As regras para a mudança de curso ou instituição de ensino superior vão sofrer alterações, mas não tanto quanto o governo queria inicialmente. Mudar de curso ou instituição logo no ano de ingresso será proibido a partir do próximo ano letivo, mas afinal as transferências entre politécnicos e universidades não vão ser proibidas, sendo possível continuar a transitar do ensino politécnico para o universitário, e vice-versa, desde que obedeças a algumas regras.

“Não existem impedimentos à mudança entre os subsistemas universitário e politécnico”, afirmou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em comunicado, esta sexta-feira, ao anunciar que foi enviada para publicação em Diário da República a portaria que aprova o novo regulamento do reingresso e da mudança de curso ou de instituição no âmbito do ensino superior.

Como é explicado, “podem mudar para um par instituição/curso os estudantes que tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par no âmbito do regime geral de acesso e que tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida“. Os exames podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.

À semelhança daquilo que constava do anteprojeto de alteração ao regulamento, e indo ao encontro de uma sugestão antiga das instituições de ensino, a mudança de curso e instituição durante o primeiro ano de curso fica assim proibida. Desta forma, o Governo retoma a prática anterior ao Processo de Bolonha, e ao regulamento atualmente em vigor.

No que toca às transferências e mudanças de curso, o Governo optou por “criar uma modalidade única de mobilidade interna no sistema de ensino superior”, o que na prática acaba com a figura da transferência. A partir do próximo ano tudo é denominado de mudança de curso, seja mudança de curso dentro da mesma instituição ou para outra instituição ou mudança de instituição para um curso semelhante. O Ministério justifica esta alteração “face à diferença hoje existente entre os cursos com denominações idênticas, em consequência da autonomia científica e pedagógica das instituições de ensino superior”.

Os alunos mantêm o direito de reingressar na instituição e curso em que tenham interrompido os estudos, “sem limitações quantitativas e com direito a uma creditação de formação nunca inferior a 90 por cento das unidades curriculares em que já obteve aprovação”.

Mais de 6.000 alunos mudaram de curso um ano após terem entrado no ensino superior, segundo dados do Ministério da Educação. Este novo regulamento vai aplicar-se ao ingresso no ano letivo de 2016-2017, “com exceção de algumas normas que já se aplicarão para 2015-2016, entre as quais as referentes às condições habilitacionais para as mudanças de curso e ou de instituição”, bem como a mudança de curso ou instituição durante o primeiro ano de ingresso, explica o Ministério.

  • Ana

    Tenho uma dúvida relativamente a esta nova lei. Se eu entrar na 1ª fase de candidatura numa determinada universidade, é possível concorrer à 2ª fase para entrar noutra? Ou não será possível concorrer à 2ª fase visto que já fiquei colocada na 1ª ?

    • Olá @disqus_z8gX5mt3Ft:disqus
      É possível sim, isso não é considerado uma mudanças de curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Ana

        Obrigada pelo esclarecimento!

  • Daniela Câmara

    Olá, eu estou no 1º ano do curso de Sociologia e vou mudar-me para Psicologia, que foi o que sempre quis. Isso será possível este ano? Ou as transferências de curso só são proibidas a partir do ano de 2016/2017, sendo que neste presente ano letivo 2015/2016 ainda é possível?

    • Joana L.

      Boa noite,

      A Mudança de Curso não é (nem vai ser) proibida.
      O que deixe de ser possível é fazer Mudança de Curso DURANTE o 1º ano (ou seja, no 2º semestre).

      Portanto, podes pedir Mudança de Curso este ano, no próximo ano, no ano seguinte….

      Joana

      • Inês

        “O que deixe de ser possível é fazer Mudança de Curso DURANTE o 1º ano (ou seja, no 2º semestre).”

        Sou aluna do 12º ano, já concluído. Pretendo ingressar este ano na universidade, mas acho que não consigo na minha primeira opção, mas sim na 2ª. É o mesmo curso, só muda a instituição (ambas politécnicos). Sendo assim, posso pedir transferência assim que me matriculo na escola, sem começar realmente o curso (1º semestre)?

  • Carolina

    Uma pessoa que esteve este ano num curso, já numa Universidade, e pretende realizar a candidatura ao Ensino Superior novamente, precisa de uma nova senha, correcto?
    (Penso que os prazos já passaram, mas alguém me colocou esta dúvida…)
    Não é possível «Renovar a candidatura» ao Ensino Superior no site da DGES, pois não? Só é possível renovar candidaturas relativas à bolsa de estudo, penso eu, correcto?
    Já agora, qualquer candidatura ao ESuperior 1ªfase, seja ela de ingresso pela 1ªvez, seja de mudança, transferência de curso, etc. só pode ser feita entre 20julho e 7agosto, correcto?

