Transferência de Privada para Pública

Rui Silva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2015
Gostos
0
Boa noite,
Estou em Economia na Universidade Lusíada e gostaria de me transferir para a FEP. A minha dúvida é se entrando pelo concurso via escola consigo obter equivalências.
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Rui Silva
A minha dúvida é se entrando pelo concurso via escola consigo obter equivalências.
As equivalência são independentes da forma como acedes ao curso. Cabe à instituição, nomeadamente ao coordenador do curso, decidir se te dá ou não equivalência às cadeiras que tiveres concluído na outra universidade.

joaop

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2015
Gostos
1
Para uma transferência entre Privada Pública ou Pública Privada como é feita a "inscrição", tendo em conta que o 1° ano do Curso estará concluído e que se pretende equivalência de cadeiras.

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joaop
A candidatura é sempre realizada na instituição para onde te queres transferir, nos prazos e com o regulamento definida pela mesma.

Gostos: joaop
Matrícula
3 Junho 2016
Gostos
2
Eu estou numa faculdade privada e este ano pretendia ir para uma publica , isto só pode acontecer se eu pedir transferencia para a faculdade que eu pretendo ir ou tenho que me candidatar como fiz o ano passado , ou seja, candidatar-me à faculdade com a minha media do secundario e com a minha prova de ingresso ?
Qual dos dois metodos é mais eficaz ? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @SofiaLopes
Eu estou numa faculdade privada e este ano pretendia ir para uma publica , isto só pode acontecer se eu pedir transferencia para a faculdade que eu pretendo ir ou tenho que me candidatar como fiz o ano passado , ou seja, candidatar-me à faculdade com a minha media do secundario e com a minha prova de ingresso ?
Podes fazer das duas formas.
Qual dos dois metodos é mais eficaz ?
Depende muito, mas considerando que os concursos de mudança de curso costumam ter poucas vagas, o que te sugiro é tentares das duas formas paralelamente.

Matrícula
3 Junho 2016
Gostos
2
Olá @SofiaLopes

Podes fazer das duas formas.

Depende muito, mas considerando que os concursos de mudança de curso costumam ter poucas vagas, o que te sugiro é tentares das duas formas paralelamente.
E como é que eu faço para pedir a transferencia ? é preciso pedir papeis na minha faculdade ou na faculdade que pretendo ir ? Caso eu me candida-te para uma faculdade publica como é que eu faço para pedir equivalencia das minhas cadeiras ja feitas , mesmo que eu va para um curso diferente mas com algumas cadeiras iguais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E como é que eu faço para pedir a transferencia ? é preciso pedir papeis na minha faculdade ou na faculdade que pretendo ir ? Caso eu me candida-te para uma faculdade publica como é que eu faço para pedir equivalencia das minhas cadeiras ja feitas , mesmo que eu va para um curso diferente mas com algumas cadeiras iguais?
Tratas tudo com a faculdade para onde queres ir, podendo precisar de documentos que terás de pedir na tua atual faculdade. As equivalências são pedidas depois de ficares colocada junto da instituição, que decidirá depois se as dá ou não.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E quando é que posso começar a pedir a transferencia ? tem alguma data prevista ?
Cada faculdade define as suas próprias datas, tens de ver com a instituição em causa.

Matrícula
3 Junho 2016
Gostos
2
Nao sei se me podera responder a uma pergunta sobre as bolsas de estudo ... Eu deixando uma cadeira para tras este semestre perco automaticamente a bolsa de estudo para o proximo ano ou isso nao interfere com nada ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então basta dirigir-me à instituição que pretendo e pedir as informações ?
Sim, exato.
Nao sei se me podera responder a uma pergunta sobre as bolsas de estudo ... Eu deixando uma cadeira para tras este semestre perco automaticamente a bolsa de estudo para o proximo ano ou isso nao interfere com nada ?
Basta que tenhas a aprovação mínima para manter a bolsa, que são 36 ECTS.

Matrícula
3 Junho 2016
Gostos
2
Sim, exato.

Basta que tenhas a aprovação mínima para manter a bolsa, que são 36 ECTS.
E onde sao divulgadas as informações sobre a abertura dessas vagas de transferencia ?
Eu desde março que pedi a senha para a candidatura online e ainda nao me chegou nada , devo-me preocupar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E onde sao divulgadas as informações sobre a abertura dessas vagas de transferencia ?
Eu desde março que pedi a senha para a candidatura online e ainda nao me chegou nada , devo-me preocupar?
Algumas faculdades divulgam nos seus sites. Se não estiver lá tens de entrar em contacto com eles para saberes.
Quanto à senha, consulta o estado da mesma. Vê se isto ajuda:
Problemas com a senha da candidatura online? Vê aqui algumas soluções | Uniarea

Matrícula
3 Junho 2016
Gostos
2

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pois eu ja consultei e so aparece aquela fase em que o pedido fica confirmado , será algum problema la na escola ?
Se ainda não está autenticado, pode ser isso, sim.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,825
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas se eu for la a escola e tentar resolver o problema , ainda posso receber uma senha para me candidatar à faculdade ?
Sim, claro, ainda vais bem a tempo. :wink:

Andreia Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2016
Gostos
0
Boa Noite,
Eu só tenho média para entrar na Católica (em principio), e gostaria de saber se após fazer um ano nessa universidade se posso fazer transferência para uma pública. E se sim, o que passa a contar? Continua a ser a minha média de secundário ou a média do meu primeiro ano?
Obrigada