há propriamente ninguém que entre muito em pânico com isso.

Em relação à bibliografia: não, não precisas de ler tudo. Os professores podem indicar-te um ou outro livro mas seria impossível estudá-los todos. A bibliografia serve principalmente como complemento ao teu estudo. Aliás, muitas vezes, eles recorrem mais a antologias (que podes encontrar nas reprografias da Faculdade) e que são muito mais baratas e reúnem o conjunto de textos que tens que estudar. O mais caro que paguei por uma antologia foi à volta de 4 euros e uns cêntimos e dás-lhe uso ao longo de todo o semestre. De qualquer forma, grande parte da bibliografia pode ser encontrada na nossa Biblioteca, pelo que não precisas de pagar para ter acesso a essas informações.

13. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Então assim sendo, a avaliação "normal" é ao longo do semestre, e caso não precisemos de ir a exame, temos cerca de 2 meses de férias de um semestre para o outro, certo? (estou a guiar-me pelas datas do calendário da FLUL). Já agora, o "semestre de verão" serve para quê/quem em concreto?

Já agora, entretanto entrei em contacto com o pessoal da AE e sim, tinhas razão :) O projeto da rádio ainda está a "ser trabalhado", não me parece que abram tão já, pelo menos no 1º semestre. De resto, parece que se mantém os núcleos de fotografia, cinema, os de teatro e as tunas (fora os núcleos dos cursos).

Eu tenho outra dúvida... sabes aquelas receções de acolhimento aos alunos que fazem na FLUL? Na 2ª fase não há isso, ou há? É que algo me diz que vai ser complicado entrar na 2ª fase e saber depois os cantos à casa, principalmente as salas, visto que as aulas já começaram há 15 dias :tearsofjoy: Em relação à matéria dada nesses 15 dias, os professores já vão muito adiantados, ou ainda não muito, tendo em conta que sabem que há sempre quem vá entrar na 2ª? Não sei se funciona assim (nem sei se me sabes responder) os professores têm alguma lista com cada turma sua (sistema online ou algo do género) sobre quem está inscrito naquela cadeira? Só estou a perguntar por uma questão de assiduidade, para haver distinção entre alguém que perdeu x aulas por entrar na 2ª fase e alguém que perdeu mesmo as aulas seja por que razão (aposto que ninguém pergunta isto, mas pronto xD)

14. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Exacto. Eu, por exemplo, não precisei de fazer os Exames de Língua do 1º Semestre, por isso estive cerca de 2 meses de férias (algumas aulas e frequências em Janeiro mas é normal). O Semestre de Verão (e aqui não tenho a certeza) creio que se destina àqueles que desejem vivenciar o espírito académico e funcionamento da FLUL durante o Verão. Creio que há determinadas aulas que são dadas durante o Verão, para esses alunos mas não te sei dizer quais, desculpa.

Ainda bem que a AE te conseguiu ajudar :)

Os professores perguntam sempre nas suas aulas quem é de 2ª fase, até porque temos que preencher umas fichas (onde eles vão anotar as nossas avaliações, etc). Não te preocupes quanto à matéria: tive colegas de 2ª fase que se adaptaram muito bem e em duas semanas, os professores ainda não avançaram muito, provavelmente devido às colocações de 2ª fase. Tudo aquilo que já tiver sido dado, consegues apanhar facilmente. Os professores tẽm uma lista (creio que na conta deles) onde estão os alunos inscritos, por isso não te preocupes, pois não serás penalizada por entrares mais tarde. Relativamente à semana de acolhimento, creio que sim, existe algo para os alunos de 2ª fase também :)

someone gostou disto.
  15. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Ahhh acho que já estou a perceber. Pensava que era para algo para trabalhadores/estudantes ou em último caso algo mesmo destinado a todos nós, do regime "normal".

Já sei, as fichas de identificação como é habitual no secundário e no básico? Pensava que na faculdade não havia isso, mas sinceramente faz todo o sentido. Devem perguntar no dia dos resultados da 2ª fase, presumo? É nesse dia que temos de ir logo matricular-nos e ir às aulas não é?

