Trajar na UÉvora sem pertencer à praxe

tmscb

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Mensagens
4
Gostos
0
#1
Olá! Vou este ano para o 2ºano de curso na universidade de évora e no ano passado não participei na praxe porque não tive essa oportunidade, não tenho nada contra nem a favor da praxe.
Como se sabe muitos boatos e rumores correm relativamente às proibições do uso do traje e da queima das fitas por quem não participa na praxe. O que pretendo saber é:
> Posso trajar, respeitando a tradição da UE, a partir do dia 1 de Novembro, cumprindo as normas do bem trajar, mesmo sem ter pertencido à praxe?
> No 3ºano, poderei participar nas celebrações da benção das fitas como qualquer outro aluno que tenha participado na praxe e fico apenas impedido de "ir ao banho" por ser algo organizado pelas comissões de praxe?
 
Matrícula
23 Maio 2016
Mensagens
26
Gostos
7
Curso
Reabilitação Psicomotora
Instituição
Universidade de Évora
#2
Olá :)
Na verdade, pelo que sei (pelo menos na Universidade de Évora), o traje não é praxístico mas sim académico, pelo que qualquer pessoa que o queira utilizar pode fazê-lo sem qualquer problema, fazendo ou não parte da tradição académica (ou seja, tendo ou não participado na praxe). Mas sim, convém ter algum "respeito" e tal como dizes, fazê-lo "cumprindo as normas do bem trajar" da nossa universidade.
Também pelo que sei, acho que não te será permitido participar na cerimónia da queima das fitas (a tal de "ir ao banho"), uma vez que a consideram como fazendo parte da tradição académica.
No entanto, aconselho-te a falares com alguém que faça parte do Conselho de Notáveis, pois são mesmo as melhores pessoas para te esclarecerem sobre este assunto. Caso não conheças ninguém que faça parte, posso encaminhar-te facilmente para alguém :p
 
Gostos: tmscb

tmscb

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Mensagens
4
Gostos
0
#3
Muito obrigado pela tua resposta.
Só tenho uma outra questão, sei que no final do curso, para além da dita queima das fitas também há a cerimónia da missa e tudo isso da parte da manhã, mas nessas atividades poderei participar, uma vez que nada têm a ver com a praxe, correto?