Já são conhecidas as datas relativas aos relativas aos exames nacionais deste ano, bem como ao concurso nacional de acesso 2018. Podes consultar todo o calendário no nosso site, sendo a informação mais relevante o início das inscrições nos exames nacionais nesta sexta-feira, dia 16, acabando o prazo a 1 de março.

Está também disponível desde hoje o Guia Geral de Exames 2018, uma publicação anual da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e do Júri Nacional de Exames da Direção Geral da Educação, que destina-se a informar os alunos do Ensino Secundário e respetivos encarregados de educação sobre a articulação dos cursos e exames finais nacionais do Ensino Secundário e o acesso ao Ensino Superior. São disponibilizadas aí todas informações necessárias para uma correta inscrição e realização dos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário, com efeitos na conclusão de curso e o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.



Este Guia apresenta em linhas gerais o funcionamento do sistema de acesso ao Ensino Superior em 2018, e também dá resposta às questões que mais frequentemente são colocadas por alunos, encarregados de educação e professores.

Podes consultar o documento aqui:

Ou diretamente no site da DGES em www.dges.gov.pt/guiaexames/ .

Passa também a estar disponível os Guias das Provas de Ingresso 2018, bem como Guia com as alterações destas provas para 2019 e 2020, que podes consultar aqui.

Chamamos especial atenção para os alunos do ensino profissional, artístico e vocacional. Apesar da proposta do Conselho das Escolas para os exames nacionais deixarem de contar para a média final do ensino secundário dos alunos dos cursos profissionais e do ensino artístico especializado, não há alterações nas regras deste ano. Volta a manter-se tudo como estava, com a realização de 2 exames nacionais obrigatórios, como explicamos neste artigo:

És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso