Universidades privadas

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Gostos
2,241
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
M
A nota de candidatura é 60% a média de secundário e 40% o exame de Matemática A, sendo que este ano o último colocado entrou com 15,9 valores.
Relativamente às bolsas de mérito, que podem tornar-te isento da propina no primeiro ano ou permitir-te pagar apenas metade, são atribuídas aos 30 alunos que entraram com as médias mais altas.
Muito Obrigado pela resposta rápida. Esclarecido.

Gostos: BrunaS98

leandrex

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
Gostos
3
Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2
Boa tarde , o meu filho está no ensino recorrente a fazer Macs e história A , termina este ano o 12 ano. o ano passado estava no regular e fez exame nacional a geografia e português co aprovação . Quer candidatar-se ao ensino superior privado e disseram-lhe que não precisa de ter os 4 exames nacionais feitos , apenas o ( ou os ) que a universidade pedir como prova de ingresso . Esta correcto ?

Gostos: AeroMarques
Matrícula
29 Março 2015
Gostos
81
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Boa tarde , o meu filho está no ensino recorrente a fazer Macs e história A , termina este ano o 12 ano. o ano passado estava no regular e fez exame nacional a geografia e português co aprovação . Quer candidatar-se ao ensino superior privado e disseram-lhe que não precisa de ter os 4 exames nacionais feitos , apenas o ( ou os ) que a universidade pedir como prova de ingresso . Esta correcto ?
Sim, está correcto. Tem apenas que verificar em cada par curso-Universidade.
Até no Ensino Superior Público há cursos que pedem apenas um exame como prova de acesso.

Gostos: Luís V
Matrícula
28 Outubro 2017
Gostos
4,968
Curso
12º➡️ Línguas e Humanidades
Instituição
Fim do mundo
Quer candidatar-se ao ensino superior privado e disseram-lhe que não precisa de ter os 4 exames nacionais feitos , apenas o ( ou os ) que a universidade pedir como prova de ingresso . Esta correcto ?
Boa tarde Dona Cláudia Costa,
Pelo que sei sim! É necessário para cada universidade 1 ou 2 exames como prova de ingresso sendo que, para se candidatar ,tem de utilizar os exames que realizou que são pedidos pela universidade (por exemplo: eu vou seguir Direito e a universidade a que me vou candidatar pede 1 de 3 exames neste caso eu vou realizar o de Filosofia).
Mas o seu filho é sempre obrigado a realizar 2 exames no final do ano (por exemplo: eu estou no 11ºano e tenho MACS, Geografia.A e Filosofia, tendo que realizar pelo menos 2 destes 3 exames, sendo que vou realizar Filosofia e Geografia porque não me sinto confortável com MACS)

Boa sorte para o seu filho!

Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2
Até no Ensino Superior Público há cursos que pedem apenas um exame como prova de acesso.
Sim, mas uma das regras para o acesso ao ensino superior público é ter 4 exames nacionais feitos independentemente do número de provas de ingresso que pedem .pelom,ermos coimo que li. Não sabia que nas privadas não era. Necessários os 4 , obrigado

Gostos: Tattiana2001

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Claudiamfffcosta
Sim, mas uma das regras para o acesso ao ensino superior público é ter 4 exames nacionais feitos independentemente do número de provas de ingresso que pedem .pelom,ermos coimo que li. Não sabia que nas privadas não era. Necessários os 4 , obrigado
O aluno do recorrente para concorrer ao ensino superior é obrigado a ter os 4 exames nacionais realizados, independentemente da universidade em causa. Sem a realização dos 4 exames e sem pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE nem conseguirá obter a ficha ENES para concorrer ao ensino superior.

Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2
Olá @Claudiamfffcosta

O aluno do recorrente para concorrer ao ensino superior é obrigado a ter os 4 exames nacionais realizados, independentemente da universidade em causa. Sem a realização dos 4 exames e sem pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE nem conseguirá obter a ficha ENES para concorrer ao ensino superior.
Boa tarde pode indicar-me onde está essa informačao por escrito ? Em algum site do ministério da educação por exemplo ? É que consultei universidades privadas e não foi essa informação que me deram

Inclusive já li aqui no fórum quem tivesse a ficha enes apenas com dois exames realizados
Mensagem fundida automaticamente:

Olá @Claudiamfffcosta

Acabei de ler noDGES direcção geral do ensino superior " a ficha enes apenas será admitida desde que se tenha 1 prova de ingresso válida "

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Gostos
2,167
Curso
Economia
Instituição
Católica Porto
Acabei de ler noDGES direcção geral do ensino superior " a ficha enes apenas será admitida desde que se tenha 1 prova de ingresso válida "
Para efeitos de cálculo da média do ensino superior, a quantidade de provas de ingresso exigidas varia de instituição, quer seja pública ou privada. No entanto, para conclusão do secundário, são necessários os 4 exames.

Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2
Para efeitos de cálculo da média do ensino superior, a quantidade de provas de ingresso exigidas varia de instituição, quer seja pública ou privada. No entanto, para conclusão do secundário, são necessários os 4 exames.
.
Não esta correcto. no ensino recorrente não são obrigatórios exames nacionais . Dai ser o ensino recorrente . Conclui-se o 12 ano mesmo sem exames . Quem quiser candidatar-se à faculdade tem que fazer os exames como auto proposto

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Gostos
2,167
Curso
Economia
Instituição
Católica Porto
Não esta correcto. no ensino recorrente não são obrigatórios exames nacionais . Dai ser o ensino recorrente . Conclui-se o 12 ano mesmo sem exames . Quem quiser candidatar-se à faculdade tem que fazer os exames como auto proposto
Expressei-me mal: para efeitos de candidatura ao ensino superior - público ou privado - o aluno do ensino recorrente tem que ter os 4 exames do ensino secundário, mesmo que as provas de ingresso exigidas sejam só 2, por exemplo.

Gostos: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde pode indicar-me onde está essa informačao por escrito ? Em algum site do ministério da educação por exemplo ? É que consultei universidades privadas e não foi essa informação que me deram
Guia Geral de Exames 2018, ponto 19:

"Os alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente, concluídos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março, ou do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 agosto, na redação atual, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior realizam, como autopropostos, quatro exames finais nacionais para o cálculo da classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos (CFCEPE):
a) Na disciplina de Português da componente de formação geral;
b) Na disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo curso científicohumanístico do ensino recorrente;
c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica escolhidas de entre as várias disciplinas que integram os planos de estudos dos cursos científico-humanísticos ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral"

Sugiro que leia com atenção as páginas 29 e 30:
http://www.dges.gov.pt/guiaexames/GuiaGeralExames2018.pdf

Sem a realização dos 4 exames não consegue calcular a CFCEPE, o que leva a não emissão da ficha ENES. Sem a mesma não pode concorrer a qualquer universidade.

Inclusive já li aqui no fórum quem tivesse a ficha enes apenas com dois exames realizados
Onde?
Em que parte?

Claudiamfffcosta

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2

"Os alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente, concluídos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março, ou do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 agosto, na redação atual, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior realizam, como autopropostos, quatro exames finais nacionais para o cálculo da classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos (CFCEPE):
b) Na disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo curso científicohumanístico do ensino recorrente;
c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica escolhidas de entre as várias disciplinas que integram os planos de estudos dos cursos científico-humanísticos ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral"

Sem a realização dos 4 exames não consegue calcular a CFCEPE, o que leva a não emissão da ficha ENES. Sem a mesma não pode concorrer a qualquer universidade.

Onde?

Em que parte?
Ok obrigado , recapitulando , o meu filho tem os 4 exames feitos , todos o ano passado , no entanto a 2 deles teve 7 valores , é possível a atribuiçao da ficha enes com estes valores , desde que média da CFCEPE seja no mínimo 9,5 valores ? Obrigado
Mensagem fundida automaticamente:

Onde?

Em que parte?
Ok obrigado , recapitulando , o meu filho tem os 4 exames feitos , todos o ano passado , no entanto a 2 deles teve 7 valores , é possível a atribuiçao da ficha enes com estes valores , desde que média da CFCEPE seja no mínimo 9,5 valores ? Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sim.

Claudiamfffcosta

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
2
Obrigado " de facto nunca pensei nos exames do ano passado em que ele tinha tido 7 pensei sempre que os teria que repetir , o que é certo é que ele tem efectivamente os 4 exames feitos e como vai entrar numa universidade privada em que apenas exigem o e ame de português a média não é importante , desde que tenha a ficha ENES , obrigado pela informação

Matrícula
15 Junho 2017
Gostos
0
Que sentido é que faz ter que se pagar para realizar uma candidatura numa universidade privada e depois se não formos aceites não nos ser devolvido tal valor? Parece-me absurdo... Existem muitos casos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joao12345
Que sentido é que faz ter que se pagar para realizar uma candidatura numa universidade privada e depois se não formos aceites não nos ser devolvido tal valor? Parece-me absurdo... Existem muitos casos?
É comum. Se te deixa descansado nas públicas é igual nas candidaturas para mudanças de cursos, concursos especiais e mestrados. Só o concurso nacional de acesso é que é gratuito.

Gostos: joao12345