Nove mestrados portugueses estão entre os melhores do mundo na área da economia, indica o QS World University Rankings: Business Masters Rankings 2019.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a Nova School of Business and Economics e a Católica Lisbon School of Business & Economics são as universidades eleitas entre as melhores do mundo em finanças, gestão e análise de dados e marketing.

A QS, apresentada como a maior rede internacional de ensino superior, coloca o Mestrado em Finanças da Nova em 34º lugar, o Mestrado em Finanças da Católica em 55º lugar, e o Mestrado em Finanças e Fiscalidade da FEP em 89º lugar entre 158 cursos em escolas de todo o mundo.



Na gestão, o ranking engloba 135 escolas e distingue três cursos em Portugal, com a Nova na 39ª posição, a Católica na 72ª e a FEP também na 72ª.

A FEP aparece ainda entre os 74 melhores do mundo na análise de dados, com o seu curso de Modelação, Análises de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão no intervalo 51-74.

Finalmente, o ranking avalia este ano pela primeira vez os mestrados na área do marketing, onde entre as 70 melhores escolas podemos encontrar a FEP e a Católica no intervalo 51-70.

Para a QS, os melhores do mundo são o MIT (análise de dados), a London Business School (finanças), a HEC Paris (gestão) e a Columbia Business School (marketing).

Este ranking avalia os mestrados de acordo com um conjunto de indicadores como os cargos que os antigos alunos do curso ocupam, a empregabilidade, as citações dos docentes ou a relação entre o custo do mestrado e o salário dos seus alunos depois de concluído o curso.