UMinho Universidade do Minho

Matrícula
16 Julho 2015
Gostos
7
boas . uma duvida eu na segunda fase vou me candidatar a uminho nos seguintes cursos
ciencias do ambiente
geologia
administracao publica
ciencias politicas
sociologia e ciencias da computaçao
o que eu queria saber e se os cursos sao todos uns a beira dos outros no campus de gualtar porque tenho um familiar la e queria ficar a beira dele?
por favor confirmem me todos e que ja tentei no site da uminho mas depois nunca sei a verdade

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Olá! Entrei na Universidade do Minho e gostava de saber como posso ativar o meu cartão de estudante. Eu deveria receber uma sms com o número de conta, mas ainda não recebi nada e os serviços académicos não atendem o telefone. E gostaria também de saber qual o prazo de pagamento de propinas, e se elas aparecem na nossa conta online? Obrigada!

Matrícula
7 Setembro 2016
Gostos
1
Curso
Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
Instituição
Universidade do Minho
Olá, não te deram essa informação quando foste fazer a matrícula?

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Olá, não te deram essa informação quando foste fazer a matrícula?
Não! Disseram-me que ia receber uma sms a dizer que a minha conta tinha sido ativa, mas eu tenho colegas que fizeram a matrícula depois de mim e já receberam, e eu não. Quanto às propinas, disseram-me que o valor iria aparecer na minha conta na segunda à noite, mas até agora nada.. nem me souberam dizer qual o prazo para pagar (eu queria pagar tudo de uma vez)

Matrícula
7 Setembro 2016
Gostos
1
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Não! Disseram-me que ia receber uma sms a dizer que a minha conta tinha sido ativa, mas eu tenho colegas que fizeram a matrícula depois de mim e já receberam, e eu não. Quanto às propinas, disseram-me que o valor iria aparecer na minha conta na segunda à noite, mas até agora nada.. nem me souberam dizer qual o prazo para pagar (eu queria pagar tudo de uma vez)
Mas quando fizeste a matrícula não tiveste que iniciar a sessão num computador para inserires os teus dados? É que essa informação recebe-se antes de fazer a matrícula pois é necessária para o procedimento da mesma.

Se não estiver em engano, penso que te estás a referir á conta da CGD.

Para procederes ao pagamento, precisas apenas do teu número de aluno e a password.

Matrícula
21 Abril 2016
Gostos
2
Curso
Optometria e Ciências da Visão
Instituição
Universidade do Minho
Olá, recebes sim um sms a dizer que a conta está ativa ;) fiz matricula na segunda e só recebi a sms na terça portanto pode demorar um tempinho. Se fores ao site da UM nas propinas tem lá os prazos para alunos bolseiros e não bolseiros.

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Mas quando fizeste a matrícula não tiveste que iniciar a sessão num computador para inserires os teus dados? É que essa informação recebe-se antes de fazer a matrícula pois é necessária para o procedimento da mesma.

Se não estiver em engano, penso que te estás a referir á conta da CGD.

Para procederes ao pagamento, precisas apenas do teu número de aluno e a password.
Não, eu fiz a matrícula no computador primeiro, o cartão de estudante só foi horas depois. As informações das propinas não aparecem na minha conta, por isso não sei como as pagar sem ter a referência, e o meu cartão não está ativo ainda...
--- Post atualizado ---
Olá, recebes sim um sms a dizer que a conta está ativa ;) fiz matricula na segunda e só recebi a sms na terça portanto pode demorar um tempinho. Se fores ao site da UM nas propinas tem lá os prazos para alunos bolseiros e não bolseiros.
Eu fui logo das primeiras a fazer a matrícula na segunda e ainda não recebi nada... No site da UM só tem a informação para quem quer pagar às prestações, eu não quero :/ Mas na tua conta apareceu-te alguma coisa acerca das propinas? A referência para pagar ou qualquer coisa?

Matrícula
7 Setembro 2016
Gostos
1
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Não, eu fiz a matrícula no computador primeiro, o cartão de estudante só foi horas depois. As informações das propinas não aparecem na minha conta, por isso não sei como as pagar sem ter a referência, e o meu cartão não está ativo ainda...
Isso é um pouco estranho, eu mudei de curso e fui fazer a matrícula hoje e já paguei a inscrição + a quota de sócio da AAUM (do valor de 48€), penso que por enquanto é só isso, eu também ainda não tenho a informação das proprinas, mas deve aparecer brevemente, não é preciso ter pressa em pagar as proprinas. Tens prazos alargados para as pagar e essa informação toda vai aparecer na tua página de aluno.