    • Olá @CarolinaMondego:disqus
      Precisa, sim, e ainda pode ser pedida. O que é que entendes por “renovar a candidatura”? O prazo de 20 de julho até 7 de agosto é apenas para a 1ª fase do concurso nacional de acesso, as mudanças de curso e as transferências têm prazos próprios que variam de universidade para universidade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Tita Moura

    Gostaria de esclarecer uma dúvida relativamente à entrada na Universidade. Frequento o 12º ano, e estou a pensar entrar na faculdade com português como prova de ingresso. O ano passado fiz o exame de biologia e tirei 7. Apesar de ter passado à disciplina, este ano inscrevi-me outra vez para ver se melhoro a nota. Se for fazer a segunda fase de Biologia e conseguir melhorar, só posso entrar na faculdade na 2ª fase de candidatura, mesmo que biologia não seja a prova de ingresso com que me vou candidatar?

    • Olá @titamoura:disqus
      Podes concorrer à 1ª fase de candidaturas, mas apenas com os exames da 1 ªfase deste ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Margarida Teixeira

    Tenho uma duvida, estou no 1ºano da faculdade, já o completei, logo transitaria para o segundo ano mas agora estava a pensar pedir mudança de curso, é possível?

    • Olá @disqus_AStxx2Lf9u:disqus
      É possível, sim, desde que cumpras as regras descritas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Freire

    Deixa de ser possível, após termos completado o primeiro ano, mudar de curso no início do segundo?

    • Joana L.

      Boa tarde,

      Não, deixa de ser possível mudar de curso DURANTE o primeiro ano.

      Joana

  • Realidade

    vejo aqui perguntas graves por parte de malta que querem ser os doutores do amanha

  • JPRCM

    O ISCTE sendo um instituto universitário é considerado universidade? Poder-se-à nestas condições mudar por exemplo do ISCTE para o ISEG(UL)?

  • Carmen

    Olá! Se em vez de pedir transferencia de universidade para o mesmo curso, poderia fazer nova candidatura a universidade pretendida, e, sera que tenho direito de pedir equivalência das cadeiras já feitas?

    • Olá @disqus_TkkNKBwrB0:disqus
      Sim, podes optar por concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso em vez de pedir uma transferência, e fazer na mesma o pedido de equivalências das cadeiras feitas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Carmen

        E qual é a vantagem de uma em relação a outra? Obrigada pela atenção.

        • É teres mais uma forma de tentar mudar, aumentando as tuas hipóteses de o conseguires fazer.

          • Carmen

            Boa tarde.
            Fiz os exames nacionais em 2014 e concorri a universidade.
            Pretendo concorrer novamente a universidade. Gostaria de saber se posso pedir agora a ficha enes ou precisava inscrever-me nos exames da primeira fase mesmo que não os fizesse?
            A parte de se candidatar novamente ao ensino superior, já tendo se candidatado no ano anterior está pouco claro e não se sabe os passos a dar para uma candidatura correta e eficaz.
            Obrigada

  • Lúcia

    Olá! As notas não foram como pensava, logo agora aparecem alguns problemas! Vou candidatar-me ao curso que quero (sociologia), mas não devo conseguir, só na minha 2a opção na mesma fac. Se depois de entrar na 2a opção quiser mudar de curso a partir da candidatura da 2a fase para Sociologia ainda é possível com esta nova lei? Outra questão… Pedi revisão da prova, se subir a nota como muda na minha candidatura na 1a fase se acaba no dia 7 e as notas só saem a 14???? Obrigado e desculpem!

  • Marcos Gomes

    Boa tarde.
    Pergunto se eu entrar em Medicina Dentária, no próximo ano letivo, posso concorrer a Medicina e pedir equivalência de disciplinas?
    Quais são as condições para que me seja permitida esta transferência?
    Obrigado.

  • Helena Sales

    Olá!

    Tinha uma ideia em relação a esta nova lei mas depois de ler os comentários fiquei confusa .
    Então a proibição relativa à mudança de curso não tem a ver com a candidatura à 2 fase? Posso candidatar-me na 1º fase e se entrar numa opção que não a primeira , tentar na 2 ?

    • Olá @helenasales:disqus
      As candidaturas ao ensino superior através do concurso nacional de acesso e as mudanças de curso são coisas separadas e independentes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita

    Boa tarde! O meu objetivo era candidatar me ao curso de ciências da comunicação na flup, mas devido à nota dos exames terei muitas poucas hipóteses de entrar. A minha única opção é candidatar me a outro curso da mesma faculdade e tentar mudar. Pelo que percebi desta nova lei só o poderei fazer quando acabar o primeiro ano desse outro curso, correto? Ou tenho outra alternativa se o quiser fazer antes?

  • Lou

    Se por acaso entrar para o curso de sociologia diurno e quiser mudar para o curso de sociologia do regime pos laboral dentro da mesma universidade no final do 1 semestre (ou vice versa), isso deixa de ser possível ?
    Penso que de deveria ser possível, dado que não se esta a mudar de curso, mas apenas de regime (diurno ou pos laboral), já que o curso (plano de curso, faculdade, ..) é o mesmo.

    • Olá @disqus_DhvlPmtC96:disqus
      Já te respondi no fórum. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Lou

        ok já vi a resposta. Obrigado

  • Ana

    Bom tarde!
    Terminei agora o 12º ano e pretendo candidatar-me ao ensino superior, no entanto dúvido que entre na minha primeira opção, que e a mesma que a segunda só que em universidades diferentes.
    Imaginemos que eu faço o 1º ano, mas quero mudar de universidade, tenho que depois tornar a fazer o mesmo ano ou já vou para o 2º?
    Poderia-me explicar isso melhor?

