E se pudesses ajudar a transformar a tua comunidade? E se pudesses fazer a diferença através daquilo que mais gostas de fazer? É altura de deixares os “Ses” de lado porque hoje tens a possibilidade de dar o primeiro passo para ajudares a transformar a tua comunidade!

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer (o seu superpoder).

Através de um programa de voluntariado são mobilizados mentores de todos os desportos, formas de arte ou atividades que dão aulas dos seus talentos a grupos de aprendizes (6 aos 106 anos de idade) nas diferentes Escolas de Superpoderes que o Transformers tem por todo o país.

A Alice Silva queria fazer voluntariado há algum tempo, mas só quando conheceu o Movimento Transformers percebeu que era a altura certa, porque podia ensinar aquilo que mais gosta de fazer – o kickboxing. Inscreveu-se online, foi a uma entrevista, frequentou uma formação inicial em setembro e deu aulas semanais do seu superpoder a jovens da Escola do Cerco, durante um ano letivo. As coisas correram tão bem que a Alice foi mentora no ano seguinte, continuando a transformar o mesmo grupo de jovens. Através das aulas conseguiu transmitir uma série de valores e princípios aos seus alunos, que identificaram um problema na Escola e o resolveram através da atividade que receberam (payback). Em junho de 2014 e de 2015 participou com os seus aprendizes no Festival TNT, o festival final do Movimento Transformers, onde puderam fazer uma demonstração do seu talento e participar em mais de 15 workshops das outras atividades disponíveis nesse ano! Hoje a Alice é ativadora de uma Escola de Superpoderes em Paranhos e tem o seu projeto pessoal de artes marciais.

Gostavas de ser como a Alice? É simples, inscreve-te como mentor! Desta forma vais poder  inspirar e partilhar o teu talento com um grupo de aprendizes da tua comunidade.

Existimos desde 2010 e trabalhamos com um modelo de voluntariado e intervenção já comprovado e com resultados visíveis para todos os intervenientes. Já mobilizamos mais de 2000 aprendizes, mais de 160 mentores voluntários e vamos ter 23 Escolas de Superpoderes a partir de setembro. Sabias que 40% dos nossos mentores considerou que ser voluntário nos Transformes foi importante para a sua empregabilidade?

Estamos a precisar de ti!! Uma pessoa prática, próxima, dedicada e destemida, capaz de convocar o melhor de cada um e de fazer despertar em todos a vontade de colaborar e transformar. Se tens mais de duas horas livres por semana então não percas mais tempo e inscreve-te aqui.