Edit: Li que não queres pagar ás prestações, mas penso que não há outra maneira. O preço é sempre o mesmo, se quiseres pagar tudo de uma vez, paga já as 6 ou 7 prestações.

Matrícula
21 Abril 2016
Gostos
2
Curso
Optometria e Ciências da Visão
Instituição
Universidade do Minho
--- Post atualizado ---

Eu fui logo das primeiras a fazer a matrícula na segunda e ainda não recebi nada... No site da UM só tem a informação para quem quer pagar às prestações, eu não quero :/ Mas na tua conta apareceu-te alguma coisa acerca das propinas? A referência para pagar ou qualquer coisa?
Nop, tipo enquanto não se pagar os 36 euros da matricula, eles no site da UM nao te consideram oficialmente inscrita (não sei se é o teu caso) :/ Relativamente a pagares o total, acho melhor dirigeres-te lá e dizeres que queres pagar na totalidade.

Matrícula
25 Junho 2016
Gostos
12
Curso
Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
Instituição
Universidade do Minho
--- Post atualizado ---

Tambem ainda nao recebi

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Eu fui logo das primeiras a fazer a matrícula na segunda e ainda não recebi nada... No site da UM só tem a informação para quem quer pagar às pre
Isso é um pouco estranho, eu mudei de curso e fui fazer a matrícula hoje e já paguei a inscrição + a quota de sócio da AAUM (do valor de 48€), penso que por enquanto é só isso, eu também ainda não tenho a informação das proprinas, mas deve aparecer brevemente, não é preciso ter pressa em pagar as proprinas. Tens prazos alargados para as pagar e essa informação toda vai aparecer na tua página de aluno.

Edit: Li que não queres pagar ás prestações, mas penso que não há outra maneira. O preço é sempre o mesmo, se quiseres pagar tudo de uma vez, paga já as 6 ou 7 prestações.
Eu também só recebi as informações dos 48 euros, mas como me disseram que as propinas iriam aparecer na minha conta horas depois, achei estranho! E pensei que havia uma forma de pagar tudo :/ obrigada!
E quanto ao cartão? Recebeste alguma mensagem para ativar? E será que posso tratar disso diretamente na CGD?
--- Post atualizado ---
Nop, tipo enquanto não se pagar os 36 euros da matricula, eles no site da UM nao te consideram oficialmente inscrita (não sei se é o teu caso) :/ Relativamente a pagares o total, acho melhor dirigeres-te lá e dizeres que queres pagar na totalidade.
Eu já paguei a inscrição e a AAUM, e já aparece o recibo na página e tudo :/ Eu acho é estranho ainda não ter recebido a mensagem
--- Post atualizado ---
Acho estranho! Só se me deram informações erradas..

Matrícula
7 Setembro 2016
Gostos
1
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Eu fui logo das primeiras a fazer a matrícula na segunda e ainda não recebi nada... No site da UM só tem a informação para quem quer pagar às pre

Eu também só recebi as informações dos 48 euros, mas como me disseram que as propinas iriam aparecer na minha conta horas depois, achei estranho! E pensei que havia uma forma de pagar tudo :/ obrigada!
E quanto ao cartão? Recebeste alguma mensagem para ativar? E será que posso tratar disso diretamente na CGD?
Eles vão-te apenas enviar um SMS sobre a Caixa Direta penso eu. E passado 1 ou 2 meses vais receber o cartão em casa (por enquanto ainda só temos o temporário).

Eu não vou receber mensagem nenhuma porque já tenho o serviço ativado, mas se for como o ano passado pode demorar algumas semanas a acontecer. Mas o serviço da CGD não está diretamente relacionado com a universidade, o que interessa realmente é os dados que já tens (número do aluno e password). É a partir do portal do aluno que vais poder pagar proprinas, etc. O resto é apenas serviços que a Caixa oferece aos alunos da UM.

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Eles vão-te apenas enviar um SMS sobre a Caixa Direta penso eu. E passado 1 ou 2 meses vais receber o cartão em casa (por enquanto ainda só temos o temporário).