    • Olá @disqus_2RJwO8bVsS:disqus
      Podes pedir equivalências às disciplinas que tiveres feito, mas cabe a universidade as aceitar ou não. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joana

    É possível entrar nos Açores em Ciclo Básico de Medicina e no final do primeiro ano pedir transferência para a FMUC, repetindo os exames do secundário? Ou isto não se verifica neste caso em virtude da parceria entre as universidades, com três anos nos Açores e o restante em Coimbra?

    • Olá @disqus_leEp5q81EP:disqus
      É possível, sim, entrando através do concurso nacional de acesso, o que não seria uma transferência, já que medicina não costuma abrir vagas neste concurso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • AnaC

    Tenho uma dúvida, então e se para o próximo ano quiser mudar de curso e de faculdade e precisar de usar a prova de filosofia realizada em 2013 ainda posso?

    • Olá @disqus_uH6hm0tFz5:disqus
      Dependerá do regulamento da universidade em causa, mas à partida, podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita Oliveira

    Tenho uma dúvida relativamente a esta lei. Se eu entrar num determinado curso na 1a fase e me matricular no mesmo, não posso concorrer à 2a fase para outro?

    • Olá @disqus_XchbZukXke:disqus
      Podes, isso não tem nada a ver com as mudanças de curso, isso faz parte do concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rita Oliveira

        Muito obrigada pelo esclarecimento !

  • Janete Castro

    Eu estou em ano zero numa faculdade privada e o que acontece e´ que mais um ano passou e nao consegui a prova de ingresso que me pedem, mas tenho o exame de biologia disponivel. Se eu me candidatar a um outro curso da faculdade que aceitem biologia ja nao vai dar para ir para voltar ao mesmo curso? Nao e´ possivel nas privadas?

    • Olá @disqus_OE451NxdlD:disqus
      Podes depois fazer mudança de curso, mas precisarás dos exames que sejam pedidos como prova de ingresso, como é referido no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Janete Castro

        Poderei fazer a mudança de curso mas tenho que ter na mesma então a prova de ingresso que me pedem nesse curso não é? mesmo que consiga entrar por exemplo num curso X não posso ir para curso Y porque não tenho a prova de ingresso que me pedem é isso?

  • Filipa Ferreira

    Boa noite. Quero candidatar-me através de concurso local para um politécnico. No entanto e como as vagas são limitadas, não quero deixar de me candidatar através do concurso geral. A minha duvida é se me é possível entrar num curso num instituto politécnico e no fim do primeiro ano mudar, para outro curso e outro politécnico…
    Podem esclarecer-me? Obrigada

    • Olá @disqus_Xid6QGPot2:disqus
      Sim, podes mudar de curso no fim do 1º ano entre politécnicos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Teresa

    Olá!! Fui mal informada, pensei que ao fazer a minha candidatura, após os resultados saírem, poderia escolher qualquer opção para ficar colocada. Visto que fico colocada apenas na minha primeira opção, se eu mudar de ideias e quiser ficar na 2ª/3ª opção que sei que também tenho nota de média suficiente, basta-me fazer transferencia?

    • Olá @disqus_X26Yt6VQlY:disqus

      Podes fazer transferência, mas apenas no fim do 1º ano do curso. Caso queiras mudar ainda este ano deves concorrer à 2ª fase de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Sofia Carneiro

    posso mudar de uma universidade privada pra uma publica?

  • Tiago Gavina

    Estas medidas entram em vigor no ano letivo 2015/2016 ou apenas entrará em 2016/2017?

    • Olá @tiagogavina:disqus
      Pode, as mudanças de curso são possíveis após a frequência de 1 ano de curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Susana Carvalho

    Boa noite . é possivél uma vez entrando num curso pós laboral , pedir transferência para o diurno ?
    obrigado

    • Olá @disqus_bnmfOYYJnb:disqus
      É possível, sim, as regras são as mesmas que as referidas no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • marta

    Boas
    Sei que não é possível mudar de curso durante o 1o ano da universidade. Mas durante os outros anos é? Por exemplo mudar no 2o semestre do 2o ano.

    • Olá @disqus_Hhmi85N6Fb:disqus
      Não, só é possível mudar no fim de cada ano letivo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Pereira

    Bom dia
    Sempre quis entrar em medicina, mas apesar de estar lá perto não tenho média suficiente. Como segunda opção tenho Ciências Biomédicas. Caso termine o primeiro ano é possível fazer a transferência desse curso para medicina na mesma universidade?

  • disqus_5DypyxEYt1

    Boas, entrei no curso de Ciências do desporto em pós laboral, na universidade de Coimbra. so no final do 1ano é que posso pedir transferência para diurno? obrigado

  • Olivia Tudor

    Olá. fui agora colocada em Biomédicas no Inst. Politécnico Lx, mas gostaria de tentar na 3ª fase para outro curso de outra instituição. caso consiga vaga, poderei transitar de curso e instituição, uma vez que me vou matricular agora neste ? obrigada

    • Olá @olivia_tudor:disqus
      Sim, se ficares colocada a tua atual matrícula é automaticamente anulada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Dias

    Boa tarde, é possível, a partir deste ano letivo, a transferência de um curso de politécnico para um curso da UC? E essa transferência é feita por equivalência de disciplinas e créditos ou é feita através do concurso normal de acesso sem haver nenhuma prioridade? Obrigada pela atenção.

