Qual o melhor curso para quem gosta de genética?

• Exames Nacionais: o que acontece antes, durante e depois. Neste Explicador encontras algumas informações úteis e curiosidades.
  • Vouchers para viagens de comboio grátis a partir de segunda-feira. Se estás a acabar o primeiro ano de um Curso Técnico Superior Profissional, Licenciatura ou Mestrado Integrado tens de conhecer o Comboio do Conhecimento
  • Exames Nacionais: todos os alunos vão a exame, com ou sem avaliação final. Sabe mais aqui!
  • Há 6 portuguesas entre as 250 melhores universidades jovens do mundo. Consulta aqui!

Annys

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2017
Gostos
0
Gosto muito de genética e gostaria de fazer uma faculdade voltada para essa área. Porém, procuro um curso que, além de abordar a genética, seja mais abrangente, me possibilitando mais conhecimento sobre outros assuntos e também me capacitando para atuar em diversos campos. O que temo é que, por conta disso, a abordagem da genética acabe sendo superficial, o que não me agradaria, pois é o que mais me interessa.
Talvez não exista um curso que se adeque exatamente ao que eu quero, mas, se alguém souber algum parecido, por favor, eu gostaria de saber. Já pesquisei e encontrei alguns cursos, mas por enquanto só tenho em mente o de Biotecnologia. Acham que esse curso é bom para o que eu quero? Têm sugestões de outros?
Ah, e por fim: as faculdades que oferecem Biotecnologia ficam distantes de onde moro e por isso teria que mudar-me para cursar. Então, como aqui na minha cidade já é ofertado o curso de Biologia, gostaria de saber se é possível fazer o curso de Biologia e daí partir para a Biotecnologia.
Agradeço a quem responder! :relaxed:

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Gostos
281
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite, @Annys

Podes muito bem começar com a licenciatura de Biologia e depois especializar com mestrado em genética. Este é até um percurso bastante comum :) Podes trabalhar em citogenética, genética forense, aconselhamento genético, entre muitas outras saídas.
Podes também escolher Biotecnologia, bioquímica e não te vão "bloquear" ou reduzir oportunidades.

Podes ainda ver o curso de Genética e Biotecnologia na UTAD. Estive lá no curso de Biologia na UTAD na 1ª fase antes de vir para a UA na 2ª e o ambiente da universidade é excelente :)

Boa sorte e qualquer dúvida é só dizer!

Abraço

Gostos: Annys

Annys

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2017
Gostos
0
Boa noite, @Annys

Podes muito bem começar com a licenciatura de Biologia e depois especializar com mestrado em genética. Este é até um percurso bastante comum :) Podes trabalhar em citogenética, genética forense, aconselhamento genético, entre muitas outras saídas.
Podes também escolher Biotecnologia, bioquímica e não te vão "bloquear" ou reduzir oportunidades.

Podes ainda ver o curso de Genética e Biotecnologia na UTAD. Estive lá no curso de Biologia na UTAD na 1ª fase antes de vir para a UA na 2ª e o ambiente da universidade é excelente :)

Boa sorte e qualquer dúvida é só dizer!

Abraço
Muito obrigada pelo esclarecimento, Rafael.
Abraço

Matrícula
29 Março 2018
Gostos
0
Olá!
Este ano é a minha vez de me candidatar a um curso superior, sempre gostei de biologia e de tudo aquilo que a envolve. No entanto, as áreas em que revelo mais interesse é na genética humana, investigação.

Gostava que me ajudassem a perceber se o melhor caminho será uma Licenciatura em biologia e depois um mestrado em biodiversidade, genética e evolução, ou se licenciar me já em engenharia genética seria mais benéfico.

Mais uma dúvida, alguém conhece as saídas profissionais destes cursos? Onde é que eu poderia trabalhar?

Pedro Garcia

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
0
@Annys e @Nádia Almeida
Sou aluno do 2° ano da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular da FCT NOVA e genética também é um dos meus maiores interesses. Posso dizer-vos que este curso é ótimo para quem quer seguir essa área, sobretudo em investigação. Um dos mestrados de continuidade que a FCT oferece é Genética Molecular e Biomedicina, por exemplo.

No entanto, apesar de parecer muito específico pelo nome, o curso de Biologia Celular e Molecular é muito abrangente e dá-nos muitas bases (matemática, física, química, informática), pelo que não restringe de todo as vossas opções e há alunos que seguem as mais diversas áreas depois de acabar o curso.

