1. O Uniarea está nomeado na categoria Educação dos Blogs do Ano! :D Se achas que merecemos ganhar vota a cada 24h aqui: Votações abertas

Transferência

Discussão em 'Mudança de Curso, Transferência e Reingresso' iniciado por buuu, 20 Março 2015.

1. davis

davis Make Uniarea great again
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    12,931
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Olá @Débora Neves
    É normal, sim, porque os exames não são válidos como prova de ingresso para efeitos do concurso nacional de acesso, mas isso não tem influência nos concursos de mudança de curso/transferência.

2. Tiagomcunha1999

Tiagomcunha1999 Membro Caloiro

Matriculado:
    24 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa noite, eu gostava muito de entrar em engenharia agronôma mas infelizmente tirei o curso de economia e não científicos, será possivel este ano entrar num curso e depois pedir transferência? Se sim em que curso devia entrar este ano para depois pedir equivalencia ou transferência?

3. fraser

fraser Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    6 Julho 2015
    Gostos Recebidos:
    3,728
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    NMS|FCM
    Nada te impede de fazer o exame de ingresso para o curso. Aliás, pode até ser um problema, dado que na maioria dos regulamentos para transferência, uns dos requisitos é teres a prova de ingresso do curso em questão.

4. Tiagomcunha1999

Tiagomcunha1999 Membro Caloiro

Matriculado:
    24 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    As penso que n valia a pena fazer um exame de físico Química se nunca tive nestes ultimos anos, não é mesmo possível entrar numa engenharia com cadeiras semelhantes e depois pedir transferência?

5. fraser

fraser Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    6 Julho 2015
    Gostos Recebidos:
    3,728
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    NMS|FCM
    https://www.ulisboa.pt/wp-content/uploads/Portaria181-D_2015.pdf
    Artigo 9.º, alíneas b e c.

Sem exames não podes pedir transferência para os cursos em questão. Podes é ficar um ano a assistir aulas/ter explicações e fazer o exame para o ano.

6. Débora Neves

Débora Neves Membro Caloiro

Matriculado:
    25 Maio 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    Obrigada! Mas então, sendo que tenho de apresentar todos os documentos que pedem, entre eles o historial de candidatura e a ficha enes, para considerarem o meu pedido de transferência, o que posso arranjar para substituir a ficha ENES?

7. davis

Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    12,931
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Vê se a DGES te consegue arranjar esse documento.

8. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Boas
    Eu quero ingressar no curso de Economia no Porto, mas não tenho média para entrar este ano na FEP. Se entrar na Católica do Porto este ano, no final do 1º ano posso pedir transferência para a FEP?

9. davis

Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    12,931
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
  10. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Obrigado davis.
    Mais uma dúvida. Se conseguir transferência no final do 1ºano, eu ao entrar na FEP vou frequentrar o 2º ano de Economia certo?

11. Júlio Ribeiro

Júlio Ribeiro UniTinder Matchmaker Assistant

Matriculado:
    5 Agosto 2016
    Gostos Recebidos:
    5,163
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    FEP
    Não obrigatoriamente... provavelmente terás equivalências a algumas cadeiras do curso, mas não dará dar para ficares com o primeiro ano completo: provavelmente ficarás com 4/5 cadeiras por fazer, pelo menos, de 1º ano e depois poderás fazer metade do segundo ano...

12. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    São assim tantas cadeiras que não obtêm equivalênica? Ou seja, se no 2º ano entrar na FEP, tenho q fazer o 2ºano de Economia juntamente com as cadeiras do 1º ano a q não obtive equivalência?

13. Júlio Ribeiro

Matriculado:
    5 Agosto 2016
    Gostos Recebidos:
    5,163
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    FEP
    Depende do plano de curso e das cadeiras que fizeres... no entanto, se as transferências forem como este ano (no final de Maio, se quiseres envio-te o edital deste ano) não sei se conseguirás entrar com todas as cadeiras para equivalência... e se assim for, dificilmente terás muitas equivalências (no entanto, as equivalências é algo subjetivo e decidido pela faculdade para qual vais... é difícil prever o resultado final)...
    Se conhecesse alguém da Católica que foi para a FEP e que pediu equivalência a tudo sabia dizer-te o número de equivalência... eu fui de transferência mas foi de Contabilidade...

14. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Júlio, estavas em Contabilidade na católica e foste pa economia na fep é isso? Se eu conseguisse transferência, dava para começar o 1ºano e Economia na Fep?

15. Júlio Ribeiro

Matriculado:
    5 Agosto 2016
    Gostos Recebidos:
    5,163
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    FEP
    Nop... eu fui de Contabilidade do ISCAP para a FEP... quanto à transferência, se conseguires transferência por norma irás para o 1º ano, no entanto, poderás ter equivalências que permitam que faças algumas cadeiras do segundo ano:

O edital deste ano foi este:
    FEP - Abertura de Concursos: Titulares de Outros Cursos Superiores (TOCS); Mudança de Par Instituição/Curso (MPIC) (clica na parte de baixo onde diz aqui no edital)

16. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Júlio posso te pedir uma opinião? Repito para o ano o exame de matemática e tento entrar na FEP, ou entro na Católica e depois transferência para a FEP? Obrigado e desculpa o incómodo xD

17. Júlio Ribeiro

Matriculado:
    5 Agosto 2016
    Gostos Recebidos:
    5,163
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    FEP
    Não incomodas nada... depende, qual é a tua média e quanto tiraste no exame de matemática (e já agora, a tua nota interna)?

18. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Olha eu fiquei com 15,05 de média a contar com o exame (o exame vale 50%), tive 14 no exame e em termos de nota interna (15 no 10º ano, 16 no 11º, 18 no 12º, fiquei com 16 de interna, mas com o exame baixou pa 15). Eu sei q as minhas notas não são grande coisa, mas eu sou bom a Matemática, quando me aplicava tirava 18s e 19s, depois ficar a dormir sobre essas notas. Arrependido estou eu de nao me ter dedicado a sério.

19. Júlio Ribeiro

Matriculado:
    5 Agosto 2016
    Gostos Recebidos:
    5,163
    Curso:
    Economia
    Instituição:
    FEP
    Essa média está muito longe de chegar para entrar na FEP diretamente... acho que só terás hipóteses por transferência...

20. Eduardo Cosme

Eduardo Cosme Membro

Matriculado:
    14 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    13
    Pois eu sei Júlio, mas a minha média depende basicamente do exame. Eu se tivesse 18 no exame (que era q pretendia, e pretendo) entrava na Fep

Loading...