    • Olá @disqus_yEG333GUht:disqus
      É possível, sim. É feita por um concurso próprio em que a faculdade define o seu regulamento. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Viktoriya

    Boa noite, fui colocada em Ciências Biomédicas Laboratoriais no Politécnico de Coimbra, que era a minha 2ª opção na candidatura. A primeira era Psicologia, á qual me vou voltar a candidatar da 2ª fase. A minha dúvida é a seguinte, se eu me inscrever no curso em que entrei, poderei passado um ano pedir tranferência para Psicologia? Ou se na 2ª fase voltar a não entrar em Psicologia, e entrar num curso da mesma faculdade, neste caso Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, isso já se torna possível?

    • Olá @disqus_qJ5hCMEtTu:disqus
      Podes, sim, mudar de um politécnico para uma universidade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Ribeiro

    Bom dia, eu entrei agora em Arquitectura Paisagística, mas estava a pensar fazer o 1o ano da faculdade e repetir os exames nacionais e para o ano tentar candidatar-me a outro curso pelo processo normal… É possível? Ou para o ano já não me posso candidatar?

    • Olá @disqus_27prb0A8xV:disqus
      Sim, é possível, podes concorrer tantas vezes quantas quiseres. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Eva Ferreira

    Bom dia, eu fiquei colocada na FCT-UNL em Engenharia Biomédica mas a minha primeira opção era Medicina na mesma universidade (Nova de Lisboa), para o ano poderei candidatar-me novamente a Medicina repetindo apenas um dos exames ou tenho de repetir todos os exames para fazer isso?
    Obrigada, Eva Ferreira

    • Olá @disqus_ESSv7FyYWN:disqus
      Repetes os exames que quiseres, sendo que no próximo ano poderás concorrer com exames realizados em 2016, 2015 e 2014. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Eva Ferreira

        Muito obrigada 🙂

  • Isabel

    Boa noite, este ano ingressei numa universidade pública em medicina e para o ano quero pedir transferência para outra pública, para o mesmo curso. Quais são os critérios de seleção? A minha média final de secundário+exames ou créditos do meu primeiro ano onde ingressei na primeira vez?
    Obrigada

    • Olá @disqus_tPmUKIsHO3:disqus
      Infelizmente medicina é um caso particular, já que nos últimos anos não têm sido abertas vagas nem para mudança de curso nem sequer para transferência. A melhor forma de mudares é concorreres novamente pelo concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Tiago Marcos

    Boas
    Estas regras, entram em vigor este ano? Ou seja entrei para um curso este ano, se para o ano seguinte desejar efetuar mudança de estabelicimento de ensino no mesmo curso, já não me é permitido a mudança, é isso?

    • Olá @tiago_marcos:disqus
      Não, é permitida, mas só no fim do teu primeiro ano do curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Daniela Pera

    Bom dia!
    Este ano entrei num curso na Universidade de Évora e estava a pensar ao final do primeiro ano pedir transferencial para outro curso na mesma universidade. Ainda é possível este ano?
    Obrigada.

    • Olá @danielapera:disqus
      Como é explicado no artigo, só podes mudar no fim do 1º ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana Lúcio

    Olá! Este ano entrei em Farmácia, mas gostaria de mudar para fisioterapia na mesma instituição. É possível mudar de curso no fim do ano e obter algumas equivalências?

    • Olá @analcio:disqus
      É possível mudar, sim. Teres ou não equivalências dependerá da instituição de ensino para a qual mudares. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Tiago lamelas

    Boa tarde, eu este ano entrei em informática só que não entrei na instituição onde queria, será que no fim do primeiro semestre eu posso mudar para outra instituição?
    E no caso de eu decidir ir agora a 3 fase nacional é obrigatório eu ir a segunda fase?

    • Olá @tiago_lamelas:disqus
      Tal como fala no artigo, só no fim do primeiro ano. Podes ir à 3ª fase sem ter concorrido à 2ª fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Miguel Silva

    Bom dia. Eu este ano acabei o secundário e candidatei me para a universidade. Na 1 fase entrei na minha 2ª opção, contudo decidi nao fazer a inscrição por outras razões. Hoje é o último dia de candidatura para a 2 fase e eu nao sei se devo fazer a candidatura. Se eu nao for para a universidade este ano, como faço para me candidatar para o proximo ano? E posso me candidatar mesmo assim para o ano para um bolsa?

