A JUNITEC- Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico, em parceria com a Patient Innovation, irá expor no próximo dia 7 de Julho um dos seus projectos, os bolsos térmicos amovíveis, no Science Museum of London.

Como referiram ao Uniarea, “o projecto dos bolsos térmicos amovíveis surgiu face à necessidade de ajudar o Diogo, um jovem pianista com uma doença rara designada Charcot-Marie-Tooth. Esta é uma doença neuromuscular e degenerativa que provoca alterações da vascularização levando ao aparecimento de problemas circulatórios.”

Neste seguimento, a JUNITEC foi contactada pela Patient Innovation a fim de desenvolver um dispositivo electrónico capaz de atenuar as dores das mãos do Diogo provocadas pela vascularização deficiente deste membro. Para isso, formulou um circuito eléctrico que pode ser colocado nos bolsos do casaco do pianista, aquecendo-os e permitindo assim melhorar a circulação sanguínea e a sensação de dor nas mãos do jovem, especialmente entre actuações.

Após a conclusão em Setembro do ano passado, a Patient Innovation convidou a JUNITEC a desenvolver mais quatro dispositivos, um para ser exposto em Londres e os restantes para integrarem uma exposição itinerante por várias cidades do mundo, entre as quais 28 europeias, incluindo Lisboa.

No futuro a JUNITEC pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento, apostar em projectos inovadores e empreendedores capazes de marcar a diferença na sociedade.