Unidades Curriculares Isoladas e Unidades Extra curriculares

Matrícula
15 Setembro 2017
Gostos
1
Olá @martammachado11
Resumidamente, as Unidades Curriculares Isoladas são as unidades de ensino que não obrigam à frequência de um plano de estudos.
Podes aprofundar mais o conceito aqui:
Unidades Curriculares Isoladas
Quanto às Unidades Extracurriculares, são disciplinas que não fazem parte integrante do plano de estudos de determinado curso e não são contempladas na média final de curso, mas aparecem no suplemento ao diploma.

Olá! Muito obrigada pelo esclarecimento. De encontro à minha pergunta, a minha duvida surgiu porque estou em regime parcial do 2º ano de um curso inscrita a 30ects ou seja 5 cadeiras, e eu queria inscrever-me a cadeiras do 1º ano de um outro curso para o qual tenciono mudar para o ano. Na UMinho o limite de ects extra curriculares são 15 logo só me posso inscrever a 2 cadeiras. Se me inscrever a mais cadeiras que tenho em falta do 1º ano do curso para o qual quero mudar, como cadeiras isoladas, conta para o limite dos 15ects ou por serem isoladas posso fazer em simultaneo com as 2 extra curriculares mais as 5 do meu curso atual?

Matrícula
15 Setembro 2017
Gostos
1
Pelo que percebi, frequentas um curso superior na UMinho a tempo parcial. Não tenho a certeza, mas penso que não poderás estar inscrita, simultaneamente, em unidades extracurriculares e em unidades curriculares isoladas na mesma instituição... Consulta o regulamento da UMinho, pode ser que te ajude:
http://www.dps.uminho.pt/uploads/Regulamento_Academico_UMinho.pdf
:)

E se me inscrever numa cadeira do curso em que estou atualmente mas é uma cadeira do 1º ano em que não estive inscrita, por ser do meu curso de agora conta como extra curricular na mesma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E se me inscrever numa cadeira do curso em que estou atualmente mas é uma cadeira do 1º ano em que não estive inscrita, por ser do meu curso de agora conta como extra curricular na mesma?
Se é uma cadeira prevista no plano de estudos do curso que estás oficialmente inscrita e faz parte do plano obrigatório do curso não contará como extra curricular.

Gostos: martammachado11
Matrícula
15 Setembro 2017
Gostos
1
Se é uma cadeira prevista no plano de estudos do curso que estás oficialmente inscrita e faz parte do plano obrigatório do curso não contará como extra curricular.
Pois eu também tinha essa dúvida. O problema é que eu no 1° ano estive tambem inscrita em regime parcial e não me cheguei a inscrever a essa cadeira. Não contará por isso como cadeira extra curricular se nunca cheguei a estar inscrita?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pois eu também tinha essa dúvida. O problema é que eu no 1° ano estive tambem inscrita em regime parcial e não me cheguei a inscrever a essa cadeira. Não contará por isso como cadeira extra curricular se nunca cheguei a estar inscrita?
Não faria sentido se contasse. Mesmo nessa situação continua a não ser o que se considera uma cadeira extra curricular porque a mesma está prevista no teu currículo, tu é que optaste porque não te inscrever.

Matrícula
15 Setembro 2017
Gostos
1
Não faria sentido se contasse. Mesmo nessa situação continua a não ser o que se considera uma cadeira extra curricular porque a mesma está prevista no teu currículo, tu é que optaste porque não te inscrever.
Obrigada e peço desculpa pelas imensas perguntas, este ano os serviços académicos da Universidade do Minho estão super demorados quer via online quer via presencial.

Gostos: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada e peço desculpa pelas imensas perguntas, este ano os serviços académicos da Universidade do Minho estão super demorados quer via online quer via presencial.
Não tens de pedir desculpa, é para isso mesmo que este fórum existe. :smile:

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Gostos
112
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
UA
Boas, aqui, uma pessoa está sujeita a que a disciplina encaixe no nosso horário, certo?

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Gostos
112
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
UA
Estando eu no primeiro ano, posso fazer uma cadeira de terceiro ano de outro curso?
Ou seja, tem de haver correspondência entre anos ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Estando eu no primeiro ano, posso fazer uma cadeira de terceiro ano de outro curso?
Ou seja, tem de haver correspondência entre anos ?
Tipicamente isso não é considerado na inscrição em unidades curriculares isoladas, excepto caso exista algum tipo de precedência.

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Gostos
112
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
UA
Dado que isto é feito por candidatura, estou a pensar candidatar me a duas cadeiras, pelo risco de não entrar.
Visto que só posso fazer 6 cadeiras por semestre, será que isto é possível ?
É só para me dar uma certa segurança.
O meu raciocínio faz sentido ?

EDIT: já sei que não faz. No máximo é possível candidatar a uma, dado que o limite de créditos é 38

Edit2: surgiu me outra pergunta. Já vi que o meu horário não é compatível com o da cadeira em questão. Eles alteram o meu horário em função da cadeira ?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mesquita
Edit2: surgiu me outra pergunta. Já vi que o meu horário não é compatível com o da cadeira em questão. Eles alteram o meu horário em função da cadeira ?
Esta é uma questão do foro interno das instituições, mas diria com 99% de certezas que não, porque estamos a falar de uma cadeira extra que tu é que decidiste ter.

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Gostos
112
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
UA
Isso restringe mesmo as opções que tenho.

EDIT:
Isso é um ponto para eles não me aceitarem?
Estou a pensar fazer a cadeira por exame final, mesmo sem ir às aulas.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,790
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Isso é um ponto para eles não me aceitarem?
Estou a pensar fazer a cadeira por exame final, mesmo sem ir às aulas.
É mais uma questão interna, dado que cada instituição define quem pode fazer e em que moldes as unidades curriculares isoladas. Mas não estou a ver a instituição a te pedir o horário para confirmar se a podes ou não frequentar, a responsabilidade é tua. O mesmo acontece quando tens de fazer cadeiras em atraso, as instituições não verificam se há conflito nos horários (e até algumas das vezes nem na marcação dos próprios exames).