    • Olá @disqus_FQlf1KHSF5:disqus
      No próximo ano a candidatura é similar, apenas terás de ter em conta que na candidatura do próximo ano apenas serão válidos como provas de ingresso os exames nacionais realizados em 2016, 2015 e 2014. Poderás na mesma concorrer à bolsa de estudos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Armanda Pereira

    Olá boa tarde, estou a tentar fazer a mudança no ISCAC, mas não consigo, e os serviços académicos já fecharam, chego a uma parte é que é os pré requisitos, e simplesmente nao aparece nada, e por isso nao consigo submeter a candidatura. sabe como possa resolver esta questão? Obrigada

    • Olá @armandapereira:disqus
      Dado cada instituição ter a sua própria plataforma, só a instituição em causa poderá resolver o problema. Sugerimos que lhes deixes hoje a situação descrita por e-mail de forma a que te possam resolver isso na 2ª feira. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • André Teixeira

    é possivel fazer mudança de curso entre universidades ou seja, entre a UP ou UC…?

  • GDGM

    Boa noite, sabem se ainda é possível mudar de curso agora no início do 1º ano em instituições privadas como por exemplo o ISMAI?

    • Olá @jkkkq:disqus
      Cada instituição tem o seu próprio calendário, embora nesta altura tipicamente estão a ser divulgados os resultados. Contacta a instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Mara

    Boa tarde. Eu já me inscrevi para a segundo ano de licenciatura do meu curso atual mas cheguei à conclusão que quero mudar de curso, contudo sei que a primeira e segunda fase já acabaram, é possível candidatar-me na terceira fase sem ter ido a nenhuma das outras?
    Obrigada

  • André B. Simões

    Boas,eu estou no 10º ano e hoje foi o meu primeiro dia de aulas,mas fiquei um pouco desiludido com o meu curso 🙁 ,será que ainda é possivél mudar ou…

    • Olá @andrbsimes:disqus
      Sim, ainda deves ir a tempo de mudar. Fala com a secretaria da tua escola secundária. Este artigo é sobre mudanças de curso no ensino superior, já agora. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • maria dolores torres

    Gostaria de saber se é possível, a um aluno que frequentou o 1º ano de Medicina Veterinária no ICBAS e fez as cadeiras do 1º semestre(ano letivo 2014/15) pedir mudança/transferência para o curso de Medicina, quer dentro do ICBAS, quer para outra faculdade de Medicina no país? Agradecia que me ajudassem a esclarecer este assunto. Obrigada.

    • Olá @mariadolorestorres:disqus
      Não é possível, simplesmente porque os cursos de medicina não tem aberto vagas nem para mudança de curso nem para transferências. Para conseguires essa mudança terias de concorrer novamente através do concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Andreia Duarte

    Gostaria de saber como é que posso mudar de curso ?
    Entrei na estgf em engenharia informatica e o que queria realmente era ter entrado na isel em engenharia informatica e multimédia. Passado um ano como é que posso mudar de instituiçao mudando tambem de curso ?

    • Olá @disqus_ya9Rye2zO7:disqus
      A mudança de curso é realizada num concurso próprio diretamente com a instituição de ensino superior em causa, que tem o seu próprio regulamento. Como está na notícia, só poderás mudar de curso no fim do primeiro ano. Quanto à outra pergunta, sim, podes voltar a concorrer à 3ª fase de candidatura após obter colocação na 2ª fase, tendo de realizar a matrícula para garantir a tua vaga. Se fores colocada na 3ª fase a tua anterior matrícula e colocação são automaticamente anuladas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisca Araújo

    boa noite, eu tive de concorrer à segunda fase da candidatura de com no porto não consegui, coloquei braga como primeira opcção e coimbra como segunda (onde quero entrar em geografia) mas infelizmente fiquei colocada na guarda em turismo e lazer. Como faço pra pedir já transferencia para coimbra ou braga noutro curso (geografia ou geologia) é possivel? ou tenho de me candidatar à 3 fase

    • Olá @francisca_ara_jo:disqus
      Transferência só no fim do 1º ano. Podes, sim, concorrer à 3ª fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Filipa Gonçalves

    Boa tarde, eu concorri à primeira fase e entrei em primeira opção mas não estou a gostar mesmo nada do curso e queria mudar, mas não concorri à segunda fase…posso concorrer à terceira sem ter concorrido à segunda? E já paguei o valor total da propina, esse dinheiro é transferido caso entre na terceira fase? É possível entrar numa privada nestas condições? Obrigada 🙂

    • Olá @disqus_AsjnHXzFSe:disqus
      Podes, sim. Caso sejas novamente colocada na 3ª fase o valor da propina é transferido para a nova instituição. Nas privadas funciona de forma diferente, já que são concursos separados. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • maria

    Ola, Fiquei colocada na 2ª fase(politectico para universitario) e queria saber se eu concorrer á 3ª fase, e entrar opto pelo novo curso e que a mensalidade e inscrição transitam, mas se não entrar, a vaga da 2ª fase fica guardada, isto é posso continuar com o curso anterior?
    Obrigada

    • Olá @disqus_92Sgiz1lbw:disqus
      Sim, se não ficares colocada manténs a matrícula anterior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • maria

        Obrigada. E sou obrigada a aceitar? Isto é: se entretanto mudar de ideias, posso apenas nao me matricular e manter no mesmo curso?
        Muito obrigada.

        • Se ficares colocada a tua anterior matrícula é automaticamente anulada. Não és obrigada a fazer a matrícula no novo curso, mas nesse caso não ficas colocada em nenhum. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pedro

    Boa tarde, Fiquei colocado como 2ª opção em engenharia do ambiente na UA, mas não é a minha vocação, posso trocar de curso e de universidade?