No primeiro ano temos muita química, matemática, etc, mas no 2° e 3° ano temos várias cadeiras da área que vos interessa (biologia molecular, genética molecular, engenharia genética, biotecnologia...).

Também é um curso excelente pela quantidade de treino prático que oferece. Temos muitas aulas práticas, duas cadeiras de Técnicas de Laboratório em Biologia, e no final do curso temos uma cadeira de projeto, em que fazemos um mini projeto de investigação (1/2 meses) num laboratório à nossa escolha.

Espero que isto vos ajude!

Matrícula
15 Dezembro 2016
Gostos
6
Curso
Biologia
Instituição
FCUL
Para quem gosta de genética (como eu) o percurso mais habitual é tirar uma licenciatura em tipo Biologia ou BCM e depois especializares-te no mestrado, quando tiveres uma ideia melhor do que quiseres fazer... porque genética é um mundo e serve para quase tudo em Biologia... e além de genética há outras áreas que se interliga, Biologia Molecular, Citologia, Evolução, Biologia Humana... Pelo menos a minha lógica em seguir a minha licenciatura é que é abrangente o suficiente para eu ter a liberdade de escolher qual a área da Biologia em que me quero especializar...

No meu curso (Biologia na FCUL) tu no terceiro ano podes escolher uma área de especialização e depois tens cadeiras mais viradas para essa área... uma das áreas que nós temos é justamente Biologia Molecular e Genética... mas há outras que também requerem uma grande base de genética como Biologia Celular e Biotecnologia ou Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento.

Matrícula
11 Abril 2017
Gostos
0
Olá! Brevemente terei que fazer a candidatura ao ensino superior e apesar de já ter recolhido muita informação sobre a área que gostaria de seguir gostava de ter algumas opiniões. A área que me interessa é a genética/investigação e os cursos que encontrei que talvez se relacionem são os seguintes: Biologia Celular e Molecular na Nova de Lisboa (mas a minha média é de 15 e a nota mínima de candidatura do ano passado foi 16 logo provavelmente não entraria se me candidatasse), Química Aplicada também na Nova, Genética e Biotecnologia mas fica em Trás os Montes/Douro (muito longe de onde vivo), Biotecnologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências Biomédicas ou Ciências Bioanaliticas. Não sei qual se enquadra mais no que estou à procura e como já disse gostaria que alguém me desse a sua opinião. Obrigada

Matrícula
5 Março 2017
Gostos
28
Curso
Engenharia Biológica
Instituição
Universidade do Minho
Olá! Brevemente terei que fazer a candidatura ao ensino superior e apesar de já ter recolhido muita informação sobre a área que gostaria de seguir gostava de ter algumas opiniões. A área que me interessa é a genética/investigação e os cursos que encontrei que talvez se relacionem são os seguintes: Biologia Celular e Molecular na Nova de Lisboa (mas a minha média é de 15 e a nota mínima de candidatura do ano passado foi 16 logo provavelmente não entraria se me candidatasse), Química Aplicada também na Nova, Genética e Biotecnologia mas fica em Trás os Montes/Douro (muito longe de onde vivo), Biotecnologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências Biomédicas ou Ciências Bioanaliticas. Não sei qual se enquadra mais no que estou à procura e como já disse gostaria que alguém me desse a sua opinião. Obrigada
olá! desses cursos todos só conheço Genética e Biotecnologia na utad e CBL (ciencias biomédicas mais ou menoooos)
para ser muito honesta, se gostas mesmo de genética, indicava-te o curso da utad, apesar de ser longe de onde vives (vila real não é uma cidade cara, para além de existir a residência (acho que a utad tbm tem, mas não tenho a certeza), para além de que ainda te podes candidatar a bolsas de estudo, etc... agora estares longe de casa... é uma boa experiência, só faz bem ahah)
ao seguires este curso, podes sempre tirar um mestrado relacionado com biotecnologia (o meu diretor de curso diz que é uma área com grande futuro e empregabilidade, se é verdade não sei ahah) e, obviamente, dá para investigação. o curso parece-me interessante, as cadeiras parecem interessantes.
CBL acho que não está muito relacionado com genética e investigação, é mais para análises clínicas, já Ciências Biomédicas é totalmente diferente (tens um tópico sobre a diferença entre estes dois cursos aqui no fórum)

também podes seguir biologia, BCM, e tirar um mestrado em alguma coisa relacionada com genética! e sempre tens mais variedade de escolha futuramente, caso decidas que afinal já não queres nada relacionado inteiramente com genética

espero ter ajudado um pouco, e boa sorte :)