Praxes - FLUL

Discussão em 'Tradições Académicas' iniciado por someone, 31 Maio 2017.

  1. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Olá olá!

    Alguém me pode explicar como funcionam as praxes na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa? Se forem diferentes de curso para curso, como é que são no de Cultura e Comunicação (ou Ciências da Cultura, como quiserem)? Somos obrigados a ir? Isto porque não faço intenções de lá ir e desta forma é preferível não ir do que ir por obrigação e arrepender-me de lá ter ido, na minha opinião.

    Ah, e quanto ao traje... podemos usá-lo não indo às praxes, ou como é que é?

    Já agora, se quiserem falar sobre o ambiente entre os alunos entre si (em contextos fora da praxe) e a relação professor/aluno, estão à vontade :D
     
    #1 someone, 31 Maio 2017
    Última edição: 8 Junho 2017
  2. Tjsw1000

    Tjsw1000 Membro Caloiro

    Matriculado:
    30 Maio 2017
    Mensagens:
    2
    Gostos Recebidos:
    0
    Não ando nem nunca andei na FLUL, por isso não faço ideia como são as praxes, mas acho que deves ir às praxes pelo menos um dia, para veres se não queres mesmo ir às praxes. Mais vale arrependeres-te de teres ido um dia à praxe do que não ires e arrependeres-te de não teres ido.
     
  3. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Percebo o teu ponto de vista, mas por exemplo: se hoje fosse o meu primeiro dia na faculdade/primeira semana, neste momento provavelmente não teria intenções de frequentar a praxe.
     
  4. Mr. Bandito

    Mr. Bandito Membro Dux

    Matriculado:
    2 Dezembro 2016
    Mensagens:
    1,346
    Gostos Recebidos:
    1,657
    Curso:
    Psicologia
    Instituição:
    FPCEUP
    Podes.
     
    someone gostou disto.
  5. Alexandra S.

    Alexandra S. Membro Dux

    Matriculado:
    10 Março 2015
    Mensagens:
    2,171
    Gostos Recebidos:
    3,607
    Curso:
    Línguas, Literaturas e Culturas
    Instituição:
    FLUL
    Olá someone!

    Na FLUL existe uma Comissão Geral de Praxe e 4 Sub-comissões (Línguas, História, Estudos Europeus e Novos Cursos). Não sei como são as praxes em CC, visto que não pertencem à Sub-comissão onde estou, mas no geral, a Praxe na FLUL é levada tendo em conta o sentido de respeito e orgulho pela instituição, pelo curso, pela sub-comissão. São feitos despiques, jogos, puxam pela tua criatividade e sei que te deixam à vontade para, em qualquer altura, falares com os Doutores e Veteranos se não te sentires à vontade com determinada coisa. A Praxe é facultativa. No entanto, eu aconselho-te a experimentares nem que seja o primeiro dia. Vais lá e se não te sentires à vontade, sais. É tão simples quanto isso e não vais perder amigos ou isolar-te por causa disso, garanto-te.

    Quanto ao ambiente entre os alunos, eu considero-o bom. Há grupos no Facebook para partilha de opiniões sobre este e aquele professor, partilha de apontamentos, esclarecimento de dúvidas, etc... Relativamente à relação professor-aluno, há sempre um professor mais sério ou mais fechado mas no geral, eles valorizam muito o teu empenho e trabalho ao longo do ano e na sua grande maioria, estão dispostos a esclarecer-te dúvidas sobre a matéria. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, é só dizeres :)
     
    someone gostou disto.
  6. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Olá @Alexandra S. ! :)