E ainda bem que também há acolhimento para os alunos de 2ª fase :) Vai-me ajudar imenso principalmente a nível das instalações... se entrasse na 1ª fase, enquanto as aulas não começassem, ainda podia ver onde é esta e aquela sala (a não ser que não deixassem), mas a entrar já depois das aulas começarem é diferente e mais complicado fazer isso. E obrigada mais uma vez por todos estes teus esclarecimentos, caso contrário ainda estaria à nora com algumas coisas sobre a FLUL :)

Alexandra S. gostou disto.
  16. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Ah não te preocupes com isso, nós não precisamos fazer o Semestre de Verão.

Algo desse género, sim. Eles perguntam ao longo da semana em que saem as colocações da 2ª fase. Há prazos para as matriculas, creio que deves encontrar isso no Guia Geral de Candidatura. Assim que estiveres matriculada, deves iniciar as aulas, claro.

Não é muito difícil orientares-te pela FLUL. Nos primeiros dias custa sempre mais mas tens no Átrio um placard onde está afixada a planta da Faculdade. Podes encontrar algumas informações aqui também: http://www.letras.ulisboa.pt/images/estudantes/naa/acolhimento/guia_do_estudante2srec.pdf

Pergunta à vontade, a sério. É normal teres todas as dúvidas e infelizmente, o site da FLUL nem sempre explica da melhor forma as coisas.

17. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Hmm, então é preferível ir logo no dia das matrículas... é da maneira que vou-me habituando mais cedo e trato já de tudo, e começo a ir às aulas também. E com (muita) sorte ainda apanho um horário bom ou pelo menos razoável. É habitual depois os profs dizerem o que é preciso (livros, datas de avaliação, etc) a quem chegou nessa altura? Ou temos de procurar saber?

Estou agora a ver o guia que me mandaste. Parece muito esclarecedor, obrigada :) Quanto à planta, claro que para quem nunca lá esteve dentro é um bocado complicado, mas nada que não se resolva a perguntar pessoalmente e a fotografar a planta dos 3 pisos, talvez ajude :p Diz-me só uma coisa: quando estamos na rua e entramos na faculdade, vamos ter ao piso 1? É o único piso que diz "entrada principal"

#17 someone, 23 Julho 2017
    Última edição: 23 Julho 2017
  18. Alexandra S.

Alexandra S. Membro Dux

Matriculado:
    10 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    3,838
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    Sim, vai logo assim que puderes. Quanto mais depressa fores, mais depressa te despachas :)
    Isso varia de professor para professor. Alguns relembram novamente o que é preciso, mas mesmo com aqueles que não o fazem, há sempre algum colega que não se vai importar de to dizer se perguntares.

Quando entras na FLUL (pela porta principal, a que fica mesmo virada para a Alameda e Reitoria) vais dar ao Piso 1, sim :)

someone gostou disto.
  19. Sabriel

Sabriel Membro

Matriculado:
    21 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    19
    Curso:
    Instituição:
    FLUL
    olá! olha as praxes são no dia em que fazemos a inscrição? é suposto levar roupa que se possa estragar e sujar ou posso vestir-me decentemente?
    por favor explica-me como são os exames orais porque só de pensar nisso já estou ligeiramente em stresse.

#19 Sabriel, 30 Julho 2017
    Última edição: 30 Julho 2017
    Leonor Carmo e Alexandra S. gostam disto.
  20. someone

someone Membro Veterano

Matriculado:
    3 Abril 2016
    Gostos Recebidos:
    93
    Instituição:
    FLUL
    Olá @Sabriel ! :) Na FLUL, daquilo que penso e tendo em conta o que a @Alexandra S. disse, os exames na FLUL só são feitos caso queiras melhorar a tua nota ou tenhas reprovado à cadeira, pelo que, sendo assim, se não for preciso, não fazes os exames, muito menos orais. Em todo o caso, não te consigo garantir a 100% porque ainda não ando lá, mas ainda bem se assim for como digo, porque tal como tu também ia stressar precisamente por ser de componente "oral".

Alexandra S. e Sabriel gostam disto.
Loading...