A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) disponibilizou há minutos o Guia da Candidatura 2018, onde podes encontrar as informações sobre o concurso nacional de acesso ao ensino superior público deste ano. Mais tarde sairá também um guia similar para o ensino superior privado.

No guia, que podes consultar em baixo, poderás encontrar a lista de cursos que abrem vagas neste concurso, bem como as provas de ingresso pedidas, as classificações mínimas pedidas nas provas de ingresso e na nota de candidatura e o peso que as provas de ingresso têm nessa nota.



Podes fazer o download aqui ou ver aqui:

Outros dados que poderás verificar no documento é se um determinado curso tem a preferência regional ou habilitacional e a percentagem de vagas reservada.

Uma das novidades do concurso deste ano é a alteração ao contingente especial para candidatos com deficiência física e sensorial que passa a ter mais vagas este ano. O contingente especial para candidatos com deficiência física e sensorial aumentou este ano o número de vagas para 4% na primeira fase e, pela primeira vez, contempla vagas na 2ª fase de candidatura em 2%. Organizado pela Direcção-Geral de Ensino Superior (DGES), o concurso nacional inicia este mês. A DGES disponibiliza ainda o balcão IncluIES, com informações como serviços de apoio ao deficiente, acessibilidade dos edifícios e das páginas web, bolsas para estudantes com mais de 60% de incapacidade, entre outras, das instituições de ensino superior e estabelecimentos de ensino privado em Portugal. Mais informações em http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/folheto-informativo?plid=1752