    Agradeço a tua mensagem, ainda para mais quando és mesmo da FLUL. Eu sinceramente nunca liguei assim muito às praxes, daí essa minha opinião, mas obviamente que não tenho vontade de me isolar e ainda bem que dizes que isso nada influencia por não ir às praxes. Curiosamente, daquilo que são as "atividades" que costumam haver nas faculdades, aquilo que me desperta mais interesse na faculdade são os núcleos e a tuna. :D Sei que na FLUL pelo menos havia há uns uma tuna mista e outra para cada sexo e quanto aos núcleos, havia o da rádio, jornal (não tenho a certeza), cinema, teatro, etc. Sabes dizer-me quais é que normalmente abrem todos os anos e como funcionam? Tanto pode ser um testemunho mesmo teu ou algo que ouças dizer. Ah, e quanto às tunas, apesar de eu ter interesse, preciso de ter algum "requisito" para entrar? É que eu nunca aprendi a tocar guitarra portuguesa nem tenho aulas de canto, apenas gosto daquele ambiente/tipo de música :eek:
     
    #6 someone, 15 Junho 2017
    Última edição: 15 Junho 2017
  7. Alexandra S.

    Alexandra S. Membro Dux

    Matriculado:
    10 Março 2015
    Mensagens:
    2,171
    Gostos Recebidos:
    3,607
    Curso:
    Línguas, Literaturas e Culturas
    Instituição:
    FLUL
    Acredita, não interfere mesmo em nada! E a verdade é que tenho colegas que não foram/ desistiram da Praxe e continuamos a dar-nos todos bem :)
    Na FLUL existem neste momento uma tuna masculina (Inoportuna) e uma tuna feminina (R.A.T.A.). Por aquilo que sei, não é obrigatório teres algum "requisito" para entrar, mas provavelmente eles devem fazer audições no inicio do semestre :)
    Temos um grupo de teatro e penso que estão a tentar implementar novamente o de rádio (not sure). Se fores à AE, eles saberão muito provavelmente informar-te melhor acerca dos núcleos e do seu funcionamento.
     
    someone gostou disto.
  8. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Obrigada mais uma vez pela tua resposta, sendo assim hei de entrar em contacto com a AE a ver se me dizem mais alguma coisa ;)

    Já agora, como estás em LLC, escolheste alguma cadeira daquelas que são comuns ao curso de CC? Se sim, o que me consegues dizer, tanto de positivo como negativo? E como é que é normalmente na FLUL a avaliação das cadeiras (no geral)? Para concluirmos uma certa cadeira temos que passar sempre pelo exame ou fazendo apenas a frequência+trabalho? E o exame conta a 100% para a nossa nota final ou basta termos uma nota mínima?

    Desculpa tanta pergunta, mas infelizmente ao que parece neste fórum não há mesmo quase ninguém da FLUL and I dont know why :p
     
  9. Margot

    Margot Membro

    Matriculado:
    28 Abril 2016
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    51
    Tenho amigos na FLUL e penso que o normal é: vais às aulas, fazes um teste, fazes um trabalho, tens a nota final
     
    someone gostou disto.
  10. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Olá @Margot ! Então, sendo assim, na FLUL não é obrigatória a passagem pela habitual "época de exames"?
     
  11. Alexandra S.

    Alexandra S. Membro Dux

    Matriculado:
    10 Março 2015
    Mensagens:
    2,171
    Gostos Recebidos:
    3,607
    Curso:
    Línguas, Literaturas e Culturas
    Instituição:
    FLUL
    Ora essa, pergunta à vontade :)