  • André

    Boa noite, entrei na primeira opção este ano e só agora tive a certeza que não era o curso que queria seguir, entretanto já acabaram todas as fases, vou anular a matricula; para o ano lectivo 2015-2016 posso candidatar-me em regime geral para outro curso,não há limitação nenhuma pois não?

  • Rui

    Boa noite, eu estou descontente com o meu curso neste momento(entrei este ano por primeira opção) a minha dúvida é…. Se eu anular a minha matricula deste ano e tentar mudar de curso pelo sistema de mudança de curso internamente da universidade, visto que as minhas provas de ingresso perderam validade este ano, poderei mudar de curso? Não há qualquer problema de eu ter anulado a minha matricula no primeiro ano e para o ano tentar mudar de curso? Não serei classificado como aluno de primeiro ano? Obrigado desde já.

    • Olá @disqus_kaUf1qAQ7G:disqus

      A partida sim, já que essa validade está apenas ligada ao concurso nacional de acesso. E sim, podes concorrer por mudança de curso, mesmo tendo anulado a matrícula. Consulta os critérios tidos em conta pela instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Santos

    Olá! Fiquei colocada num politécnico (no curso que penso ser o que quero) mas fiquei muito longe de casa e os gastos estão-se a tornar insustentáveis para a minha família. Há alguma possibilidade de eu me transferir para o mesmo curso mas numa faculdade perto de casa? Poderia fazê-lo entre semestres? Há alguma outra opção caso não me consiga transferir? Obrigada desde já 🙂

    • Olá @disqus_TjxX3Q6nPy:disqus
      Tal como é referido no artigo, isso já não é possível, só no fim do 1º ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Inês Santos

        Mas há mais alguma opção sem ser transferência?

        • Este ano, não. No próximo ano podes voltar a tentar também novamente pelo concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Teresa Futuro

      Olá Inês!
      Sim, isso ainda é possível este ano, e essa tentativa decorre em Março via concurso on-line. Aconselho-te a, já em fevereiro, contactares com docentes da tua instituição actual e da faculdade para onde queres ir para que em Março não falhes nada! Informei-me disto na reitoria porque estou na mesma situação. Boa sorte 🙂

      • Inês Santos

        Obrigada! 🙂 Boa Sorte para ti também*

      • @teresa_futuro:disqus e @disqus_TjxX3Q6nPy:disqus realmente algumas instituições permitem a mudança de curso entre semestres, no entanto, como é referido neste artigo, e como poderás confirmar no regulamento das próprias instituições, os alunos que ficaram colocados este ano têm esse acesso barrado. Só no fim do 1º ano é que podem mudar.

  • Geovani Junior

    Eu tenho uma dúvida. Eu entrei numa universidade de engenharia civil esse ano e queria mudar para outro curso numa outra faculdade. Faculdade esta que apenas permite mudança de curso após o fim do ano letivo presente para o curso de engenharia mecânica.(ao contrario de outros cursos de na mesma faculdade e de outras faculdades) . A minha dúvida é a seguinte: Tendo em conta que eu terei acabado o 1º ano, aquando da inscrição, seria possível, mudar sem ter de passar mais um ano na faculdade?

    • Olá @disqus_cgQRwNQFid:disqus
      Isso dependerá das equivalências que tiveres entre o curso de origem e o curso de destino na instituição para a qual te queres mudar. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Lucky me

    Olá. Eu entrei na minha segunda opção. E quero mudar para o ano para outro curso dentro da mesma faculdade. Quais são as probabilidades de mudar por interno?

    • Olá @disqus_NbvD4UmKac:disqus
      Varia muito conforme o curso e a instituição em causa (número de vagas disponíveis vs. número de candidatos que o curso costuma ter). As condições variam também conforme a instituição, já que se trata de um concurso interno. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • swanoo11

    Olá, entrei na minha primeira opção .. mas conclui que nao quero ficar neste curso , se continuar na mesma faculdade posso mudar de curso no segundo semestre?

    • Olá @swanoo11:disqus
      Se entraste no ensino superior este ano só podes mudar de curso no fim do 1º ano, logo só no fim do 2º semestre. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Catarina Lopes

    Olá, quero mudar de curso no final deste ano letivo, mas tenho uma questão em relação ás provas de ingresso… A minha prova de ingresso já expirou, ou seja, já não é válida para o próximo ano. No entanto li que para mudar de curso era necessário ter feito os exames correspondentes ás provas de ingresso para o curso em questão e que os exames podem ter sido realizados em qualquer ano letivo. Não é então necessário ter feito os exames nos anos supostos?

    • Olá @disqus_ytqaxPfxPY:disqus
      Essa validade que referes é apenas para a utilização do exame como prova de ingresso no concurso nacional de acesso. Para outros fins, excepto caso especificado, o exame continua a ter validade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Léa Reis

    Olá, eu estou fazendo o curso de pedagogia e quero mudar pro de odontologia, eu terei que estudar mais um ano quando mudar de curso?

