Transferência

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Gostos
300
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Questão ( para a qual tenho quase a certeza da resposta, mas apenas para confirmar ): Se pedir transferência tenho que ter os exames em validade no ano de inscrição, certo? Este ano entrei com matemática A ( biologia e fq perderam a validade ) não posso pedir transferência este ano para medicina veterinária, certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Bruna Nascimento
QUOTE="Bruna Nascimento, post: 283131, member: 45265"]Olá, sou estudante do IPB do curso Línguas estrangeiras: Inglês e Espanhol. No fim do primeiro ano gostaria de pedir transferência para UTAD pro curso de Línguas, literaturas e culturas. O meu curso e o da UTAD tem algumas cadeiras semelhantes e gostava de saber se eu teria que voltar na mesma para o 1 ano? E há algum problema se deixar alguma cadeira para trás?[/QUOTE]
Terias de fazer as cadeiras de 1º ano em que não tivesses equivalência. Ao mesmo tempo poderias ir adiantando cadeiras do 2º ano.

Olá @Rafael.
Questão ( para a qual tenho quase a certeza da resposta, mas apenas para confirmar ): Se pedir transferência tenho que ter os exames em validade no ano de inscrição, certo? Este ano entrei com matemática A ( biologia e fq perderam a validade ) não posso pedir transferência este ano para medicina veterinária, certo?
Pelo concurso nacional de acesso não, mas via mudança de curso essa validade não existe.

Matrícula
2 Fevereiro 2018
Gostos
1
Boa noite, estou no curso de Ciências de engenharia aeroespacial na Universidade Lusófona do Porto, e gostaria de saber se dá para pedir transferência para o Instituto Superior Técnico, para o mesmo curso, visto que no país, só existe esse curso nestas duas faculdades.
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Kosmic

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Gostos
1
boa noite,tenho uma duvida estou no primeiro ano de engenharia electronica, no isec em coimbra. Nao me estou a adaptar em coimbra, gostaria de pedir transferencia para o politecnico de Leiria, no final do ano, mas não sei como se processa. Alguem sabe os passos que tenho que dar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Kosmic
boa noite,tenho uma duvida estou no primeiro ano de engenharia electronica, no isec em coimbra. Nao me estou a adaptar em coimbra, gostaria de pedir transferencia para o politecnico de Leiria, no final do ano, mas não sei como se processa. Alguem sabe os passos que tenho que dar?
Tens de ver junto do IPLeiria as condições de mudança de curso (inclui transferências), já que cada uma delas define as suas. Alternativamente podes sempre voltar a concorrer via concurso nacional de acesso.

Matrícula
22 Junho 2016
Gostos
16
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Olá :) eu já falei disto algures neste fórum, mas surgiu me uma nova dúvida.
a situação é a seguinte: eu estou no primeiro ano de Psicologia na FPCEUC (Coimbra) e no final do ano letivo quero pedir transferência para a FPCEUP (Porto) por não me estar a adaptar em Coimbra. e, no meio de todos os documentos que terei que apresentar pedem-me o certificado com a média de acesso ao ensino superior. isso é a ficha ENES, certo?
o que eu queria saber é se posso usar a ficha ENES de 2017 ou se tenho que pedir outra para 2018?

outra questão, se não for incómodo: tenho de voltar ao primeiro ano, mesmo com equivalências ou tenho de me candidatar ao segundo e faço as que não fiz no primeiro? já agora, até que ponto cadeiras em atraso influenciam uma transferência?

obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Adriana45
a situação é a seguinte: eu estou no primeiro ano de Psicologia na FPCEUC (Coimbra) e no final do ano letivo quero pedir transferência para a FPCEUP (Porto) por não me estar a adaptar em Coimbra. e, no meio de todos os documentos que terei que apresentar pedem-me o certificado com a média de acesso ao ensino superior. isso é a ficha ENES, certo?
o que eu queria saber é se posso usar a ficha ENES de 2017 ou se tenho que pedir outra para 2018?
Confirma com a instituição, mas poderá ser o historial da candidatura, que pedes à DGES:
Pedidos de declaração de reconhecimento de instituição de ensino superior e curso conferente de grau académico | DGES

outra questão, se não for incómodo: tenho de voltar ao primeiro ano, mesmo com equivalências ou tenho de me candidatar ao segundo e faço as que não fiz no primeiro? já agora, até que ponto cadeiras em atraso influenciam uma transferência?
O pedido de equivalências só é feito depois de entrares no curso. Depois, caso tenhas equivalências às do 1º ano feitas, poderás fazer as do 2º ano.

Matrícula
17 Fevereiro 2018
Gostos
0
Olá, estou em gestão em Coimbra mas pretendo mudar para a FEP ou para a Católica do porto, no entanto queria saber se alguém já fez o mesmo e qual foi a sua experiência, como funciona as equivalências e se com a transferência passo diretamente para o 2.º ano e tenho que fazer as cadeiras que não fiz de 1.º ou se tenho que repetir tudo de novo?
Quanto à Católica, queria saber se alguém sabe como funcionam as transferências lá e se alguém estuda gestão lá para me dizer como é o ambiente e o curso lá! Obrigada

Matrícula
28 Maio 2015
Gostos
2,165
Curso
Economia
Instituição
Católica Porto
se com a transferência passo diretamente para o 2.º ano e tenho que fazer as cadeiras que não fiz de 1.º ou se tenho que repetir tudo de novo
Isso vai depender de te darem ou não equivalências.
Quanto à Católica, queria saber se alguém sabe como funcionam as transferências lá e se alguém estuda gestão lá para me dizer como é o ambiente e o curso lá!
O ambiente é bastante bom, a grande maioria das pessoas vai ajudar-te e tens imensos grupos de alunos para o que precisares. Além disso, tens o nome da faculdade que, atualmente, é a melhor para o curso de Gestão no Porto.
Boa sorte!

Gostos: RafaelaCosta

Riqu3s

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2017
Gostos
0
Olá a todos! No ano letivo 2017/2018 fiquei colocado no ISEC mas neste momento gostava de mudar para o ISEP, é possível fazê-lo mesmo sendo a média de Engenharia Informática no ISEP superior à minha?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Riqu3s
Olá a todos! No ano letivo 2017/2018 fiquei colocado no ISEC mas neste momento gostava de mudar para o ISEP, é possível fazê-lo mesmo sendo a média de Engenharia Informática no ISEP superior à minha?
Isso não costuma ser considerado no concurso de mudança de curso. Por mudança de curso a instituição define os seus próprios critérios. Podes ver a informação do ano passado aqui:
P.PORTO ~ Instituto Politécnico do Porto

Matrícula
22 Junho 2016
Gostos
16
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
vou candidatar-me, simultaneamente, ao concurso nacional de acesso e à mudança de par curso/instituição mas surgiu me uma dúvida. quanto aos resultados, como funciona? entro apenas numa, ou corro o risco de entrar pelas duas vias e ter de escolher por onde quero fazer a matrícula?
outra coisa: mesmo entrando pelo concurso nacional, posso pedir equivalências por já ter estado um ano a fazer cadeiras?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
vou candidatar-me, simultaneamente, ao concurso nacional de acesso e à mudança de par curso/instituição mas surgiu me uma dúvida. quanto aos resultados, como funciona? entro apenas numa, ou corro o risco de entrar pelas duas vias e ter de escolher por onde quero fazer a matrícula?
outra coisa: mesmo entrando pelo concurso nacional, posso pedir equivalências por já ter estado um ano a fazer cadeiras?
Podes entrar pelas 2, são concursos independentes. Depois fazes a matricula numa das vagas. Sim, podes pedir equivalência.