    Uma das cadeiras que eu escolhi foi Comunicação Intercultural e eu gostei imenso. Debates assuntos como descriminação, racismo, esterótipos e publicidade, falas na importância da diversidade cultural, analisas textos de vários autores sobre o assunto, vês filmes... Eu gostei :)
    Cultura Clássica, nunca tive, mas uma colega minha tem e ela gosta também. Incide sobre a Grécia Antiga e Roma.
    PPE (Produção do Português Escrito) só irei ter no próximo ano mas, apesar de ser uma cadeira trabalhosa, ajuda-te muito a desenvolver a tua argumentação escrita.
    A avaliação na FLUL é feita da seguinte forma:
    Em todas as cadeiras há avaliação contínua (1 frequência + 1 trabalho ou 2 frequências). Varia de professor para professor mas por norma é assim que acontece (há professores que te podem pedir mini trabalhos para além das frequências também). Se no final do semestre chumbares (nota inferior a 10) vais a exame (aka recurso). Precisas de ter no mínimo 7 para te poderes inscrever para recurso e só podes fazer 2 recursos por ano (se tiveres estatuto de Trabalhador-Estudante podes fazer os recursos que quiseres).
    Os exames são feitos da seguinte forma:
    Final do 1º Semestre: É dedicado unicamente a Exames de Língua (escritos e orais). Se chumbares a uma cadeira (que não seja uma língua) no 1º Semestre, farás o teu exame no final do º Semestre.
    Final do 2º Semestre: Exames de Língua (escritos e orais) e Exames a todas as outras cadeiras. Se quiseres fazer melhorias (aí não há limite, podes fazer o nº de melhorias que quiseres) também é nesta altura. A nota que tens no recurso é a nota com que ficas à cadeira.
     
  12. someone

    someone Membro Veterano

    Matriculado:
    3 Abril 2016
    Mensagens:
    147
    Gostos Recebidos:
    38
    Daquilo que dizes, C. intercultural parece interessante, mas só terei no 3° ano se sempre for para CC. As outras é que vou ter no 1° e daquilo que vi pela net, fiquei com a impressão que tinha algumas semelhanças com português, em algumas partes da gramática e escrita, não sei se estou certa.

    Então imagina, entro na FLUL e tiro por exemplo 10 a todas as cadeiras. Já não preciso de ir a exame? O mesmo é válido para as cadeiras de línguas?

    Sendo assim, por outro lado, consideras que é relativamente complicado termos uma boa nota durante o semestre, já que depois não somos obrigados a ter de passar pelo exame? É que daquilo que vejo, o pessoal universitário teme sempre a época de exames e daquilo que entendo na FLUL não dão grande relevância... (Se bem que o pessoal da FLUL e os que ainda vão para lá agradecem, acho eu :D)

    Olha, uma dúvida que por acaso já tenho há algum tempo... Em relação à bibliografia, andei um dia a consultar os planos de estudo e reparei que para cada cadeira há à volta de uns 8 livros por bibliografia... Temos de lê-los todos? I mean, é um bocado complicado estudarmos isso tudo, se tivermos em conta 8 para as 5 cadeiras por semestre embora eu tenha a noção de que não me esperam facilidades.
     
  13. Alexandra S.

    Alexandra S. Membro Dux

    Matriculado:
    10 Março 2015
    Mensagens:
    2,171
    Gostos Recebidos:
    3,607
    Curso:
    Línguas, Literaturas e Culturas
    Instituição:
    FLUL
    Exacto: se tirares 10 a todas as cadeiras estás dispensada do exame (incluindo cadeiras de língua). Podes é querer fazer exame para melhorares a tua nota mas isso é algo que fica ao teu critério e não é obrigatório.
    A nossa época de exames é em Janeiro (Exames de Língua do 1º Semestre) e em Julho. Há sempre pressão na medida de que aquela é a última oportunidade para concluíres a cadeira naquele ano, mas varia muito de pessoa para pessoa e daquilo que me tenho apercebido, não há propriamente ninguém que entre muito em pânico com isso.

    Em relação à bibliografia: não, não precisas de ler tudo. Os professores podem indicar-te um ou outro livro mas seria impossível estudá-los todos. A bibliografia serve principalmente como complemento ao teu estudo. Aliás, muitas vezes, eles recorrem mais a antologias (que podes encontrar nas reprografias da Faculdade) e que são muito mais baratas e reúnem o conjunto de textos que tens que estudar. O mais caro que paguei por uma antologia foi à volta de 4 euros e uns cêntimos e dás-lhe uso ao longo de todo o semestre. De qualquer forma, grande parte da bibliografia pode ser encontrada na nossa Biblioteca, pelo que não precisas de pagar para ter acesso a essas informações.
     
Loading...