    • Olá @l_a_reis:disqus
      Podes fazer o pedido de mudança de curso no fim do 1º ano do curso, como é referido no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Léa Reis

        Ok, mas quero saber se quando eu mudar pra odontologia irei precisar estudar mais um ano, ou irei concluir normalmente, sem acrescentar o ano perdido de odontologia? 🙂

        • Dependerá das equivalências que tiveres. Se não tiveres nenhuma começas o curso novamente no 1º ano.

  • Iasmin Cristina

    Então, por exemplo, eu acabei de adentrar em um curso superior este ano letivo, caso eu queira mudar de curso dentro da própria instituição só poderei pedir esta transferência ao final do 1° ano (2° semestre)? Isso vale para qualquer instituição superior de ensino (federal, estadual, particular)?

    • Olá @iasmin_cristina:disqus
      Sim, só no final do primeiro ano do curso em qualquer instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Laura

    Boa noite, Tenho uma duvida. É possível pedir transferência de um politécnico para uma universidade, uma vez que o curso em questão, enfermagem, apresenta em ambos os sitios o mesmo tipo de ensino (Ensino Superior Público Politécnico)?

  • Deb phone

    Bom dia, tive 2 anos num curso e pedi mudanca de curso este ano, estou a acabar o primeiro ano neste novo curso no entanto queria tentar mudar novamente e é noutra instituicao, é possivel? É que estou no meu primeiro ano deste curso e em cima diz que com a nova legislação essa ação fica proibida no primeiro ano, no entanto este é o meu terceiro ano no ensino superior. Vou poder concorrer a mudanca de curso?

    • Olá @debphone:disqus
      É possível, sim, no fim deste teu primeiro ano no novo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Gonçalo

    Boa noite. Vou candidatar-me a 2 cursos no mesmo politécnico, um dos quais possa não ter média suficiente para entrar (curso de 139 e de momento tenho média de 12). Supondo que falho a 1ª opção e me matriculo na 2ª, poderei pedir mudança de curso no final do 1º ano para o curso que escolhi como 1ª opção? E se sim, terei que realizar alguma prova para equivaler a falta de média ou basta ter a nota mínima no exame nacional requerida para participar?

    • Olá @disqus_5j4AMeWBwS:disqus
      Podes, sim. As condições para mudança de curso são definidas pela instituição em causa, mas tipicamente basta teres a nota mínima pedida pelo curso como prova de ingresso no acesso pelo concurso nacional. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • # Lara

    Boa tarde,, entrei no curso de farmácia na faculdade de Coimbra mas com o surgimento de alguns problemas tive de congelar a matricula no início do segundo semestre. A pergunta é …. visto que não tenho muitas disciplinas concluídas é possível fazer transferência de universidade para o porto (no mesmo curso), ou tenho de fazer novamente o exame nacional ?? Aguardo resposta ….. 🙂

  • Marivaldo Holanda

    Iniciei o quarto semestre em licenciatura em Geografia à distância, porém quero mudar para licenciatura em Artes Visuais, também modalidade EAD. Quero saber se continuarei no mesmo semestre, ou terei que deslocar semestres, fazendo a transferência interna na Universidade particular?

    • Olá @marivaldo_holanda:disqus
      Deverás fazer mudança de curso dentro da instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Marivaldo Holanda

        No meu caso, estudo no Centro Universitário UDF, grupo Cruzeiro do Sul, cursando no momento o quarto semestre em Geografia, e meu temor é perder semestres, quando for iniciar Artes Visuais, e como as duas Graduações são licenciaturas, poderei aproveitar disciplinas pedagógicas, como por exemplo, iniciando Artes Visuais a partir do segundo semestre, ou darei continuidade no quarto semestre? vejo que tem muita gente que tem as mesmas dúvidas que a minha, em relação à grade curricular.

  • Gonçalo Xavier

    Boa tarde,
    Fui colocado atraves do regime de mudança de curso mas ainda não efectuei a matricula, posso-me candidatar para outra faculdade atraves do mesmo regime?
    Obrigado

    • Olá @gon_alo_xavier:disqus
      Podes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Gonçalo Xavier

        Ok, Obrigado pelo esclarecimento!

  • Ana

    Bom dia . Tenho uma dúvida. Caso entre num curso cujo a prova de ingresso é português e para o ano queira pedir transferência de curso , na qual as provas de ingresso são biologia/geologia ou biologia / geologia e português?

    • Nádia Silva

      Tenho a mesma questão 🙂

  • Pedro

    Boa tarde. A minha duvida é a seguinte posso usar a transferência de curso e a candidatura regular ao mesmo tempo? Se sim como funciona, se eu entrar no curso por transferência mas nao conseguir entrar por candidatura regular.

  • Catarina

    Bom dia, tenho uma dúvida, se eu me candidato a dois cursos na mesma faculdade mas entro no que não queria, posso no ano a seguir pedir transferência para o curso que queria inicialmente?