Eu não vou receber mensagem nenhuma porque já tenho o serviço ativado, mas se for como o ano passado pode demorar algumas semanas a acontecer. Mas o serviço da CGD não está diretamente relacionado com a universidade, o que interessa realmente é os dados que já tens (número do aluno e password). É a partir do portal do aluno que vais poder pagar proprinas, etc. O resto é apenas serviços que a Caixa oferece aos alunos da UM.
Mas se eu não receber a sms com o número de conta e a dizer-me que posso ativar o meu cartão, nunca poderei usar utilizá-lo para fazer qualquer tipo de compras, certo? Estou um pouco confusa

Matrícula
7 Setembro 2016
Gostos
1
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Mas se eu não receber a sms com o número de conta e a dizer-me que posso ativar o meu cartão, nunca poderei usar utilizá-lo para fazer qualquer tipo de compras, certo? Estou um pouco confusa
Sobre isso já não tenho a certeza, mas penso que podes utilizar o cartão. Mas experimenta ir a uma ATM pedir uma consulta de saldo, se não houver problemas nisso é porque o cartão está ativo. Posso estar errado porque nunca utilizei o cartão do aluno como cartão multibanco, mas podes sempre dirigir-te á CGD e eles informam-te direitinho.

Matrícula
14 Setembro 2016
Gostos
1
Sobre isso já não tenho a certeza, mas penso que podes utilizar o cartão. Mas experimenta ir a uma ATM pedir uma consulta de saldo, se não houver problemas nisso é porque o cartão está ativo. Posso estar errado porque nunca utilizei o cartão do aluno como cartão multibanco, mas podes sempre dirigir-te á CGD e eles informam-te direitinho.
Ok, obrigada! :)

Ana33

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2015
Gostos
0
Esta semana na Universidade do Minho não há aulas, certo? É necessário os alunos irem à apresentação das escolas/instituições dos seus cursos?
--- Post atualizado ---
Não consigo perceber se o curso de Geografia e Planeamento é lecionado em Braga ou em Guimarães

Am.40

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2016
Gostos
0
Esta semana na Universidade do Minho não há aulas, certo? É necessário os alunos irem à apresentação das escolas/instituições dos seus cursos?
--- Post atualizado ---
Não consigo perceber se o curso de Geografia e Planeamento é lecionado em Braga ou em Guimarães
O site (Departamento de Geografia - Universidade do Minho) diz que é em Guimarães:
«Local de funcionamento do Curso:
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães»
A apresentação acho que não é obrigatória... Não sei é quando começam as aulas para os do 1º! Se algum aluno pudesse dizer era ótimo...

isabel_araújo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Gostos
0
Olá!

Alguém frequenta a universidade do minho e me sabe dizer como é estudar lá, custos de materiais e exames?
Alguém sabe se existe algum periodo para desistir, caso o curso de licenciatura ou mestrado não vá de encontro com as expectativas, sem ser obrigado a pagar as propinas do ano todo?

Qualquer informação é bem-vinda.
Obrigado! :)

Matrícula
4 Agosto 2016
Gostos
208
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boas, ando no 12º ano e estou a pensar ir para a UM para o ano. Pelo que percebo, a UM está dividida em dois campus, um em Guimarães e o outro em Braga. Se tudo correr bem, devo concorrer com média de 162. E pessoalmente, acho que prefiro Engenharia Eletrónica, aborda assuntos que me agradam mais e entro facilmente. Mas este curso é dado em Guimarães, que é uma cidade bem mais pequena do que Braga (e com um campus menor acho eu). Agora, podia concorrer para Eng. Informática, que também gosto. Já ando mais no limite de entrar neste curso. Mas este já é em Braga. Valerá a pena preferir Informática a Eletrónica só por causa da cidade? Há assim tanta diferença entre os campus?​
Olá. Escolhe informática porque há muita diferença entre Braga e Guimarães, é de 8 para 80. Braga tens noite, excelente ambiente académico, melhores transportes, mais alojamento, é bem melhor estudar em Braga. Escolhe eletrónica, apenas se quiseres mesmo esse curso, se estiveres na dúvida, escolhe informática. Quando acabares, a remuneração é igual entre informática e eletrónica, e fazem praticamente o mesmo tanto em eletrónica como informática. Escolhe informática, apenas porque é em Braga, porque eletrónica como curso não fica nada atrás de informática.