Estás a caminho do fim da tua licenciatura, já a concluíste, ou até estás a trabalhar e a pensar qual é a melhor forma de reforçares a tua carreira profissional. Mestrado, pós-graduação ou MBA costumam ser as opções escolhidas, mas qual é o melhor, para que serve cada um e a quem são dirigidos? Neste guia encontrarás algumas respostas que te ajudarão a encontrar a formação que mais se adequa aos teus objectivos profissionais.

 

Para que serve especificamente um mestrado, uma pós-graduação ou um MBA?

Não há uma resposta genérica de qual das 3 é mais valorizada pelo mercado de trabalho, dado que depende da área das formações e das mesmas poderem complementar-se. Mas, na prática, os mestrados têm um foco mais académico, nomeadamente para dar aulas e acesso ao doutoramento, enquanto que as pós-graduações permitem aos alunos ganhar competências mais específicas, sendo mais curtos. Já o MBA, implicando um maior investimento financeiro e, também de tempo, quanto comparado com as pós-graduações, é o mais valorizado pelo mercado de trabalho, dando uma preparação mais ligada ao mundo empresarial e, tipicamente, mais internacional.

 

Para quem é indicado cada um deles?

O mestrado é essencialmente para quem pretende reforçar a sua formação geral e obter um grau académico. O MBA para quem pretende uma formação mais transversal em gestão. E a pós-graduação para quem quer uma formação mais focada no desenvolvimento de competências específicas.

 

Qual é o investimento em causa?

Os preços variam, mas são, em regra, mais caros no ensino universitário do que no ensino politécnico, nos grandes centros do litoral do que no interior, nas escolas com mais notoriedade e prestígio do que nas menos conhecidas. Uma pós-graduação pode custar, em média, entre os 3 mil e 7 mil euros, os mestrados um pouco mais e os MBA podem ir dos 10 mil a mais de 30 mil euros.

 

Qual é a melhor altura para os fazer?

No que toca aos mestrados, muitas instituições aconselham os alunos a fazerem o mestrado logo após a licenciatura, e é o percurso mais típico nestas formações. Mas também há quem defenda que o aluno deve ganhar alguma experiência profissional, até para perceber melhor que carreira quer seguir, e depois optar por uma formação específica orientada nessa área. É aliás por isso que as pós-graduações são realizadas após alguma experiência profissional.

O ideal é que conheças o máximo de programas de formação pós-graduada, não só nacionais como internacionais, para que possa fazer uma escolha e um investimento informado. Dessa forma, recomendamos que visites o QS World Grad School Tour, um evento que decorrerá no próximo dia 20 de março com alguns dos melhores cursos de pós-graduação e mestrados mundiais. Tem entrada gratuita e será em Lisboa, no Altis Grand Hotel. Faz a tua inscrição aqui.

 

Faz sentido investir num MBA em certas profissões?

O MBA e certas pós-graduações mais generalistas e orientadas para a gestão e liderança são aplicáveis a todo o tipo de profissões e áreas, desde que o objectivo seja ganhar competências nestas áreas ou para quem exerce ou quer exercer funções de chefia de equipas e quer evoluir para esse campo.

Muitas vezes estas formações são utilizadas por gestores com formação de base que não inclui competências de de gestão, como o curso de engenharia ou direito, que precisam de formação em soft skills como liderança e gestão.

Para conheceres melhor os programas de MBA sugerimos que visites o evento QS Connect MBA Lisboa, que contará com as melhores escolas de gestão do mundo a promover os seus programas. Decorrerá no dia 12 de Março, no Altis Grand Hotel em Lisboa, e é gratuito. Faz a tua inscrição aqui.

 

Podes ver aqui os motivos que levaram alguns alunos a fazer um MBA:

 

Artigo elaborado em parceria com a QS Quacquarelli Symonds.