  • Ana Bela Passos

    Boa noite, gostaria de solicitar a vossa ajuda no que passo a explicar:
    entrei no ano passado em Mirandela mas fazendo contas percebi que ficava mas económico ir para uma privada e assim fiz. Mas com algums problemas tive de desistir e agora , posso voltar ao publico? mas a minha média é baixa e não consegui entrar nestas duas fases nem perto nem longe e queria muito regressar Obrigado

  • Hugo

    Desde de 2013 que estudo no estrangeiro (dois anos no Brasil e dois na Africa do Sul), as provas de acesso para mim serão de extrema dificuldade, pois estou por completo fora do programa escolar português.
    Gostaria de saber quais são as opções que tenho para poder ingressar na faculdade, na area de informática.
    Existe alguma alternativa sem a necessidade de fazer provas de acesso?
    Cursos de especialização técnologica são uma opção? Tenho que ter obrigatóriamente o 12 ano concluido?

  • Nádia Silva

    Boa noite!
    Estou no curso de solicitadoria e queria transferencia para o curso de enfermagem em chaves pois não estou a gostar deste curso.
    Estou num politécnico no Porto, ou seja, a universidade é publica, contudo, a universidade de chaves é privada.
    Já estou no segundo ano.
    É possivel pedir a transferência?
    Obrigada!

  • inês Rodrigues

    Bom dia!
    É possível pedir mudança do curso de Imagem Médica e radioterapia para medicina? Obrigada!

  • Rita Campinho

    Boa tarde!
    Estou no 2 ano de uma licenciatura numa faculdade pública, do instituto politécnico do Porto, e gostava de saber se poderia mudar de curso de uma universidade privada (para o ISSSP em Matosinhos, Porto).
    Além disso gostava de saber se corro o risco de perder a bolsa de estudo por causa da mudança de curso e de faculdade.
    Obrigado!

    • Olá @ritacampinho:disqus
      Podes mudar, sim. Manténs a bolsa caso tenhas aproveitamento no curso que frequentas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Gabriel Martins Gonçalves

    Boa tarde tenho 16 anos farei 17 este ano e estou no curso de Gestao e programação de sistemas informáticos e nao estou a gostar do curso porem acabei o 2ºano do curso e gostaria de mudar de escola para o curso cientifico-humanístico de Humanidades.
    É possível?

  • Catarina Couto

    Boa tarde!
    Se eu entrar num curso numa universidade, posso mudar para outra, no final de ter feito o primeiro ano? Ficando no mesmo curso..
    Obrigada

    • Olá @disqus_SUsTojQeO4:disqus
      À partida, sim, mas tens de ver as condições exigidas pela instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Catarina

    Bom dia, tenho uma questão: imagine-se que entrei num politécnico e, ao fim do primeiro ano, decido mudar para outra faculdade frequentando o mesmo curso, tenho que repetir o primeiro ano na nova faculdade?

    • Olá @disqus_GAUYz4zOvR:disqus
      Isso dependerá se tens equivalências nas cadeiras feitas ou não. Só a instituição em causa te poderá responder, já que cabe a cada uma decidir sobre isto. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Inês

    Olá, é possível fazer transferência de curso tendo concluído o primeiro ano do curso em que estava inscrita anteriormente? Fui ao site da universidade e dizia ” Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído”, mas preciso de concluir o primeiro ano de forma a conseguir manter alojamento..

  • kim jong un

    Tenho uma dúvida. Sendo que vou entrar este ano numa universidade privada e no final do 1º ano, pedir transferencia para outra universidade publica, mas no mesmo curso, com equivalências para acabar os 2 anos nessa, ainda é possivel? Obrigado.

  • Marta Lucas

    Boa noite, tenho uma dúvida. Eu pretendo este ano entrar em medicina dentaria ou ciencias farmaceuticas e fazer as disciplinas que dão equivalencia para no fim deste ano repetir 2 exames de secundario para tentar entrar em medicina. Portanto, fazendo nova candidatura para o proximo ano e utilizando as equivalencias nao haverá problema certo?

  • Artur Fernando Ribeiro Abreu

    Bom dia, este ano entrei em marketing e ciencias empresariais em valença, é possivel fazer transferencia para marketing no porto? E se for, é possivel fazer ainda durante o primeiro ano de licenciatura?

    • Olá @arturfernandoribeiroabreu:disqus
      Transferências só no fim do primeiro ano do curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rui Ferreira

    boa tarde peco desculpa mas acho que nao entendi , a minha situacao e a seguinte, vou ingressar em minas e geotectónica na feup com intuito de me transferir para civil na mesma faculdade, desde que tenha as equivalencias ainda e possível ou ja nao?
    e se for possível continua ser no final do semestre , nesse ano, ou passado esse dois tais anos?

    • Olá @disqus_Twgjz4uW0L:disqus
      No fim do 1º ano podes concorrer, sim. Tens de ver os critérios para mudança de curso na instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Rita Manique

    Boa Tarde, Eu fiquei colocada numa faculdade(a minha 1 opção) na 1ª fase deste ano, mas pretendo candidatar-me à 2ªfase para entrar noutra instituição(por mudança de ideias) , mas ainda assim no mesmo curso . Já me matriculei na faculdade em que fiquei na 1 fase apenas por segurança. Isto tem alguma coisa a ver com este assunto? E é possivel ficar colocada na 2 fase, sendo que vou mudar de faculdade para politécnico mas com o mesmo curso? obrigada

    • Olá @anaritamanique:disqus
      Não, o que estás a fazer não é considerado mudança de curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/